1) Ao fazer um exame sangüíneo, um indivíduo constata em seu resultado que sua taxa de hemoglobina está mais baixa que o normal, e que sua taxa de açúcar está acima do nível considerado normal. Seu médico suspeitará imediatamente de que este indivíduo pode estar com as seguintes alterações metabólicas, respectivamente:
Resposta: (B) anemia e diabetes.
A diminuição da taxa de hemoglobina indica a possibilidade de um distúrbio chamado de anemia, enquanto a alta taxa de açúcar (glicose) no sangue indica a de diabetes. A hemofilia é uma doença na qual o indivíduo afetado tem dificuldade de coagulação sanguínea pela falta de um dos fatores (substâncias) responsáveis por esse processo. A leucemia é uma neoplasia - degeneração histológica com grande proliferação celular - que atinge a linhagem de células que dá origem aos glóbulos brancos, ocasionando um grande aumento destes no sangue circulante. A hipoglicemia é um estado em que se observa a taxa de glicose no sangue abaixo dos limites normais.
2) O complexo de lagunas e lagoas da cidade do Rio de Janeiro tem sofrido incessantemente com o des-pejo de esgotos. No início de março deste ano, a lagoa Rodrigo de Freitas apresentou uma mortandade de 136 toneladas de peixes, o que chamou a atenção da população para o estado agudo de desequilíbrio am-biental em que se encontram esses ecossistemas.
Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade desses animais:
Resposta: (B) O excesso de nutrientes na água proveniente de esgotos e fertilizantes favorece a proliferação de bactérias aeróbias, provoca uma baixa na concentração de oxigênio dissolvido na água e a morte dos seres aeróbios.
Esta é a resposta certa porque quando lançamos uma quantidade excessiva de substâncias orgânicas na água, há um aumento de microrganismos decompositores, o que leva a um aumento no consumo de oxigênio e a uma queda na taxa desse gás, causando a morte de seres aeróbios.
Resposta: (A) metano, produzido por bactérias anaeróbias.
Nos aterros sanitários, após a fase aeróbia, quando ocorre produção de CO2, passa a ocorrer a fase anaeróbica, com produção de gases como o gás carbônico (CO2) metano (CH4) e gás sulfídrico (H2S). Destes, somente o metano é gás combustível.
Resposta: (C) imunização ativa através da introdução de antígenos.
As vacinas se baseiam no estímulo de produção de anticorpos pelo indivíduo que recebe os antígenos presentes na vacinas. Estes antígenos podem ser parte ou o agente causador da doença enfraquecido.
5) Um dos principais temas discutidos durante a preparação e a realização da Conferência Mundial do Meio Ambiente - ECO 92 - foi a destruição da biodiversidade no planeta.
Sobre este tema é incorreto afirmar:
Resposta: (B) Ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva na diversidade de espécies e na biomassa total.
Esta afirmativa está incorreta porque ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se na verdade um aumento progressivo na diversidade de espécies e na biomassa total (quantidade de matéria orgânica na comunidade).
Resposta: (A) cianobactérias fotossintetizantes e fungos com grande capacidade de absorção de água e sais minerais.
Os líquens são resultado de uma associação simbiótica, onde as cianobactérias fazem a fotossíntese, produzindo compostos carbônicos para a toda a estrutura do líquen, enquanto os fungos filamentosos produzem ácidos orgânicos, que solubilizam sais das rochas ou de outras superfícies colonizadas, usados tanto pelas cianobactérias como pelos fungos. Além disso, essa estrutura conjunta permite reter a umidade necessária para o desenvolvimento destes seres vivos.
Resposta: (E) Presença de material genético e capacidade de evolução.
Os vírus são estruturas que apresentam tanto características de seres vivos como características de seres não vivos. As características que os incluem na categoria de seres vivos são a presença de material genético e sua capacidade de mutação e de evolução. A presença de organização celular e de metabolismo também são características dos seres vivos mas não apresentadas pelos vírus.
Resposta: (C) Ácidos nucléicos.
O Nitrogênio é um elemento indispensável para a formação de proteínas e ácidos nucléicos. As substâncias apresentadas nas outras opções não contém obrigatoriamente nitrogênio em suas composição.
"Quando os alimentos passam para o esôfago, uma espécie de tampa de cartilagem fecha a traquéia. Com a idade, a perda progressiva do tônus muscular leva a um fechamento menos perfeito, aumentando o risco da entrada de alimentos líquidos ou sólidos na traquéia".
Adaptado de Scientif American - Brasil, nr 4, setembro de 2002.
Resposta: (C) Epiglote, em função de a faringe ser um órgão comum de passagem tanto para o aparelho digestório como do respiratório.
A faringe é um órgão comum aos aparelhos digestório e respiratório. A epiglote é uma espécie de tampa de cartilagem situada entre a traquéia e o esôfago, que fecha a traquéia ao engolirmos alimentos sólidos ou líquidos possibilitando que estes se encaminhem para o tubo digestivo e não para o restante do aparelho respiratório.
Resposta: (A) Predatismo.
O predatismo ocorre quando um indivíduo mata o outro para obter alimento. No cativeiro não deve existir predatismo, já que as condições de espaço e disponibilidade de alimento devem ser ideais. O inquilinismo embora seja uma relação na qual um dos participantes leva prejuízo em detrimento do que leva vantagem geralmente não leva a morte do hospedeiro. Os outros itens listados na questão se referem a relações ecológicas nas quais todos os indivíduos participantes levam vantagem ou pelo menos não levam desvantagem.