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Vestibular 2001Provas e Gabaritos


 
04/12/2001
11/12/2001
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DISCURSIVAS
OBJETIVAS
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Questões:

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E
A
E
B
D
C
C
A
D
B

 

História - Grupo 1
Prova objetiva realizada no dia 11/12/2001

Questões

21

As alternativas abaixo apresentam características comuns às experiências colonizadoras portuguesa e espanhola na América entre os séculos XVI e XVIII, COM EXCEÇÃO DE:
(A) Predominância de relações de trabalho compulsórias.
(B) Proibição à prática das religiões protestantes.
(C) Vigência do exclusivo comercial.
(D) Caráter profundamente excludente da estrutura social.
(E) Inexistência de instituições universitárias de ensino.

Resposta
(E) - a inexistência de instituições universitárias de ensino.
A alternativa E é incorreta, pois se, no período recortado, não havia efetivamente instituições universitárias de ensino na América de colonização portuguesa, o mesmo não é válido para a América espanhola, onde, já no século XVI, foram fundadas universidades, como por exemplo, a da cidade do México.

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A Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões cristãs, dentre as quais destacam-se a luterana, a calvinista e a anglicana. A despeito das características que conferem especificidade a cada uma delas, observam-se elementos que as aproximam entre si. Um desses elementos é a:
(A) celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.
(B) ausência de hierarquia eclesiástica.
(C) tolerância em relação às demais religiões cristãs.
(D) afirmação da primazia da Igreja sobre o Estado.
(E) crítica às estruturas sociais vigentes.

Resposta
(A) - celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.
O elemento apontado na alternativa B não se aplica, por exemplo, à Igreja da Inglaterra, que possuía uma estrutura hierárquica. Na alternativa C, aponta-se um elemento que não pode ser relacionado genericamente a qualquer uma das três religiões, uma vez que em todas elas verificaram-se manifestações de clara intolerância em relação àqueles que não as professavam. O elemento da alternativa D não pode ser associado a qualquer uma das três religiões; o mesmo se verifica em relação à alternativa E - Lutero, por exemplo, condenou veementemente as revoltas camponesas.

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Analise as afirmativas abaixo referentes ao Iluminismo:

I - Muitas das idéias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.
II - O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida à razão, entendida como inerente à condição humana.
III - Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento promotor da civilização.
IV - A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano.

Assinale:
(A) se apenas a afirmativa II estiver correta.
(B) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Resposta
(E) - todas as afirmativas estão corretas.
Em todas as afirmativas, encontram-se enunciados corretos referentes ao Iluminismo.

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A Conjuração Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798) possuem em comum o fato de terem sido movimentos que:

I - evidenciaram a crise do Antigo Sistema Colonial.
II - visavam à emancipação política do Brasil.
III - apresentavam forte caráter popular.
IV - expressavam insatisfações em face da política metropolitana, particularmente desde a queda do Marquês de Pombal.

Assinale:
(A) se apenas a afirmativa II estiver correta.
(B) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas I , II e III estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Resposta
(B) - apenas as afirmativas I e IV estão corretas
A afirmativa II é incorreta, pois nenhuma das conjurações tinha por objetivo a independência da colônia como um todo, sendo movimentos regionalistas. A afirmativa III não é correta, pois a Conjuração Mineira foi um movimento organizado pelos "grandes" da sociedade mineradora.

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Fonte: Nilse W. Ostermann e Iole C. Kunze. Às armas cidadãos!
A França revolucionária (1789 - 1799)
. São Paulo, Atual, 1995, p. 68.

O cartaz acima circulou na França durante momentos de radicalização do processo revolucionário (1792-94). Era acompanhado pela seguinte legenda: "Matéria de reflexão para os charlatães coroados: que um sangue impuro regue os nossos campos". Os valores e idéias defendidos nesse cartaz podem ser associados às concepções apresentadas nas alternativas abaixo, À EXCEÇÃO DE:
(A) Reconhecimento do princípio da igualdade entre os cidadãos.
(B) Crítica aos privilégios da nobreza e do clero.
(C) Defesa do ideal de soberania popular.
(D) Valorização do direito divino dos reis.
(E) Defesa da perseguição aos contra-revolucionários.

