PUC-Rio
Vestibular 2005Provas e Gabaritos

 TIPOS DE PROVAS 
1º dia - 03/12/2004
2º dia - 08/12/2004
TODOS OS GRUPOS GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3
DISCURSIVAS Redação e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Física, Matemática e Química Geografia e História Geografia, História e Matemática
OBJETIVAS Inglês, Espanhol e Francês Biologia, Geografia e História Biologia, Física, Matemática e Química Biologia, Física e Química
--
HABILIDADES ESPECÍFICAS
(provas realizadas em 07/11/2004)
- Memorial para TEOLOGIA
- Inglês para RELAÇÕES INTERNACIONAIS
SITE WAP DA PUC-RIO: obtenha aqui também as provas objetivas
Downloads: provas e gabaritos dos últimos vestibulares da PUC-Rio

GEOGRAFIA (discursiva) - grupos 2 e 3
Prova realizada no dia 08/12/2004

Questão 01
(valor: 3,0 pontos)

Figura referente à questão 01

A partir do texto:

a) Indique duas intervenções na cidade do Rio de Janeiro que tenham apagado textos.

Resposta: O candidato deve indicar, entre outras, as seguintes intervenções:
- a construção da Avenida Central, no início do século XX, foi responsável pela demolição de centenas de prédios construídos durante o período colonial;
- o desmonte do morro do Castelo e do morro de Santo Antônio, para alargamento da área central descaracterizaram o sítio original da cidade;
- a verticalização da área central da cidade, após a Segunda Guerra, devido ao adensamento da ocupação, substituiu a paisagem européia que marcava a, agora, Av. Rio Branco, por uma paisagem fortemente influenciada pelas tendências urbanísticas norte-americanas;
- a construção de vias expressas, verdadeiras cirurgias urbanas, foi responsável pela demolição de prédios e paisagens que compunham a memória da cidade.
- a construção da Avenida Presidente Vargas, na década de 1940, alterou profundamente a área central da cidade;
- as obras do Metrô, a partir dos anos 70, é responsável por radicais alterações no espaço urbano, como, por exemplo, a demolição do Palácio Monroe, sede do Senado da República.

__________________________________________________________________________________

b) Analise a atuação de dois diferentes agentes sociais, produtores do espaço urbano, que estejam escrevendo novos textos no espaço urbano do Rio de Janeiro.

Resposta: O candidato pode , entre outros, analisar a ação dos seguintes agentes sociais:
- Os diferentes agentes ligados ao setor da construção civil - promotores imobiliários: proprietários fundiários, empresas de engenharia e arquitetura, construtoras e grupos financeiros, etc. A expansão urbana para a Barra da Tijuca e para a Zona Oeste
- A ação do Estado, grande indutor do crescimento urbano graças à alocação de recursos em infra-estrutura, privilegiando determinadas áreas em detrimento de outras. A construção de vias expressas que possibilitam o acesso às novas áreas que estão sendo incorporadas ao espaço construído.
- A expansão da linha 1 do sistema metroviário tem provocado significativas mudanças no espaço da Zona Sul.


Questões: 01 | 02 | 03 | demais provas




Questão 02
(valor: 4,0 pontos)

Nas duas últimas décadas, o agronegócio brasileiro acostumou-se a vencer. Os números espetaculares da nossa balança comercial mostram a eficiência do setor.

Evolução do saldo do comércio internacional de produtos agropecuários
Figura referente à questão 02

Sobre o agronegócio brasileiro:

a) Localize dois espaços onde vem ocorrendo a expansão do agronegócio.

Resposta: Entre outros, o candidato pode citar:
o oeste da Bahia; áreas do Planalto Central: o centro-sul de Goiás, o norte de Mato Grosso e o leste de Mato Grosso do Sul, ocupados pela cultura da soja e mais recentemente pela cultura do algodão; o sul do Maranhão.

__________________________________________________________________________________

b) Apresente dois fatores que expliquem a rápida expansão do agronegócio nesses espaços.

Resposta: entre outros, o candidato pode apresentar:
a disponibilidade de terras; os preços baixos da terra; os incentivos fiscais surgidos com a criação da SUDAM e da SUDECO; as condições naturais favoráveis como a horizontalidade do relevo e as condições climáticas; a instalação de uma infra-estrutura viária que permite o escoamento da produção.

__________________________________________________________________________________

c) Analise dois problemas logísticos capazes de desestabilizar o seu crescimento.

Resposta: entre outras, o candidato pode analisar:
as dificuldades de escoamento da produção pela insuficiência de transportes; as precárias condições de conservação da malha rodoviária; os custos operacionais dos portos brasileiros; as deficientes condições de armazenamento da produção; a opção pelo transporte rodoviário de custo mais elevado, etc.

__________________________________________________________________________________

d) Indique uma questão da economia internacional que ameaça a sua expansão.

Resposta: entre outras questões, o candidato pode indicar:
a recuperação da produção agrícola norte-americana deve promover uma queda nos preços internacionais; os subsídios e as medidas protecionistas tomadas pela União Européia e pelos Estados Unidos dificultam o acesso a esses mercados; as demoradas negociações e decisões da Organização Mundial de Comércio; os controles fito-sanitários realizados pelos países importadores.

Questões: 01 | 02 | 03 | demais provas


Questão 03
(valor: 3,0 pontos)

Figura referente à questão 03
Fonte: http://tvtem.globo.com/charges-juniao/#


Uma das formas cada vez mais comuns de perda de receita pelos Estados nacionais está retratada na charge acima.

a) Explique o processo ironizado pela charge.

Resposta: A lavagem de dinheiro é um processo de legalização de capital líquido (dinheiro em espécie) obtido de maneira ilícita (contrabando de armas, narcotráfico, terrorismo internacional, desvio de verbas públicas, corrupção institucional...). Este processo se dá através da fuga direta do dinheiro pelas diversas redes materializadas no espaço, ou das brechas existentes no sistema financeiro e bancário oficiais.
__________________________________________________________________________________

b) Como podemos associar esse processo aos países conhecidos como "Paraísos Fiscais"?

Resposta: Este processo permite, via on line, que quantias expressivas migrem para territórios regulados por leis menos rígidas quanto à origem e à natureza dos capitais migrantes. Esses países são denominados de "Paraísos Fiscais", o que torna o seu sistema financeiro e bancário receptáculo de capitais originados pelas atividades ilícitas observadas anteriormente. Este é, sem dúvida, um dos maiores problemas enfrentados atualmente por diversos países do mundo, principalmente por aqueles que têm sistemas de fiscalização menos eficientes.
__________________________________________________________________________________

c) Indique um impacto negativo gerado pela lavagem de dinheiro para os Estados nacionais.

Resposta: A lavagem de dinheiro acarreta a perda de receita dos Estados nacionais, a partir da corrupção institucional e do desvio de verbas por alguns de seus representantes públicos. Os recursos arrecadados pelo Estado têm a função principal de sustentar a máquina estatal e os projetos políticos que atendam as populações em geral, notadamente as mais necessitadas de projetos de natureza social. Com a perda de parte expressiva dos recursos públicos, esses projetos se inviabilizam e as políticas sociais do Estado se deterioram. Um outro impacto dessa dinâmica é o enriquecimento ilícito de agentes ilegais da sociedade (como os do narcotráfico) que aumentam ainda mais o seu poderio frente à Legalidade, pondo em risco a própria sustentabilidade do Estado nacional.

Questões: 01 | 02 | 03 | demais provas