PUC-Rio
Vestibular de Inverno 2006Provas e Gabaritos

 TIPOS DE PROVAS 
16/07/2006
TODOS INFORMÁTICA OUTROS CURSOS
DISCURSIVAS Redação e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Física, Matemática e Química Geografia e História
OBJETIVAS Inglês e Espanhol Biologia , Geografia e História

Biologia, Física, Matemática e Química

--
HABILIDADES ESPECÍFICAS
(prova realizada em 15/07/2006)

- Memorial para TEOLOGIA

Downloads: provas e gabaritos dos últimos vestibulares da PUC-Rio

01 A
02 C
BIOLOGIA (objetiva) - exclusivamente para o curso de Informática
   Prova realizada no dia 16/07/2006


Questão 01
Circula na Internet uma notícia verídica: uma inglesa negra, com ancestrais brancos, deu à luz a duas gêmeas em 2005, uma negra e a outra branca. Tanto a mãe, quanto o pai são filhos de casais mistos (negro e branco). Sendo as gêmeas filhas do mesmo pai e da mesma mãe, a explicação para este fato é que:
(A) dois espermatozóides fecundaram cada um, um óvulo, formando embriões que se desenvolveram independentemente e simultaneamente no mesmo útero.
(B) um só espermatozóide fecundou um óvulo, que se dividiu posteriormente formando gêmeos univitelinos.
(C) dois espermatozóides fecundaram um só óvulo, formando dois embriões que se desenvolveram independentemente no mesmo útero.
(D) dois espermatozóides fecundaram um só óvulo, formando dois embriões que deram origem a gêmeos dizigóticos.
(E) um espermatozóide fecundou dois óvulos, formando dois embriões que se desenvolveram independentemente e simultaneamente no mesmo útero.
   
R: (A) dois espermatozóides fecundaram cada um, um óvulo, formando embriões que se desenvolveram independentemente e simultaneamente no mesmo útero.
Cada espermatozóide só é capaz de fecundar um óvulo e cada óvulo só é capaz de ser fecundado por um espermatozóide. Gêmeos univitelinos ou idênticos são formados a partir da divisão total tardia de um embrião formado a partir de um só óvulo, fecundado por um só espermatozóide. Em geral a fêmea humana só produz um óvulo a cada ovulação, mas esporadicamente pode acontecer a expulsão de dois folículos ovarianos simultaneamente. No caso de gêmeos dizigóticos, fraternos ou não idênticos, como as meninas acima mencionadas, os fetos são originados da fecundação de dois óvulos, cada um por dois espermatozóides diferentes.

Questões: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | demais provas


Questão 02
Os sistemas celulares do corpo dos heterotróficos pluricelulares (animais) dispõem de dois sistemas de sinalização para integração dos sistemas corporais. São eles:

(A) sistema circulatório e respiratório.
(B) sistema circulatório e excretor.
(C) sistema nervoso e hormonal.
(D) sistema respiratório e nervoso.
(E) sistema locomotor e hormonal.
   
R: (C) sistema nervoso e hormonal.
Os dois sistemas que promovem a distribuição de informações entre diferentes locais no corpo dos animais são o sistema nervoso, através de sua rede de neurônios espalhada por todo o corpo e em contato com as células e o sistema hormonal, que é composto por moléculas produzidas em diferentes locais e distribuídas pelo corpo todo através da rede de vasos e capilares nos sistemas circulatórios fechados e por vasos e nas lacunas nos sistemas abertos.

Questões: 01 | 02 | demais provas

 

 
03 B
04 D
05 B
06 E
GEOGRAFIA (objetiva) - todos os cursos, exceto Informática
   Prova realizada no dia 16/07/2006


Questão 03
Observe a charge transformada em publicidade pelo Ministério da Justiça do Brasil e leia com atenção a notícia publicada, em 27/04/2004, no sítio http://www.amazonlink.org/biopirataria/

figura da questão 3

CASO CUPUAÇU NO CANAL FUTURA.

