PUC-Rio - Página inicial
> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária
Foto ilustrativa
Sobre a VRC
Foto ilustrativa
   Serviços Comunitários
Foto ilustrativa
Conforme o seu Marco Referencial, documento que inspira os seus princípios, a PUC-Rio tem um caráter comunitário orientado pela tradição humanístico-cristã da Igreja Católica. Esse caráter comunitário distingue dois eixos para a prática cotidiana: o da totalidade para incluir todas as partes e o da sensibilidade com o próximo.

Nessa perspectiva, a Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários cumpre a missão de cuidar das questões comunitárias da PUC-Rio, incentivando, orientando e coordenando atividades, espaços e serviços, no intuito de valorizar o ser humano e promover o seu desenvolvimento integral.

Fundamentalmente, as práticas que constituem essa missão comunitária são

  • Atender questões emergenciais da comunidade PUC-Rio (corpo discente, docente e técnico-administrativo) oferecendo programas de bolsas de estudo e auxílios financeiros, promovendo o bem estar social.

  • Criar e incentivar atividades interdisciplinares, de âmbito cultural, artístico e social, promovendo a integração no contexto da diversidade e o desenvolvimento intelectual, estético, moral e espiritual.

  • Estabelecer atividades esportivas com caráter instrutivo e pedagógico, promovendo o desenvolvimento do corpo em equilíbrio com a mente e a integração no âmbito das competições.

  • Estabelecer um amplo canal de comunicação entre os alunos e o setor produtivo empresarial, promovendo que os alunos possam encontrar, efetivamente, um espaço propício para iniciar a sua experiência profissional.VRC

  • Criar e incentivar projetos sociais interdisciplinares em comunidades de baixa renda, promovendo a troca de experiências entre o conhecimento científico e o saber dessas comunidades.

  • Incentivar os meios de comunicação e os processos de edição da comunidade PUC-Rio, promovendo o intercâmbio de informações e notícias sobre a vida escolar e sobre o conhecimento científico produzido na Universidade.

  • Incentivar as iniciativas culturais e sociais das organizações de representação estudantil da PUC-Rio, regularmente constituídas, além de mediá-las em questões sobre os interesses e direitos dos estudantes.

Voltar

Imagem ilustrativa de rodapé