Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

VazioPleno - Individual imersiva com trabalhos de Ana Biolchini

Exposição

VazioPleno é uma exposição individual imersiva com trabalhos de Ana Biolchini criados entre 2015 e 2017. Escultura, vídeo, serigrafia e fotografia criam relações dos temas centrais da artista com a arquitetura do prédio. Tudo na exposição é pensado como um organismo vivo, a casa corpo.

Na abertura, comida viva será servida em bandejas de argila, acompanhada de sucos verdes. Ambiência externa de música da época neoclássica remete ao tempo de idealização do Solar pelo arquiteto Grandjean de Montigny, que também projetou a Casa França-Brasil.

Duzentos anos depois, Ana Biolchini preenche com arte a casa construída em uma época de domínio da razão sobre a emoção, hoje ocupada pelo sutil.

A exposição traz três instalações e propõe interação de tempos: o da construção da Casa, a partir da missão francesa, e Outubro de 2017 na arte contemporânea.

As escadas do Solar conduzem a uma ascensão espiral. No segundo andar, o visitante chega a uma outra dimensão no tempo da narrativa.

Galeria de imagens

Exposição no Solar reflete sobre o tempo e a essência da vida

Na exposição Vazio Pleno, a artista plástica Ana Biolchini faz uma reflexão sobre o tempo, o espaço e suas conexões. As obras procuram fazer com que o espectador se encontre dentro de si mesmo e uma videoinstalação permite conhecer o processo criativo da artista.

Créditos: TV PUC-Rio