Resposta
(D) - Valorização do direito divino dos reis.
Apenas a opção D é incorreta. Apresenta uma concepção rechaçada pelos revolucionários, em especial, pelos jacobinos, na época propriamente dita do Terror, momento revolucionário de aplicação mais extremada de medidas contrárias aos princípios e valores da sociedade do Antigo Regime.

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Uma característica comum a todas as Constituições políticas do Brasil é:
(A) o sufrágio universal.
(B) a garantia dos direitos trabalhistas.
(C) o princípio de divisão dos poderes políticos.
(D) o regime federalista.
(E) a exclusão dos analfabetos da cidadania política

Resposta
(C) - o princípio de divisão dos poderes políticos.
O sufrágio estabelecido pela Constituição de 1824 era censitário; leis trabalhistas só passaram a constar dos textos constitucionais a partir da Carta de 1934; o federalismo foi instituído pelas Constituições republicanas, mas não pela do Império; a Constituição de 1988, em vigor, reconhece o direito de voto aos analfabetos.

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A Segunda Grande Guerra (1939-1945), por suas dimensões, perdas humanas e materiais e por seus impactos, provocou uma série de modificações no cenário das relações internacionais. Considerando essas modificações, avalie as afirmações abaixo.

I - Houve a configuração da bipolaridade de interesses e disputas entre blocos de países liderados pelos governos dos EUA e da URSS.
II - Assistiu-se ao incremento das lutas de descolonização em regiões asiáticas e africanas.
III - Concretizou-se a hegemonia britânica sobre a exploração de reservas petrolíferas no Oriente Médio.
IV - Proibiu-se o uso de armas nucleares, devido ao impacto causado pelo lançamento das bombas atômicas sobre o Japão.
V - Encerraram-se, em função do Holocausto, as perseguições e conflitos políticos por motivos étnicos, religiosos ou raciais.

Assinale:
(A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
(B) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas III e V estiverem corretas.
(E) se apenas as afirmativas IV e V estiverem corretas.

Resposta
(C) - apenas as afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa III está errada posto que, ao fim da Segunda Guerra, a presença britânica no Oriente Médio, em função da descolonização, foi sendo crescentemente diminuída, e, em alguns casos, substituída e/ou complementada pela presença norte-americana. A afirmativa IV está incorreta pois não houve a proibição do uso de armas nucleares, ocorrendo uma corrida armamentista associada ao uso dessa nova tecnologia de guerra. A afirmativa V está errada pois, por mais que os efeitos do Holocausto tenham abalado a validade das teorias raciais, não houve, contudo, o encerramento de conflitos e perseguições alimentadas por rivalidades e ódios étnicos, religiosos e raciais.

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28

Fonte: Hilário Franco Jr. e Ruy de Oliveira Andrade Filho.
Atlas de História Geral. São Paulo: Ed. Scipione, 1993, p.70.

O gráfico acima apresenta a variação do número de desempregados na sociedade norte-americana, entre 1929 e 1942. A partir da leitura do gráfico e de seus conhecimentos, assinale a afirmativa correta:
(A) A política do New Deal, estimulando investimentos em obras públicas e na agricultura e regulamentando o mercado de trabalho, teve como um de seus principais desdobramentos a redução do número de desempregados.
(B) A quebra da Bolsa de Valores de Nova York ocasionou, de imediato, o aumento dos investimentos industriais nos Estado Unidos, especialmente no setor bélico, estimulando uma nova guerra mundial.
(C) O retorno aos índices de desemprego a níveis inferiores ao da crise de 1929 somente ocorreu por ocasião do início da II Guerra Mundial, em 1939, quando o governo norte-americano enviou tropas para as frentes de combate.
(D) Correlacionada ao enorme índice de desempregados, a economia norte-americana viveu, entre 1929 e 1942, uma crise recessiva ininterrupta e sem precedentes nos setores agrícola, industrial e financeiro.
(E) O governo Roosevelt, através do New Deal, estimulou o livre cambismo internacional durante os anos 30, de uma tal forma, que essa política repercutiu na ampliação da entrada de novos capitais, estimulando a geração de empregos.

