PUC-RIO Vestibular  PUC-RIO de Meio de Ano - 1997 - Provas

Português e Literatura Brasileira

Texto 1

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha rescendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

José de Alencar, Iracema. Rio de Janeiro, Letras e Artes, 1965, p. 16.

Texto 2

No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa crianç a é que chamaram de Macunaíma.

Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava:

Ä Ai! que preguiça!...

e não dizia mais nada. Ficava no canto da maloca, trepado no jirau da paxiúba, espiando o trabalho dos outros e principalmente os dois manos que tinha, Maanape já velhinho e Jiguê na força de homem. O divertimento dele era decepar cabeça de saúva. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava pra ganhar vintém.

Mário de Andrade. Macunaíma. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos; São Paulo, Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1978, p.7.
OBS: Essas são as sugestões; outras podem ser aceitas.

1-) Iracema e Macunaíma podem ser considerados personagens representativos de dois momentos fundamentais de construção da identidade da literatura brasileira: o Romantismo e o Modernismo.
Tomando por base os fragmentos selecionados, justifique a afirmação acima.
Iracema materializa o desejo romântico de representação do índio como símbolo idealizado do herói brasileiro, identificado com a natureza local, corajoso e guerrreiro.
Já Macunaíma representa uma visão crítica do nacionalismo romântico, uma leitura irônica do modelo de herói idealizado pelo romantismo, um verdadeiro "anti-herói" que rompe com procedimentos estéticos e ideológicos da literatura no século XIX.

2-) A aproximação entre a língua falada e a língua escrita, bem como o uso do registro coloquial marcam a defesa da valorização e incorporação de uma "fala brasileira" à literatura, uma característica do início do movimento modernista. Destaque dois exemp los do Texto 2 que comprovem esse procedimento.

a) Exemplo 1
"Já na meninice fez coisas de sarapantar."
Exemplo 2
"De primeiro passou mais de seis anos não falando"
b) Exemplo 3
"Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava para ganhar vintém"

3-) Observe que a palavra "virgem" ocorre no Texto 1 como substantivo ("a virgem dos lábios de mel") e como adjetivo ("a morena virgem"). Indique, exemplificando por meio de períodos completos, duas outras palavras do português que possam ter mais de uma classe gramatical.

1 - a) O paciente explicou ao médico que os sintomas ainda não tinham desaparecido.
b) Espero que o novo diretor seja cordial e paciente.
2 - a) Eu gasto muito dinheiro com livros e revistas.
b) O gasto realizado com a obra superou o esperado.

4-) Certas palavras são usadas no texto para criar um determinado efeito. No Texto 2, a palavra "vivia" (em "Vivia deitado...") indica um hábito do personagem; no Texto 1, "onde" (em "... as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo...") indica temp o. Indique nos textos uma palavra (ou palavras) que transmita(m):

a) ênfase: Essa criança é que chamaram ... (Texto 2)
b) intensidade : muito além ...(Texto 1)
c) comparação: mais rápida que a ema selvagem ...(Texto 1)
d) adversidade: mas si punha ... (Texto 2)

5-) Em cada período abaixo, há um sinal de pontuação mal colocado. Reescreva os períodos, eliminando ou trocando o sinal de pontuação, por outro, de modo a tornar a sentença lógica, coesa e adequada à norma culta.

a) O estrangeiro que havia acabado de chegar, seguiu a moça através dos corredores. O estrangeiro que havia acabado de chegar seguiu a moça através dos corredores.
b) Todos os interessados no prêmio: escritores, professores e ensaístas, receberam o regulamento do concurso. Todos os interessados no prêmio, escritores, professores e ensaístas, receberam o regulamento do concurso.
c) O chefe da tribo avistou os dois vultos que avançavam; imaginou ver a sombra de uma árvore solitária que vinha alongando-se, pelo vale fora. O chefe da tribo avistou os dois vultos que avançavam; imaginou ver a sombra de uma árvore solitária que vinha alongando-se pelo vale fora.
d) O diretor da empresa XT, convocado por telegrama, compareceu à sede da empresa; para conhecer as novas medidas relativas a aposentadoria. O diretor da empresa XT, convocado por telegrama, compareceu à sede da empresa, para conhecer as novas medidas relativas a aposentadoria.


Vestibular 1997.2
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