História
- Grupo 1
Prova objetiva realizada no dia 11/12/2001
Questões
21
As
alternativas abaixo apresentam características comuns às
experiências colonizadoras portuguesa e espanhola na América
entre os séculos XVI e XVIII, COM EXCEÇÃO DE:
(A) Predominância de relações de trabalho compulsórias.
(B) Proibição à prática das religiões
protestantes.
(C) Vigência do exclusivo comercial.
(D) Caráter profundamente excludente da estrutura social.
(E) Inexistência de instituições universitárias
de ensino.
Resposta
(E) - a inexistência de instituições universitárias
de ensino.
A alternativa E é incorreta, pois se, no período
recortado, não havia efetivamente instituições
universitárias de ensino na América de colonização
portuguesa, o mesmo não é válido para a América
espanhola, onde, já no século XVI, foram fundadas universidades,
como por exemplo, a da cidade do México.
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A
Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões
cristãs, dentre as quais destacam-se a luterana, a calvinista
e a anglicana. A despeito das características que conferem especificidade
a cada uma delas, observam-se elementos que as aproximam entre si. Um
desses elementos é a:
(A) celebração dos cultos nas línguas faladas pelos
fiéis.
(B) ausência de hierarquia eclesiástica.
(C) tolerância em relação às demais religiões
cristãs.
(D) afirmação da primazia da Igreja sobre o Estado.
(E) crítica às estruturas sociais vigentes.
Resposta
(A) - celebração dos cultos nas línguas faladas
pelos fiéis.
O elemento apontado na alternativa B não se aplica, por
exemplo, à Igreja da Inglaterra, que possuía uma estrutura
hierárquica. Na alternativa C, aponta-se um elemento que
não pode ser relacionado genericamente a qualquer uma das três
religiões, uma vez que em todas elas verificaram-se manifestações
de clara intolerância em relação àqueles
que não as professavam. O elemento da alternativa D não
pode ser associado a qualquer uma das três religiões; o
mesmo se verifica em relação à alternativa E
- Lutero, por exemplo, condenou veementemente as revoltas camponesas.
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23
Analise
as afirmativas abaixo referentes ao Iluminismo:
I
- Muitas das idéias propostas pelos filósofos iluministas
são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.
II - O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida
à razão, entendida como inerente à condição
humana.
III - Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância
central à educação enquanto instrumento promotor
da civilização.
IV - A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável
de todo ser humano.
Assinale:
(A) se apenas a afirmativa II estiver correta.
(B) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta
(E) - todas as afirmativas estão corretas.
Em todas as afirmativas, encontram-se enunciados corretos referentes
ao Iluminismo.
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24
A
Conjuração Mineira (1789) e a Conjuração
Baiana (1798) possuem em comum o fato de terem sido movimentos que:
I
- evidenciaram a crise do Antigo Sistema Colonial.
II - visavam à emancipação política do
Brasil.
III - apresentavam forte caráter popular.
IV - expressavam insatisfações em face da política
metropolitana, particularmente desde a queda do Marquês de Pombal.
Assinale:
(A) se apenas a afirmativa II estiver correta.
(B) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas I , II e III estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta
(B) - apenas as afirmativas I e IV estão corretas
A afirmativa II é incorreta, pois nenhuma das conjurações
tinha por objetivo a independência da colônia como um
todo, sendo movimentos regionalistas. A afirmativa III não
é correta, pois a Conjuração Mineira foi um movimento
organizado pelos "grandes" da sociedade mineradora.
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Fonte:
Nilse W. Ostermann e Iole C. Kunze. Às armas cidadãos!
A França revolucionária (1789 - 1799). São
Paulo, Atual, 1995, p. 68.
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O
cartaz acima circulou na França durante momentos de radicalização
do processo revolucionário (1792-94). Era acompanhado pela
seguinte legenda: "Matéria de reflexão para os
charlatães coroados: que um sangue impuro regue os nossos campos".
Os valores e idéias defendidos nesse cartaz podem ser associados
às concepções apresentadas nas alternativas abaixo,
À EXCEÇÃO DE:
(A) Reconhecimento do princípio da igualdade entre os cidadãos.
(B) Crítica aos privilégios da nobreza e do clero.
(C) Defesa do ideal de soberania popular.
(D) Valorização do direito divino dos reis.
