Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 1986 >

Exposição
Serviços Comunitários
 

Exposição:
"Antonio Borsoi - Desenhista, Artesão e Decorador"

Período:

Período: 27 de novembro de 1986 a 17 de janeiro de 1987

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Exposição "Antonio Borsoi - Desenhista, Artesão e Decorador"

 


             Exposição e catálogo Antonio Borsoi organizada e pesquisada pelo Solar Grandjean de Montigny - Centro Cultural da PUC-Rio e patrocinada pela FUNARTE.
              A mostra é uma série de estudos sobre artesãos menos conhecidos, ativos no Rio de Janeiro, no século XIX e começo do XX.
              A obra de Borsoi (1880-1952), foi realizada nas primeiras décadas do nosso século, na cidade do Rio de Janeiro, dentro do mesmo espírito renovador da época: as transformações e o embelezamento da cidade.
              Quando jovem, em São Paulo, Borsoi estudou no Liceu de Artes e Ofícios, transferindo-se para o Rio a partir do ano de 1906 e dessa época em diante começa a imprimir sua marca característica nos imóveis que transformaram-se no símbolo da Belle Époque no Rio de Janeiro. Trabalhou como desenhista de móveis para a Companhia Marcenaria Auler, firma responsável por importantes projetos, e onde, até 1913, Borsoi desenvolve, algumas de suas mais expressivas criações que ainda hoje podemos verificar: Os móveis e molduras para espelhos da Confeitaria Colombo na Rua Gonçalves Dias, as cadeiras e móveis do diretor do Cinema Iris, Rua da Carioca. Dentre seus inúmeros trabalhos já desaparecidos encontramos a Joalheria Bernacchi na Rua Gonçalves Dias (desfeita em 1975 - o imóvel ainda existe com a fachada descaracterizada), a loja de artigos masculinos Tour Eiffel na Rua do Ouvidor (destruída em fins da década de 60), o Cinema Central, na Avenida Central com seus m'veis em estilo egípcio; os detalhes de escada, balcões e divisórias da antiga sede do Jornal do Brasil, também Avenida Central, além de bancos, lojas, sapatarias, confeitarias, cafés, etc.
              Trabalhou para firmas como por exemplo, Le Mobilier, Leandro Martins, Laubish & Hirth, Costa Pereira, entre outras, sempre com um estilo eclético, usando elementos art nouveau bem ao gosto da época. Inspirava-se através de pranchas que vinham da Europa, mas interessava-se também pelo que existia de mais moderno em relação ao design de móveis de interiores. Colecionava revistas alemãs, italianas, francesas e americanas, que eram sua fonte de conhecimento, onde ele captava elementos que depois transpunha para alguns de seus projetos.
              Na exposição serão apresentados vários de seus desenhos de móveis, projetos para lojas, instalações de móveis originais, como por exemplo as cadeiras da Confeitaria Colombo, cadeiras e detalhes de armários da Joalheria Bernacchi, e outros móveis e objetos pessoais pertencentes à sua família.
              O catálogo editado especialmente para esta mostra, é o primeiro de uma série sobre artistas-decoradores e artesãos que trabalharam no Rio de Janeiro no início do século que teve o patrocínio do Istituto Italiano di Cultura e da FUNARTE e o apoio cultural da FINK Transportes S.A.



Voltar


PUC-Rio - Rodapé

 
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-900 - Cx. Postal: 38097

CONTATOS: Telefones: (55 21) 3736-1001 / 3527-1001 - | Fale Conosco |
| Privacidade e Proteção de Dados Pessoais | PUC-RIO © 1992 - 2024. 32 anos na WEB - Todos os direitos reservados.