PUC-Rio
Vestibular 2005Provas e Gabaritos

 TIPOS DE PROVAS 
1º dia - 03/12/2004
2º dia - 08/12/2004
TODOS OS GRUPOS GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3
DISCURSIVAS Redação e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Física, Matemática e Química Geografia e História Geografia, História e Matemática
OBJETIVAS Inglês, Espanhol e Francês Biologia, Geografia e História Biologia, Física, Matemática e Química Biologia, Física e Química
--
HABILIDADES ESPECÍFICAS
(provas realizadas em 07/11/2004)
- Memorial para TEOLOGIA
- Inglês para RELAÇÕES INTERNACIONAIS
SITE WAP DA PUC-RIO: obtenha aqui também as provas objetivas
Downloads: provas e gabaritos dos últimos vestibulares da PUC-Rio

21 C
22 B
23 A
24 D
25 C
26 E
27 A
28 E
29 B
30 D
HISTÓRIA (objetiva) - grupo 1
   Prova realizada no dia 08/12/2004


Questão 21

Sobre as relações entre a Igreja Católica e o Estado, ao longo da história da sociedade brasileira, é correto afirmar que:

I - Durante o período imperial, o catolicismo era a religião oficial do Império. O direito do Imperador de nomear os membros do clero _ Padroado _ contribuiu para a ausência de divergências entre essas duas instituições.

II - Com a implantação da República, ocorreram a separação entre Estado e Igreja e a nacionalização dos bens eclesiásticos, o que propiciou conflitos entre essas instituições ao longo da República Velha, particularmente durante o governo de Floriano Peixoto (1891-1894), em função do apoio do clero católico aos líderes da Revolta Armada.

III - Entre 1930 e 1945, Getúlio Vargas buscou estreitar os laços com a Igreja Católica, visando a transformá-la em importante base de apoio para o governo. A presença do presidente, ao lado do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Leme, por ocasião da inauguração da estátua do Cristo Redentor, pode ser entendida como marco simbólico dessa aproximação.

IV - Durante os governos militares (1964-1985), as relações entre a Igreja e o poder de Estado tenderam a tornar-se mais conflituosas, em especial, devido ao posicionamento contrário de vários membros do clero quanto aos excessos da repressão e da censura política, ao longo da década de 1970.

Assinale:

(A) Se somente a afirmativa IV está correta.
(B) Se somente as afirmativas I e II estão corretas.
(C) Se somente as afirmativas III e IV estão corretas.
(D) Se somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
(E) Se todas as afirmativas estão corretas.
   
Resposta: (C) Se somente as afirmativas III e IV estão corretas.
A afirmativa I está incorreta, pois houve, a despeito da vigência do Padroado, e até mesmo em função dele, conflitos e divergências entre a Igreja e o Estado, tais como o debate sobre o fim do celibato, durante as Regências, e as questões religiosas, na década de 1870.
A afirmativa II está incorreta, pois os bens eclesiásticos não foram nacionalizados após a implantação da república, assim como não houve apoio institucional do clero católico à Revolta da Armada.


Questões:
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | demais provas


Questão 22

Considere as afirmativas abaixo, referentes às semelhanças entre as Revoluções Inglesa do século XVII e a Revolução Francesa.

I - A ativa participação, em diferentes momentos, dos diggers ("escavadores") e dos sans-cullotes nas experiências revolucionárias inglesa e francesa, respectivamente, revela que as camadas populares defendiam projetos político-sociais próprios, não se mantendo à margem desses movimentos,.

II - Um dos legados de ambas as revoluções está rela-cionado às transformações na estrutura fundiária, já que as grandes propriedades de terra cederam lugar a minifúndios produtivos, que contribuíram para o crescimento da produção agrícola nesses dois países.

III - As execuções do rei Carlos I (Londres, 1649) e do rei Luís XVI (Paris, 1793) são marcos simbólicos do fim de uma antiga ordem, uma vez que, pela primeira vez em suas histórias, governantes foram responsabilizados e condenados por seus atos e decisões políticas.

IV - Ambas as revoluções consolidaram regimes democráticos ao estabelecer o voto universal masculino na Inglaterra, pela Declaração de Direitos de 1689, e na França, pela Constituição de 1791.

Assinale:

(A) Se somente a afirmativa II está correta.
(B) Se somente as afirmativas I e III estão corretas.
(C) Se somente as afirmativas II e IV estão corretas.
(D) Se somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
(E) Se todas as afirmativas estão corretas.
   
