PUC-RIO Vestibular  PUC-RIO de Meio de Ano - 1997 - Provas

Geografia

1-) Os gráficos a seguir representam a composição da população brasileira, por faixas de idade, em dois momentos.


O candidato deverá encaminhar sua resposta tendo como idéia central que a forma da pirâmide de idades está associada ao grau de desenvolvimento socio-econômico de um país. Nos países subdesenvolvidos as pirâmides apresentam uma base larga, resultado d as altas taxas de natalidade, e um topo estreito, consequência da baixa espectativa de vida de sua população.

a) Explique dois fatores responsáveis pela redução do percentual do número de jovens (faixas de idade abaixo de 20 anos) entre 1970 e 1991. Entre os fatores responsáveis pela mudança temos:
- a diminuição das taxas de natalidade que resultou das mudanças de comportamento da população devido às transformações estruturais da economia brasileira no período considerado: O Brasil transformou-se num país urbano-industrial e a concentração da popul ação nas cidades alterou os comportamentos reprodutivos - as mulheres ingressam mais cedo no mercado de trabalho; ter muitos filhos na cidade significa acumular despesas; a infra estrutura de tele-comunicações permite a divulgação de novos valores e compo rtamentos.
- a diminuição das taxas de mortalidade que resultou da prevenção e controle de doenças epidêmicas graças ao uso de drogas que eliminam os seus agentes transmissores e às campanhas de vacinação em massa.

b) O aumento percentual do número de velhos exige alterações tanto na organização da economia quanto na organização social do país. Explique duas modificações que se tornam necessárias devido ao envelhecimento da população. O aumento do número de idosos exige, entre outras, as seguintes mudanças:
- a demanda por pensões e aposentadorias irá aumentar muito. Assim o nº de trabalhadores na ativa diminuirá em relação ao nº de aposentados o que inviabilizará o sistema de previdência que não será capaz de suportar estes gastos.
- o sistema de saúde terá que atender necessidades específicas principalmente nos seviços de atendimento às doenças da terceira idade (doenças crônicas e degenerativas).
- a necessidade de mudança na legislação previdênciária, como, por exemplo, retardar a idade limite para a aposentadoria, aceitar aposentadorias apenas por idade e não mais pelo tempo de serviço, fixação de valores máximos para as pensões e benefícios pag os pela previdência social, etc.

2-) A agricultura brasileira, a partir dos anos 70, é marcada por um aumento significativo da área cultivada e pela maior participação das propriedades com mais de 1000 ha. Essas duas afirmativas estão representadas nos gráficos a seguir.


O candidato deve encaminhar sua resposta tendo como idéia central: a modernização da agricultura está associada ao desenvolvimento urbano-indusrial. Essa relação é percebida no preço da terra. Nas áreas mais próximas aos mercados consumidores a ten dência é a elevação dos preços. Como a terra ficou mais cara é necessário, para torná-la rentável, investir em equipamentos, sementes, fertilizantes, etc.

a) As alterações acima apontadas significam uma maior democratização do uso da terra no Brasil ? Justifique sua resposta. Não. O gráfico mostra que, na década de 60 os pequenos estabelecimentos aumentaram a sua participação na área agrícola total mas que, na dédada de 70, ocorreu um movimento inverso, de concentração de propriedades, devido à modernização agrícola do Centro- Sul e a ocupação das franjas amazônicas e dos cerrados do Centro-Oeste com grandes estabelecimentos agrícolas e pecuaristas. A valorização da terra impede que grande parte da população rural tenha condições de se tornar proprietária.

b) Explique qual a relação existente entre a modernização da agricultura do Centro-Sul brasileiro e a expansão da área agrícola entre 1960 e 1980. O aumento do consumo interno e, em maior escala das exportações, acelerou o processo de modernização da agricultura que se iniciou pelo Centro-Sul. Essa área modernizada se expandiu em direção ao Centro-Oeste e às franjas amazônicas, tendo como padrão de ocupação a empresa agrícola. O aumento do espaço agrícola é o resultado do transbordamento da área modernizada do Centro-Sul, relacionado a ampliação da demanda interna/externa.

 

Vestibular 1997.2
PUC-RIO