(E) Defesa da perseguição aos contra-revolucionários.
Resposta
(D) - Valorização do direito divino dos reis.
Apenas a opção D é incorreta. Apresenta uma concepção
rechaçada pelos revolucionários, em especial, pelos
jacobinos, na época propriamente dita do Terror, momento revolucionário
de aplicação mais extremada de medidas contrárias
aos princípios e valores da sociedade do Antigo Regime.
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Uma característica comum a todas as Constituições
políticas do Brasil é:
(A) o sufrágio universal.
(B) a garantia dos direitos trabalhistas.
(C) o princípio de divisão dos poderes políticos.
(D) o regime federalista.
(E) a exclusão dos analfabetos da cidadania política
Resposta
(C) - o princípio de divisão dos poderes políticos.
O sufrágio estabelecido pela Constituição de 1824
era censitário; leis trabalhistas só passaram a constar
dos textos constitucionais a partir da Carta de 1934; o federalismo
foi instituído pelas Constituições republicanas,
mas não pela do Império; a Constituição
de 1988, em vigor, reconhece o direito de voto aos analfabetos.
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27
A Segunda Grande Guerra (1939-1945), por suas dimensões,
perdas humanas e materiais e por seus impactos, provocou uma série
de modificações no cenário das relações
internacionais. Considerando essas modificações, avalie
as afirmações abaixo.
I - Houve a configuração da bipolaridade
de interesses e disputas entre blocos de países liderados pelos
governos dos EUA e da URSS.
II - Assistiu-se ao incremento das lutas de descolonização
em regiões asiáticas e africanas.
III - Concretizou-se a hegemonia britânica sobre a exploração
de reservas petrolíferas no Oriente Médio.
IV - Proibiu-se o uso de armas nucleares, devido ao impacto causado
pelo lançamento das bombas atômicas sobre o Japão.
V - Encerraram-se, em função do Holocausto, as perseguições
e conflitos políticos por motivos étnicos, religiosos
ou raciais.
Assinale:
(A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
(B) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas III e V estiverem corretas.
(E) se apenas as afirmativas IV e V estiverem corretas.
Resposta
(C) - apenas as afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa III está errada posto que, ao fim da Segunda Guerra,
a presença britânica no Oriente Médio, em função
da descolonização, foi sendo crescentemente diminuída,
e, em alguns casos, substituída e/ou complementada pela presença
norte-americana. A afirmativa IV está incorreta pois não
houve a proibição do uso de armas nucleares, ocorrendo
uma corrida armamentista associada ao uso dessa nova tecnologia de guerra.
A afirmativa V está errada pois, por mais que os efeitos do Holocausto
tenham abalado a validade das teorias raciais, não houve, contudo,
o encerramento de conflitos e perseguições alimentadas
por rivalidades e ódios étnicos, religiosos e raciais.
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Fonte:
Hilário Franco Jr. e Ruy de Oliveira Andrade Filho.
Atlas de História Geral. São Paulo: Ed. Scipione,
1993, p.70.
|
O
gráfico acima apresenta a variação do número
de desempregados na sociedade norte-americana, entre 1929 e 1942. A
partir da leitura do gráfico e de seus conhecimentos, assinale
a afirmativa correta:
(A) A política do New Deal, estimulando investimentos
em obras públicas e na agricultura e regulamentando o mercado
de trabalho, teve como um de seus principais desdobramentos a redução
do número de desempregados.
(B) A quebra da Bolsa de Valores de Nova York ocasionou, de imediato,
o aumento dos investimentos industriais nos Estado Unidos, especialmente
no setor bélico, estimulando uma nova guerra mundial.
(C) O retorno aos índices de desemprego a níveis inferiores
ao da crise de 1929 somente ocorreu por ocasião do início
da II Guerra Mundial, em 1939, quando o governo norte-americano enviou
tropas para as frentes de combate.
(D) Correlacionada ao enorme índice de desempregados, a economia
norte-americana viveu, entre 1929 e 1942, uma crise recessiva ininterrupta
e sem precedentes nos setores agrícola, industrial e financeiro.
(E) O governo Roosevelt, através do New Deal, estimulou
o livre cambismo internacional durante os anos 30, de uma tal forma,
que essa política repercutiu na ampliação da entrada
de novos capitais, estimulando a geração de empregos.
