Intercâmbio Acadêmico
Processo de seleção - Alunos de Pós-graduação 'Mestrado e Doutorado'
- Passo 1 - Requisitos
- Passo 2 - Custos
- Passo 3 - Antes de se inscrever
- Passo 4 - Comprovante de Proficiência
- Passo 5 - Como se Inscrever
- Passo 6 - Banca de Seleção
- Passo 7 - Resultado da seleção
- Passo 8 - Segunda fase
- Passo 9 - Aceitação na Universidade de destino
- Passo 10 - Após o aceite
Passo 1 - Requisitos
Poderá candidatar-se o aluno que:
- Estiver regularmente matriculado em um curso de pós-graduação da PUC-Rio;
- Comprovadamente não complete os estudos durante o intercâmbio. Todos os alunos que fazem intercâmbio são obrigados a cursar pelo menos mais um semestre na PUC-Rio após o retorno;
- Não estiver em conclusão de curso ou defesa de tese no período de intercâmbio.
Passo 2 - Custos
Como fica a sua mensalidade e outros custos durante o intercâmbio
Os alunos de pós-graduação pagantes, durante o período de intercâmbio os alunos permanecem pagando a PUC-Rio, na faixa entre 16 e 20 créditos. Caso você possua pendências financeiras na PUC-Rio a sua matrícula não poderá ser efetivada no intercâmbio.
Os alunos de pós-graduação bolsistas, devem consultar seu Departamento de origem sobre a possibilidade de manter sua bolsa, durante o período de intercâmbio os alunos.
Não há pagamento para universidade de destino.
- Não estão cobertas pelo programa de intercâmbio:
As despesas referentes a hospedagem, alimentação, custos pessoais bem como taxas administrativas não são cobertas pelos programas de intercâmbio.
Para fins de fazer prova junto a imigração alguns países exigem que o responsável financeiro do candidato comprove possuir no banco um valor específico em conta corrente.
Os países que tem essa exigência são:
- Alemanha
- Bélgica
- Coréia
- Dinamarca
- Estados Unidos
- Holanda
- Noruega
- Nova Zelândia
Passo 3 - Antes de se inscrever
Antes de iniciar sua inscrição on line:
- Verifique se as universidades para as quais você deseja se candidatar tem convênios que cobrem a possiblidade de alunos de pós-graduação. Essa consulta pode ser feita na lista de universidades conveniadas.
- Você poderá indicar 3 opções e não precisam ser em um único país, desde que possua comprovante de idioma desses destinos;
- Possui aulas na sua area ou uma area correlata que você possa assistir as aulas - Consulte aqui a lista de Universidades Conveniadas
- Você preenche os requisitos de idioma da universidade que deseja se candidatar. Algumas universidades tem requisitos de proficiência mais restritivos que a CCCI;
- Você já tem o comprovante de idioma. Caso contrário verifique aqui como providenciar.
- Solicite ao seu orientador uma declaração de que concorda com sua participação no programa de intercâmbio;
- Solicite ao coordenador de pós-graduação do seu departamento uma declaração de que concorda com sua participação no programa de intercâmbio
- Solicite carta de recomendação de no mínimo 2 e no máximo 4 professores.
- VERIFIQUE AS OPÇÕES DOS PROGRAMAS DE DUPLO DIPLOMA
Passo 4 - Comprovante de Proficiência
A proficiência é fundamental para o seu sucesso no intercâmbio. Os candidatos devem apresentar a CCCI até o fim do período de inscrições um comprovante de proficiência válido e com nível intermediário. Portanto, antes de iniciar sua candidatura você deverá providenciar um comprovante que possa indicar o seu nível de proficiência no idioma correspondente a sua candidatura.
- Para comprovantes de língua inglesa:
- Test of English as a Foreign Language (TOELF)
Esses exames tem validade de 2(dois) anos e podem ser marcados pela internet.
