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Português
e Literatura Brasileira - Todos os Grupos
Prova discursiva realizada no dia 01/12/2001
Questões
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Valor: 2,0 pontos
Os textos
1 e 2 abaixo representam, respectivamente, dois dos mais significativos
estilos de época da literatura brasileira: o Romantismo e o Modernismo.
A partir desta constatação, responda aos itens abaixo:
Texto 1:
Já
era tarde. Augusto amava deveras, e pela primeira vez em sua vida; e
o amor,
mais forte que seu espírito, exercia nele um poder absoluto e invencível.
Ora, não há
idéias mais livres que as do preso; e, pois, o nosso encarcerado estudante
soltou as
velas da barquinha de sua alma, que voou, atrevida, por esse mar imenso
da
imaginação; então começou a criar mil sublimes quadros e em todos eles
lá aparecia a
encantadora Moreninha, toda cheia de encantos e graças. Viu-a, com seu
vestido
branco, esperando-o em cima do rochedo, viu-a chorar, por ver que ele
não chegava, e
suas lágrimas queimavam-lhe o coração.
(Joaquim
Manuel de Macedo. A Moreninha. São Paulo: Ática, 1997, p. 125.
)
Texto 2:
Quadrilha
João
amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
(Carlos
Drummond de Andrade. Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973, p.
19.)
A) Em
ambos os textos, percebe-se a utilização de uma mesma temática mas com
tratamentos distintos. Explique, com suas próprias palavras, a concepção
de amor presente nos textos de Joaquim Manuel de Macedo e de Carlos
Drummond de Andrade.
Resposta
(sugestão):
A
concepção de amor no texto 1 indica idealização do sentimento amoroso
e da mulher amada; valorização da fantasia e da imaginação; caracterização
do poder absoluto do amor sobre as personagens. O tema é tratado no
texto 2 a partir de um tom crítico e irônico, apontando o desencanto
e o desencontro entre as personagens. Lili, a "que não amava ninguém",
é a única do grupo que ironicamente encontrou um par. Diferente dos
outros que cumpriram um destino solitário ou trágico, ela se casou com
J. Pinto Fernandes, uma personagem fora da quadrilha.
B) Nota-se que a estrutura do poema "Quadrilha" é construída a
partir de dois movimentos. Identifique-os indicando, para cada movimento,
o verso inicial e o final.
Resposta
1º
movimento: do verso 1 ao verso 3; 2o movimento: do verso 4 ao verso 7.
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Valor:(2,0 pontos)
Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões propostas.
Na leiteria a tarde se reparte
em iogurtes, coalhadas, copos
de leite
e no espelho meu rosto. São
quatro horas da tarde, em maio.
Tenho 33 anos
e uma gastrite. Amo
a vida
que é cheia de crianças,
de flores
e mulheres, a vida,
esse direito de estar no mundo,
ter dois pés e mãos,
uma cara
e a fome de tudo, a esperança.
Esse direito de todos
que nenhum ato
institucional ou constitucional
pode cassar ou legar.
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Maio 1964
(fragmento)
Mas quantos amigos presos!
quantos em cárceres escuros
onde a tarde fede a urina e terror.
Há muitas famílias sem rumo esta tarde
nos subúrbios de ferro e
gás
onde brinca irremida a infância da classe operária.
................................................................
Ferreira
Gullar. Dentro da noite veloz. São Paulo:
Círculo do Livro, s/d, p. 53.
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A)
Comente as seguintes afirmações:
Há inúmeros elementos no texto de Ferreira Gullar, a começar pelo título,
que o aproximam de fatos da história brasileira recente. Percebe-se no
poema o contraste entre os valores e sentimentos do eu lírico e a realidade
por ele observada.
Resposta (sugestão):
O
poema faz referências ao período inicial da ditadura militar no Brasil
nos anos 60, momento histórico marcado pela violência e pela repressão
política. Os sentimentos e valores defendidos pelo eu lírico, o direito
à vida plena e à liberdade, vão de encontro à realidade que se sucedeu
ao golpe militar, indicada nos 6 últimos versos do texto.
B) Encontre no texto uma frase em que o sujeito apareça depois
do verbo e reescreva-a na ordem direta (sujeito-verbo).
Resposta
Há
muitas famílias sem rumo esta tarde// nos subúrbios de ferro e gás// onde
a infância da classe operária brinca irremida.
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Valor:
2,0 pontos
As frases sublinhadas nos trechos abaixo
podem causar alguma estranheza, especialmente considerando-se que integram
textos escritos. Reescreva-as de modo a eliminar as inadequações, relacionadas
ao uso de tempos verbais, em (A), e à regência verbal, em (B).
A) Trecho de uma nota sobre a festa de lançamento do filme Eu,
tu, eles, de A. Waddington, estrelado por Regina Casé:
[...]
Quem ficou encantado com a atuação de Regina foi Pedro
Almodóvar. O cineasta já conhecia a atriz das festas
de Caetano Veloso, mas nunca a viu atuar. Ele comentou que Regina
impressiona por ser uma mulher exuberante, de gestos largos e com a
capacidade de compor um personagem tão comedido. Os dois tricotaram
a noite inteira.