Resposta: (B) Se somente as afirmativas I e III estão corretas.
A afirmativa II está incorreta, pois não ocorreu a divisão de grandes propriedades, em especial na Inglaterra, onde essas, inclusive, tenderam a crescer, desde o século XVII.
A afirmativa IV está incorreta, pois em ambos os documentos referidos não se estabeleceu o voto universal masculino.


Questões:
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | demais provas


Questão 23

Sobre as transformações que marcaram as histórias de Portugal e Espanha no curso dos últimos trinta anos, é correto afirmar que:

(A) Até meados da década de 1970, Portugal e Espanha possuíam regimes políticos autoritários. A Revolução de Abril (Portugal, 1974) e a morte do General Franco (Espanha, 1975), ao inaugurar processos de democratização, tornaram-se marcos políticos na história recente desses países.
(B) A transição para regimes democráticos ocorreu de modo diferenciado em cada um desses países. Na Espanha, a restauração da monarquia e a formação de coalizões de centro-direita neutralizaram reações golpistas. Em Portugal, a primazia alcançada pelo Partido Comunista, em sucessivas eleições parlamentares, até o inicio dos anos de 1980, contribuiu para a profunda instabilidade política e social.
(C) Ao longo das décadas de 1980 e 1990, as economias ibéricas apresentaram elevados índices de crescimento econômico e baixas taxas de desemprego. Contudo, se os setores industrial e de serviços foram profundamente modernizados, o setor agrícola manteve sua estrutura arcaica.
(D) O fim dos regimes autoritários redimensionou a inserção de Portugal e Espanha nas relações internacionais. Ambos os países foram admitidos na OTAN, e os embargos econômicos que até então vinham sendo mantidos pelas democracias ocidentais foram totalmente suspensos.
(E) A recente admissão dos países ibéricos à Comunidade Européia tanto dinamizou as relações comerciais quanto ocasionou um surto inflacionário, que afetou, em especial, os trabalhadores assalariados.
   
Resposta: (A) Até meados da década de 1970, Portugal e Espanha possuíam regimes políticos autoritários. A Revolução de Abril (Portugal, 1974) e a morte do General Franco (Espanha, 1975), ao inaugurar processos de democratização, tornaram-se marcos políticos na história recente desses países.
A afirmativa B está incorreta, pois na Espanha constituíram-se coalizões de centro-esquerda, que não conseguiram neutralizar reações golpistas. Em Portugal, o Partido Comunista não alcançou a primazia nas eleições.
A afirmativa C está incorreta, pois os índices de desemprego nos anos 1980 se mantiveram altos, e, por outro lado, o setor agrícola foi amplamente modernizado.
A afirmativa D está incorreta, pois ambos os países já haviam sido admitidos pela OTAN antes do fim dos regimes autoritários, assim como não havia embargo econômico pelas democracias ocidentais.
A afirmativa E está incorreta, pois não ocorreu surto inflacionário.


Questões: 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | demais provas


Questão 24

A aventura da colonização empreendida pela Coroa de Portugal, nas terras da América, entre os séculos XVI e XVIII, expressou-se na constituição de diversas regiões coloniais. Sobre essas regiões coloniais, estão corretas as seguintes afirmativas COM EXCEÇÃO DE:

(A) No vale do Rio Amazonas, a partir do século XVII, ordens missionárias exploraram as "drogas do sertão", utilizando o trabalho de indígenas locais.
(B) No vale do Rio São Francisco, a partir do final do século XVI, ocorreu a expansão de fazendas de criação de gado, voltadas para o abastecimento dos engenhos de açúcar do litoral.
(C) Na Capitania de São Vicente, em especial por iniciativa dos habitantes da vila de São Paulo, organizaram-se expedições bandeirantes que, no decorrer do século XVII, abasteceram propriedades locais com a mão-de-obra escrava dos índios apresados.
(D) Nas Minas, durante o século XVIII, a extração do ouro e de diamantes, empreendida por aventureiros e homens livres e pobres, propiciou o surgimento de cidades, onde o enriquecimento fácil estimulava a mobilidade social.
(E) No litoral de Pernambuco, durante a segunda metade do século XVI, a lavoura de cana e a produção de açúcar expandiram-se rapidamente, o que foi acompanhado pela gradual substituição do uso da mão-de-obra escrava do nativo americano pelo negro africano.
   
