Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Bolsas


A PUC-Rio concederá Bolsas de Desempenho Acadêmico, Bolsas Pró–Licenciatura, Bolsas decorrentes de Convenções Trabalhistas,  Bolsas Fraternas , e Bolsas PROUNI, Desafios PUC-Rio e Bolsas Comunitárias Segundo Critérios Socioeconômicos (PUC e FILANTRÓPICA).

1 – Bolsas de Desempenho Acadêmico

Serão concedidas seguindo os critérios divulgados no documento abaixo, disponível para download:
» INSTRUÇÃO ESPECIAL: Critérios e o número de bolsas de desempenho acadêmico
(INSTRUÇÃO ESPECIAL – 01/2020 - Arquivo PDF: IEVE012020.pdf)


2 – Bolsas Pró-Licenciatura

Serão concedidas seguindo os critérios divulgados no documento abaixo, disponível para download:
» INSTRUÇÃO ESPECIAL: Critérios para a concessão das bolsas pró-licenciatura
(INSTRUÇÃO ESPECIAL – 02/2020 - Arquivo PDF: IEVE022020.pdf)


3 – Bolsas decorrentes de Convenções Trabalhistas

Serão concedidas por intermédio da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC), decorrentes de acordo trabalhista das categorias de auxiliares de administração escolar e professores do Município do Rio de Janeiro, contemplando os alunos classificados via provas online do Vestibular de 2021, via ENEM realizado em um dos anos entre 2015 e 2019 e via Exames Internacionais, Abitur, Bac e IB. Encaminhar a solicitação da bolsa para o e-mail gabinetevrcsersocial@puc-rio.br.


4 – Bolsas Fraternas

Serão concedidas por intermédio da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC), conforme divulgação em http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/bolsas_tipos.html, contemplando os alunos classificados via provas online do Vestibular de 2021, via ENEM realizado em um dos anos entre 2015 e 2019 e via Exames Internacionais, Abitur, Bac e IB. Essas bolsas têm a finalidade de atender famílias com mais de um dependente cursando a graduação na PUC-Rio com a concessão de bolsa de 20% aos dependentes, exceto para o de matrícula mais antiga. Para concorrer à bolsa fraterna, nenhum dos estudantes do grupo familiar, poderá estar cadastrado com bolsa na graduação, excetuando-se os estudantes beneficiados com o FIES. Em se tratando de FIES, a concessão da bolsa fraterna estará condicionada aos critérios de aditamento estabelecidos pelo contrato de financiamento (FIES). Após efetuar a matrícula, encaminhar a solicitação da bolsa para o e-mail gabinetevrcsersocial@puc-rio.br.


5 – Bolsas PROUNI

Serão concedidas de acordo com os critérios descritos em https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/prouni/index.html.

Parágrafo único – As vagas destinadas aos candidatos a Bolsas PROUNI não constam do Edital do Concurso Vestibular 2021.


6 – DESAFIOS PUC-Rio

Desafios PUC-Rio. Bolsas  de estudo integrais.

Os melhores colocados serão agraciados com BOLSA INTEGRAL de estudo para os cursos de Bacharelado em: MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍIMICA.

Podem se inscrever todos aqueles que estão inscritos no Concurso Vestibular PUC-Rio 2021.

Confira o resultado, acesse o site:
http://www.puc-rio.br/desafios/





7 – Bolsas Comunitárias Segundo Critérios Socioeconômicos (PUC e FILANTRÓPICA)

Serão concedidas aos alunos classificados via Vestibular PUC-Rio 2021, por intermédio da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC), de acordo com os critérios divulgados em http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/bolsas_solicitacao.html.
» PERGUNTAS FREQUENTES
(http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/cba_perguntasfrequentes.html).

Parágrafo único – As Bolsas Comunitárias Segundo Critérios Socioeconômicos não constam do Edital do Concurso Vestibular 2021. Para solicitar essa categoria de bolsa é necessário que o candidato tenha sido aprovado no Vestibular e já tenha realizado sua matrícula. Em outras palavras: já seja um aluno matriculado na PUC-Rio.