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LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA (discursiva) - todos os cursos
Prova realizada no dia 02/12/2005 |
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Várias situações que presenciei ao longo desses anos me fizeram refletir bastante sobre o melhor modo de analisar a racionalidade de uma cultura diferente da nossa – no meu caso, de algumas nações indígenas brasileiras.(...) Minha primeira investida na busca da racionalidade waimiri-atroari foi com os silogismos. Iniciei explicando `como o branco pensa` (para eles os não-índios são denominados brancos, independente da raça), mostrando alguns silogismos clássicos e outros do cotidiano deles, como por exemplo: "Todo índio waimiri-atroari caça com arco e flecha, Marcelo é um waimiri-atroari, logo Marcelo caça com arco e flecha". Isto era mais que natural para eles, pois Marcelo é um professor waimiri- atroari e todos sabiam que ele caçava com arco e flecha. Quando solicitei que construíssem silogismos, obtive frases do tipo: "Todo waimiri-atroari pesca pirarucu, Pedrinho caça, logo Davi é casado". Todas as afirmações são verdadeiras, mas não seguem um caminho lógico para o silogismo. Acredito que o que significou para eles um silogismo eram verdades que conhecem. Foram incapazes de construir silogismos descontextualizados de suas realidades. FERREIRA, Eduardo Sebastiani. Racionalidade dos índios brasileiros.
a) Explique por que os índios waimiri-atroari foram considerados incapazes de construir silogismos. b) Reescreva o período "Todas as afirmações são verdadeiras, mas não seguem um caminho lógico para o silogismo" usando um conectivo de subordinação que indique concessão.
Questões: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | demais provas TEXTO 2
Ao estudar a língua dos Hopi, no que hoje é o Arizona, Whorf observou que ela era privada de estruturas temporais. Os verbos, por exemplo, não tinham formas para designar eventos no passado. Mesmo as metáforas lingüísticas que criassem uma conexão entre espaço e tempo – como "a certo ponto" ou "um longo período de tempo" – inexistiam. Essa característica exercia efeitos decisivos sobre o pensamento dos índios: seria responsável por uma visão de mundo "atemporal". Essa tese da atemporalidade, porém, foi refutada. O lingüista Ekkehart Malotki descreveu em Hopi time as nuanças com que a língua consegue descrever o tempo. Há mais de 200 expressões hopi para o tempo – (...) como ontem, hoje, cedo ou tarde, passando por períodos do dia, meses e estações do ano até um diferenciado sistema de suplementos verbais que permitem a descrição precisa de um curso de eventos. Porém, com sua visão errônea da língua Hopi, Whorf ironicamente proveu a melhor prova para a hipótese da relatividade lingüística. Provavelmente ele não descobriu as diversas definições de tempo porque procedeu sua análise a partir da visão de mundo e com as expectativas de um falante europeu.
JÄGER, Ludwig. A palavra cria o mundo. In: Viver. Mente e Cérebro, Agosto, 2005, ano XIII, nº 151, p. 51.
a) De acordo com a leitura dos textos 1 e 2, qual é o "melhor modo de analisar a racionalidade de uma cultura diferente da nossa"? b) Na língua portuguesa, as formas verbais expressam, entre outras coisas, o "curso de eventos" no tempo. No primeiro parágrafo do texto 2, o futuro do pretérito tem outro emprego. Transcreva essa forma verbal, indicando seu emprego. c) Reescreva o trecho "Provavelmente ele não descobriu as diversas definições de tempo", substituindo "provavelmente" por "é provável". Faça todas as alterações necessárias
Questões: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | demais provas TEXTO 3 Soneto 92 ambíguo
Quem quer a exatidão não é poeta. O matemático é uma linha reta. Quer no "duplipensar" do autor inglês, Palavra de poeta não tem teto, (MATTOSO, Glauco. In: http://glaucomattoso.sites.uol.com.br/index.html )
a) Explique, com suas palavras, o que significa "duplipensar" no texto 3. b) Por que se pode afirmar que o "Soneto 92 ambíguo" é um poema contemporâneo?
Questões: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | demais provas
a) Indique quais são os referentes das expressões abaixo:
b) Suponha que você tem de explicar para um estrangeiro como se formam os advérbios terminados em -mente em língua portuguesa. Os exemplos do quadro abaixo obedecem a dois padrões de formação. Descreva cada um desses padrões.
Questões: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | demais provas TEXTO 4 Versos a um coveiro
Augusto dos Anjos
Numerar sepulturas e carneiros,
(ANJOS, Augusto dos. Toda a poesia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978)
a) Os versos de Augusto dos Anjos (1884 1914) já foram considerados "exatos como fórmulas matemáticas". (ROSENFELD, Anatol. A costeleta de prata de A. dos Anjos. Texto/contexto, São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 268). Justifique essa afirmativa, destacando aspectos formais do Texto 4. b) Transcreva de "Versos a um coveiro" palavras e expressões científicas, estabelecendo um contraste entre o poema de Augusto dos Anjos e a tradição romântica, no que se refere à abordagem da temática da morte.
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