Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Matrícula
Informações para o período de 2022.1

A DAR – Diretoria de Admissão e Registro da PUC-Rio divulga aqui informações importantes sobre os processos de renovação de matrícula para 2022.1 (para alunos veteranos e alunos calouros com aproveitamento de disciplinas). Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Departamento ou envie e-mail para: dar@puc-rio.br

AVISOS IMPORTANTES - Leia antes de finalizar sua matrícula!


1. Alunos novos
(admitidos para 2022.1, isto é, para alunos transferidos, portadores de diploma, 2ª habilitação e domínio adicional).

ALUNOS NOVOS 2022.1
ALUNOS TRANSFERIDOS, PORTADORES DE DIPLOMA, 2ª HABILITAÇÃO e DOMÍNIO ADICIONAL ALUNOS QUE INGRESSARAM POR VESTIBULAR EM 2022.1 COM APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

MATRÍCULA (na D.A.R.) dias 25 de fevereiro e 03 de março por email à D.A.R.

MATRÍCULA ATRASADA (na D.A.R.) dia 07 de março, por email à D.A.R. Com pagamento de taxa de R$ 60,00.

ALTERAÇÕES DE MATRÍCULA (DE-PARA)

  • alunos de 2ª habilitação e domínio adicional
  • transferidos e portadores de diploma: 11 de fevereiro a 24 de março através do site de requerimentos acadêmicos (CCPA) do PUC Online.

ALTERAÇÕES DE MATRÍCULA (DE-PARA) de 11 de fevereiro a 24 de março através do site de requerimentos acadêmicos (CCPA) do PUC Online.


2. Alunos que vão cursar o segundo período na PUC-Rio e estão fazendo a Renovação de Matrícula pela primeira vez

Se você vai cursar o segundo período na PUC-Rio, você já não é mais aluno calouro. Como você vai fazer a Renovação de Matrícula pela primeira vez, é importante que conheça como o processo funciona. Reserve um tempo para ler as informações listadas abaixo. Em caso de dúvida, procure o Coordenador de Graduação do seu curso.

Informações específicas sobre a Renovação para 2022.1


3. Alunos possíveis formandos do período 2022.1

Normalmente, os bloqueios nas disciplinas / turmas só são mantidos durante o processo de Renovação de Matrícula (1ª fase), sendo retirados depois. Porém, a decisão é da competência do Departamento. Assim, se o aluno possível formando só estiver dependendo de disciplinas de outros turnos ou de outros Departamentos  (em suma, disciplinas que não estejam disponíveis durante a 1ª fase), a DAR recomenda que estes alunos solicitem inscrição em alguma disciplina, qualquer uma, na 1ª fase. Isto evitará problemas futuros como perdas dos prazos e pagamentos de taxas de atraso. Em algum procedimento futuro de alteração na grade horária (por exemplo, Ajuste ou De/Para Regimental), a disciplina desnecessária poderá ser cancelada (com a devida alteração no valor da mensalidade) ou trocada pela desejada.

Da mesma forma, se você precisar fazer mais de 4 disciplinas e está impedido por alguma regra, você deverá solicitar a quebra dela através do DePara Administrativo. Claro, isso não vale para quebras de pré-requisitos acadêmicos e só poderá ser usado por alunos formandos no período.


4. Alunos veteranos

Os procedimentos de matrícula para alunos veteranos permitem ao aluno elaborar sua grade com base em informações de vagas e turmas disponíveis no momento de matrícula. Os procedimentos aqui descritos poderão ser utilizados por todos os alunos matriculados em 2021.2 ou em admissão para 2022.1 (exemplo: alunos retornando de convênios PUC-Rio) que serão agendados no dia 11/01/2022 (a divulgação desta ordenação ocorrerá neste dia) e que não tiverem pendências financeiras junto à Tesouraria e à Vice Reitoria Comunitária.

Acesso ao PUC Online para alunos

Atenção: de 05 a 08 de janeiro de 2022 estará disponível um Simulador de Matrícula para testar as suas opções. Verifique no PUC Online. O horário das disciplinas estará disponível a partir do dia 06 de dezembro de 2021.

