Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Bolsas


A PUC-Rio concederá Bolsas de Desempenho Acadêmico, Bolsas Pró–Licenciatura, Bolsas decorrentes de Convenções Trabalhistas,  Bolsas Fraternas , e Bolsas PROUNI, Desafios PUC-Rio e Bolsas Comunitárias Segundo Critérios Socioeconômicos (PUC e FILANTRÓPICA).

1 – Bolsas de Desempenho Acadêmico

Serão concedidas seguindo os critérios divulgados no documento abaixo, disponível para download:
» INSTRUÇÃO ESPECIAL: Critérios e o número de bolsas de desempenho acadêmico
(INSTRUÇÃO ESPECIAL – 01/2020 - Arquivo PDF: IEVE012020.pdf)


2 – Bolsas Pró-Licenciatura

Serão concedidas seguindo os critérios divulgados no documento abaixo, disponível para download:
» INSTRUÇÃO ESPECIAL: Critérios para a concessão das bolsas pró-licenciatura
(INSTRUÇÃO ESPECIAL – 02/2020 - Arquivo PDF: IEVE022020.pdf)


3 – Bolsas decorrentes de Convenções Trabalhistas

Serão concedidas por intermédio da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC), decorrentes de acordo trabalhista das categorias de auxiliares de administração escolar (Funcionários PUC-Rio) e Professores de Ensino Superior de Universidade Privada do Município do Rio de Janeiro, contemplando os alunos classificados via provas online do Vestibular de 2021, via ENEM realizado em um dos anos entre 2015 e 2019 e via Exames Internacionais, Abitur, Bac e IB. Encaminhar a solicitação da bolsa para o e-mail gabinetevrcsersocial@puc-rio.br.


4 – Bolsas Fraternas

Serão concedidas por intermédio da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC), conforme divulgação em http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/bolsas_tipos.html, contemplando os alunos classificados via provas online do Vestibular de 2021, via ENEM realizado em um dos anos entre 2015 e 2019 e via Exames Internacionais, Abitur, Bac e IB. Essas bolsas têm a finalidade de atender famílias com mais de um dependente cursando a graduação na PUC-Rio com a concessão de bolsa de 20% aos dependentes, exceto para o de matrícula mais antiga. Para concorrer à bolsa fraterna, nenhum dos estudantes do grupo familiar, poderá estar cadastrado com bolsa na graduação, excetuando-se os estudantes beneficiados com o FIES. Em se tratando de FIES, a concessão da bolsa fraterna estará condicionada aos critérios de aditamento estabelecidos pelo contrato de financiamento (FIES). Após efetuar a matrícula, encaminhar a solicitação da bolsa para o e-mail gabinetevrcsersocial@puc-rio.br.


5 – Bolsas PROUNI

Serão concedidas de acordo com os critérios descritos em https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/prouni/index.html.

Parágrafo único – As vagas destinadas aos candidatos a Bolsas PROUNI não constam do Edital do Concurso Vestibular 2021.


6 – DESAFIOS PUC-Rio

Desafios PUC-Rio. Bolsas  de estudo integrais.

Os melhores colocados serão agraciados com BOLSA INTEGRAL de estudo para os cursos de Bacharelado em: MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍIMICA.

Podem se inscrever todos aqueles que estão inscritos no Concurso Vestibular PUC-Rio 2021.

Confira o resultado, acesse o site:
http://www.puc-rio.br/desafios/





7 – Bolsas Comunitárias Segundo Critérios Socioeconômicos (PUC e FILANTRÓPICA)

Serão concedidas aos alunos classificados via Vestibular PUC-Rio 2021, por intermédio da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC), de acordo com os critérios divulgados em http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/bolsas_solicitacao.html.
» PERGUNTAS FREQUENTES
(http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/cba_perguntasfrequentes.html).

Parágrafo único – As Bolsas Comunitárias Segundo Critérios Socioeconômicos não constam do Edital do Concurso Vestibular 2021. Para solicitar essa categoria de bolsa é necessário que o candidato tenha sido aprovado no Vestibular e já tenha realizado sua matrícula. Em outras palavras: já seja um aluno matriculado na PUC-Rio.