PUC-RIO

Vestibular 2001Provas e Gabaritos


 
01/12/2000
08/12/2000
  Todos os Grupos Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3
DISCURSIVAS
OBJETIVAS

Questões:

1
2
3
4
5

 

 

Português e Literatura Brasileira - Todos os Grupos
Prova discursiva realizada no dia 01/12/2001
Questões

 

1
Valor: 2,0 pontos
Os textos 1 e 2 abaixo representam, respectivamente, dois dos mais significativos estilos de época da literatura brasileira: o Romantismo e o Modernismo. A partir desta constatação, responda aos itens abaixo:


Texto 1:
           Já era tarde. Augusto amava deveras, e pela primeira vez em sua vida; e o amor,
mais forte que seu espírito, exercia nele um poder absoluto e invencível. Ora, não há
idéias mais livres que as do preso; e, pois, o nosso encarcerado estudante soltou as
velas da barquinha de sua alma, que voou, atrevida, por esse mar imenso da
imaginação; então começou a criar mil sublimes quadros e em todos eles lá aparecia a
encantadora Moreninha, toda cheia de encantos e graças. Viu-a, com seu vestido
branco, esperando-o em cima do rochedo, viu-a chorar, por ver que ele não chegava, e
suas lágrimas queimavam-lhe o coração.

(Joaquim Manuel de Macedo. A Moreninha. São Paulo: Ática, 1997, p. 125. )


Texto 2:

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
(Carlos Drummond de Andrade. Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973, p. 19.)

A) Em ambos os textos, percebe-se a utilização de uma mesma temática mas com tratamentos distintos. Explique, com suas próprias palavras, a concepção de amor presente nos textos de Joaquim Manuel de Macedo e de Carlos Drummond de Andrade.

 

Resposta (sugestão):
     A concepção de amor no texto 1 indica idealização do sentimento amoroso e da mulher amada; valorização da fantasia e da imaginação; caracterização do poder absoluto do amor sobre as personagens. O tema é tratado no texto 2 a partir de um tom crítico e irônico, apontando o desencanto e o desencontro entre as personagens. Lili, a "que não amava ninguém", é a única do grupo que ironicamente encontrou um par. Diferente dos outros que cumpriram um destino solitário ou trágico, ela se casou com J. Pinto Fernandes, uma personagem fora da quadrilha.



B) Nota-se que a estrutura do poema "Quadrilha" é construída a partir de dois movimentos. Identifique-os indicando, para cada movimento, o verso inicial e o final.

Resposta
1º movimento: do verso 1 ao verso 3; 2o movimento: do verso 4 ao verso 7.

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2

Valor:(2,0 pontos)
Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões propostas.





Na leiteria a tarde se reparte
     em iogurtes, coalhadas, copos
     de leite
     e no espelho meu rosto. São
quatro horas da tarde, em maio.

Tenho 33 anos e uma gastrite. Amo
a vida
     que é cheia de crianças, de flores
     e mulheres, a vida,
esse direito de estar no mundo,
     ter dois pés e mãos, uma cara
     e a fome de tudo, a esperança.
Esse direito de todos
     que nenhum ato
     institucional ou constitucional
     pode cassar ou legar.

Maio 1964
(fragmento)




Mas quantos amigos presos!
     quantos em cárceres escuros
     onde a tarde fede a urina e terror.
Há muitas famílias sem rumo esta tarde
     nos subúrbios de ferro e gás
onde brinca irremida a infância da classe operária.
................................................................

Ferreira Gullar. Dentro da noite veloz. São Paulo:
Círculo do Livro, s/d, p. 53.



A) Comente as seguintes afirmações:
Há inúmeros elementos no texto de Ferreira Gullar, a começar pelo título, que o aproximam de fatos da história brasileira recente. Percebe-se no poema o contraste entre os valores e sentimentos do eu lírico e a realidade por ele observada.

 

Resposta (sugestão):
     O poema faz referências ao período inicial da ditadura militar no Brasil nos anos 60, momento histórico marcado pela violência e pela repressão política. Os sentimentos e valores defendidos pelo eu lírico, o direito à vida plena e à liberdade, vão de encontro à realidade que se sucedeu ao golpe militar, indicada nos 6 últimos versos do texto.



B) Encontre no texto uma frase em que o sujeito apareça depois do verbo e reescreva-a na ordem direta (sujeito-verbo).

Resposta
     Há muitas famílias sem rumo esta tarde// nos subúrbios de ferro e gás// onde a infância da classe operária brinca irremida.

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3
Valor: 2,0 pontos
     As frases sublinhadas nos trechos abaixo podem causar alguma estranheza, especialmente considerando-se que integram textos escritos. Reescreva-as de modo a eliminar as inadequações, relacionadas ao uso de tempos verbais, em (A), e à regência verbal, em (B).


A) Trecho de uma nota sobre a festa de lançamento do filme Eu, tu, eles, de A. Waddington, estrelado por Regina Casé:

[...] Quem ficou encantado com a atuação de Regina foi Pedro Almodóvar. O cineasta já conhecia a atriz das festas de Caetano Veloso, mas nunca a viu atuar. Ele comentou que Regina impressiona por ser uma mulher exuberante, de gestos largos e com a capacidade de compor um personagem tão comedido. Os dois tricotaram a noite inteira.