(Jornal
do Brasil, 15 de agosto de 2000, Caderno B, coluna Registro)
Resposta
O
cineasta já conhecia a atriz das festas de Caetano Veloso, mas nunca a
TINHA VISTO atuar.
B) Trecho da bula de um certo medicamento:
Este medicamento
possui rápida ação antitérmica e analgésica. Informe o seu médico
a
persistência de febre e dor.
Resposta
Informe AO seu médico a persistência de febre e dor.
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Valor: 2,0 pontos
Leia os trechos abaixo e faça o que se pede.
A) Tome as orações do trecho sublinhado abaixo e una-as
de modo a que formem apenas dois períodos. Faça as adaptações necessárias,
mas mantenha todas as informações.
A atmosfera terrestre é diariamente bombardeada por toneladas de corpos
celestes.
A maior parte deles se desintegra no ar. Alguns conseguem alcançar
a superfície. Estes
geram um impacto de magnitude considerável. A freqüência com que impactos
desse
tipo ocorrem é de milhões de anos. O risco de acontecerem agora ou em
um futuro
próximo é pequeno.
(texto
extraído e adaptado de Ciência Hoje - agosto de 2000,
http://www.uol.com.br/cienciahoje/ch.htm)
Resposta
A
atmosfera terrestre é diariamente bombardeada por toneladas de corpos
celestes.
Embora a maior parte deles se desintegre no ar, alguns conseguem alcançar
a superfície,
gerando um impacto de magnitude considerável. A freqüência com que impactos
desse tipo
ocorrem é, no entanto, de milhões de anos, sendo, por isso, pequeno o
risco de acontecerem
agora ou em um futuro próximo.
B) O texto abaixo reproduz a fala de um professor universitário
em uma aula sobre administração de empresas. Mantendo todas as informações
dadas, transforme essa fala em um texto adequado à modalidade ESCRITA,
em registro FORMAL.
"[...]
Tem uma distinção hoje... bastante grande... entre a figura do proprietário
e a figura... hã...do administrador... não significa que o proprietário
não... possa administrar sua empresa... né... mas ele deve administrar
ela de acordo com técnicas gerenciais [...]"
(Fragmento
extraído e adaptado de Callou, D. (org.) A linguagem falada culta
na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 1991)
Obs.:
As reticências marcam pausas no fluxo da fala.
Resposta
Há
hoje uma distinção bastante acentuada entre a figura do proprietário e
a figura do administrador. Isso não significa que o proprietário não possa
administrar sua empresa, mas sim que deve fazê-lo de acordo com técnicas
gerenciais.
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Valor: 2,0 pontos
Leia o texto abaixo, em que se comenta o
modo como o escritor alemão J. W. Goethe e o físico inglês Isaac Newton
compreenderam o fenômeno da cor.
Goethe
estava interessado nas condições necessárias para que o fenômeno das
cores se manifeste. Para ele, não basta dizer que a cor surge da luz,
mas como aparece
junto à luz. Na verdade já estava procurando distinguir as condições
ou esferas
mediante as quais o fenômeno da cor se apresenta. Schopenhauer, continuando
o
caminho de Goethe, é o primeiro a distingui-las claramente: "Do ponto
de vista do
sentido visual, luz e cores são fenômenos de consciência (sensações
e percepções) cujas
condições são ocorrências fisiológicas na retina e no sistema nervoso,
sendo provocadas
por sua vez por processos físicos." A identidade da cor varia de acordo
com os critérios
estabelecidos para sua compreensão enquanto fenômeno de consciência,
fenômeno na
retina ou fenômeno físico.
Newton, ao contrário de Goethe e Schopenhauer,
preocupou-se somente em
estabelecer os critérios para a produção da cor enquanto fenômeno físico.
Nesse
aspecto, embora as críticas de Goethe se revelassem posteriormente inconseqüentes,
o
principal mérito de sua análise é ter mostrado que a cor também existe
como fenômeno
que escapa à física. Assim, essas duas interpretações diversas do fenômeno
cromático
não devem ser pensadas como necessariamente incompatíveis, mas como
pontos de
vista que se baseiam em critérios, ou métodos de comparação, inteiramente
distintos.
(Giannotti,
M. Prefácio à edição brasileira de A Doutrina das Cores, de
J.W. Goethe,
São Paulo: Nova Alexandria, 1993)
Responda, agora, às seguintes questões, baseando-se no texto:
A) No que diz respeito ao fenômeno da cor, o que distingue basicamente
a abordagem de Newton daquela de Goethe, mais tarde desenvolvida por Schopenhauer?
Resposta
Segundo
o autor do texto, Newton interpreta a cor apenas enquanto fenômeno físico,
ao passo que Goethe e Schopenhauer consideram-na como um fenômeno que
tem também outras dimensões, que escapam à física.
B) Na opinião do autor, como devem ser compreendidos os diferentes
caminhos tomados por Newton e Goethe no exame do fenômeno da cor?
Resposta
Na
opinião do autor, as abordagens em questão não devem ser consideradas
como necessariamente excludentes, constituindo, em vez disso, pontos de
vista distintos, baseados em diferentes critérios ou métodos de comparação.
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Observação: Serão aceitas outras respostas, desde que atendam adequadamente
aos requisitos de cada questão.
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