Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio – RESPUC

Ação Comunitária

Projeto Dom Hélder Câmara - “Pré-Vestibulinho

O Projeto Dom Hélder Câmara, carinhosamente chamado de “Pré-Vestibulinho Comunitário” é uma ação social educacional, criada em 2006 por alunos da graduação de Direito e Economia, da PUC-Rio, tendo como objetivo principal a preparação das crianças da Cruzada de São Sebastião, Parque da Cidade e adjacências para os exames de admissão do 6º ano do ensino fundamental.

É projetado para beneficiar 60 crianças por ano, com aulas diárias das disciplinas de Matemática e Português para o reforço escolar e com simulados semanais para as provas de admissão em colégios com ensino de excelência, como a rede do Colégio Pedro II, os Colégios de Aplicação das Universidades Estadual e Federal, o Colégio Militar, Fundação Osório, entre outros.
Seu propósito é que toda a criança participante possa ser beneficiada com aumento do seu rendimento escolar, independente do ingresso nos colégios pretendidos.

A equipe de professores do Dom Hélder é composta por 05 alunos de graduação da PUC-Rio, selecionados a partir das suas competência e habilidades nos processos pedagógicos do projeto e para os quais é concedida bolsa estágio comunitária, observando-se os critérios institucionais para esse tipo de concessão. Além dessas bolsas estágio, o projeto tem o patrocínio completo da PUC-Rio para o lanche diário, material de ensino-aprendizagem da sala de aula, englobando impressos, instrumentos pedagógicos, papel, lápis, etc. Além dos professores, o projeto possui uma equipe de voluntários para monitorias, realizadas após o término das aulas diárias, e atividades administrativas, sendo estes igualmente alunos da graduação da PUC-Rio, com perfil para atuar como professores nas substituições periódicas.

Projeto Dom Hélder Câmara - “Pré-Vestibulinho” no Facebook: