PUC-RIO

Vestibular de Inverno 2003Provas e Gabaritos

 
19/07/2003
20/07/2003
  TEOLOGIA e RELAÇÕES INTERNACIONAIS TODOS OS CURSOS TODOS OS CURSOS, exceto INFORMÁTICA apenas INFORMÁTICA
DISCURSIVAS Redação e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Geografia e História Física, Matemática e Química
OBJETIVAS   Espanhol e Inglês Biologia, Física, Matemática e Química Biologia, Geografia e História
Os gabaritos das provas objetivas também estão disponíveis no Site WAP da PUC-RIO
Downloads (obtenha aqui as provas e os gabaritos dos últimos vestibulares)
   
 
 
 
 
 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - todos os cursos
Prova discursiva realizada no dia 20/07/2003

Texto 1

Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
- dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

PRADO, Adélia. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1995, p.11.


Questão 01
Adélia Prado é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras contemporâneas. Sua poesia trata de temas que vão do mistério da criação poética à vida cotidiana, passando pela condição feminina. Leitora contumaz, ela estabelece uma série de diálogos com obras e autores de nossa literatura. A partir da leitura do texto acima, estabeleça uma comparação entre o poema de Adélia e o seguinte trecho do "Poema de sete faces" de Carlos Drummond de Andrade:

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche* na vida.

* gauche: palavra da língua francesa que possui inúmeros significados, dentre os quais os de torto, malfeito, desajeitado.


Resposta
O candidato deverá identificar a intertextualidade proposta pelo texto de Adélia em relação ao trecho de Drummond, destacando a presença da paródia como recurso estilístico e a diferenciação do eu-lírico em ambos os poemas.

Questões: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | topo da página



Questão 02
Identifique e explique brevemente o jogo de palavras presente no título do poema.


Resposta
Duas expressões cristalizadas são evocadas no título, a saber, "com licença" e "licença poética". O jogo de palavras permite condensar uma série de aspectos presentes no poema. A expressão "com licença" evoca a idéia de pedido de permissão, associável no poema, entre outras coisas, à apropriação do texto de um outro poeta e à caracterização da condição ainda submissa da mulher. Já a expressão licença poética remete às liberdades especiais franqueadas pela linguagem poética, ao espaço aberto pela poesia para a transgressão e para o inusitado.

Questões: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | topo da página



Texto 2

Indiana vira heroína ao desafiar dote
Jovem chamou polícia para prender noivo; costume causa morte de 6 mil mulheres por ano

Flávio Henrique Lino

Era para ser apenas mais um dos milhões de casamentos que ocorrem a cada ano na Índia. Os convidados dos noivos já começavam a chegar para a cerimônia no último dia 11 de maio e a estudante de engenharia de programas Nisha Sharma, de 21 anos, preparava-se para seu grande momento. Em questão de minutos, no entanto, Nisha estava no celular chamando a polícia para prender seu futuro marido - um professor de informática - e a caminho de tornar-se uma celebridade nacional.
O motivo da reviravolta foi a agressão sofrida pelo pai da estudante, esbofeteado por um enfurecido noivo por tentar argumentar contra o pedido de um dote extra feito de última hora à família de Nisha: além de um carro zerinho na garagem e dos eletrodomésticos em pares que recebera, Munish Dalal e seus parentes queriam mais 1,2 milhão de rúpias (US$ 25 mil). Escorada na Lei de Proibição de Dotes, de 1961, Nisha botou o ex-futuro marido na cadeia e forçou a sogra e outros parentes dele a se esconderem por cumplicidade no crime, que nos casos mais graves custa a vida a seis mil mulheres por ano na Índia, segundo estimativas do governo.
- Eles não estavam só pedindo dinheiro, eles agrediram meu pai. Munish queria casar comigo ou com meu dinheiro? - disse Nisha ao GLOBO, por telefone, de sua casa em Nova Délhi.
Nos dias que se seguiram, a jovem estudante ganhou as manchetes dos jornais indianos e seu gesto reverberou nos quatro cantos do imenso país, onde, apesar da lei de 1961, a prática do dote no casamento ainda é amplamente aceita em todas as classes sociais.
- Essa prática não só continua, mas parece ter se acelerado nos últimos anos por causa do aumento do consumismo na sociedade indiana e de outras forças de mercado - explicou, de Nova Délhi, a advogada Kirpi Singh, da Associação Democrática das Mulheres de Toda a Índia.

