Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Cooperação Internacional

Intercâmbio Acadêmico

Processo de seleção - Alunos de Pós-graduação 'Mestrado e Doutorado'


Passo 1 - Requisitos

Poderá candidatar-se o aluno que:

  1. Estiver regularmente matriculado em um curso de pós-graduação da PUC-Rio;
  2. Comprovadamente não complete os estudos durante o intercâmbio. Todos os alunos que fazem intercâmbio são obrigados a cursar pelo menos mais um semestre na PUC-Rio após o retorno;
  3. Não estiver em conclusão de curso ou defesa de tese no período de intercâmbio.

Passo 2 - Custos

Como fica a sua mensalidade e outros custos durante o intercâmbio

Os alunos de pós-graduação pagantes, durante o período de intercâmbio os alunos permanecem pagando a PUC-Rio, na faixa entre 16 e 20 créditos. Caso você possua pendências financeiras na PUC-Rio a sua matrícula não poderá ser efetivada no intercâmbio.

Os alunos de pós-graduação bolsistas, devem consultar seu Departamento de origem sobre a possibilidade de manter sua bolsa, durante o período de intercâmbio os alunos.

Não há pagamento para universidade de destino.

Para fins de fazer prova junto a imigração alguns países exigem que o responsável financeiro do candidato comprove possuir no banco um valor específico em conta corrente.

Os países que tem essa exigência são:


Passo 3 - Antes de se inscrever

Antes de iniciar sua inscrição on line:


Passo 4 - Comprovante de Proficiência

A proficiência  é fundamental para o seu sucesso no intercâmbio. Os candidatos devem apresentar a CCCI até o fim do período de inscrições um comprovante de proficiência válido e com nível intermediário. Portanto, antes de iniciar sua candidatura você deverá providenciar um comprovante que possa indicar o seu nível de proficiência no idioma correspondente a sua candidatura.

Esses exames tem validade de 2(dois) anos e podem ser marcados pela internet.

O TOEFL exigido é o IBT (Internet-Based Testing) e a CCCI exige uma nota mínima de 80. Entretanto é muito importante que você verifique se a universidade para a qual está se candidatando exige nota superior.

Para agendar e saber mais informações sobre o TOEFL consulte o site: http://www.ets.org/toefl

Apenas a University of California exige que o aluno selecionado para a 2ª fase solicite o envio do resultado do TOEFL através do “TOEFL Score Reporting Services”. Isto pode ser feito um dia antes da prova, até às 22h, sem custo adicional, ou após a prova, com o pagamento de uma taxa.

O código da University of California para envio do resultado:

Código: 4795
Nome desta central: UCA EDUC. ABROAD PROG.
Alunos de graduação devem escolher a opção undergraduate (código: 00)

Alunos de mestrado devem escolher a opção graduate.

Quanto ao IELTS a nota mínima exigida é de 6,0. Você deverá seguir a mesma recomendação e verificar se a universidade de seu interesse exige nota superior.

Para agendar e saber mais informações sobre o IELTS consulte o site: https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts

Em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, o IELTS está temporariamente suspenso por conta da pandemia da Covid-19. Qualquer atualização sobre a mudança desse status será realizada neste link: https://www.britishcouncil.org.br/exame/ielts/covid-19.

Você poderá apresentar um teste realizado em nosso Departamento de Letras atestando sua capacidade de compreensão auditiva, leitura, escrita e oral. Esse teste é oferecido semestralmente em datas amplamente divulgadas. Porém é importante ressaltar que somente serão aceitos os testes de nivelamento feitos para os programas de intercâmbio e não os testes destinados a cursar as disciplinas de graduação. Confira aqui mais informações sobre o Exame de Proficiência em Línguas estrangeiras da PUC-Rio.

A CCCI exige nível intermediário no mínimo B1 para os alunos. Entretanto você deverá se certificar de que a universidade para a qual está aplicando exige nível superior.