Regina Casé, atriz da Rede Globo que comanda o programa “Um Pé de Quê?” transmitido pelo Canal Futura, estará desembarcando em Rio Branco, Acre, no próximo mês para gravação do programa que terá como destaque o cupuaçu. Espécie tipicamente Amazônica, o cupuaçu se tornou o ícone da resistência dos povos Amazônicos contra a Biopirataria. Tudo porque uma multinacional Japonesa, Asahi Foods, registrou o nome do fruto cupuaçu como marca comercial no Japão, União Européia e Estados Unidos, além de ter pedido patentes sobre o processo de produção do Cupulate. Recentemente, as organizações que fazem parte da Campanha contra a Biopirataria, entre elas a Amazonlink, o GTA e a Embrapa, obtiveram duas vitórias contra a Asahi: uma que anulou a patente sobre o processo de produção do Cupulate; e outra que cancelou o registro do nome Cupuaçu como marca comercial no Japão. O registro da marca ainda continua em vigor na União Européia e nos EUA. (...)

Em relação à notícia acima, é INCORRETO afirmar que:
(A) a biopirataria é um ato lesivo ao domínio de um país sobre a sua biodiversidade, já que este é um dos recursos mais importantes de algumas sociedades pobres do planeta frente ao potencial tecnológico de outros países ou regiões, como os indicados na notícia.
(B)

o Japão, a União Européia e os EUA, que têm o domínio sobre as patentes das atuais tecnologias de ponta, serão os países/regiões que poderão decifrar os códigos genéticos da biodiversidade amazônica, algo infelizmente impossível para a atrasadíssima ciência brasileira.

(C) a produção de patentes industriais nos países ricos através do artifício da biopirataria serve, dentre outras coisas, para que os seus setores alimentício e farmacêutico possam lucrar mais ainda, já que ao controlarem a pesquisa, a produção e a comercialização da biotecnologia, esses países podem ampliar a dependência dos países pobres para com eles.
(D) a biodiversidade amazônica está entre as três maiores do planeta e o seu roubo, através da biopirataria, diminui a autonomia cientifica dos países que a detêm (Brasil, Colômbia, Peru...) e amplia o poder de comercialização de produtos industriais nos mercados latinos pelos países mais ricos do planeta.
(E) a perda constante da biodiversidade amazônica está relacionada à ineficiência do Estado brasileiro na proteção de suas fronteiras terrestres, marítimas e do seu espaço aéreo, o que amplia a ação predatória e ilegal de países e agentes industriais diversos na região, através da biopirataria.
   
R: (B) o Japão, a União Européia e os EUA, que têm o domínio sobre as patentes das atuais tecnologias de ponta, serão os países/regiões que poderão decifrar os códigos genéticos da biodiversidade amazônica, algo infelizmente impossível para a atrasadíssima ciência brasileira .
Em relação à pesquisa e descoberta de novas patentes, os países centrais e as regiões mais modernas em relação ao domínio do meio técnico-científico e informacional e das tecnologias de ponta desenvolvidas nesse período de 3ª Revolução Industrial tem menos deficiências e atrasos estruturais que o Brasil; porém, há excelentes centros de pesquisa científica no país, notadamente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo (FIOCRUZ, laboratórios diversos de pesquisa genética e biotecnológica nas universidades públicas e particulares de todo o Brasil, como os da Unesp e UFRJ) que são referências de sucesso nas pesquisas sobre a biodiversidade dos biomas brasileiros (o Amazônico tem destaque) e estão obtendo grandes vitórias em pesquisas que já se revertem em benesses sociais diversas, principalmente nos setores de alimentação nutricional e farmacêutico (como a obtenção de farinhas nutritivas para crianças desnutridas a baixíssimo custo e o patenteamento de plantas medicinais que podem curar doenças endêmicas pela simples ingestão de suas folhas) .

