PUC-Rio - Página inicial
Mensagem do Reitor


Mensagem de saudação do
Reitor da PUC-Rio

" ... gostaria de expressar meus sentimentos em relação a esse elevado grau de pertencimento que as pessoas têm pela PUC-Rio."

fim
Tópicos Relacionados
 
item Ações Comunitárias e Culturais
item Agenda Ambiental
item Campus
item Centros
item Assessoria de Imprensa e Clipping
item Departamentos e Unidades
item Fale conosco
item Identidade Corporativa
item Missão e Marco Referencial
item Núcleo de Memória da PUC-Rio
item Prêmios, Projetos e Destaques Acadêmicos
item Reitoria, Vice-reitorias e Centros
 


      Existe um sentimento muito forte de pertencimento das pessoas  pela PUC-Rio, algo que diferencia a nossa Universidade de outras instituições de ensino superior no Brasil. O amor e o carinho das pessoas pela instituição constituem uma riqueza admirável, marcando vidas passadas e presentes de nossos alunos, professores e funcionários. Embora esse pertencimento seja vivido em épocas distintas, existem alguns valores que permanecem ao longo da história de 70 anos da Universidade e que devem ser vistos de forma integrada.

      Nessa mensagem como reitor, gostaria de expressar meus sentimentos em relação a esse elevado grau de pertencimento que as pessoas têm pela PUC-Rio. Para quem assume esta missão em dar continuidade a trajetória tão exitosa de nossa instituição, é de bom alvitre manifestar à sociedade esses valores que fazem parte do nosso ethos institucional.

      O primeiro valor constitui na integração entre vida acadêmica e vida comunitária. A PUC-Rio, pelo seu modelo de campus único, consegue unir a busca de excelência acadêmica com a intercomunhão solidária que acontece na sala de aulas, nos pilotis, nas áreas verdes do campus e na vila dos diretórios. Sem abrir mãos da seriedade no ensino e na pesquisa, a PUC-Rio é o lugar onde a antropologia do encontro permite viver outros valores que fazem parte da vida humana.

      O segundo valor diz respeito à abertura para o diálogo interdisciplinar e interdepartamental.  A proximidade física de nossos espaços,  o grau de flexibilidade de nossos currículos e a abertura para os novos desafios, são fatores que favorecem a dimensão de interdisciplinaridade na comunidade educativa. Esse é um valor que cresce cada vez mais em nossa universidade, abrindo perspectivas futuras para um diálogo mais estreito entre os diferentes saberes científicos.

      O terceiro valor está relacionado com a integração entre ciência e fé. Na PUC-Rio é possível perceber e viver, sem barreiras e preconceitos, o diálogo entre os diferentes conteúdos das ciências com a perspectiva transcendente da fé. Esta vivência unitiva entre imanência e transcendência, reflete o desejo de uma nova cosmovisão, onde a busca da verdade deve contemplar não apenas as mediações científicas necessárias para a realização humana, mas, também, as questões mais profundas da fé sobre o destino último e definitivo do ser humano e do mundo.

      O quarto valor se refere no privilégio em estudar num campus universitário onde é possível ver e contemplar os elementos simbólicos da natureza, integrado com os espaços acadêmicos. A área verde do campus e o rio que corre no coração da universidade, permitindo uma relação mais proximal das pessoas com a natureza, é um patrimônio ambiental que contribui para aumentar o amor e o apreço por esse espaço tão singular e charmoso. Esse valor deve ser preservado e melhorado com a nossa atual Agenda Ambiental.

     O quinto valor consiste no desejo permanente em manter a excelência acadêmica e social com certa austeridade e determinação. O esforço de nossos professores em buscar sempre o melhor para que a PUC-Rio possa manter os conceitos elevados de seus cursos, mesmo com quadros acadêmicos reduzidos e recursos físicos e financeiros limitados, é algo que nos distingue e nos honra. A determinação de nossos docentes em ampliar as atividades sociais, sempre voltadas para um serviço público eficaz e competente, em favor da sociedade, faz com que a PUC-Rio alcance índices elevados de excelência na área social. O nosso desejo é que a PUC-Rio possa continuar mantendo, com ajuda de todos nós que amamos a nossa Universidade, a excelência na área acadêmica, social e ambiental.

Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
Reitor da PUC-Rio



Voltar