PUC-RIO Vestibular  PUC-RIO de Meio de Ano - 1997 - Provas

Biologia

1-) Pelos estudos de citologia, sabemos que a célula vegetal possui várias organelas, desempenhando funções específicas. As organelas com função de fotossíntese, respiração celular e digestão celular são, respectivamente:

A) Complexo de Golgi, Cloroplastos e Mitocôndrias.
B) Lisossomas, Cloroplastos e Complexo de Golgi.
C) Cloroplastos, Mitocôndrias e Ribossomas.
D) Cloroplastos, Mitocôndrias e Lisossomas.
E) Mitocôndrias, Lisossomas e Ribossomas.

2-) O parênquima é um tecido vegetal formado por células vivas, de paredes não muito espessas, geralmente de natureza primária. Existem vários tipos de parênquimas, sendo que um deles se caracteriza pelas células cheias de grãos de amido ou grãos de aleur ona (proteínas). Este parênquima é denominado:

A) Parênquima paliçádico.
B) Parênquima conjuntivo.
C) Parênquima lacunoso.
D) Parênquima medular.
E) Parênquima de reserva.

3-) No reino vegetal vamos encontrar várias formas de reproduções. Uma delas é bastante diferente das demais por ser uma reprodução sexuada sem fecundação, como acontece na banana. Esta recebe a seguinte denominação:

A) Apomixia.
B) Alogamia.
C) Autogamia.
D) Vegetativa.
E) Autogênese.

4-) Nos estudos de ecologia básica, as plantas que vivem sobre as outras, sem parasitá-las, isto é, sem retirar delas alimentos ou prejudicá-las, como muitas espécies de orquídeas e bromélias, são denominadas:

A) Rupícolas.
B) Epífitas.
C) Psamófitas.
D) Saprófitas.
E) Ciófitas.

5-) A unidade funcional de base em ecologia, que inclui ao mesmo tempo os seres vivos e o meio onde vivem, com todas as interações recíprocas entre o meio e os organismos, é denominada:

A) Biótopo.
B) Biocenose.
C) Ecótopo.
D) Ecossistema.
E) Ecótono.

 

Vestibular 1997.2
PUC-RIO