Questões: 03 | 04 | 05 | 06| demais provas


Questão 04

figura da questão 4

Observe a charge acima. Ela se refere a uma liderança política da América do Sul bastante controversa: o presidente Hugo Chávez. Em relação a ele e ao país por ele representado, é CORRETO afirmar que:

(A) com a subida desse “cocalero” ao poder, a presença das transnacionais no país, principalmente as norte-americanas, deverá se tornar bem mais complexa, já que a plataforma política implementada nesse país sul-americano tem um forte teor nacionalista (principalmente em relação os petróleo) que fere os interesses internacionalistas da atual política de George Bush.
(B) a população de origem indígena do país (mais de 80%) conseguiu, depois de décadas de “governos brancos”, eleger um dos seus representantes étnicos mais simbólicos, já que além da afinidade cultural, esse representante ameríndio do país andino localizado no centro da América do Sul, tem a sua origem nas tradicionais plantações de coca dos Altiplanos.
(C)

o populismo de Chávez e o crescimento de sua influência política continental têm sido minados pelo discurso de algumas lideranças sul e norte-americanas que afirmam ser o atual presidente do país um incentivador do narcotráfico por beneficiar os produtores de coca como ele mesmo o é.

(D) com a chegada ao poder desse político de história controversa (pois ele tentou dar um golpe militar no país, no início da década de 1990), a nação sul-americana se dividiu entre os que o amam e os que o odeiam, e o seu discurso populista acendeu a “luz amarela” do governo norte-americano em relação à sua influência política continental de forte alinhamento cubano e do aumento do controle estatal sobre as reservas de petróleo.
(E) Hugo Chávez teve um papel geopolítico fundamental na América do Sul, ao longo da década de 1990, já que o país que governa é um dos grandes produtores mundiais de petróleo; porém, com a chegada de Evo Morales ao governo boliviano, em 2006, houve uma redução da influência chavista no continente, aumentando a integração geo-econômica entre a Bolívia e o Brasil.
   
R: (D) com a chegada ao poder desse político de história controversa (pois ele tentou dar um golpe militar no país, no início da década de 1990), a nação sul-americana se dividiu entre os que o amam e os que o odeiam, e o seu discurso populista acendeu a “luz amarela” do governo norte-americano em relação à sua influência política continental de forte alinhamento cubano e do aumento do controle estatal sobre as reservas de petróleo
O presidente em questão é o venezuelano Hugo Chávez, presidente democraticamente eleito em 2002 e que vem sofrendo uma enorme pressão internacional, principalmente dos EUA, por ter uma postura antiimperialista e buscar a autonomia frente ao crescimento do poderio norte-americano no continente. Controlando a dinâmica de exportação da empresa estatal de petróleo venezuelana (PDVSA – Petróleos de Venezuela), a postura antiamericana de Chávez vem sofrendo pressão do governo Bush, que o acusa de ser um agente de desestabilização do equilíbrio geopolítico regional ao manter forte relação com Cuba de Fidel Castro, ao mesmo tempo em que apóia (segundo o governo norte-americano e outras fontes políticas liberais) as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e, por conseguinte, o narcotráfico na América e no mundo. A vitória do “cocalero” Evo Morales, este ano, para a presidência da Bolívia ampliou ainda mais essa desconfiança em outros países, inclusive no Brasil, já que este país ficou em uma situação delicada frente à quebra, pelo novo presidente boliviano, dos acordos firmados nos investimentos da estatal de petróleo brasileira (Petrobras) no setor de gás boliviano, jogada política com apóio venezuelano que aumentou a desconfiança de que Hugo Chávez esteja por trás de novas articulações entre as nações latino-americanas.

Questões: 03 | 04 | 05 | 06| demais provas


Questão 05
Observe o gráfico selecionado.

Fonte: Marcio Pochmann. Economia Solidária no Brasil. In Revista Mercado de Trabalho, n° 24. Rio de Janeiro: Ipea, 2004. p. 25. (Nota Técnica).

Em relação à precarização do trabalho no Brasil, pode-se AFIRMAR, a partir do gráfico acima, que:
(A) o assalariamento como estruturação do mercado de trabalho nacional caiu, significativamente, após a década de 1940, principalmente em relação ao emprego formal, já que na informalidade não há o assalariamento.
(B) a desestruturação do mercado de trabalho nacional (desemprego, trabalho precário e desassalariamento das ocupações) ocorreu a partir das transformações estruturais dos sistemas monetário e produtivo brasileiro, com a alta inflação na década de 1980 e a entrada do país, na década de 1990, na chamada era da globalização da economia mundial.
(C) o aumento de trabalhadores por “conta própria” indica o engajamento das elites econômicas do país no investimento aberto no mercado acionário e nas pequenas e médias empresas, a partir da abertura da economia nacional, na década de 1990.
(D) o aumento exponencial da PEA desempregada no país, a partir de 1980, está associado à modernização da estrutura produtiva do período, o que eliminou somente a mão-de-obra pouco preparada para atuar num mundo do emprego baseado nas altas produtividades e na competitividade dos postos de trabalho formal.
(E) a informalização de grande parte da PEA do país, desde 1980, indica que as transformações técnico-científicas da base produtiva nacional modificaram, definitivamente, o emprego formal no país, o que mantém ainda a maior parte da sua PEA total atrelada às atividades primário-exportadoras.
   
