PUC-RIO

1º dia - 08/12/2003
2º dia - 11/12/2003
TODOS OS GRUPOS GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3
DISCURSIVAS Redação e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Física, Matemática e Química Geografia e História Geografia, História e Matemática
OBJETIVAS Inglês, Espanhol e Francês Biologia, Geografia e História Biologia, Física, Matemática e Química Biologia, Física e Química
HABILIDADES ESPECÍFICAS (provas realizadas em 25/11/2003)
- Memorial para TEOLOGIA
- Inglês para RELAÇÕES INTERNACIONAIS
SITE WAP DA PUC-RIO: obtenha aqui também as provas objetivas
Downloads: provas e gabaritos dos últimos vestibulares da PUC-Rio

GEOGRAFIA (discursiva) - grupos 2 e 3
Prova realizada no dia 11/12//2003

Questão 01 - (valor: 3,0 pontos)

Até o século XIX, a floresta cobria, com uniformidade, todo o médio vale do rio Paraíba do Sul. Sua homogeneidade e sua densidade variavam em função do maior ou menor distanciamento dos rios. Exuberante, apresentando uma grande variedade de espécies, a mata tropical era um indicador de solos férteis.

As derrubadas sucessivas arruinaram a paisagem. A destruição foi rápida e completa. Da vegetação original restaram vestígios, pequenos santuários, nas áreas em que o declive das encostas inviabilizava o uso agrícola.

A partir do texto:

a) apresente duas formas de como a intervenção do homem provocou a deterioração dos solos;

R: Entre outras, o candidato pode apresentar a seguinte argumentação: a retirada da cobertura florestal aumenta o impacto das chuvas sobre o solo, diminui a capacidade do solo de reter água e acelera a velocidade do escoamento superficial. Assim, as pequenas partículas sólidas que formam os horizontes superficiais do solo são facilmente retiradas pela erosão, acarretando a diminuição da fertilidade.

b)
mostre como a ação do homem alterou o regime dos rios.

R: Entre outras, o candidato pode apresentar as seguintes alterações: a cobertura florestal atua como um fator de regularização do escoamento; ela serve de anteparo para as chuvas que vão depois escoando lentamente e, em função da sua menor velocidade, se infiltrando (água gravitacional). O regime dos rios, isto é, o modo como o rio se abastece, é profundamente alterado com a retirada da cobertura florestal, porque as águas escoam rapidamente provocando cheias violentas. Ao final da estação seca, o débito do rio é sensivelmente menor que durante o período chuvoso.

Questões: 01 | 02 | 03 | demais provas

Questão 02 - (valor: 4,0 pontos)

Observe o mapa, que apresenta a organização interna da metrópole do Rio de Janeiro.

REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
(SITUAÇÃO NO FINAL DOS ANOS 90)

A partir da identificação da área ocupada pelo núcleo metropolitano (1) e pelo espaço de atração da auto-segregação (3),
compare-os quanto:

a) ao uso do solo urbano;

R: 1- a parte mais central do núcleo constitui-se essencialmente em uma área de negócios, com importante concentração de comércio, serviços e, também, das sedes de empresas de diferentes setores: industrial, financeiro e de serviços. O uso cultural do solo urbano, nesta área, tem, nas últimas décadas, se expandido bastante. No entorno da área central, encontram-se os bairros residenciais mais antigos da cidade, como Flamengo, Leblon, Tijuca, Méier, que hoje se caracterizam pelo uso misto do solo urbano. Neles estão presentes também o comércio e os serviços. Alguns desses bairros constituem-se em verdadeiros subcentros.
3- corresponde basicamente à Barra da Tijuca cujo uso do solo urbano é eminentemente residencial e de serviços. As residências, na maior parte, se organizam em grandes condomínios de casas ou edifícios. Os serviços encontram-se nos numerosos shoppings e em grandes prédios onde estão localizados escritórios comerciais e consultórios.

b) à especulação imobiliária.

R: 1- o núcleo apresenta uma ocupação mais antiga e mais densa, o que diminui a margem de manobra para a especulação imobiliária. A não ser em bairros mais nobres onde as poucas unidades de terreno restantes, ou criadas com a derrubada de casas antigas, onde o preço da unidade construída é muito alto.
3- área de maiores possibilidades de especulação imobiliária em larga escala, por ser ainda uma área de ocupação recente. Os especuladores são os proprietários fundiários, assim como os promotores imobiliários (incorporadores, construtores, financeiras e corretoras).

Questões: 01 | 02 | 03 |demais provas

Questão 03 - (valor: 3,0 pontos)

No Brasil, apesar dos sinais de recuperação de alguns setores industriais, os investimentos da iniciativa privada deverão fechar 2003 como os mais baixos dos últimos dez anos.

(Folha de São Paulo, 24 de setembro de 2003)

A seguir, apresentamos 5 itens utilizados para orientar os investidores:

1 _ condições políticas/credibilidade das instituições;
2 _ qualidade e disponibilidade das fontes de energia;
3 _ custo do capital e disponibilidade de financiamento;
4 _ níveis gerais de educação/qualificação da mão-de-obra;
5 _ qualidade dos sistemas viários.

Escolha 2 itens e mostre como eles influenciaram o fraco investimento do setor privado, na economia brasileira, em 2003.

R: a) e b)
Resposta livre. Entre outros, o candidato pode escolher o item 1.
No período eleitoral de 2002, com a possibilidade de vitória do candidato da oposição, surgiu a ameaça de ruptura dos compromissos políticos e econômicos externos e internos o que elevou a taxa de risco do país a valores muito altos, gerando a incerteza que afugentou os investidores.

Questões:
01 | 02 | 03 | demais provas