Imagem ilustrativaAlém das informações em tempo real, o novo sistema auxiliará você a fazer a sua matrícula apresentando, na tela, as disciplinas do ‘falta cursar’ e uma grade de horários interativa – onde será possível acrescentar, substituir ou retirar turmas, a qualquer momento, durante o seu horário.


Acompanhe as informações que estão no link:


A renovação de matrícula ocorrerá em 3 momentos:

Renovação de Matrícula

De 17 a 24 de janeiro cada aluno realizará sua matrícula em dia e horário pré-determinados, respeitando a sua prioridade. Você deve consultar o PUC Online, a partir do dia 11 de janeiro de 2022 para saber seu horário.

Não perca o horário  agendado para você para garantir as melhores opções.

Se você perder seu horário, terá oportunidade, no mesmo dia, de efetuar a matrícula em horário alternativo. Entretanto, não há como garantir que as vagas existentes no seu horário original continuem disponíveis, pois podem ter sido ocupadas pelos alunos que fizeram matrícula no horário correto (e posterior ao seu. Ao perder seu horário, você perde prioridade). Esta opção estará aberta também para os alunos que tiverem tentado sem sucesso (ou seja, não obtiveram inscrição em disciplina alguma) e desejarem tentar outras opções.

Ajuste de Matrícula

Em 09 e 10 de fevereiro, cada aluno terá nova oportunidade para realizar ou alterar sua matrícula em dia e horário determinados no dia 11 de janeiro de 2022, novamente respeitando a sua prioridade e aproveitando apenas as vagas disponíveis.

Obs: alunos que tiverem sido ordenados no dia 11 de janeiro de 2022, que não participaram da Renovação de Matrícula e quiserem participar do Ajuste deverão pagar a taxa de administração (R$ 150,00) – a cobrança será feita no boleto seguinte.

De/Para Regimental

Dias 15 e 16 de março, os alunos que foram ordenados no dia 11 de janeiro de 2022 e que ainda não estiverem satisfeitos com suas grades horárias, terão nova (e última) chance para atingirem seus objetivos. Esta última opção será no De/Para Regimental. Este procedimento ocorrerá somente no PUC Online. Novamente em dia e horário determinados no dia 11 de janeiro de 2022 respeitando a sua prioridade, os alunos poderão proceder a acréscimos, cancelamentos ou substituições de disciplinas/turmas.

Obs: alunos que tiverem sido ordenados no dia 11 de janeiro de 2022, que não participaram da Renovação ou do Ajuste e quiserem participar do De/Para pagarão, no próximo boleto, a taxa de administração (R$ 250,00). Porém, estarão automaticamente habilitados para participar do De/Para Regimental (2ª semana de aulas). Poderão ainda participar do dia alternativo do De/Para Regimental (22 de março, das 8 às 16 horas)

Os alunos que perderem seus agendamentos, dentro deste De/Para, terão uma última chance para proceder a quaisquer tipos de alterações (acréscimos, cancelamentos ou ainda substituições). Isto ocorrerá no dia 22 de março, (das 8 até às 16 horas), sem agendamento.

Lembramos que, pelo comum, após esta data (dia alternativo do De/Para Regimental), não mais haverá alteração no número de créditos solicitados e, consequentemente, no valor das parcelas da semestralidade.  A única exceção diz respeito aos alunos que tiverem direito aos procedimentos do De/Para Administrativo (que tem regras próprias, de uso restrito a determinados grupos de alunos, tais como formandos do período).


Outras Informações Importantes:

5. Débitos não regularizados:

A Tesouraria da PUC-Rio tem sinalizado aos alunos com débitos deste período que a não regularização destes débitos será impeditiva no momento da efetivação da matrícula (qualquer dos momentos de renovação de matrícula). A consulta à situação financeira atual, bem como uma 2ª via dos boletos de cobrança, podem ser obtidos através do SGU – Sistema de Gerência Universitária ou junto à Tesouraria da Universidade. Os impedimentos para a renovação são:

Lembramos que é conveniente o pagamento dos débitos com a antecedência mínima de 2 dias, por conta dos procedimentos bancários.


6. Sobre a regularização dos débitos de 2021.2 junto à vice-reitoria comunitária:

Os alunos devem acessar: http://www.puc-rio.br/regularizacaodedebitos


7. Matrícula atrasada

Os alunos que não estiverem aptos (isto é, estiverem com matrícula trancada, em abandono ou ainda em convênio) e perderem a data do agendamento (11 de janeiro de 2022) não terão direito a participar dos processos regulares de renovação de matrícula.

