Redação
Prova discursiva realizada no dia 07/12/98

Pessoas de projeção social vêm permitindo e até incentivando a invasão e publicização de sua vida privada. Sentimentos vivenciados em decorrência de experiências, como maternidade, infidelidade, perda de um ente querido ou separação afetiva, são expostos, sem constrangimento, ao grande público, através dos meios de comunicação.

Observa-se, no entanto, que essa tendência não se restringe às pessoas famosas. Os "anônimos" também vêm permitindo que os dramas da sua vida privada tornem - se públicos. Em programas de televisão ou rádio, partilham com o espectador suas desavenças familiares. Em jornais ou telejornais, exibem suas dores, medos, tristezas, seja por uma desilusão amorosa, pela perda da casa ou pela falta do que comer.

O que leva o cidadão comum, na sociedade brasileira, a não preservar sua intimidade, apagando as fronteiras entre o público e o privado?

Redija um texto em prosa, dissertativo ou argumentativo, sobre o assunto proposto. O texto deve ser coerente, bem fundamentado e conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Dê um título criativo ao seu texto, que deverá apresentar cerca de 25 linhas.