Dote leva a infanticídio feminino e aborto seletivo

A atitude de Nisha é raríssima no país, onde a família da noiva fica estigmatizada quando o casamento por alguma razão é cancelado. Daí a fama instantânea que caiu sobre a jovem universitária, já sondada por partidos políticos para disputar uma cadeira na assembléia estadual de Uttar Pradesh nas próximas eleições. Nos dias seguintes ao episódio, havia filas de parentes, amigos e admiradores que foram à casa dela cumprimentá-la por seu gesto.
- Não fiquei com medo das conseqüências porque toda a minha família me apoiou. Quando os seus pais estão com você, não se deve temer o julgamento da sociedade - contou Nisha, que recebeu mais de 50 propostas de casamento de novos pretendentes que disseram admirá-la por sua atitude.
O gesto da estudante encorajou outras mulheres a seguirem seu exemplo: desde 11 de maio já houve pelo menos dez casos de noivas que denunciaram as famílias dos futuros maridos por exigência ilegal de dote.
O problema, porém, é muito mais grave do que a extorsão pré-marital sofrida por Nisha e por tantas outras: anualmente, cerca de seis mil mulheres são assassinadas na Índia pelas famílias dos maridos por insatisfação com o dote recebido, exigência de mais dote ou simplesmente para abrir caminho a um novo casamento e um novo dote. Uma ala criada só para sogras criminosas numa prisão em Nova Délhi abrigava tempos atrás 150 mulheres, um terço do total de presas.
Um outro efeito perverso da prática do dote é o infanticídio feminino e o aborto seletivo de fetos de mulheres, como forma de evitar o fardo financeiro que o pagamento de futuros dotes causará à família. Segundo o Fundo da ONU para População, a taxa de mortalidade infantil feminina na Índia é 40% mais alta que a masculina, sendo o dote a segunda causa de morte, perdendo apenas para a miséria.
- A solução é a educação. Quanto mais mulheres tiverem acesso a educação e se tornarem independentes, mais elas rejeitarão a prática do dote - disse, de Nova Délhi, a presidente da Comissão Nacional de Mulheres da Índia, Poornima Advani, destacando a importância de divulgar casos como o de Nisha.

(O Globo, 1 de junho de 2003)

Questão 03

3.1 -
Explique por que se pode dizer que o comportamento da heroína indiana do Texto 2 ilustra, ao mesmo tempo, o movimento de "carregar bandeira" e a condição "ainda envergonhada" da mulher, tematizados no Texto 1.


Resposta
O comportamento de Nisha ilustra simultaneamente os dois aspectos aludidos no enunciado da questão: por um lado, o ato de denunciar o próprio noivo se orienta no sentido de uma clara ruptura com a condição cerceada da mulher na sociedade indiana; por outro lado, o fato de ter inicialmente concordado em submeter-se à prática ilegal do dote e a afirmação de que só não teve medo das conseqüências da denúncia por contar com "o apoio da família" apontam para a dimensão "ainda envergonhada" da condição feminina.

3.2 - Substitua as expressões sublinhadas nas orações abaixo por outras que mantenham o sentido original sem provocar qualquer outra alteração na estrutura das frases.

(A) O gesto de Nisha reverberou nos quatro cantos daquele imenso país.
(B) Escorada na Lei de Proibição de Dotes, Nisha botou o ex-futuro marido na cadeia.
(C) Nisha estava a caminho de tornar-se uma celebridade nacional.
(D)
Poormina Advani destacou a importância de divulgar casos como o de Nisha.


Resposta
a) O gesto de Nisha repercutiu nos quatro cantos daquele imenso país.
b) Apoiada na Lei de Proibição de Dotes, Nisha botou o ex-futuro marido na cadeia.
c) Nisha estava prestes a tornar-se uma celebridade nacional.
d) Poormina Advani salientou a importância de divulgar casos como o de Nisha.

Questões: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | topo da página



Questão 04

Construa um parágrafo articulando os períodos abaixo. Faça as adaptações necessárias para garantir a produção de um texto coeso e coerente.

  • A Lei de Proibição de Dotes, de 1961, teve pouco impacto na Índia.
  • O governo indiano criou, em 1986, um quadro especial de funcionários.
  • A função do quadro especial de funcionários criado em 1986 é garantir o cumprimento da legislação antidote.
  • A fiscalização não tem impedido a prática do dote.
  • A fiscalização não tem refreado as conseqüências nefastas da prática do dote.
  • Continua havendo o assassinato de mulheres casadas para que seus maridos possam realizar novo casamento e receber novo dote.
  • O infanticídio feminino e o aborto seletivo persistem como formas de evitar futuros gastos com filhas mulheres.


Resposta

A Lei de Proibição de Dotes, de 1961, teve pouco impacto na Índia, o que levou o governo indiano a criar, em 1986, um quadro especial de funcionários cuja função é garantir o cumprimento da legislação antidote. A fiscalização, no entanto, não tem impedido a prática do dote nem refreado suas conseqüências nefastas. Por exemplo, continua havendo o assassinato de mulheres casadas para que seus maridos possam realizar novo casamento e receber novo dote, e o infanticídio feminino e o aborto seletivo persistem como formas de evitar futuros gastos com filhas mulheres.

Questões: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | topo da página



Questão 05
Observe os seguintes trechos do Código Penal Brasileiro, segundo o qual é crime

Art. 235 - Contrair alguém, sendo casado, novo casamento [...]

Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa [...]

(http://www.planalto.gov.br)

Responda ao que se pede:

5.1 - No português, a ordem sintática preferencial é Sujeito-Verbo-Objeto. Reescreva em ordem direta UM período dos artigos de lei acima em que ocorra uma inversão nessa ordem.


Resposta

Alguém contrair novo casamento sendo casado.

5.2 - Desenvolva de DUAS formas distintas a oração reduzida de gerúndio presente no Artigo 235. Certifique-se de que as duas novas orações produzidas tenham classificação diferente.


Resposta

Contrair alguém, se for casado, novo casamento.
Contrair alguém, que seja casado, novo casamento.

5.3 - No Artigo 158, ocorre inserção de elementos de natureza adverbial entre os complementos de um verbo. Identifique UM desses elementos e classifique-o sintaticamente.


Resposta

mediante violência ou grave ameaça: adjunto adverbial de modo
OU
com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica: oração subordinada adverbial final

Questões: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | topo da página