Confira no quadro Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas:


Passo 5 - Como se inscrever

Para realizar a inscrição no processo seletivo, os candidatos devem seguir os procedimentos abaixo:

  1. Efetuar um teste de nivelamento do idioma pretendido durante o intercâmbio;
    IMPORTANTE: O RESULTADO DO SEU TESTE DE PROFICIÊNCIA DEVERÁ SER ATÉ 1 (UM) DIA ANTES DO FIM DA INSCRIÇÃO POIS SERÁ NECESSÁRIO FAZER UPLOAD DO DOCUMENTO DE PROFICIÊNCIA.
  2. O candidato deverá entrar com sua inscrição on line através do siaapuc
  3. Certificar-se que até o fim do período de inscrição os professores preencheram as Cartas de Recomendação:
    1. É necessário que o candidato entre em contato com o professor previamente, apresentando o seu projeto de intercâmbio e verificando a disponibilidade dele para preencher a carta;
    2. A solicitação da carta de recomendação é feita através do SIAA-PUC no momento de sua inscrição. Porém, lembre-se que é responsabilidade do candidato manter contato com os professores para assegurar que as 02 cartas obrigatórias sejam submetidas dentro do prazo estabelecido.
    3. O candidato poderá selecionar até 04 professores para solicitar cartas de recomendação online, sendo que somente 02 cartas são obrigatórias.
      Ao confirmar a escolha do professor, o sistema enviará a solicitação para o professor.
      Caso o professor não conheça o sistema de envio de cartas por favor entre em contato conosco.
      OBS: Não serão aceitas cartas físicas.
  4. Realizar o upload, até o último dia de inscrição,  da seguinte documentação:
    • Requerimento 1, formulário gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
    • Histórico SIMPLES da PUC original obtido através da DAR; Excepcionalmente nesse período de isolamento, esse documento será emitido pela internet e enviando para o aluno com QR e sem assinatura. O aluno solicita e recebe pelo CCPA.
    • Comprovante de proficiência na língua da instituição de destino; Verifique o ítem Comprovante de Proficiência
      ** Candidatos para destino com língua portuguesa devem enviar uma declaração de que pretendem assistir as aulas em português.
    • Você deverá entregar uma cópia do comprovante ou uma impressão do resultado
    • Carta de Apresentação pessoal, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse);
    • Curriculum Vitae;
    • Carta do Orientador de pós-graduação aprovando o projeto;
    • Carta do Coordenador de pós-graduação aprovando o projeto;
    • Comprovante de Bolsa, se bolsista CNPq ou CAPES;
    • Plano de Estudos.
    • Além disso o candidato poderá entregar opcionalmente:
      Cópia dos comprovantes das Atividades Acadêmicas desenvolvidas, como: monitorias, estágios, PIBIC, seminários, cursos, etc.
  5. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais). Este boleto será gerado pelo SIAA-PUC e pode ser pago em qualquer banco ou via Internet. O boleto é gerado pelo SIAA-PUC no momento da inscrição;
  6. Os candidatos podem realizar 2(duas) inscrições no mesmo semestre letivo, desde que sejam:
    . uma inscrição com ajuda de custo
    . uma inscrição sem ajuda de custo.
    Nesse caso, irá pagar ambas as inscrições e irá participar em 2 bancas diferentes. Ao fim do processo seletivo, caso o candidato seja aprovado em ambas as opções, deverá indicar em qual das opções prefere prosseguir.

Atenção: Só serão aceitas candidaturas dentro do prazo e com a documentação completa! O candidato que  não realizar qualquer um dos procedimentos acima terá sua postulação desconsiderada!

 

Importante:

Se o candidato optar pela University of California ou Science Po, somente na segunda fase receberá a indicação, em qual das suas opções de campus, foi alocado. Será solicitado ao candidato a indicação de sua preferência entretanto a decisão do campus é  da universidade de destino.


Passo 6 - Banca de Seleção

A participação em ambos os programas de Intercâmbio Acadêmico e de Duplo Diploma se faz através de um criterioso processo seletivo.

São considerados critérios para a seleção:

Durante o processo de seleção, a banca considerará, para aprovação e classificação dos alunos, os seguintes critérios, respeitada as diferenças relativas por curso do candidato:

O que a Banca espera de você?


Passo 7 - Resultado da Seleção

O resultado da seleção será divulgado no SIAA-PUC.

