Química
Edital
Faça o “Desafio de Química” e concorra a uma bolsa integral para cursar o Bacharelado em Química na PUC-Rio.
O nosso Bacharelado em Química:
- Foi considerado o melhor curso do Brasil, com nota máxima 5 pelo ENADE 2021.
- Possui 4 estrelas no Guia da Faculdade.
- Tem Pós-graduação classificada com nota 5 pela CAPES.
As áreas de atuação dos professores são com ênfase em:
- Energia, Meio Ambiente e Ciências do Mar;
- Nanociências;
- Fármacos e Interações Químico-Biológicas;
- Desenvolvimento de Métodos Analíticos.
Visite a nossa página www.qui.puc-rio.br, onde você encontrará o perfil dos nossos professores (todos Doutores) e suas áreas de pesquisa.
Para se inscrever no Desafio de Química, é necessário ter se inscrito no Vestibular 2025 da PUC-Rio para o Ciclo Básico do Centro Técnico Científico (CB-CTC), ou seja, Engenharias, Física, Matemática, Química ou Ciência da Computação.
Edital do Programa de Bolsa para o curso de Bacharelado em Química
A. Para a Inscrição no Desafio
- Não há taxa de inscrição.
- É necessário estar inscrito no Vestibular 2025 da PUC-Rio para o Ciclo Básico do Centro Técnico Científico ( CB CTC ).
- A inscrição para o Desafio será realizada entre os dias 4 de agosto de 2024 e 12 de setembro de 2024.
B. Para a aprovação no exame “Desafio em Química” e classificação
- Todos os aprovados ganharão um certificado de aprovação.
- Os 3 melhores colocados receberão medalhas (ouro, prata e bronze).
- A critério da Comissão Organizadora do Desafio, poderão ser dadas Menções Honrosas.
C. Para obtenção das Bolsas via Desafio
- Os dois ( 2 ) primeiros colocados no Desafio em Química, dentre os aprovados, serão agraciados com uma bolsa integral de estudo para o curso de Bacharelado em Química, da PUC-Rio.
D. Para obtenção da Bolsa via Olimpíada Brasileira de Química
- Poderá ser concedida uma bolsa integral de estudo para o Curso de Bacharelado de Química, da PUC-Rio, para um medalhista da Olimpíada Brasileira de Química.
- Caso mais de um medalhista se apresente, o medalhista de ouro terá prioridade em relação ao de prata, que por sua vez terá prioridade sobre o de bronze.
- Para receber a bolsa via Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), não é necessária a participação no “Desafio em Química”. Basta apenas ser aprovado para ingressar no CTC da PUC-Rio, via Vestibular 2025 ou ENEM.
- Medalhistas interessados devem enviar e-mail para o endereço desafio_quimica@puc-rio.br até o dia 4 de novembro de 2024.
E. Para a implementação e manutenção das Bolsas
- O estudante deve cumprir todos os requisitos e convocações para matrícula na PUC-Rio. O não cumprimento dos requisitos e convocações acarretará a perda da bolsa.
- A bolsa será outorgada desde o primeiro semestre de matrícula e estará vinculada à permanência do estudante no curso de Bacharelado em Química. Qualquer eventual mudança de curso ou desistência, acarretará a perda da bolsa.
- A manutenção da bolsa seguirá as regras gerais de Bolsistas de Desempenho Acadêmico da PUC-Rio.
- Haverá um prazo máximo estabelecido pela Comissão Organizadora do Desafio para a implementação da bolsa. Caso o candidato não cumpra o prazo, a bolsa será oferecida para o próximo candidato na lista de espera.
- Casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora dos Desafios.
Sobre a seleção de bolsistas via Desafio
- A seleção será por meio de uma prova escrita presencial no Campus da PUC-Rio no dia 14 de setembro de 2024 (sábado), das 9:00 às 13:00 h (horário de Brasília), com tolerância de atraso de 30 minutos
- Os resultados serão divulgados até o dia 23 de setembro de 2024.
- IMPORTANTE: a Critério da Comissão Organizadora, os candidatos melhor colocados poderão ser convocados para uma eventual Segunda Fase. Caso isso ocorra, os candidatos serão informados no dia 23 de setembro de 2024.
- O formato eventual da Segunda Fase poderá consistir de prova e/ou entrevista e/ou prova oral, e poderá ser no Campus da PUC-Rio ou via Zoom.
- A aplicação da eventual Segunda Fase ocorrerá entre os dias 26 e 27 de setembro de 2024 e o resultado será divulgado até o dia 07 de outubro de 2024.
BOA PROVA!
Comissão Organizadora do Desafio de Química