PUC-RIO

09/07/2004
10/07/2004
  TEOLOGIA TODOS OS CURSOS TODOS OS CURSOS, exceto INFORMÁTICA apenas INFORMÁTICA
DISCURSIVAS Redação e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Geografia e História Física, Matemática e Química
OBJETIVAS   Espanhol e Inglês Biologia, Física, Matemática e Química Biologia, Geografia e História
Downloads (obtenha aqui as provas e os gabaritos dos últimos vestibulares)

REDAÇÃO - Todos os Cursos
Prova discursiva realizada no dia 10/07/2004

Proposta de produção de texto

A preocupação de entender o sentido de "estar no mundo" e de como relacionar-se com as pessoas tem sido fonte inesgotável de inspiração para produções poéticas, literárias, cinematográficas, dramáticas e mesmo científicas. As afirmações do artista Anthony Perkins e do pesquisador Fernando Braga Costa, abaixo transcritas, contextualizam essa preocupação na contemporaneidade.

"Quando comecei a adquirir uma certa notoriedade e tinha dias em que me sentia deprimido, dizia a mim mesmo: Bem, acho que vou dar uma volta e ser reconhecido".
(Anthony Perkins, em L. Ross, 'The Player - III", The New Yorker (4 de novembro de 1961, p.88)

"Durante oito anos, o psicólogo Fernando Braga da Costa vestiu uniforme de gari e trabalhou varrendo as ruas da Universidade de São Paulo (USP). Era sua tese de mestrado: invisibilidade pública. "As pessoas enxergam no outro apenas a função social", diz ele, que sentiu na pele o que vive um... trabalhador invisível (...) . "Descobri que um simples 'bom dia' - que quase nunca recebia como gari - é um sopro de vida, um sinal da própria existência". Professores que costumavam cumprimentá-lo efusivamente nos corredores o ignoravam quando gari. Na verdade, sequer o olhavam no rosto, gesto que talvez permitisse um reconhecimento. "Quem ocupa um emprego considerado inferior fica imperceptível ao olhar da sociedade", diz Fernando. "E não é uma questão de ótica, mas de sensibilidade. Daí que toda manhã, ambulantes, frentistas, serventes, boys e demais trabalhadores, com ou sem uniforme, podem estar esperando ardentemente apenas por nosso bom dia."

(Márcia Bindo, em Gente Invisível, Vida Simples, 8 de agosto de 2003, p.17)

Reflita sobre a questão da identidade nas relações sociais públicas nas sociedades urbanas e produza um artigo de opinião a ser publicado num jornal de circulação interna da Universidade.

Você deverá contextualizar o tema, discutir posições e manifestar seu posicionamento. O texto, com cerca de 25 linhas, deve ter coerência, coesão e argumentação bem fundamentada. Dê um título criativo a seu texto.