PUC-Rio - Página inicial
> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária
Foto ilustrativa Bolsas e Financiamentos da VRC
Foto ilustrativa
   Normas e procedimentos
Foto ilustrativa

No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Estudo, a PUC-Rio, por meio da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, comprometida com a responsabilidade social, identificada no seu Marco Referencial, poderá conceder benefícios que serão formalizados por meio do registro no sistema institucional e da respectiva divulgação à comunidade.

Assim, o candidato deverá consultar o link SOLICITAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO e observar os procedimentos e prazos para inscrição.


BOLSAS DE ESTUDO COMUNITÁRIAS

Informamos que as bolsas cobrem apenas as mensalidades, não envolvendo, por exemplo, taxas, emolumentos, cursos de verão ou de extensão, etc.

  • Tipo Filantrópica
    São concedidas bolsas comunitárias tipo filantrópicas integrais de 100% e parciais de 50% a partir de processo seletivo, o qual considera análise socioeconômica de acordo com a legislação em vigor.
    São considerados ainda os aspectos referentes à classificação do Vestibular/ENEM e priorizações orientadas a fatores como demanda de cursos, etc.
  • Tipo PUC
    São concedidas bolsas tipo PUC com o propósito de atender aos alunos de classe média com boa classificação no Vestibular e que comprovem a necessidade desse auxílio através de estudo socioeconômico.

    São considerados ainda os aspectos referentes à classificação do Vestibular/ENEM e priorizações orientadas a fatores como demanda de cursos, etc.
  • Outros tipos de bolsa
    Os demais tipos de bolsas comunitárias possuem critérios individualizados, estabelecidos segundo suas características próprias e observando a disponibilidade financeira da Universidade.



MANUTENÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO COMUNITÁRIAS (Tipos PUC e FILANTRÓPICA)

Uma vez concedidas, a manutenção das bolsas comunitárias tipos PUC e FILANTRÓPICA está condicionada aos seguintes critérios:

  • O aluno deve apresentar aproveitamento acadêmico em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas durante o período letivo, sendo que cancelamento de disciplina conta como não aproveitamento;
  • Ao ser convocado para participar do Processo de Reavaliação Socioeconômica da bolsa de estudo, o aluno deverá atender aos procedimentos e prazos estabelecidos. O resultado da reavaliação poderá alterar o percentual da bolsa concedida;
  • Caso o aluno apresente transferência de curso, abandono de curso, trancamento de matricula, haverá o cancelamento automático da bolsa;
  • Mediante notificação prévia, a Bolsa concedida poderá ter seu percentual reduzido ou ser cancelada integralmente; e
  • É de inteira responsabilidade do aluno manter-se informado a cerca dos procedimentos e prazos para manutenção da bolsa de estudos. Estando ciente que estas informações serão divulgadas, periodicamente, através do jornal PUC-Urgente, do site da Universidade e do e-mail por ele cadastrado.

Voltar

Imagem ilustrativa de rodapé