Comentários da Prova Objetiva de Física
1
O objeto permanece com a velocidade horizontal do avião pois a gravidade só produzirá velocidade na direção vertical, sentido para baixo. O objeto portanto permanecerá sob o avião .
2
A aceleração da gravidade é sempre a mesma, não importa a velocidade inicial do objeto.
3
A posição da pessoa está sempre na parte positiva do eixo. Estão assim excluídas as opções A, C e E . Após ficar no ponto Q (descrito pelo segundo patamar no gráfico posição versus tempo), a ida da pessoa do ponto Q ao ponto R é rápida ; isto corresponde a uma inclinação grande no gráfico posição versus tempo. Por outro lado, a ida subsequente do ponto R ao ponto P é lenta correspondendo a uma inclinação menor no gráfico .
4
Os pontos P e Q tem a mesma rotação do disco, isto é, giram de mesmo ângulo a cada intervalo de tempo. Portanto, a velocidade angular de Q é a mesma que a de P.
5
A velocidade de propagação de uma onda depende das características do meio. A afirmação III é a única falsa.
6
A velocidade dos trens é dada pela tangente do respectivo gráfico posição versus tempo. Na origem do gráfico ambos os trens tem velocidades diferentes de zero (o que elimina a opção A); o trem A está com velocidade constante (o que elimina a opção B pois o trem A tem aceleração nula); o trem B está sempre acelerando pois a inclinação de seu gráfico, isto é, a sua velocidade está sempre mudando. Isto elimina a opção D pois em nenhum instante o trem B tem aceleração nula igual a do trem A . Por outro lado , existe um instante, antes de tB, no qual as inclinações dos dois gráficos é a mesma, correspondendo à mesma velocidade.
7
De acordo com a terceira lei de Newton, a força que a locomotiva faz nos vagões tem sempre a mesma intensidade que aquela que os vagões exercem sobre a locomotiva. Isto elimina as opções C e D . Por outro lado ,a locomotiva sempre consegue mover o trem, desde que possua combustível suficiente para fazer mover suas rodas; isto elimina as opções A e E. Quando as rodas da locomotiva tendem a mover-se devido à atuação do combustível, empurram o chão para trás com uma força grande, que por sua vez, através do atrito, empurram-nas para frente com mesma intensidade (par ação-reação); a tendência de arrasto das rodas dos vagões em relação ao chão , faz surgir uma força de atrito para trás exercida pelo chão. Este atrito é menor do que o que atua sobre as rodas da locomotiva e assim o conjunto locomotiva-vagões tem resultante de forças externas horizontais de atrito para frente, que os faz moverem-se.
8
Embora o módulo da velocidade não varie, para fazer a curva ,a direção da velocidade do passageiro deve variar e portanto existe aceleração centrípeta. Esta aceleração é causada pela força que a porta exerce, para a esquerda, sobre o passageiro enquanto está em contato com seu corpo durante a curva.
9
O nível da superfície livre do líquido sempre fica igual, não importando a forma do tubo, o valor da densidade do líquido e nem o valor da pressão externa que atua sobre as duas superfícies. Como a pressão dentro d'água depende da profundidade em relação à superfície livre , as duas tem que estar no mesmo nível para que se possa obter um valor único de pressão a cada profundidade.
10
Ao esquentar a porca, seus diâmetros interno e externo aumentam devido à dilatação, afrouxando-a . Se a esfriarmos, o contrário ocorre e ela fica mais presa ao parafuso. Isto elimina as opções A e B . Por outro lado se esquentarmos o parafuso o mesmo se dilatará ficando mais apertado, o que elimina as opções D e E .
11
Na situação B, a resistência equivalente é dobrada gerando menor corrente. A bateria provê a mesma voltagem nos dois casos. Logo, a voltagem em cada lâmpada na situação B fica reduzida à metade. A luminosidade de cada lâmpada depende da potência elétrica ,que é igual ao quadrado da voltagem dividido pela resistência da lâmpada. Portanto , na situação B, cada lâmpada gera ¼ da luminosidade gerada na situação A . A luminosidade total produzida na situação B vale então ½ da produzida na situação A .
12
A intensidade de uma onda é proporcional ao quadrado da amplitude. Já a freqüência, o comprimento de onda, a velocidade de propagação assim como o período são independentes da amplitude da onda.
13
Como as lentes são convergentes as opções D e E ficam eliminadas. A passagem dos raios pelas duas lentes sucessivamente causará maior convergência quando comparada à passagem por uma única lente.
14
A corrente que passa pelos elementos do sistema é a mesma. A potência elétrica dissipada em cada elemento é igual à sua resistência vezes o quadrado da corrente. É a lâmpada que dissipa mais energia elétrica, produzindo luminosidade e calor. Portanto, é o elemento de maior resistência.
15
A corrente que passa pelos elementos do sistema é a mesma. A potência elétrica dissipada em cada elemento é igual à sua resistência vezes o quadrado da corrente. É a lâmpada que dissipa mais energia elétrica, produzindo luminosidade e calor. Portanto, é o elemento de maior resistência.