R: (B) a desestruturação do mercado de trabalho nacional (desemprego, trabalho precário e desassalariamento das ocupações) ocorreu a partir das transformações estruturais dos sistemas monetário e produtivo brasileiro, com a alta inflação na década de 1980 e a entrada do país, na década de 1990, na chamada era da globalização da economia mundial.
Segundo o professor Marcio Pochmann, a ruptura na tendência de estruturação do mercado de trabalho formal assalariado ocorreu a partir de 1980, com a crise da dívida externa. Além disso, a promoção de diversas políticas de ajuste econômico, sobretudo desde 1990 com a adoção do receituário neoliberal, aprofundou o quadro de estagnação da renda per capita acompanhado pela desaceleração na abertura de novas vagas assalariadas formais, o que abriu maior flanco para elevação do desemprego e de postos de trabalho precários. O resultado disso tudo foi o fortalecimento da tendência de desestruturação do mercado de trabalho, reduzindo-se nominalmente o emprego, ampliando-se a precarização do trabalho mantido e promovendo-se uma desaceleração do ritmo de crescimento salarial das ocupações formais (congelamento salarial). Ao longo do período em referência, notou-se que de cada 10 ocupações geradas, 7 foram assalariadas, sendo 3 com contrato formal e 4 sem contrato formal (Pochmann, 2001).

Questões: 03 | 04 | 05 | 06| demais provas


Questão 06

Petróleo: fonte renovável de guerras.

"O controle pelo controle dos recursos naturais voltou ao palco principal da geografia". A afirmação de Michael Klare, titular da cadeira de Paz e Segurança Mundial no Hampshire College e na Amhrest University, nos Estados Unidos, foi feita em seu livro "Resource Wars: the new landscape of global conflict". Klare argumenta que guerras como a do Golfo, a operação no Afeganistão e a anunciada intervenção no Iraque, pelo Estados Unidos, situam-se entre as disputas pelo controle de um recurso natural estratégico e fundamental: o petróleo. Na opinião de Klare, uma boa parte das guerras de conquista e posicionamento estará marcada pelo controle geo-estratégico de recursos como os energéticos, minerais e florestais, e o dos sistemas aqüíferos,. (...)

Leia as afirmativas a seguir.

I – As guerras como a do Yom Kippur (1973), Irã x Iraque (1980-1988) e a do Golfo (1991) são diretamente relacionadas às disputas territoriais pelo petróleo, assim como as atuais tensões entre EUA e Venezuela, na América do Sul, que envolvem o controle do fluxo petrolífero no continente.

II – A luta pela construção de uma refinaria de petróleo no estado do Rio de Janeiro encampada pelos últimos governos estaduais fluminenses com o slogan “O petróleo é nosso”, é uma estratégia político-econômica para esses governos estaduais obterem mais recursos ao acessarem os “royalties” e uma maior projeção na Federação Brasileira.

III - O programa Traceca (Transport Corridor Europe, Caucasus, Asia) será um componente fundamental de estruturação da Eurásia no século XXI, como eixo de transporte de petróleo ou corredor de mercadorias no eixo Leste-Oeste, envolvendo as ambições dos países do mar Cáspio, como o Arzeibaijão, Cazaquistão e Turcomenistão.

Considerando a importância desse hidrocarboneto, em termos geopolíticos e geo-econômicos, assinale a alternativa correta.

(A) Somente a afirmação I está correta;
(B) Somente as afirmações II e III estão corretas;
(C) Somente a afirmação II está correta;
(D) Somente as afirmações I e III estão corretas;
(E) Todas as afirmações estão corretas.
   