Resposta: (D) Nas Minas, durante o século XVIII, a extração do ouro e de diamantes, empreendida por aventureiros e homens livres e pobres, propiciou o surgimento de cidades, onde o enriquecimento fácil estimulava a mobilidade social.
Nas Minas, durante o século XVIII, a extração de ouro e de diamantes, foi trabalho realizado por escravos negros africanos. A atividade mineradora propiciou o surgimento de cidades, mas a esperança de enriquecimento muito rápido não estimulou a mobilidade social.


Questões:
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | demais provas


Questão 25

COM EXCEÇÃO DE UMA, as opções apresentam de modo correto conflitos em que os Estados Unidos da América, de um lado, e a União Soviética e/ou a China, de outro, assumiram posições antagônicas, no contexto caracterizado pela Guerra Fria:

(A) Crise de Berlim (1948-1949).
(B) Guerra da Coréia (1950-1953).
(C) Crise de Suez (1956).
(D) Crise dos Mísseis (1962).
(E) Guerra do Vietnã (1962-1974).
   
Resposta: (C) Crise de Suez (1956).
Durante a Crise do Suez, EUA e URSS se opuseram ao conflito deflagrado por Inglaterra, França e Israel contra o Egito, frente à questão do controle sobre o canal.


Questões: 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | demais provas


Questão 26

COM EXCEÇÃO DE UMA, as opções abaixo apresentam de modo correto regiões das Américas onde se verificou largo emprego de mão-de-obra escrava de origem africana:

(A) Vale do Paraíba do Sul, Brasil, meados do século XIX, pro-dução de café.
(B) Estados do sul, Estados Unidos da América, primeira me-tade do século XIX, produção de algodão.
(C) Cuba, século XVIII, produção de açúcar.
(D) Região das Minas, América portuguesa, meados do sé-culo XVIII, extração de ouro.
(E) Vice-reino do Peru, América espanhola, século XVII, ex-tração de prata.
   
Resposta: (E) Vice-reino do Peru, América espanhola, século XVII, extração de prata.
No Vice-Reino do Peru, no decorrer do século XVII, a extração de prata foi realizada por indígenas, sob várias formas de trabalhos forçados, como por exemplo, a mita e o quatequil.


Questões: 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | demais provas


Questão 27

Sobre a crise que afetou o Estado Imperial brasileiro, a partir de 1870, é correto afirmar que:

I - A insatisfação de segmentos militares, desde o fim da Guerra do Paraguai, resultava, em larga medida, da percepção que possuíam a respeito do lugar secundário e subordinado que o Exército vinha ocupando no Estado Imperial.

II - A crescente crise econômica e financeira decorria, entre outros fatores, da acentuada queda do preço do café no mercado europeu e norte-americano, em um quadro marcado pela superprodução.

III - O descontentamento da burguesia cafeeira do Oeste Novo paulista, em especial a partir da promulgação da "Lei dos Sexagenários", resultava, em larga medida, do que considerava como uma excessiva centralização política e administrativa do governo imperial.

IV - O desagrado da nascente burguesia industrial originava-se da política monetária ortodoxa e do livre-cambismo que vinham sendo implementados pelos diversos gabinetes imperiais, desde os anos de 1840.

V - O agravamento dos conflitos sociais, sobretudo nas cidades, decorria tanto da discussão e votação da Lei do Ventre Livre (1871) quanto da implementação de medidas protetoras dos libertos.

Assinale:

(A) Se somente as afirmativas I e III estão corretas.
(B) Se somente as afirmativas I e V estão corretas.
(C) Se somente as afirmativas II e III estão corretas.
(D) Se somente as afirmativas II e IV estão corretas.
(E) Se somente as afirmativas IV e V estão corretas.
   
Resposta: (A) Se somente as afirmativas I e III estão corretas.
A afirmativa II está incorreta, pois de um modo geral, no período, a expansão cafeeira resultava de altos preços do café no mercado internacional.
A afirmativa IV está incorreta, pois, desde os anos 1840, a política imperial alternou momentos de livre cambismo e protecionismo alfandegário.
A afirmativa V está incorreta, pois a discussão da Lei do Ventre Livre e as restritas medidas protetoras dos libertos não incidiram diretamente sobre os conflitos sociais.


Questões: 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | demais provas


Questão 28

Figura referente à questão 28


A partir da análise da charge acima e dos conhecimentos que você possui a respeito da política republicana entre 1945 e 1964, em especial durante o segundo governo Vargas (1951-1954), é correto afirmar que:

I - A oposição da UDN contra Vargas acentuou-se, de forma dramática, após o atentado da Rua Tonelero, do qual teria saído ferido o jornalista e deputado Carlos Lacerda, principal porta-voz das denúncias contra o "mar de lama" que assolava o Palácio do Catete.

