Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Serviço Comunitário de Orientação Psicológica (PSICOM)

Quem somos Depoimentos Equipe Perguntas frequentes Contato e agendamento


Quem somos

Cumprindo a sua missão institucional, a Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários oferece aos alunos e funcionários um Serviço Comunitário de Orientação Psicológica, o PSICOM.

O PSICOM está disponível àqueles que estejam passando por dificuldades emocionais; psicopedagógicas; problemas familiares e de saúde; e estejam precisando de uma atenção psicológica.

Como um serviço de psicologia, o PSICOM busca a promoção do bem-estar físico e psíquico daquele que o procura para uma vida pessoal, acadêmica e profissional mais saudável e produtiva.

O plantão do PSICOM acolhe a todos que dele necessitem, tanto proporcionando amparo quanto oferecendo novas alternativas de desenvolvimento psicossocial. Os casos que apresentam a necessidade de atendimento especializado não contemplado pelo PSICOM são encaminhados a outros departamentos, serviços, núcleos, etc., com a competência para tal.


Depoimentos

"O PSICOM é mais uma das coisas incríveis que a PUC disponibiliza para os seus alunos. Através dele tive o apoio de pessoas maravilhosas, que me fizeram sentir especial, pois estiveram junto comigo na minha situação mais difícil, me aconselhando e me acolhendo de forma amiga. Tenho muita gratidão por esse projeto e por todos que fazem parte dele!"
Estudante de Comunicação Social

"PSICOM, sou grata pela atenção. Estou tentando "cair fora" do ciclo. Sei que é bem complicado, mas a direção que escolhemos juntos foi sempre em frente. Muito obrigada!"
Estudante de História

"Comecei a ser atendida pelo PSICOM faz mais de um ano. Não porque estava com notas baixas, mas porque estava com a cabeça cheia e temia que elas baixassem. Desde então tenho feito ótimas escolhas com relação à minha passagem pela PUC e à minha vida também. Aprendi a me organizar para ter mais tempo para os estudos e conciliar com minha vida social. Recomendo muito, a todos. Às vezes é necessário ter alguém que nos oriente ou apenas nos abra os olhos para o que está à nossa frente e não conseguimos enxergar. Valeu, PSICOM!"
Estudante de Comunicação Social


Equipe

O PSICOM é supervisionado pela psicóloga Roberta Magacho Rodrigues (CRP 05/36202)
e compõe a sua equipe a psicóloga Ana Carolina Antunes Gomes (CRP 05/30536)


Perguntas frequentes

  1. Os atendimentos realizados pelo PSICOM são pagos?
    Não. Os atendimentos realizados pelo PSICOM são gratuitos para todos os alunos e funcionários da PUC-Rio.
  2. Trata-se de um único atendimento?
    O número de atendimentos no PSICOM dependerá da necessidade de cada um/caso/pessoa. Poderá ser realizado apenas um agendamento, como poderão ser mais encontros e acompanhamento do caso.
  3. Quanto tempo dura o atendimento?
    Cada atendimento dura em torno de 45 minutos.
  4. O atendimento é voltado exclusivamente para alunos bolsistas?
    Não. Os atendimentos do PSICOM estão abertos para todos os alunos e funcionários da PUC-Rio.
  5. O PSiCOM é um serviço de psicoterapia?
    Não. O PSICOM é um serviço de orientação psicológica. Caso haja necessidade de um trabalho de psicoterapia, a pessoa é encaminhada para outros locais que ofereçam esse serviço.

Contato e agendamento

O PSICOM está localizado na Vice-Reitoria Comunitária. O seu horário de funcionamento é das 8:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira.

Para agendar seu atendimento, clique aqui

Contato: psicom@puc-rio.br