Prova Interativa: QUÍMICA OBJETIVA
Faça as questões e depois clique em: "E agora, como me saí?"

1)
Considere uma pilha constituída por dois eletrodos formados, respectivamente, por uma placa de cobre mergulhada em uma solução aquosa de nitrato de cobre, Cu(NO3) 2, e por uma placa de prata mergulhada em uma solução aquosa de nitrato de prata (AgNO3). Sabendo os potenciais padrões de redução do cobre (+ 0,34 V) e da prata (+ 0,80), qual a reação de oxirredução da pilha e o seu potencial padrão?

(A) Cu(s) + Ag+(aq) Cu+2(aq) + Ag+(s), e + 1,26 V
(B) Cu(s) + 2 Ag+(aq) Cu+2(aq)+ 2 Ag(s), e + 0,46 V.
(C) Cu+2(aq) + 2 Ag+(s) Cu+2(s)+ 2 Ag+(aq), e -0,46 V.
(D) Cu+2(aq)+ Ag+(s)Cu+2(s)+ Ag+(aq), e -1,26 V.
(E) Cu+2(aq) + NO2 (g) Cu+2(s) + NO3-(aq), e -0,2 V.

2) No tratamento da água, a coagulação envolve a adição do alúmen de potássio, AlK(SO4)2, visando à precipitação do hidróxido de alumínio [Al(OH)3] e o conseqüente arraste das pequenas partículas em suspensão. Por outro lado, uma elevada concentração de alumínio na água pode ser nociva à saúde humana. Assim, eleva-se o pH da água tratada, para assegurar-se sua precipitação como Al(OH)3. Se a [OH-] na água alcançar, então, um valor de 1,0x10-6M , isto equivale a um pH igual a:
(A) 4,0.
(B) 5,0.
(C) 6,0.
(D) 7,0.
(E) 8,0.

3) Embora a fixação de N2 por organismos vivos ocorra naturalmente, utiliza-se, na produção agrícola, a amônia como suplemento de nitrogênio para fertilizar o solo. O processo de fabricação desse produto está baseado em uma reação de síntese a 450º C :

A figura abaixo apresenta um gráfico de produção de NH3(g) em função do número de mols de N2(g) adicionado ao reator para uma quantidade fixa de H2(g)

Assinale a única opção INCORRETA:

(A) 5 mols de N2(g) produzem 10 mols de NH3(g) no equilíbrio.
(B) 38 mols de N2(g) produzem 40 mols de NH3(g) no equilíbrio.
(C) O H2(g) é o reagente limitante do processo, a partir da adição de 20 mols de N2(g).
(D) 25 mols de N2(g) produzem 50 mols de NH3(g) no equilíbrio.
(E) Após o estabelecimento do equilíbrio, a adição de mais H2(g) altera o valor máximo na curva de produção de amônia.

4) Abaixo, são listadas, na coluna da esquerda, fórmulas gerais de compostos de grupos funcionais diferentes. Na coluna da direita, são relacionados nomes de funções oxigenadas:

I) R-OH ( ) ácido
II) R-O-R ( ) cetona
III) R-CO-R ( ) álcool
IV) R-COOH ( ) éter
V) R-COH ( ) aldeído

Assinale a opção que associa corretamente o nome da função ao grupo funcional correspondente.

(A) V, II, IV, I, III.
(B) IV, II, V, III, I.
(C) V, II, IV, III, I.
(D) IV, III, I, II, V.
(E) II, III, V, IV, I.

5) Considere a seguinte reação:

H2(g) + ½ O2(g)H2 O(l) + 68 kcal,

e assinale a alternativa FALSA

(A) A reação de formação da água é exotérmica.
(B) A reação de formação da água apresenta DH negativo.
(C) A quantidade de calor libertada depende unicamente dos estados inicial e final da reação.
(D) Caso fosse obtida, a partir dessa mesma reação, água no estado gasoso, a quantidade de calor libertado também seria 68 kcal.
(E) O fornecimento de calor a esse sistema reacional fará com que o equilíbrio químico se desloque para o sentido de formação dos reagentes.

6) Considere a reação a seguir no equilíbrio a 400 K e sua respectiva constante de equilíbrio, K, e assinale a afirmativa incorreta:

(A) Na temperatura de 400 K, a formação do produto não é favorecida.
(B) A expressão da constante de equilíbrio da reação é dada por: [PCl5] / ([PCl3] [Cl2]).
(C) Ao se adicionar à reação no equilíbrio uma quantidade de PCl3(g), a reação de formação de PCl5(g) será favorecida.
(D) Se, em um dado instante, a concentração dos três gases é 0,1 mol L-1, pode-se dizer que nesse instante a reação de formação de PCl5(g) é favorecida.
(E) A constante de velocidade, k, da reação a 500 ºC é maior que o valor de k dessa mesma reação a 400 ºC.

7) A obtenção do ferro, a partir do seu minério, dá-se, simplificadamente, através da equação

Fe2O3(s) + C(s) Fe(s) + CO2(g)

Os coeficientes desta equação, em ordem, da esquerda para a direita, após o balanceamento, são:

(A) 1, 1, 2, 2
(B) 2, 1, 3, 2