Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Núcleo de Memória > Solar Grandjean de Montigny > Exposições 2009 >

Exposição
MOSTRA DE ARTES SBGAMES 09 - GAMES e ARTE / PARLA!


Inauguração:
8 de outubro de 2009
Período:
8 de outubro a 6 de novembro de 2009
Horário:
2ª a 6ª das 10h às 17:30h

A exposição estará aberta para visitação excepcionalmente nos dias 10/10 (sábado) , 11/10 (domingo) , 12/10 (segunda-feira) e nos sábados dias 17/10, 24/10 e 31/10/2009 no horário de 9:00h às 18:00h

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Voltar

Imagem da exposição "Parla!"

A Mostra de Artes do SBGames 09 aborda a relação entre videogames e arte a partir de diversas perspectivas, celebrando os vários usos da arte em jogos e vice-versa. A mostra é uma oportunidade de se conferir o amadurecimento do videogame como meio artístico, e como suporte para diversas formas de expressão.

A Seção Games e Arte Compreende as categorias:

  • Jogos Artísticos: Um mostruário de jogos abordando formas inovadoras e poéticas de game design e arte para jogos. Esta categoria abrange desde webgames experimentais a jogos comerciais que busquem novas direções para jogos em seus conteúdos, temas, jogabilidade e interação.
  • Arte para Jogos: Uma seção para diversos materiais artísticos produzidos para jogos. Estas formas incluem, mas não estão restritas a, modelos 3d, sprites 2d, musica, animações, ilustrações e cenários. 

A Parla! - 1ª Mostra LADEH de Design de Personagens da PUC-Rio é uma mostra competitiva de personagens promovida e organizada pelo Laboratório de Histórias (LaDEH) do Departamento de Arte e Design da PUC-Rio,  e será realizada em conjunto com o restante da Mostra de Arte SBGames. 

Sobre a Parla!:Imagem da Mostra SBGames

A criação narrativa contemporânea se consolidou como uma produção híbrida em diferentes aspectos tais como a mescla de: linguagens (textual, imagética, musical); suportes (web, impresso, CD-ROM, vídeo); fluxos (linear, ramificado, seqüencial, planar); estímulos sensoriais (imagem, som, tato, movimento), funções (artística, entretenimento, didática, publicitária etc).O LADEh (Laboratório de Design de histórias) do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio vem se dedicando a estudar a relação do campo do Design com essa produção e uma de suas ações nesse sentido é a PARLA! MOSTRA LADEh DE DESIGN DE PERSONAGENS. Vislumbrando na organização de uma mostra competitiva um recurso eficaz para dar visibilidade a essa produção através de um de seus elementos – o personagem.

Compreendendo como narrativa a organização particular de um discurso que contemple a condução de um personagem em uma matriz temporal com uma função diegética, essa experiência (narrativa) se reapresenta para a cultura com diferentes recursos e possibilidades que vão além da mera classificação por veículos. Assim, diferentes recursos (de linguagem, estímulos,suporte, estilos etc.) organizam hoje uma produção realmente híbrida. Por isso, essa mostra pretende colocar lado a lado criações com diferentes propostas para dar conta desse panorama contemporâneo, diversificado e mutável.

Voltar