PUC-RIO
Vestibular 2004Provas e Gabaritos

 TIPOS DE PROVAS 
1º dia - 08/12/2003
2º dia - 11/12/2003
TODOS OS GRUPOS GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3
DISCURSIVAS Redação e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Física, Matemática e Química Geografia e História Geografia, História e Matemática
OBJETIVAS Inglês, Espanhol e Francês Biologia, Geografia e História Biologia, Física, Matemática e Química Biologia, Física e Química
--
HABILIDADES ESPECÍFICAS (provas realizadas em 25/11/2003)
- Memorial para TEOLOGIA
- Inglês para RELAÇÕES INTERNACIONAIS
SITE WAP DA PUC-RIO: obtenha aqui também as provas objetivas
Downloads: provas e gabaritos dos últimos vestibulares da PUC-Rio

 

REDAÇÃO (discursiva) - grupos 1, 2 e 3
Prova realizada no dia 08/12/2003

________________________________________________________________________________________

Tema: O que é ser criança no mundo contemporâneo.

As crianças de hoje já não são mais como as de outros tempos? Considere, para sua reflexão sobre o tema proposto, os fragmentos de texto apresentados, a seguir. Eles trazem fatos e opiniões relacionados com o tema que devem auxiliar em sua reflexão. Evite, no entanto, copiá-los.

Fragmento 1

"Não sei direito com que idade eu estava, mas era bem pequena. Mal tinha altura bastante para poder apoiar o queixo em cima da escrivaninha de meu pai. Diante dele sentado escrevendo, eu vinha pelo outro lado, levantava os braços até a altura dos ombros, pousava as mãos uma por cima da outra no tampo da mesa, erguia de leve o pescoço e apoiava a cabeça sobre elas. A idéia era ficar embevecida, contemplando de frente o trabalho paterno. Bem apaixonadinha por ele, como já explicava Freud, mas eu só descobriria anos depois.

Só que no meio do caminho tinha outra coisa. Bem diante dos meus olhos, na beirada da mesa. Uma pequena escultura de bronze, esverdeada e pesada, numa base de pedra preta e lustrosa. Dois cavalos. Mais exatamente, um cavalo esquelético, seguido por um burrico roliço. Montado no primeiro, e ainda mais magrelo, um risonho cavaleiro de barbicha segurava uma lança numa mão e um escudo na outra. Escarrapachado no jumento, um gorducho risonho, de braço estendido para o alto, erguia o chapéu como quem dá vivas.

Um dia, perguntei quem era.
— O da frente se chama Dom Quixote. O outro, Sancho Pança.
— Quem são eles?
— Ih, é uma história comprida...Um dia eu conto.
(....)
Levantou-se, foi até a estante, pegou um livro grandalhão, sentou-se numa poltrona e me mostrou. Lá estavam várias figuras dos dois em preto-e-branco.
— Outra hora eu conto, agora vá brincar."

(MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. p. 1 e 2)


Fragmento 2

"Em um anúncio da Microsoft, representando uma pacífica noite familiar, do fim do século XX, aparecem duas meninas louras, com o cabelo cacheado, vestindo camisola, no meio do quarto de dormir: "Papai, vamos lá, fale-nos de Sartre e o existencialismo e sua crença na inescapável responsabilidade de todos os indivíduos sobre suas próprias decisões, e também sobre sua relação com Simone de Beauvoir".

"Tudo bem", diz o pai, que carrega a enciclopédia multimídia Encarta no computador e chama "Sartre"."

(CORAZZA, Sandra Mara. Infância e educação. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002. p. 25)


Fragmento 3

"As agências de publicidade investigam mudanças no comportamento e no desejo de compras infantis e as pesquisas apontam que as crianças dessa geração "pode tudo" selecionam seus programas de tevê sozinhas; decidem sobre a marca e os equipamentos do computador; vão a viagens, acampamentos, festas, sem a companhia dos familiares; escolhem suas roupas, cinema, CDs, lanches. Deste modo, possuem poder de decisão em produtos que extrapolam o mundo dos brinquedos e guloseimas e influenciam as decisões de compra de toda família."

(McCann-Erickson, 1996; ap. CORAZZA, Sandra Mara.
Infância e educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002. p.18)


Fragmento 4

"Leonardo Pimenta, 11 anos, junto com quatro irmãos, passa 10 horas por dia colando e costurando os tênis da marca Dharma em sua casa na vila Santa Terezinha, Franca/SP. Começa às 7 da manhã, segue até meio-dia e vai para a escola. Retoma às 6h30min da tarde e pára à meia-noite. Descansa domingo. Os quatro irmãos e o pai preparam cinqüenta pares por dia..."

(Folha de São Paulo, Menor trabalha...ap. CORAZZA, Sandra Mara.
Infância e educação. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002. p.46)


Fragmento 5

"A criança na barquinha
Nos dias de chuva, com um pedaço de jornal velho, fazia-se um barquinho de papel para navegar na sarjeta e ficar olhando a água levar."

(CORAZZA, Sandra Mara. Infância e educação. Petrópolis/ RJ, Vozes, 2002. p. 11)

A seguir, produza um artigo de opinião no qual você deverá contextualizar o tema, definir e sustentar seu ponto de vista sobre a questão posta em debate e desenvolver as idéias, dialogando com as outras vozes presentes nos fragmentos citados.

O texto, com cerca de 25 linhas, deve ter coerência, coesão e argumentação bem fundamentada. Dê um título criativo ao seu texto.


demais provas