O TOEFL exigido é o IBT (Internet-Based Testing) e a CCCI exige uma nota mínima de 80. Entretanto é muito importante que você verifique se a universidade para a qual está se candidatando exige nota superior.
Para agendar e saber mais informações sobre o TOEFL consulte o site: http://www.ets.org/toefl
Apenas a University of California exige que o aluno selecionado para a 2ª fase solicite o envio do resultado do TOEFL através do “TOEFL Score Reporting Services”. Isto pode ser feito um dia antes da prova, até às 22h, sem custo adicional, ou após a prova, com o pagamento de uma taxa.
Código: 4795
Nome desta central: UCA EDUC. ABROAD PROG.
Alunos de graduação devem escolher a opção undergraduate (código: 00)
- International English Language Testing System (IELTS)
Quanto ao IELTS a nota mínima exigida é de 6,0. Você deverá seguir a mesma recomendação e verificar se a universidade de seu interesse exige nota superior.
Para agendar e saber mais informações sobre o IELTS consulte o site: https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts
Em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, o IELTS está temporariamente suspenso por conta da pandemia da Covid-19. Qualquer atualização sobre a mudança desse status será realizada neste link: https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/covid-19.
- CERTIFICAÇÃO PUC-RIO:
Você poderá apresentar um teste realizado em nosso Departamento de Letras atestando sua capacidade de compreensão auditiva, leitura, escrita e oral. Esse teste é oferecido semestralmente em datas amplamente divulgadas. Porém é importante ressaltar que somente serão aceitos os testes de nivelamento feitos para os programas de intercâmbio e não os testes destinados a cursar as disciplinas de graduação. Confira aqui mais informações sobre o Exame de Proficiência em Línguas estrangeiras da PUC-Rio.
- Para comprovantes de outros idiomas:
A CCCI exige nível intermediário no mínimo B1 para os alunos. Entretanto você deverá se certificar de que a universidade para a qual está aplicando exige nível superior.
- Além desse teste também serão aceitos:
- DELE: o teste oficial de proficiência em espanhol;
- DELF/DALF: os testes oficiais de proficiência em francês;
- OnDaF: o teste oficial de proficiência em alemão;
- HSK (Hanyu Shuiping Kaoshi): teste oficial de proficiência em chinês;
- JLPT Japanese-Language Proficiency Test: teste oficial de proficiência em japonês.
Confira no quadro Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas:
- A1 Usuário básico
- A2 Usuário básico
- B1 Usuário independente
- B2 Usuário independente
- C1 Usuário competente
- C2 Usuário competente
Passo 5 - Como se inscrever
Para realizar a inscrição no processo seletivo, os candidatos devem seguir os procedimentos abaixo:
- Efetuar um teste de nivelamento do idioma pretendido durante o intercâmbio;
IMPORTANTE: O RESULTADO DO SEU TESTE DE PROFICIÊNCIA DEVERÁ SER ATÉ 1 (UM) DIA ANTES DO FIM DA INSCRIÇÃO POIS SERÁ NECESSÁRIO FAZER UPLOAD DO DOCUMENTO DE PROFICIÊNCIA. - O candidato deverá entrar com sua inscrição on line através do siaapuc
- Certificar-se que até o fim do período de inscrição os professores preencheram as Cartas de Recomendação:
- É necessário que o candidato entre em contato com o professor previamente, apresentando o seu projeto de intercâmbio e verificando a disponibilidade dele para preencher a carta;
- A solicitação da carta de recomendação é feita através do SIAA-PUC no momento de sua inscrição. Porém, lembre-se que é responsabilidade do candidato manter contato com os professores para assegurar que as 02 cartas obrigatórias sejam submetidas dentro do prazo estabelecido.
- O candidato poderá selecionar até 04 professores para solicitar cartas de recomendação online, sendo que somente 02 cartas são obrigatórias.
Ao confirmar a escolha do professor, o sistema enviará a solicitação para o professor.
Caso o professor não conheça o sistema de envio de cartas por favor entre em contato conosco.
OBS: Não serão aceitas cartas físicas.