Resposta
(A) - A política do New Deal, estimulando investimentos em obras públicas e na agricultura e regulamentando o mercado de trabalho, teve como um de seus principais desdobramentos a redução do número de desempregados.
Apenas a afirmativa A está correta. Todas as outras apresentam erros, a saber: a afirmativa B está incorreta ao apontar o crescimento de investimentos industriais no setor bélico após a quebra da bolsa de Nova York; a afirmativa C está incorreta pois a queda maior dos índices de desemprego ocorreu a partir de 1942, quando o governo norte-americano passou a enviar tropas para o cenário da guerra e a investir em maior escala na indústria bélica; a afirmativa D está incorreta, pois não houve uma recessão constante e ininterrupta ao longo do período 1929-42; entre 1933 e 1937, os efeitos do New Deal estancaram o quadro recessivo; e finalmente, a afirmativa E está incorreta, pois o governo Roosevelt não estimulou o livre cambismo internacional.

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A música, como produção cultural de ampla circulação entre diversos segmentos sociais, é muitas vezes apropriada por dirigentes governamentais como instrumento de divulgação de valores e idéias do regime vigente. As alternativas abaixo reproduzem trechos de músicas brasileiras. Assinale a alternativa que NÃO apresenta idéias valorizadas e apropriadas pela propaganda e pela censura política do Governo Médici (1969-1974):
(A) "90 milhões em ação, prá frente Brasil do meu coração...".
(B) "Eu te amo, meu Brasil, eu te amo. Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil... Ninguém segura a juventude do Brasil".
(C) "Este é um país que vai prá frente...De uma gente alegre e tão contente..."
(D) "Apesar de você, amanhã há de ser outro dia..."
(E) "Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza."

Resposta
(D) - "Apesar de você, amanhã há de ser outro dia..."
A única opção correta é a letra D. Todas as outras alternativas apresentam trechos de músicas que exaltam o Brasil, seja pela sua natureza física, por suas características culturais, ou por sua capacidade de gerar progresso; isto é, são letras que se ufanam do país, em um momento de forte censura política e repressão às dissidências contestadoras do regime vigente.

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30

Taxa de analfabetismo - Brasil - 1940 a 1980
1940
1950
1960
1970
1985
60%
58%
47%
38%
26%
       
Fonte: IBGE

Porcentagem de eleitores na população total - Brasil - 1945 a 1982
1945
1950
1962
1970
1982
16%
21%
25%
31%
48%
   
Fonte: Eleições para Senado Federal. TSE

A partir da análise das tabelas acima e de seus conhecimentos sobre as experiências históricas da República brasileira, avalie as afirmações abaixo.
I - O número de eleitores variou inversamente à porcentagem de analfabetos no país, uma vez que a alfabetização passou a ser critério de cidadania política.
II - O sistema político brasileiro tornou-se cada vez mais democrático à medida que houve o aumento do número de eleitores.
III - A maior urbanização, na segunda metade do século, foi um importante fator para a diminuição do analfabetismo e o aumento do número de eleitores.
IV - A queda expressiva das taxas de analfabetismo, entre 1970 e 1985, foi resultado de campanhas de alfabetização de adultos, com destaque para o MOBRAL.

Assinale:
(A) se apenas a afirmativa I estiver correta.
(B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Resposta
(B) - apenas as afirmativas I e III estão corretas
A afirmativa II está incorreta, pois o maior número de eleitores aumenta a representatividade política do sistema mas não garante uma ordem democrática. Como exemplo, os regimes militares pouco toleraram a livre manifestação de expressão e a livre organização, durante os anos 60 e 70 do século XX. A afirmativa IV está incorreta pois o Movimento Brasileiro pela Alfabetização (MOBRAL) não teve eficácia substancial na diminuição do número de analfabetismo. A diminuição deveu-se mais à expansão do sistema formal de ensino primário desde as décadas anteriores.

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