Redação
Prova discursiva realizada no dia 03/07/99 das 8:00 às 12:00

Pesquisas sobre comportamento neste fim de milênio apontam para novas versões dos sete pecados capitais do cristianismo: inveja, avareza, gula, preguiça, ira, orgulho e luxúria.

Dentre os "novos pecados" destacados na matéria "Pecados do Século XXI", publicada no Jornal da Família, de O Globo, em 16/05/99, estão:

Consumismo: o avesso da avareza. Hoje o que importa não é ser alguém mas ter tudo, o que resulta num consumismo desenfreado e compulsivo.

Mania de trabalhar: o avesso da preguiça. O homem de hoje não tem vida pessoal, desejos, emoções ou afetos. Ele trabalha sem parar para cumprir a ordem de lucrar ao extremo.

Compulsão pela magreza: o avesso da gula. Hoje todos buscam um corpo cada vez mais magro e mais jovem. Anorexia, bulimia, compulsão por ginástica, cosméticos são manifestações dessa busca da eterna juventude.

Reflita sobre o tema, indicando razões e conseqüências para esses novos comportamentos.

Organize suas reflexões num texto em prosa, dissertativo ou argumentativo, de aproximadamente 25 (vinte e cinco) linhas. O texto deve ser coerente, bem fundamentado e conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Dê um título ao seu texto.