Deverão habilitar-se à matrícula atrasada (no PUC Online, seção restrita aos alunos) entre os dias 28 de janeiro a 25 de fevereiro. Há uma taxa de R$250,00. Farão suas matrículas na DAR no dia 08 de março de 2022 (todos os alunos), desde que não haja outros impedimentos. A matrícula será feita pela Internet. NÃO HAVERÁ OUTRA OPORTUNIDADE PARA CURSAR 2022.1.


8. Alunos com documentação pendente

Os alunos que estiverem em uma das situações abaixo serão impedidos de participar no processo de renovação de matrícula para 2022.1:

  1. Alunos do sexo masculino, brasileiros nascidos até 2004 que ainda não tiverem entregado o Certificado de Alistamento Militar;
  2. Alunos pré-formandos devendo documentos poderão solicitar liberação provisória das pendências;
  3. Alunos formandos do período (não podem solicitar liberação provisória das pendências).

9. Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Informamos que o seu contrato de prestação de serviços educacionais contém as seguintes cláusulas:

CLÁUSULA 11ª – Uso de imagem e voz

O CONTRATANTE/Aluno autoriza o uso da sua imagem e voz eventualmente captadas pela CONTRATADA durante as atividades desenvolvidas nas aulas remotas, bem como de sua participação em outras atividades pedagógicas não presenciais, por meio tecnológico, para fins exclusivos de avaliação, aprendizagem, ou outros relacionados a atividades acadêmicas.

CLÁUSULA 12ª – Autorização de coleta de dados pessoais (LGPD)

Durante a vigência deste contrato, e para fins de cumprimento das atividades educacionais, atendimento de políticas públicas, proteção da vida e da saúde, bem como para aperfeiçoar os serviços prestados e promover um melhor desempenho na entrega dos serviços contratados, poderão ser coletados dados pessoais e dados pessoais sensíveis do CONTRATANTE, que, neste ato, autoriza expressamente, para utilização e tratamento pela CONTRATADA, no seu melhor interesse, em atenção ao artigo 14 da Lei nº 13.709/2018.

Parágrafo primeiro - Para o estabelecido no caput desta cláusula deverá ser considerado que:

I) "Dados Pessoais" são informações relativas a uma pessoa natural identificada ou identificável, incluindo, mas não se limitando, a Dados Pessoais necessários à vida estudantil do Aluno(a);

II) "Dados Pessoais Sensíveis" aqueles de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

III) A CONTRATADA é a "Controladora", nos termos do art. 5º, inciso IV, da Lei nº 13.709/2018, responsável pela coleta, armazenamento e processamento dos dados pessoais e sensíveis.

Parágrafo segundo - A CONTRATADA, enquanto "Controladora", coleta e promove tratamento de dados pessoais para atendimento das finalidades informadas neste contrato, considerando sempre o princípio da minimização, de modo a utilizar apenas as informações necessárias para execução deste contrato que tem por objeto a prestação de serviços educacionais.

CLÁUSULA 13ª – Subcontratação de serviço de processamento de dados

A CONTRATADA poderá subcontratar o serviço de processamento e armazenamento de dados, de forma que o CONTRATANTE tem ciência e autoriza neste ato o acesso e tratamento de dados pessoais por terceiros, prestadores de serviços, cuja contratação tenha por objeto, garantir a eficiência dos serviços a serem prestados.

CLÁUSULA 14ª – Proteção da informação

A CONTRATADA envidará seus melhores esforços para proteção da informação, principalmente dados pessoais e sensíveis, aplicando as medidas de proteção administrativa e técnica necessárias e disponíveis à época, exigindo de seus fornecedores o mesmo nível aceitável de Segurança da Informação, com base em melhores práticas de mercado, a partir de cláusulas contratuais.

CLÁUSULA 15ª – Repasse de dados ao INEP e ao MEC

O CONTRATANTE autoriza o repasse de seus dados cadastrais (e do aluno, se for pessoa diversa) ao INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – e ao MEC - Ministério da Educação -, quando solicitarem tais informações.