- Realizar o upload, até o último dia de inscrição, da seguinte documentação:
- Requerimento 1, formulário gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
- Histórico SIMPLES da PUC original obtido através da DAR; Excepcionalmente nesse período de isolamento, esse documento será emitido pela internet e enviando para o aluno com QR e sem assinatura. O aluno solicita e recebe pelo CCPA.
- Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino; Verifique o ítem Comprovante de Proficiência
** Candidatos para destino com língua portuguesa devem enviar uma declaração de que pretendem assistir as aulas em português. - Você deverá entregar uma cópia do comprovante ou uma impressão do resultado
- Carta de Apresentação pessoal, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse);
- Curriculum Vitae;
- Carta do Orientador de pós-graduação aprovando o projeto;
- Carta do Coordenador de pós-graduação aprovando o projeto;
- Comprovante de Bolsa, se bolsista CNPq ou CAPES;
- Plano de Estudos.
- Além disso o candidato poderá entregar opcionalmente:
Cópia dos comprovantes das Atividades Acadêmicas desenvolvidas, como: monitorias, estágios, PIBIC, seminários, cursos, etc. - Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais). Este boleto será gerado pelo SIAA-PUC e pode ser pago em qualquer banco ou via Internet. O boleto é gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
- Os candidatos podem realizar 2(duas) inscrições no mesmo semestre letivo, desde que sejam:
. uma inscrição com ajuda de custo
. uma inscrição sem ajuda de custo.
Nesse caso, irá pagar ambas as inscrições e irá participar em 2 bancas diferentes. Ao fim do processo seletivo, caso o candidato seja aprovado em ambas as opções, deverá indicar em qual das opções prefere prosseguir.
Atenção: Só serão aceitas candidaturas dentro do prazo e com a documentação completa! O candidato que não realizar qualquer um dos procedimentos acima terá sua postulação desconsiderada!
Importante:
Se o candidato optar pela University of California ou Science Po, somente na segunda fase receberá a indicação, em qual das suas opções de campus, foi alocado. Será solicitado ao candidato a indicação de sua preferência entretanto a decisão do campus é da universidade de destino.
Passo 6 - Banca de Seleção
A participação em ambos os programas de Intercâmbio Acadêmico e de Duplo Diploma se faz através de um criterioso processo seletivo.
São considerados critérios para a seleção:
- O perfil acadêmico de cada candidato, para fins de aprovação e classificação relativamente aos demais candidatos no período letivo.
- Participação em uma Banca de Seleção.
Durante o processo de seleção, a banca considerará, para aprovação e classificação dos alunos, os seguintes critérios, respeitada as diferenças relativas por curso do candidato:
- Análise da documentação: resultado de proficiência linguística; as apreciações nas cartas de recomendação; bolsas de pesquisa; monitorias e estágios; outros demonstrativos de bom desempenho acadêmico; caso bolsista, condição da bolsa; dados sobre o aluno que possam apontar para um bom desempenho durante o intercâmbio; relação de créditos acumulados - total de créditos necessários à conclusão do curso.
- A entrevista: A data será divulgada na semana seguinte ao encerramento das inscrições. Os candidatos deverão estar disponíveis por um período de até 30 dias após a divulgação do resultado. NÃO haverá dispensa da entrevista em hipótese alguma. O aluno que não comparecer à entrevista na data e hora marcadas será automaticamente eliminado.
- Orientação para a entrevista com a banca de seleção:
O que a Banca espera de você?
- Que seja autêntico, ou seja, que responda as perguntas de forma franca;
- Que seja direto e objetivo em suas respostas;
- Que apresente não apenas um projeto pessoal, mas também um projeto acadêmico (metas de estudo e carreira, disciplinas pretendidas e etc.)
- Que se apresente de forma adequada à situação (vestuário, vocabulário, atitude, etc.)
