PUC-RIO

Vestibular 2001Provas e Gabaritos


 
01/12/2000
08/12/2000
  Todos os Grupos Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3
DISCURSIVAS
OBJETIVAS

Questões:

1
2
3
4
5

 


Geografia - Grupo 2
Prova discursiva realizada no dia 08/12/2001
Questões

 

1
Valor: 2,0 pontos

"Toda aglomeração sócio-espacial desenvolve um centro principal. Não existe realidade urbana sem um centro comercial, simbólico, de informações e de decisões. Como a aglomeração em um único ponto é impossível, alguém será obrigado a se afastar. Quem? Na cidade capitalista moderna quem regula essa questão é o mercado."

Adaptado de VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil.
São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 1998.

A partir do texto:

A) Apresente 2 (dois) exemplos que mostrem o valor simbólico da área central do Rio de Janeiro.

Resposta
Na metrópole moderna, determinadas avenidas, ruas e edificações constituem símbolos, ou seja, formas espaciais impregnadas de significados - ligadas a um período ou a um fato. No espaço central da cidade estão presentes estes símbolos. Por exemplo, as igrejas que marcam a vida espiritual, os teatros onde acontecem os espetáculos mais significativos, os centros culturais e museus que preservam a memória urbana. Na área central estão as sedes das empresas, o que significa concentrar as decisões econômicas e financeiras. No imaginário coletivo, o "centro" significa o local nobre da cidade onde se localizam seus símbolos mais expressivos.

 

B) Explique como a atual expansão do espaço urbano do Rio de Janeiro é regulada pelo mercado imobiliário.

Resposta
A cidade expandiu-se, desde o final do século XIX, em duas direções: a Zona Sul , que tornou-se atraente para as camadas de maior poder aquisitivo devido às vantagens locacionais que oferecia, e a Zona Norte, que recebendo menores investimentos, vai ser ocupada pelas populações de menor renda.

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2

Valor: 2,0 pontos

Nas últimas décadas do século XX, o volume das trocas comerciais aumentou em ritmo acelerado e uma revolução tecnológica mudou a base material da sociedade.

A) Apresente 2 (duas) razões para o aumento das trocas comercias.

Resposta
Entre outras razões, os candidatos devem apresentar:

  •  a velocidade das comunicações
  •  o tamanho dos navios e aviões
  •  o aumento do consumo e da produção

B) Apresente 2 (duas) mudanças na base material da sociedade provocadas pela revolução tecnológica em curso.

Resposta
Entre outras mudanças os candidatos devem apresentar:

  • as inovações tecnológicas reduzem a necessidade de mão de obra no processo produtivo;
  • as redes tecnico-científicas possibilitam a transmissão das informações em tempo real;
  • as fábricas se localizam segundo novos fatores (proximidade de um centro de pesquisa, qualificação da mão de obra, qualidade de vida, difusão das informações, etc.)
  • as economias da aglomeração industrial vão se diluir graças às novas tendências do processo produtivo
  • as etapas do processo produtivo, que antes estavam concentradas, estão agora distribuídas espacialmente.

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3
Valor: 2,0 pontos
A generalização do consumo de massa é uma das marcas do mundo contemporâneo. Segundo o pensamento neoliberal, o mercado é o principal organizador das atividades econômicas e o consumo é a busca da satisfação das necessidades pessoais e subjetivas. Neste raciocínio, as empresas se desdobram para atender aos desejos livremente formulados pelo consumidor individual.

A partir do texto:

A) apresente 2 (dois) aspectos positivos da economia de mercado;

Resposta
O candidato deve citar entre os aspectos positivos da economia de mercado:

 – a economia de mercado estimula o mais eficiente;
 – a livre concorrência estimula o aperfeiçoamento do processo produtivo;
 – a economia de mercado mostrar grande eficiência como sistema produtivo

 

B) segundo uma posição ambientalista, apresente 2 (duas) críticas à sociedade de consumo.

Resposta
O candidato pode apresentar como crítica:

 – o uso abusivo dos recursos naturais
 – a adoção de práticas predatórias
 – os recursos naturais passam a ser considerados como mercadorias e por isso têm um valor a ser realizado no mercado.

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4

Valor: 2,0 pontos
Brasil: o novo endereço da indústria automobilística.

A implantação do complexo automotivo no Brasil, nos anos 50, ficou restrita a uma única região, o ABC paulista. A partir dos anos 70, o complexo automotivo iniciou um espraiamento em direção a novos centros produtivos - São José dos Campos e Curitiba. A retração dos anos 80 prejudicou os projetos de expansão. Nos anos 90, a indústria automobilística inicia uma nova fase de crescimento, mas os novos investimentos estão localizados numa faixa que se estende de Belo Horizonte a Porto Alegre.


A) Indique 2 (duas) razões para a concentração industrial registrada nos anos 50.

Resposta

Entre as razões o candidato pode citar:

 – estímulos e incentivos dados às empresas do setor
 – concentração espacial das indústrias de autopeças
 – a infra-estrutura herdada do complexo cafeeiro (instalações portuárias, rede ferroviária, energia);
 – mão de obra qualificada
 – mercado consumidor;
 – rede bancária e financeira.

B) Analise 2 (dois) fatores responsáveis pela relocalização da indústria automobilística nos anos 90.

Resposta
Entre os fatores responsáveis pela localização do setor automotivo, nos anos 90, o candidato deve indicar:

 – acesso aos mercados ampliados pela criação do Mercosul;
 – fuga das pressões sindicais e dos espaços congestionados;
 – qualidade da mão de obra;
 – proximidade de centros de pesquisa ou de universidades;
 – qualidade de vida;
 – incentivos fiscais( isenção de impostos, doação dos terrenos, etc.)
 – obras de infra-estrutura realizadas pelos governos estaduais.

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5

Valor: 2,0 pontos

Os mapas mostram os principais fluxos do comércio internacional de petróleo e os principais países exportadores e importadores desse produto, em dois momentos.


Adaptado de L'Organisation de l'espace mondial. Paris: Magnard Lycées, 1995.

 

Com base nos mapas:

A) apresente 2 (duas) mudanças significativas ocorridas no período 1972/1995;

Resposta
Entre as mudanças, o candidato pode indicar:

  • a diminuição das importações pela União Européia;
  • o aumento das importações norte-americanas;
  • surgimento de novas áreas produtoras (no México, no Mar do Norte, na China, na África, etc.)
  • surgimento de novos consumidores (Ásia de Sudeste, Brasil, Austrália);
  • surgimento de novos fluxos ligando novas áreas de produção às áreas de consumo.

B) estabeleça uma tipologia de países grandes consumidores de petróleo em relação a sua própria produção e exemplifique;

Resposta

  • países com grande produção mas também com grande consumo e por isso grandes importadores  –  Estados Unidos;
  • países não produtores mas grandes consumidores e grandes importadores  –  Japão;
  • produtores médios cuja produção é insuficiente para o consumo e complementam suas necessidades com importações  –  Brasil.

C) apresente 2 (duas) razões para a diminuição das importações de petróleo pela União Européia, no período considerado.

Resposta
Entre as razões o candidato pode apresentar:

  • aumento da produção do Mar do Norte (principal produtor a Noruega)
  • adoção de novas fontes energéticas (energia nuclear, novas soluções para o uso do carvão, energia eólica, etc.)
  • adoção de práticas racionais e de equipamentos mais eficientes.

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