Matemática
Edital - Desafio Nicolau Saldanha
O Bacharelado em Matemática da PUC-Rio:
- Recebeu nota máxima (nota 5) na avaliação do MEC.
- Forma alunos que se destacam no mundo acadêmico (com doutorados cursados no IMPA, Columbia, Cornell, Harvard, entre outros) e na iniciativa privada (funcionários da Google, Gávea Investimentos, e FGV Consultoria, entre outros).
- Possui uma estrutura curricular flexível que permite complementar a formação matemática com disciplinas de outras áreas (e.g., computação ou finanças) e disciplinas de pós-graduação.
- No bacharelado o aluno tem aulas com pesquisadores ativos. Todos os professores do quadro principal estão ativos na pesquisa e quase todos têm bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. O programa de pós-graduação e pesquisa recebeu nota máxima (nota 7) na avaliação da CAPES.
Leia mais sobre o Bacharelado em Matemática da PUC-Rio e seus alunos em:
http://www.mat.puc-rio.br/graduacao
Receberão bolsas integrais para cursar o Bacharelado em Matemática da PUC-RIO:
- Os dois melhores colocados no Desafio Nicolau Saldanha de acordo com os critérios estipulados abaixo.
- Um medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática, de acordo com os critérios estipulados no edital abaixo.
Bolsas Arquimedes: Além da bolsa integral, que tem vigência durante toda a graduação, os dois bolsistas via Desafio Nicolau Saldanha e o bolsista via Olimpíada Brasileira em Matemática receberão durante o primeiro ano da graduação a bolsa Arquimedes, no valor de R$800,00 mensais. A renovação das bolsas Arquimedes em anos posteriores dependerá do desempenho de cada bolsista. Leia mais sobre a bolsa e os bolsistas Arquimedes em
http://www.mat.puc-rio.br/bolsas-bacharelado
Para se inscrever e participar do Desafio Nicolau Saldanha não é necessário estar inscrito no vestibular. Sobre vagas na OBM veja informações aqui.
Para concorrer à bolsa integral e bolsa Arquimedes é necessário estar inscrito Vestibular 2025 da PUC-Rio para o Ciclo Básico do Centro Técnico Científico (CB-CTC) (Engenharias, Física, Matemática e Química) e Ciência da Computação.
Edital do Programa de Bolsa para o curso de Bacharelado em Matemática
A. Para a Inscrição no Desafio Nicolau Saldanha
- A inscrição para o Desafio Nicolau Saldanha será realizada do dia 17 de junho ao dia 22 de agosto de 2024.
B. Para a Aprovação no exame “Desafio Nicolau Saldanha” e obtenção das Bolsas via Desafio
- Os melhores colocados no exame ganharão menção honrosa. Todos os aprovados ganharão um certificado de aprovação.
- Os dois ( 2 ) primeiros colocados no exame, dentre os aprovados, serão agraciados com bolsa integral de isenção para o curso de Bacharelado em Matemática da PUC-Rio.
- Haverá uma lista de espera, de acordo com oscritérios da banca examinadora, em caso de desistência entre os agraciados.
C. Para a obtenção da Bolsa via Olimpíada Brasileira de Matemática
- Um medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática será agraciado com bolsa integral para o curso de Bacharelado em Matemática da PUC-Rio.
- Caso mais de um medalhista se apresente, um medalhista de ouro terá prioridade em relação a um medalhista de prata, que por sua vez terá prioridade sobre um medalhista de bronze.
- Para receber a bolsa via olimpíada, não é necessário participar do Desafio Nicolau Saldanha, mas apenas ser admitido para ingresso no CTC na PUC-Rio, via ENEM ou Vestibular 2025.
- Medalhistas interessados devem enviar e-mail para o endereço nicolau@mat.puc-rio.br
D. Para a implementação e manutenção das Bolsas via Desafios e Olimpíada Brasileira de Matemática
- O estudante deve haver sido aprovado para ingresso no CTC na PUC-Rio, via ENEM ou provas do Vestibular 2025.
- O estudante deve cumprir todos os requisitos e convocações para matrícula na PUC-Rio. O não cumprimento dos requisitos e convocações acarretará na perda da bolsa.
- A bolsa será outorgada desde o primeiro semestre de matrícula e estará vinculada à permanência do estudante no curso de Bacharelado em Matemática. Qualquer eventual mudança de curso, ou desistência do mesmo, acarretará na perda da bolsa.
- A manutenção da bolsa seguirá as regras gerais de Bolsistas de desempenho acadêmico da PUC-Rio.
- Haverá um prazo máximo estabelecido pela comissão organizadora para a implementação da bolsa. Caso o candidato não cumpra o prazo, a bolsa será oferecida para o próximo candidato na lista de espera.
- Casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora dos Desafios.
E. Implementação e manutenção das Bolsas Arquimedes
- Os bolsistas via Desafio Nicolau Saldanha (item b) e o bolsista via OBM (item c) receberão durante o primeiro ano da graduação a bolsa Arquimedes, que consiste numa remuneração mensal de R$800,00 financiada por doação de um grupo de empresários do setor privado.
- No final de cada ano letivo da graduação, o desempenho acadêmico de cada bolsista Arquimedes será avaliado pelo Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Matemática, sendo que cada bolsa Arquimedes pode ser renovada ou cancelada.