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História
- Grupos 2 e 3
Prova discursiva realizada no dia 11/12/2001
1
Valor:
4,0 pontos
Leia
o texto abaixo, no qual Lima Barreto refere-se às reformas realizadas
no Rio de Janeiro - capital da nascente República - durante as
gestões do Presidente Rodrigues Alves (1902-1906) e do prefeito
do Distrito Federal Pereira Passos.
"De
uma hora para outra, a antiga cidade do Rio de Janeiro desapareceu e
outra surgiu
como se fosse obtida por uma mutação de teatro. Havia
mesmo na coisa muito de cenografia."
A)
Indique 2 (duas) transformações marcantes na paisagem
da Capital Federal, decorrentes das reformas a que foi submetida, que
confirmem a afirmativa do autor.
B)
Considerando o lugar ocupado pelo Brasil na dinâmica das relações
capitalistas internacionais no início do século XX, explique
1 (um) objetivo da reforma urbana empreendida pelos dirigentes republicanos.
Resposta
a)
O candidato poderá indicar, por exemplo:
- A abertura da Avenida Central, atual Rio Branco;
- A construção do Teatro Municipal;
- O alargamento de diversas ruas;
- A abertura da Avenida Beira Mar;
- O desmonte parcial do Morro do Castelo;
- A modernização do porto da cidade;
- A derrubada de inúmeros cortiços no centro da cidade e
imediações;
- O surgimento de favelas nas encostas de morros;
- A aceleração da ocupação dos subúrbios,
principalmente, aqueles cortados pelas linhas férreas.
b)
Os dirigentes republicanos objetivavam reiterar uma determinada concepção
de progresso e civilização, norteando a reforma urbana
por um modelo inspirado em cidades, como Paris e Londres. Associando-se
o passado ao atraso, fazia-se necessário botar abaixo os elementos
do traçado urbano característico do passado colonial e
dotar a capital de uma fisionomia européia, que a assemelhasse,
por exemplo, à cidade de Paris, reformada durante a gestão
do Barão de Hausmann. Assim, pretendia-se criar uma imagem que
contribuísse para um maior afluxo de capitais e para o incremento
das trocas comerciais, vitais a uma economia dependente como a brasileira.
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2
Valor:
3,0 pontos
A
Grande Depressão, iniciada em 1929, com a crise da Bolsa de Nova
York, foi, possivelmente, o acontecimento do século XX cujas
repercussões se fizeram sentir sobre um maior número de
homens e mulheres em todo o planeta.
A)
Explique por que os efeitos da Grande Depressão afetaram
mais a economia da Alemanha do que a economia da União Soviética.
B)
Roosevelt, ao assumir a presidência em 1933, deu início
à implementação do New Deal, um conjunto de medidas
que visava a combater os efeitos recessivos da Grande Depressão
sobre a economia norte-americana. Indique 1(uma) dessas medidas.
Resposta
a) Os efeitos da
Grande Depressão se fizeram sentir mais sobre a Alemanha, pois
esta não apenas se encontrava inserida na dinâmica das relações
capitalistas internacionais, mas também ressentia-se profundamente
com o repatriamento dos capitais norte-americanos que vinham sendo vitais
para seu reerguimento econômico, após as crises por ela atravessadas
no início da década de 1920. Já a União Soviética
sofria, desde o triunfo da Revolução de Outubro de 1917,
os efeitos do isolamento imposto pela maioria dos países ocidentais,
ao que se somava o fato de seus dirigentes estarem empreendendo uma política
econômica comprometida com a implementação do socialismo.
b)
O candidato poderá indicar, por exemplo:
- A realização de maciços investimentos estatais
em obra públicas de grande porte;
- A reorganização do sistema bancário, ampliando
o controle do mesmo pela União;
- A criação de um sistema federal de seguro desemprego;
- A concessão de empréstimos a rendeiros, a fim de que
pudessem comprar sua própria terra.
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3
Valor:
3,0 pontos
1968
foi um ano marcante para as experiências históricas de
diversas sociedades. Há quem fale de uma conspiração
planetária, caracterizada pela emergência de movimentos
de contestação e revolta, nos campos político e
cultural, envolvendo variados atores sociais _ intelectuais, estudantes,
sindicalistas, artistas, membros do clero, entre outros. Os testemunhos
abaixo ilustram um pouco da atmosfera daquele ano incomum.
"Em
maio de 68, éramos um pouco o motor da história e,
em vez de
sofrermos sua ação, nós a fazíamos.
Isto não é tão comum assim."
Jean Pierre Dut'euill, militante francês |
"Excelentíssimo
povo brasileiro. Precisamos de homens que honrem
as calças
que vestem. Queremos liberdade." |
Anônimo
brasileiro, em junho de 1968 |
(Textos
extraídos de Daniel Aarão Reis Filho e Pedro de Moraes.
68.
A paixão de uma utopia. Rio de Janeiro: FGV, 1998)
A)
Tendo em vista os princípios da democracia liberal, caracterize
2 (duas) reivindicações daqueles que participaram
das contestações de 1968, no Brasil, relacionando-as ao
contexto político então vigente.
B)
Identifique 1 (um) movimento de contestação ocorrido
fora do Brasil no ano de 1968.
Resposta
a) No Brasil, movimentos
sociais organizados reivindicavam a volta ao pleno Estado de Direito,
substancialmente alterado pelo Golpe de 1964, através dos Atos
Institucionais e da Constituição de 1967. A partir da promulgação
desta última, houve o crescimento das manifestações
de oposição ao regime. Estudantes propuseram uma reforma
universitária, centrada no deslocamento das hierarquias de poder
e na ampliação das vagas oferecidas para o ensino superior.
Sindicalistas voltaram a se manifestar, em 1968, pressionando por aumentos
salariais e denunciando as intervenções governamentais em
suas corporações. Intelectuais e artistas criticavam os
excessos da censura e as intervenções policiais em suas
produções culturais. Membros do clero, preocupados com a
violação dos direitos humanos, se juntaram às tantas
vozes críticas aos desmandos do regime militar. Episódios
como a morte do estudante secundarista Edson Luís, as manifestações
e protestos no seu enterro e na Missa de Sétimo Dia, culminando
na Passeata dos Cem Mil, transformaram 1968 em um ano emblemático
ao congregar todos os grupos que clamavam pela liberdade, em oposição
ao autoritarismo do governo
b)
O candidato poderá indicar, por exemplo:
- as manifestações pacifistas contra a Guerra do Vietnã
ou contra a instalação de mísseis nucleares norte-americanos,
espalhados pelo planeta;
- o movimento estudantil, na Europa (especialmente na França),
nas Américas ou na Ásia (em particular, no Japão),
externando uma vasta agenda de contestações: desde as
questões específicas relativas às propostas de
renovação da Universidade até as lutas políticas
mais genéricas descritas nos outros tópicos dessa resposta;
- o movimento negro norte-americano em luta pela conquista e afirmação
dos direitos civis (Martin Luther King, principal liderança pacifista
nos Estados Unidos é assassinado em abril de 1968);
- o movimento feminista contra o machismo e a discriminação
sexual;
- movimentos no Leste Europeu, na perspectiva de transformação
do modelo socialista, rumo à maior liberalização
interna, e críticos quanto ao controle soviético. Exemplo
paradigmático foi a Primavera de Praga, na Tchecoslováquia.
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