Alunos não aprovados dentro do total de vagas disponíveis poderão voltar a concorrer na seleção seguinte, com a mesma documentação, apenas atualizada. Deverão, porém, pagar nova taxa de inscrição e passar novamente pelo processo de seleção e classificação, dentro do novo conjunto de candidatos.

Reunião de Orientação para a Segunda Fase. Alunos aprovados serão convocados para uma reunião de orientação sobre a segunda fase. As datas serão divulgadas pelo SIAAPUC.


Passo 8 - Segunda Fase

Após ser selecionado pela Banca de Seleção e classificado dentro do total de vagas disponíveis, o candidato deverá, para proceder à sua inscrição definitiva no intercâmbio pretendido, comparecer à Reunião de Orientação para a Segunda fase na data marcada e apresentar a documentação solicitada no prazo estabelecido pela CCCI.

IMPORTANTE: A DOCUMENTAÇÃO DE 2A. FASE SOMENTE DEVERÁ SER PROVIDENCIADA APÓS A PALESTRA DE ORIENTAÇÃO PARA QUE O CANDIDATO POSSA SER INFORMADO DE DETALHES ESPECÍFICOS DE SUA UNIVERSIDADE/PAÍS DE DESTINO.

Fazer o upload da seguinte documentação:

  1. Requerimento 2 em formulário disponível no SIAA-PUC;
    Atenção para que as assinaturas: do candidato e de seu responsável no campo: testemunha 1
  2. Comprovante do TOEFL original e cópia, para instituições de língua inglesa. No caso do Reino Unido deverá ser apresentado o IELTS ou ainda Comprovante Original de proficiência na língua da instituição de destino, para instituições que ensinam em outras línguas, em documento oficial (papel timbrado e carimbado), escrito na língua do país de destino;
  3. Tradução Juramentada em inglês ou na língua do país pretendido para o convênio do Histórico Escolar da PUC-Rio;
    Candidatos para os países de língua Portuguesa e Espanhola não necessitam providenciar essa tradução.
  4. Carta de Apresentação pessoal na língua do país de destino ou em inglês, com um máximo de 2 (duas) páginas, incluindo aspectos acadêmicos sociais e um plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio (áreas acadêmicas de interesse);
  5. Cópia de passaporte válido POR NO MÍNIMO 1 ANO APÓS O INTERCÂMBIO;
  6. Curriculum Vitae na língua do país de destino ou em inglês;
  7. Alunos de Design, Arquitetura, Cinema ou outras áreas que desejem apresentar trabalhos realizados devem indicar endereço de portfolio on line.
  8. Pagamento da taxa de inscrição na segunda fase do Intercâmbio Internacional no valor de R$600,00 (seiscentos Reais).

Caso você possua pendências financeiras na PUC-Rio a sua matrícula não poderá ser efetivada no intercâmbio.


Passo 9 - Aceitação na Universidade de destino

Após a segunda fase, o aluno deverá estar atento as comunicações por e-mail que são feitas sobre os procedimentos nas universidades de destino.

** Muito importante verificar regularmente seu lixo eletrônico para evitar perder os prazos.


Passo 10 - Após o aceite

Após receber o documento de aceite caberá aos alunos:

A CCCI tem um Guia dos Países com informações sobre os Consulados e links de apoio ao estudante

  1. Os procedimentos dos Consulados são alterados sem prévio aviso para a PUC. Assim, os detalhes sobre os procedimentos devem ser consultados no Consulado do país de destino;
  2. Ainda que você tenha dupla cidadania não deixe de consultar no Consulado, do país a que se destina, a necessidade de um registro de seu intercâmbio acadêmico;
  3. Certifique-se de imediatamente ao receber o aceite consultar os prazos nos Consulados

Contato / Redes sociais

Nosso endereço/Address

Rua Marquês de São Vicente 225,
Edifício Padre Leonel Franca - 8º andar, Gávea
CEP 22451-900
Rio de Janeiro - RJ - BRASIL

Horário de atendimento/Office hours

Segunda-feira a Sexta-feira:
9h às 12h e 14h às 17h
Segunda-feira: 17:30h às 19:30h
(Exceto em período de férias)