Comentários da Prova Objetiva de Biologia

 

16.

(C)

Nas plantas de ambientes secos, os estômatos podem ser encontrados no interior de pequenas cavidades, muitas vezes revestidas de pelos. Este aspecto constitui uma adaptação que contribui para reduzir a transpiração dos vegetais neste tipo de ambiente.

 

17.

(B)

A bile (líquido esverdeado segregado pelo fígado) age sobre as gorduras transformando-as em gotículas, facilitando a ação da lipase - uma enzima produzida no pâncreas e que age sobre as gorduras degradando suas moléculas.

 

18.

(E)

As hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidos pela medula óssea e têm como principal função transportar oxigênio dos pulmões para todas as partes do corpo. Em locais de altitude, o organismo produz maior número de hemácias para compensar a falta de oxigênio existente no ar.

 

19.

(A)

Um aumento da vazão do rio e a manutenção da carga de poluentes em um mesmo volume leva a uma diluição dos efluentes, acarretando na redução do nível de poluição no rio.

 

20.

(D)

A irradiação adaptativa explica a ocorrência de distintos caracteres em espécies próximas, ligados à exploração de recursos diferenciados.

 

21.

(A)

O endemismo constitui um conceito ligado à área de ocorrência de um determinado táxon; a alimentação do mico-estrela redunda na predação dos ovos das aves silvestres; o epifitismo constitui a forma de vida da maioria das bromélias e orquídeas da mata atlântica e o mutualismo representa o tipo de interação verificado entre as formigas Azteca e a embaúba.

 

22.

(C)

O cálcio é necessário na fase em que está sendo formado o ativador da protrombina, no processo de coagulação sangüínea. Além de necessário ao desenvolvimento do esqueleto ósseo, é também essencial à excitabilidade normal dos tecidos. Nas carências graves de cálcio, os nervos motores tornam-se facilmente excitáveis, ocorrendo espasmos e contrações dos músculos.

 

23.

(D)

Na boca, o pH é próximo ao neutro porque a ptialina, embora ativa em ampla faixa de pH, apresenta um ótimo em 6,9. No estômago, o pH torna-se ácido em função do suco gástrico segregado, cujo pH situa-se em geral entre 0,9 a 1,5. No intestino, o pH é alcalino porque existem glândulas que reduzem a acidez do quimo gástrico, bem como pela presença do suco pancreático.

 

24.

(E)

A polinização cruzada feita com intuito de melhoramento vegetal se dá a partir da retirada de pólen de flores masculinas e a tentativa de sua polinização em estigma de flores femininas de outra planta.

 

25.

(B)

A capacidade de por ovos nos anfíbios é anterior à sua passagem para a vida terrestre, sendo esta portanto uma alternativa falsa. As demais alternativas apresentam modificações evolutivas que efetivamente ocorreram na conquista do ambiente terrestre pelos anfíbios.

 

26.

(B)

A eutrofização dos corpos d’água leva constantemente a explosões populacionais de algas de uma única espécie em detrimento das demais. Graças a adaptações fisiológicas e morfológicas da maioria das espécies vegetais dos manguezais, é possível a sua sobrevivência em ambientes de baixa concentração de oxigênio no solo. A mata atlântica, com suas diversas fisionomias, é o ecossistema de maior extensão no estado, sendo que os campos de altitude estão circunscritos a elevações acima dos 1500 m.

 

27.

(D)

Dentre as alternativas apresentadas, a emissão de combustível fóssil representa a maior contribuição para o aumento do efeito estufa. Por meio de reflorestamento em larga escala, parte considerável do CO2 atmosférico pode ser fixado nos tecidos vegetais.

 

28.

(A)

O porco, principal hospedeiro intermediário de Taenia solium, apresenta contaminação a partir da ingestão de fezes ou alimentos contaminados. O estágio adulto deste parasito tem como hospedeiro definitivo o homem, que se contamina ingerindo carne de porco crua ou mal cozida.

 

29.

(E)

O ácido desoxirribonucléico é uma molécula que, associada a proteínas, forma os cromossomos, e é responsável pelas características do ser vivo e pela sua transmissão de geração a geração.

 

30.

(C)

A família constitui uma categoria taxonômica que engloba distintos gêneros. Ao verificar que o inseto coletado não se encaixava nos gêneros conhecidos de sua família, o cientista seria obrigado a criar um gênero novo, sendo o inseto coletado a primeira espécie desta nova categoria taxonômica.