R: (E) Todas as afirmações estão corretas.
Todas as afirmativas são verdadeiras e estão associadas ao papel geopolítico e geo-econômico do petróleo, desde a década de 70 do século XX, no reordenamento do poder, em diferentes escalas, pelos poderes políticos e econômicos oficiais.

Questões: 03 | 04 | 05 | 06| demais provas


   

07 B
08 C
09 A
10 D
HISTÓRIA (objetiva) - todos os cursos, exceto Informática
   Prova realizada no dia 16/07/2006


Questão 07
A data foi a noite do 14 de julho de 1789, em Paris, quando Luís XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha, da libertação de uns poucos prisioneiros e da defecção das tropas reais frente a um ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é muito lacônico e revelador. O rei, segundo consta, exclamou: É uma revolta; e Liancourt corrigiu-o: Não, senhor, é uma revolução.

(Hannah Arendt. Da Revolução. São Paulo: Ática; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1988. pp. 38-39)

O caráter revolucionário dos episódios ocorridos na França, a partir de julho de 1789, pode ser identificado no(a):

I - descontentamento de camponeses pobres, manifestado nas revoltas que configuraram o Grande Medo.
II - invasão e depredação da Bastilha.
III - transformação da reunião dos Estados Gerais em uma Assembléia Constituinte.
IV - aumento das divergências entre o rei e o alto clero da Igreja Católica.

Assinale a alternativa correta.
(A) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
(B) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
(C) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
(D) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
(E) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
   
R: (B) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

A AFIRMATIVA IV não está correta pois no início da Revolução Francesa não houve divergência entre o rei e o alto clero.


Questões: 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas


Questão 08

Entre as ações empreendidas pelo governo joanino durante a permanência da Corte portuguesa no Rio de Janeiro (1808-1821), NÃO É CORRETO afirmar que houve:

(A) a extinção do monopólio português sobre o comércio com o Brasil.
(B) a concessão de vantagens econômicas aos comerciantes ingleses.
(C) a suspensão do tráfico intercontinental de escravos.
(D) a efetivação de uma política de expansão territorial.
(E) a elevação do Brasil à condição de reino.
   
R: (C) a suspensão do tráfico intercontinental de escravos.
O tráfico intercontinental de escravos foi suspenso, de forma efetiva, em 1850, através da Lei Eusébio de Queiroz.

Questões: 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas


Questão 09
Durante a Primeira República (1889-1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a afirmativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:
(A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina;
(B) Revolta Federalista e Guerra do Contestado;
(C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada;
(D)

Revolta da Chibata e Revolta Federalista;

(E) Guerra do Contestado e Revolta da Armada.
   
R: (A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina;
A Revolta Federalista e a Revolta da Armada expressaram as insatisfações de grupos militares.


Questões: 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas


Questão 10
A 2ª Grande Guerra (1939-1945), pela sua dimensão e pelos seus desdobramentos, tornou-se um marco na história do século XX. Sobre esse acontecimento NÃO É CORRETO afirmar que a 2ª Grande Guerra: :
(A) condicionou a emergência de uma ordem internacional caracterizada pela bipolaridade entre os interesses dos EUA e da ex-URSS, entre as décadas de 1950 e 1980
(B) interferiu na ampliação das tensões políticas em regiões coloniais da Ásia e da África, contribuindo para a promoção de lutas pela descolonização.
(C)

viabilizou a criação da ONU, representando, no imediato pós-guerra, o esforço de criar mecanismos e fóruns internacionais promotores do entendimento diplomático pacífico.

(D)

implicou a condenação das doutrinas nazi-fascistas, impedindo, nas décadas seguintes, o aparecimento desses projetos políticos e de seus similares.

(E)

inaugurou, a partir do episódio de explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagazaki, a utilização de armas nucleares como símbolo maior de poderio bélico.

   
R: (D) implicou a condenação das doutrinas nazi-fascistas, impedindo, nas décadas seguintes, o aparecimento desses projetos políticos e de seus similares. .

A despeito da oposição às doutrinas nazi-fascistas derrotadas no final da guerra, estas reapareceram em diversos projetos políticos nos últimos sessenta anos.

Questões: 07 | 08 | 09 | 10 | demais provas