- Que demonstre maturidade para participar de um programa de intercâmbio
*Não se baseie nos comentários que correm entre os alunos. Muitas vezes não correspondem à realidade. - Composição da Banca: Presidente: Coordenadora Central de Cooperação Internacional; Coordenador do Convênio em questão se houver. Membros: os Coordenadores Setoriais de Graduação do CTCH, do CCS e do CTC. A Banca de Seleção, a seu critério, poderá convidar outros professores ou profissionais a participar da seleção, incluindo a entrevista.
Passo 7 - Resultado da Seleção
O resultado da seleção será divulgado no SIAA-PUC.
Alunos não aprovados dentro do total de vagas disponíveis poderão voltar a concorrer na seleção seguinte, com a mesma documentação, apenas atualizada. Deverão, porém, pagar nova taxa de inscrição e passar novamente pelo processo de seleção e classificação, dentro do novo conjunto de candidatos.
- Desistência:
- Os candidatos que desistirem do programa devem imprimir e assinar um requerimento de cancelamento, que está disponível em sua candidatura no siaapuc .
Esse formulário deverá ser enviado para a CCCI através dos emails: mobility@puc-rio.br ou mobility1@puc-rio.br - Após 30 dias do resultado de 2ª fase, aqueles que desistirem deverão efetuar o cancelamento e efetuar o pagamento de uma multa no valor de R$600,00 (seiscentos Reais).
- Por questões administrativas, o aluno que não oficializar sua desistência estará automaticamente impossibilitado de cursar o semestre seguinte na PUC-Rio.
Reunião de Orientação para a Segunda Fase. Alunos aprovados serão convocados para uma reunião de orientação sobre a segunda fase. As datas serão divulgadas pelo SIAAPUC.
Passo 8 - Segunda Fase
Após ser selecionado pela Banca de Seleção e classificado dentro do total de vagas disponíveis, o candidato deverá, para proceder à sua inscrição definitiva no intercâmbio pretendido, comparecer à Reunião de Orientação para a Segunda fase na data marcada e apresentar a documentação solicitada no prazo estabelecido pela CCCI.
IMPORTANTE: A DOCUMENTAÇÃO DE 2A. FASE SOMENTE DEVERÁ SER PROVIDENCIADA APÓS A PALESTRA DE ORIENTAÇÃO PARA QUE O CANDIDATO POSSA SER INFORMADO DE DETALHES ESPECÍFICOS DE SUA UNIVERSIDADE/PAÍS DE DESTINO.
Fazer o upload da seguinte documentação:
- Requerimento 2 em formulário disponível no SIAA-PUC;
Atenção para que as assinaturas: do candidato e de seu responsável no campo: testemunha 1 - Comprovante do TOEFL original e cópia, para instituições de língua inglesa. No caso do Reino Unido deverá ser apresentado o IELTS ou ainda Comprovante Original de proficiência na língua da instituição de destino, para instituições que ensinam em outras línguas, em documento oficial (papel timbrado e carimbado), escrito na língua do país de destino;
- Tradução Juramentada em inglês ou na língua do país pretendido para o convênio do Histórico Escolar da PUC-Rio;
Candidatos para os países de língua Portuguesa e Espanhola não necessitam providenciar essa tradução. - Carta de Apresentação pessoal na língua do país de destino ou em inglês, com um máximo de 2 (duas) páginas, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse);
- Cópia de passaporte válido POR NO MÍNIMO 1 ANO APÓS O INTERCÂMBIO;
- Curriculum Vitae na língua do país de destino ou em inglês;
- Alunos de Design, Arquitetura, Cinema ou outras áreas que desejem apresentar trabalhos realizados devem indicar endereço de portfolio on line.
- Pagamento da taxa de inscrição na segunda fase do Intercâmbio Internacional no valor de R$600,00 (seiscentos Reais).
Caso você possua pendências financeiras na PUC-Rio a sua matrícula não poderá ser efetivada no intercâmbio.
Passo 9 - Aceitação na Universidade de destino
Após a segunda fase, o aluno deverá estar atento as comunicações por e-mail que são feitas sobre os procedimentos nas universidades de destino.