(Jornal do Brasil, 15 de agosto de 2000, Caderno B, coluna Registro)

Resposta
     O cineasta já conhecia a atriz das festas de Caetano Veloso, mas nunca a TINHA VISTO atuar.



B) Trecho da bula de um certo medicamento:

Este medicamento possui rápida ação antitérmica e analgésica. Informe o seu médico a
persistência de febre e dor.

Resposta
      Informe AO seu médico a persistência de febre e dor.

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4
Valor: 2,0 pontos
Leia os trechos abaixo e faça o que se pede.

A) Tome as orações do trecho sublinhado abaixo e una-as de modo a que formem apenas dois períodos. Faça as adaptações necessárias, mas mantenha todas as informações.

      A atmosfera terrestre é diariamente bombardeada por toneladas de corpos celestes.
A maior parte deles se desintegra no ar. Alguns conseguem alcançar a superfície. Estes
geram um impacto de magnitude considerável. A freqüência com que impactos desse
tipo ocorrem é de milhões de anos. O risco de acontecerem agora ou em um futuro
próximo é pequeno.


(texto extraído e adaptado de Ciência Hoje - agosto de 2000,
http://www.uol.com.br/cienciahoje/ch.htm)

Resposta
     A atmosfera terrestre é diariamente bombardeada por toneladas de corpos celestes.
Embora a maior parte deles se desintegre no ar, alguns conseguem alcançar a superfície,
gerando um impacto de magnitude considerável. A freqüência com que impactos desse tipo
ocorrem é, no entanto, de milhões de anos, sendo, por isso, pequeno o risco de acontecerem
agora ou em um futuro próximo.




B) O texto abaixo reproduz a fala de um professor universitário em uma aula sobre administração de empresas. Mantendo todas as informações dadas, transforme essa fala em um texto adequado à modalidade ESCRITA, em registro FORMAL.

"[...] Tem uma distinção hoje... bastante grande... entre a figura do proprietário e a figura... hã...do administrador... não significa que o proprietário não... possa administrar sua empresa... né... mas ele deve administrar ela de acordo com técnicas gerenciais [...]"

(Fragmento extraído e adaptado de Callou, D. (org.) A linguagem falada culta
na cidade do Rio de Janeiro
. Rio de Janeiro: UFRJ, 1991)

Obs.: As reticências marcam pausas no fluxo da fala.

Resposta
     Há hoje uma distinção bastante acentuada entre a figura do proprietário e a figura do administrador. Isso não significa que o proprietário não possa administrar sua empresa, mas sim que deve fazê-lo de acordo com técnicas gerenciais.

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5
Valor: 2,0 pontos
     Leia o texto abaixo, em que se comenta o modo como o escritor alemão J. W. Goethe e o físico inglês Isaac Newton compreenderam o fenômeno da cor.

     Goethe estava interessado nas condições necessárias para que o fenômeno das
cores se manifeste. Para ele, não basta dizer que a cor surge da luz, mas como aparece
junto à luz. Na verdade já estava procurando distinguir as condições ou esferas
mediante as quais o fenômeno da cor se apresenta. Schopenhauer, continuando o
caminho de Goethe, é o primeiro a distingui-las claramente: "Do ponto de vista do
sentido visual, luz e cores são fenômenos de consciência (sensações e percepções) cujas
condições são ocorrências fisiológicas na retina e no sistema nervoso, sendo provocadas
por sua vez por processos físicos." A identidade da cor varia de acordo com os critérios
estabelecidos para sua compreensão enquanto fenômeno de consciência, fenômeno na
retina ou fenômeno físico.
     Newton, ao contrário de Goethe e Schopenhauer, preocupou-se somente em
estabelecer os critérios para a produção da cor enquanto fenômeno físico. Nesse
aspecto, embora as críticas de Goethe se revelassem posteriormente inconseqüentes, o
principal mérito de sua análise é ter mostrado que a cor também existe como fenômeno
que escapa à física. Assim, essas duas interpretações diversas do fenômeno cromático
não devem ser pensadas como necessariamente incompatíveis, mas como pontos de
vista que se baseiam em critérios, ou métodos de comparação, inteiramente distintos.

(Giannotti, M. Prefácio à edição brasileira de A Doutrina das Cores, de J.W. Goethe,
São Paulo: Nova Alexandria, 1993)


Responda, agora, às seguintes questões, baseando-se no texto:


A) No que diz respeito ao fenômeno da cor, o que distingue basicamente a abordagem de Newton daquela de Goethe, mais tarde desenvolvida por Schopenhauer?

Resposta
      Segundo o autor do texto, Newton interpreta a cor apenas enquanto fenômeno físico, ao passo que Goethe e Schopenhauer consideram-na como um fenômeno que tem também outras dimensões, que escapam à física.



B) Na opinião do autor, como devem ser compreendidos os diferentes caminhos tomados por Newton e Goethe no exame do fenômeno da cor?

Resposta
     Na opinião do autor, as abordagens em questão não devem ser consideradas como necessariamente excludentes, constituindo, em vez disso, pontos de vista distintos, baseados em diferentes critérios ou métodos de comparação.

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Observação: Serão aceitas outras respostas, desde que atendam adequadamente aos requisitos de cada questão.