Comentários da Prova Objetiva de Física
1.
(B)
O corredor I percorreu 36m nos 6s iniciais e os 64 m restantes em 64/12 = 5,33s,
num total de 11,33s.
O corredor II percorreu 15m nos 3s iniciais e os 85m restantes em 85/10 = 8,5s, num total de 11,5s
O corredor III percorreu 30m nos 5s iniciais, depois 20m nos 2s seguintes e os restantes 50m em 50/8 = 6,25s , num total de 13,25s
2.
(E)
O terceiro elo impede que o conjunto formado pelos 4º e 5º elos caiam. Logo a força que ele faz sobre o conjunto (aplicada sobre o quarto elo) anula o peso dos dois últimos. A resposta é (m4 + m5)g
3.
(A)
As rodas dianteiras giram devido ao motor e empurram o solo para trás (o que faz o solo empurrar estas rodas para a frente e assim impulsionar o carro). As rodas traseiras são arrastadas empurrando o solo para a frente (a reação do solo a esta força é que faz com que as rodas traseiras girem)
4.
(E)
O objeto que dá a volta duas vezes mais rapidamente tem freqüência duas vezes maior que o outro. A força centrípeta é proporcional ao quadrado da freqüência:
.
Logo, o corpo que tem o dobro da freqüência necessitará de uma força centrípeta quatro vezes maior do que a força centrípeta necessária para manter o objeto mais lento.
5.
(C)
A aceleração da bolinha deve ter componente radial (aceleração centrípeta do movimento circular). Esta condição elimina as situações I e V . A situação II também deve ser eliminada porque a força exercida pelo fio tem sempre a orientação centrípeta. Apenas as situações III e IV são possíveis.
6.
(A)
O trabalho é igual ao produto da força pelo deslocamento na direção da força. Neste caso, a força é a força de atrito produzida durante o arrastamento: F = µmg, onde µ é o atrito cinético.
7.
(B)
Nas panelas de pressão o volume se mantém constante enquanto a temperatura aumenta. Logo, a pressão deve aumentar com a temperatura. Além disso, quanto maior a pressão, maior a temperatura de ebulição dos líquidos, razão pela qual os alimentos ficam mais cozidos nessas panelas. Os itens III e V estão corretos.
8.
(B)
Ao prender a respiração, conservamos a quantidade de ar nos pulmões. Ao subirmos de altitude, a pressão externa diminui e, em conseqüência, o pulmão se expande diminuindo assim a densidade do ar nele contido.
9.
(C)
A equação de estado de um gás é PV = nRT onde n é o número de moles. Na expressão apresentada, n = 1; logo, tem-se 1 mol de moléculas.
10.
(E)
Os líquidos de maior densidade afundam quando colocados num outro de menor densidade.
11.
(D)
A força pedida é igual ao produto da área da superfície do fundo do vaso pela pressão ali exercida devido à presença dos líquidos:
F = 20x35x10-3x10kg.m/s2 = 7,0N
12.
(C)
A força coulombiana é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas, sendo atrativa se as cargas têm sinais opostos e repulsiva se as cargas têm o mesmo sinal. Uma carga negativa colocada inicialmente no ponto P seria mais fortemente atraída pela carga positiva mais próxima, isto é, pela que está em B. Uma carga positiva colocada inicialmente no ponto P seria mais fortemente repelida pela carga positiva localizada no ponto B e se deslocaria no sentido do ponto A. Ao passar pelo ponto O, porém, ela seria mais fortemente repelida pela carga localizada no ponto A invertendo o sentido do seu movimento.
O efeito resultante é uma atração ao ponto O, onde as forças de repulsão devido às cargas localizadas em A e em B se equilibram.
13.
(A)
A condutividade dos materiais é inversamente proporcional à resisitividade. Pelo gráfico, o material A é o pior condutor pois tem maior resistência. O material D tem resistência divergente a baixas temperaturas tornando-se, portanto, um isolante. Os materiais B e C têm resistência nula a baixas temperaturas caracterizando-se, portanto, como supercondutores.
Logo, todas as afirmações estão corretas
14.
(E)
Pela lei de Snell, n1sen
1 = n2sen
2. O raio refratado no meio 2 desaparecerá quando
2
atingir o valor limite
2L = 90º.
Isto acontecerá quando
1
atingir o valor limite
1L
tal que sen
1L =
n2/n1. O raio difratado desaparecerá primeiro no
conjunto de filmes em que
1L (ou sen
1L) tem o menor valor, ou seja, no de menor razão n2/n1.
15.
(D)
O forno de microondas produz de ondas de mesma natureza que a da luz visível, isto é, são ondas eletromagnéticas, diferindo apenas pelo comprimento de onda. A radiação de microondas do forno tem comprimento de onda maior do que o da luz visível.