II - Os militares constituíram-se, ao longo do período compreendido entre 1945 e 1964, em árbitros da vida política brasileira, tanto que o posicionamento adotado por vários de seus expoentes possivelmente contribuiu para que Vargas optasse pelo suicídio em 1954.

III - A presença das setas, apontando em sentidos con-trários - para "golpe" e "ditadura", de um lado, e para "31/1/1956", data de posse do novo presidente eleito, de outro, - evidenciava o dilema que perpassou a vida política brasileira ao longo do período, ou seja, a tensão entre as soluções golpistas e legalistas.


Assinale:

(A) Se somente a afirmativa II está correta.
(B) Se somente a afirmativa III está correta.
(C) Se somente as afirmativas I e II estão corretas.
(D) Se somente as afirmativas I e III estão corretas.
(E) Se todas as afirmativas estão corretas.
   
Resposta: (E) Se todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.


Questões: 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | demais provas


Questão 29

Assinale a alternativa correta a respeito da expansão imperialista na Ásia e na África, na segunda metade do século XIX.

(A) Ela derivou da necessidade de substituir os mercados dos novos países americanos, uma vez que a constituição de Estados nacionais foi acompanhada de políticas protecionistas.
(B) Ela foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus.
(C) Ela foi conseqüência direta da formação do Segundo Im-pério alemão e da ampliação de suas rivalidades em relação ao governo da França.
(D) Ela atendeu, primordialmente, às necessidades da expansão demográfica em diversos países europeus, decorrente de políticas médicas preventivas e programas de saneamento básico.
(E) Ela viabilizou a integração econômica mundial, favorecendo a circulação de riquezas, tecnologia e conhecimentos entre povos e regiões envolvidos.
   
Resposta: (B) Ela foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus.
A afirmativa A está incorreta, pois a expansão imperialista na Ásia e na África não foi derivada da necessidade de substituir os mercados americanos, uma vez que estes continuaram sendo alvo de investimentos de diversas naturezas.
A afirmativa C está incorreta, pois a formação do Segundo Império Alemão ampliou as disputas, já em curso, entre os estados europeus no que se referia a uma redivisão de possessões coloniais e áreas de influência na África.
A afirmativa D está incorreta, pois a despeito de um relativo aumento demográfico nos países europeus, este não se constituiu como fator primordial para a expansão imperialista.
A afirmativa E está incorreta, pois a expansão imperialista favoreceu a concentração de recursos materiais, financeiros e tecnológicos sob o controle dos países capitalistas mais desenvolvidos.


Questões: 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | demais provas


Questão 30

Assinale a opção correta a respeito das lutas de independência no Haiti (1791-1804) e nas Treze Colônias Inglesas (EUA _ 1776-1783).

(A) Ambas promoveram a instalação de governos republicanos e a imediata abolição do trabalho escravo.
(B) O ideal federalista conformou a implantação do regime republicano no Haiti e nos EUA no momento imediatamente posterior à independência.
(C) As pressões dos grandes proprietários de terras, tanto no Haiti quanto nas Treze Colônias Inglesas, resultaram na manutenção do trabalho escravo.
(D) Diferentemente do que ocorreu nas Treze Colônias, as lutas de independência no Haiti estiveram associadas a uma série de rebeliões escravas que conduziram à abolição da escravidão.
(E) Tanto no Haiti quanto nas Treze Colônias Inglesas, fac-ções da burguesia comercial, na defesa de seus monopólios junto às antigas metrópoles, tentaram impedir a proclamação da independência política.
   
Resposta: (D) Diferentemente do que ocorreu nas Treze Colônias, as lutas de independência no Haiti estiveram associadas a uma série de rebeliões escravas que conduziram à abolição da escravidão.
A afirmativa A está incorreta, pois o governo recém independente dos EUA não promoveu a imediata abolição da escravidão.
A afirmativa B está incorreta, pois no regime republicano do Haiti não se implantou o federalismo.
A afirmativa C está incorreta, pois no caso do Haiti, a emancipação política levou à abolição do trabalho escravo.
A afirmativa E está incorreta, pois nas Treze Colônias inglesas, grande parte dos comerciantes apoiou a declaração de independência política, visando, em especial, a adquirir maior liberdade de investimentos frente ao controle da antiga metrópole.


Questões: 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | demais provas