** Muito importante verificar regularmente seu lixo eletrônico para evitar perder os prazos.
- Será de responsabilidade do candidato preencher o registro(application) na universidade de destino, dentro do prazo estipulado, bem como o envio de sua documentação de 2a fase.
- Caberá ao aluno preencher o formulário de candidatura (application) da universidade que está se candidatando;
- Os prazos nessa fase são determinados pelo período letivo do país de destino e regras da universidade hospedeira;
- O aceite de 1 ou 2 semestres está condicionado ao julgamento da universidade ao qual o aluno está se candidatando. Portanto, os candidatos que foram indicados pela banca da PUC-Rio para cursar 2 semestres podem ser aceitos por somente 1 semestre.
* Essa decisão final de períodos é de gestão da universidade hospedeira. - Os candidatos podem ser indicados ao campus de acordo com critérios das universidades de destino. Assim, podem submeter as suas preferências mas essa condição poderá ser alterada.
- O aluno que não seguir as solicitações da universidade de destino poderá ter sua candidatura cancelada.
- Desistência:
- Os candidatos que desistirem do programa devem imprimir e assinar um requerimento de cancelamento, que está disponível em sua candidatura no siaapuc .
Esse formulário deverá ser enviado para a CCCI através dos emails: mobility@puc-rio.br ou mobility1@puc-rio.br - Após 30 dias do resultado de 2ª fase, aqueles que desistirem deverão efetuar o cancelamento e efetuar o pagamento de uma multa no valor de R$600,00 (seiscentos Reais).
- Por questões administrativas, o aluno que não oficializar sua desistência estará automaticamente impossibilitado de cursar o semestre seguinte na PUC-Rio.
Passo 10 - Após o aceite
Após receber o documento de aceite caberá aos alunos:
- Certificar-se de que o aceite foi recebido pela CCCI, caso esse aceite venha através de procedimento on line ou tenha sido recebido por e-mail
** Importante: A manutenção de sua matricula ativa na PUC-Rio dependerá do seu contato com a CCCI, assim é muito importante que você verifique se a informação foi recebida. - Providenciar o visto de estudante.
- ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PEREMANECEM MATRICULADOS NA PUC-RIO DURANTE O INTERCÂMBIO
A CCCI tem um Guia dos Países com informações sobre os Consulados e links de apoio ao estudante
- Os procedimentos dos Consulados são alterados sem prévio aviso para a PUC. Assim, os detalhes sobre os procedimentos devem ser consultados no Consulado do país de destino;
- Ainda que você tenha dupla cidadania não deixe de consultar no Consulado, do país a que se destina, a necessidade de um registro de seu intercâmbio acadêmico;
- Certifique-se de imediatamente ao receber o aceite consultar os prazos nos Consulados
- Aguarde as instruções da universidade a que se destina sobre o seguro saúde. Muitas universidades exigem coberturas específicas ou que o aluno contrate o seguro através do setor de intercâmbio da universidade de destino;
- Somente compre a sua passagem após receber o aceite;
- Somente contrate a moradia após a universidade hospedeira indicar que você foi aceito;
- Caso o aluno deseje ficar mais alguns dias no país de seu intercâmbio, deverá consultar o Consulado sobre qual o prazo possível para essa estadia.
- Desistência:
- Os candidatos que desistirem do programa devem imprimir e assinar um requerimento de cancelamento, que está disponível em sua candidatura no siaapuc .
Esse formulário deverá ser enviado para a CCCI através dos emails: mobility@puc-rio.br ou mobility1@puc-rio.br - Após 30 dias do resultado de 2ª fase, aqueles que desistirem deverão efetuar o cancelamento e efetuar o pagamento de uma multa no valor de R$600,00 (seiscentos Reais).
- Por questões administrativas, o aluno que não oficializar sua desistência estará automaticamente impossibilitado de cursar o semestre seguinte na PUC-Rio.
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