Resposta
(A) - A política do New Deal, estimulando investimentos em
obras públicas e na agricultura e regulamentando o mercado de
trabalho, teve como um de seus principais desdobramentos a redução
do número de desempregados.
Apenas a afirmativa A está correta. Todas as outras apresentam
erros, a saber: a afirmativa B está incorreta ao apontar o crescimento
de investimentos industriais no setor bélico após a quebra
da bolsa de Nova York; a afirmativa C está incorreta pois a queda
maior dos índices de desemprego ocorreu a partir de 1942, quando
o governo norte-americano passou a enviar tropas para o cenário
da guerra e a investir em maior escala na indústria bélica;
a afirmativa D está incorreta, pois não houve uma recessão
constante e ininterrupta ao longo do período 1929-42; entre 1933
e 1937, os efeitos do New Deal estancaram o quadro recessivo; e finalmente,
a afirmativa E está incorreta, pois o governo Roosevelt não
estimulou o livre cambismo internacional.
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A
música, como produção cultural de ampla circulação
entre diversos segmentos sociais, é muitas vezes apropriada por
dirigentes governamentais como instrumento de divulgação
de valores e idéias do regime vigente. As alternativas abaixo
reproduzem trechos de músicas brasileiras. Assinale a alternativa
que NÃO apresenta idéias valorizadas e apropriadas
pela propaganda e pela censura política do Governo Médici
(1969-1974):
(A) "90 milhões em ação, prá frente
Brasil do meu coração...".
(B) "Eu te amo, meu Brasil, eu te amo. Meu coração
é verde, amarelo, branco, azul anil... Ninguém segura
a juventude do Brasil".
(C) "Este é um país que vai prá frente...De
uma gente alegre e tão contente..."
(D) "Apesar de você, amanhã há de ser outro
dia..."
(E) "Moro num país tropical, abençoado por Deus e
bonito por natureza."
Resposta
(D) - "Apesar de você, amanhã há de ser
outro dia..."
A única opção correta é a letra D. Todas
as outras alternativas apresentam trechos de músicas que exaltam
o Brasil, seja pela sua natureza física, por suas características
culturais, ou por sua capacidade de gerar progresso; isto é,
são letras que se ufanam do país, em um momento de forte
censura política e repressão às dissidências
contestadoras do regime vigente.
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Taxa
de analfabetismo - Brasil - 1940 a 1980
1940
|
1950
|
1960
|
1970
|
1985
|
60%
|
58%
|
47%
|
38%
|
26%
|
|
|
|
|
Fonte:
IBGE
|
Porcentagem
de eleitores na população total - Brasil - 1945 a 1982
1945
|
1950
|
1962
|
1970
|
1982
|
16%
|
21%
|
25%
|
31%
|
48%
|
|
|
Fonte:
Eleições para Senado Federal. TSE
|
A
partir da análise das tabelas acima e de seus conhecimentos sobre
as experiências históricas da República brasileira,
avalie as afirmações abaixo.
I - O número de eleitores variou inversamente à porcentagem
de analfabetos no país, uma vez que a alfabetização
passou a ser critério de cidadania política.
II - O sistema político brasileiro tornou-se cada vez mais democrático
à medida que houve o aumento do número de eleitores.
III - A maior urbanização, na segunda metade do século,
foi um importante fator para a diminuição do analfabetismo
e o aumento do número de eleitores.
IV - A queda expressiva das taxas de analfabetismo, entre 1970 e 1985,
foi resultado de campanhas de alfabetização de adultos,
com destaque para o MOBRAL.
Assinale:
(A) se apenas a afirmativa I estiver correta.
(B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
(C) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta
(B) - apenas as afirmativas I e III estão corretas
A afirmativa II está incorreta, pois o maior número de
eleitores aumenta a representatividade política do sistema mas
não garante uma ordem democrática. Como exemplo, os regimes
militares pouco toleraram a livre manifestação de expressão
e a livre organização, durante os anos 60 e 70 do século
XX. A afirmativa IV está incorreta pois o Movimento Brasileiro
pela Alfabetização (MOBRAL) não teve eficácia
substancial na diminuição do número de analfabetismo.
A diminuição deveu-se mais à expansão do
sistema formal de ensino primário desde as décadas anteriores.
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