Comentários da Prova Objetiva de Geografia
16
A única alternativa que não indica corretamente uma conseqüência do crescimento da economia brasileira é a letra D. A concentração de renda é uma das características negativas da realidade sócio-econômica brasileira.
17
A 3ª Revolução Industrial - a da alta tecnologia e da máxima eficiência prescinde da proximidade das matérias primas. Certamente, hoje, o fator de maior importância para a localização de uma planta industrial é o acesso à informação e a produção do conhecimento, além da proximidade de um mercado de consumo capaz de consumir sua produção. A alternativa errada: A.
18
A alternativa C ao afirmar que os grandes proprietários e grandes empresários rurais apoiam o Movimento dos Sem Terra (MST) é a única errada. As outras caracterizam corretamente as transformações recentes da agricultura brasileira.
19
Todas as afirmativas relacionadas apresentam características corretas das diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Assim a resposta correta é a alternativa E.
20
A legenda que não está em harmonia com os fatores representados no mapa é a alternativa D. A região indicada corresponde à região tropical semi-árida que apresenta uma economia estagnada em que predomina o latifúndio agro-pastoril.
21
Das alternativas relacionadas, a única que não caracteriza corretamente o espaço latino-americano é a letra B. A América Latina, fragmentada no processo de descolonização das primeiras décadas do século XIX, tem mostrado um quadro político estável com eventuais correções do traçado das fronteiras nos últimos 200 anos.
22
A economia globalizada é a "onda" hegemônica dos anos 90. Ela exige, dentro da tendência neo-liberal, a desestatização, a privatização, a desregulamentação da economia. A resposta certa é a letra B.
23
O traçado dos gráficos e as datas indicam o processo demográfico do Japão após a 2ª Guerra, com a prática de um rígido controle de natalidade que, diminuiu o número de jovens. Os instrumentos em saúde e educação elevaram as condições de vida aumentando o contigente de velhos. Observar o menor número de homens na faixa entre 20 e 40 anos, em 1950, como conseqüência da elevada mortalidade durante a guerra. A resposta é A.
24
A resposta certa é a letra E. O governo russo não tem mostrado, no processo de privatização, competência para controlar as chamadas "máfias" e certamente a Rússia é o único caso, na história econômica recente, de acentuada diminuição do produto interno bruto.
25
A questão relaciona, corretamente, problemas sócio-ambientais das grandes cidades dos países subdesenvolvidos excetuando a alternativa E que afirma ter ocorrido um aumento do número de empregos no mercado formal. Na verdade o que vem acontecendo é o aumento do número de desempregados e a absorção dessa mão-de-obra pelo mercado informal.
26
Tem-se observado, como conseqüência da expansão do consumo mundial, um aumento significativo da produção/consumo de energia. A alternativa a ser assinalada é a E.
27
Todas as afirmativas estão corretas. A de número 1 é o princípio básico que orientou a criação do bloco econômico. A de número 2 está correta não só pelas necessidades internas do novo bloco econômico mas também porque a globalização passou a exigir ações econômicas mais eficientes. A número 3 também está correta porque após a desvalorização do real aumentaram as tensões de fundo econômico entre o Brasil e a Argentina. A resposta certa é a letra E.
28
Todas a alternativas fazem referência às mudanças surgidas em decorrência da Terceira Revolução Industrial, exceto a letra E que fala do surgimento de novos materiais na siderurgia (do grego syderos=ferro). A metalurgia do ferro não sofreu esta mudança embora tenha adotado novos procedimentos para aumentar sua produtividade.
29
A única alternativa correta é a letra C. Os ventos alísios originam-se na célula de alta pressão saariana - são ventos secos na origem. As monções de verão deslocam-se do oceano para o continente, de março a setembro, quando provocam chuvas no continente. O fenômeno de frente fria ocorre com maior freqüência em junho e finalmente as massas de ar que atuam sobre a América do Norte, com esta intensidade, o fazem apenas nos meses de inverno.
30
O setor industrial do Estado do Rio de Janeiro tem apresentado altas taxas de crescimento graças ao aumento constante da produção de petróleo da bacia de Campos, alternativa D. As outras alternativas têm incorreções: o setor siderúrgico do Estado localiza-se, principalmente, no Vale do Paraíba; a indústria de construção naval ainda não conseguiu sair da depressão que a atingiu nos anos 80; o polo gás-químico, na Baixada Fluminense, não significa a instalação de novas refinarias e, finalmente, a indústria de construção civil no Município do Rio de Janeiro não tem mostrado indicadores capazes de responder pelo crescimento industrial de todo o Estado.