Brasão

> Vice Reitoria Acadêmica > Solar Grandjean de Montigny >Exposições 2008 >

Exposição
I-Corpografia
Marilu de Cerqueira


Abertura:
3 de junho de 2008
Período:

de 4 de junho a 18 de julho de 2008
Horário:
2ª a 6ª das 10h às 17h

Solar Grandjean de Montigny
Museu Universitário
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea | RJ
Telefone: 21 3527-1435
Tel/fax: 21 3527-1434
e-mail: solargm@puc-rio.br
www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/solar

Entrada Franca

Voltar

Obra da exposição "I-Corpografia"

 



Ï-CorpoGrafia

Exposição fotográfica leva relação homem x objeto ao campus da PUC

Manifestar o gesto existente quando há a interação entre o homem e o objeto é o propósito da exposição de arte fotográfica da designer Marilu de Cerqueira, que será inaugurada no dia 3 de junho no campus da PUC-Rio. Resultado de trabalho acadêmico para dissertação de mestrado, o projeto retrata imagens humanas em sombras, revelando homem e objetos por meio da mesma matéria.

“Nossas ações estão condicionadas ao meio, ao espaço que hoje se encontra formado por objetos”, destaca a designer. “Exportar o homem de seu ambiente e localizá-lo numa caixa preta, retratando sua imagem em sombras, foi o recurso encontrado para perceber este homem e seus objetos por meio de um único elemento. Com isso, mente e corpo podem ser explorados em suas linguagens, revelando sucessivas surpresas por intermédio do gesto”, diz Marilu de Cerqueira.

O título do trabalho – Ï CorpoGrafia – decorre da informação de que os Araweté, da família tupi-guarani, localizada no Estado do Pará, postula a existência de uma só alma chamada ï, que designa tanto o princípio vital como a sombra projetada pelo corpo. CorpoGrafia está em seu sentido literal: escrita de um corpo, sendo este material ou mental.

Graduada em Comunicação Social, Marilu de Cerqueira tem especialização em fotografia e, a partir de junho, será mestre em Design, na linha de pesquisa Tecnologia, Educação e Sociedade. Há cerca de 15 anos, atua no mercado de trabalho como fotógrafa, diretora de arte, designer, visual merchandiser, coordenadora e gerente de Comunicação e diretora de vídeo.

A partir de 2006, o foco de seu interesse profissional passou a ser direcionado para trabalhos sócio-educativos-culturais. Desde então, tem realizado reportagem/pesquisa junto à PUC-Funasa (Fundação Nacional de Saúde) com a etnia Guarani M’bya, no estado do Rio de Janeiro, e junto à EAD da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Programa de Educação à Distância, na área de saúde. Em sua primeira experiência profissional como diretora de video documentário  - o qual aborda o tema da dificuldade de gestão em saúde pública –, recebeu o Prêmio Especial do Júri no Videomed/Cinemed 2007, em Havana, Cuba.

Os trabalhos fotográficos que compõem a exposição Ï CorpoGrafia nasceram no campus da PUC-Rio, no período de agosto a setembro de 2007, tendo sido executados como uma das metodologias para a dissertação de mestrado de Marilu de Cerqueira, e para tese de doutorado de Georgia Victor, sob a orientação do professor José Luiz Mendes Ripper. Atuaram alunos, professores, funcionários e transeuntes do campus.

Agradecemos a divulgação.


Informações sobre a exposição Corpografia

Voltar