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EDITAL PARA O AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL


Resultados da 3ª rodada: novos contemplados, pedidos renovados e em análise


Terceira rodada inscrições encerradas em 21/02/2021.
Em março divulgaremos as datas da próxima rodada.


Baseando-se nos princípios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), desde que a pandemia da Covid-19 atingiu o Rio de Janeiro, a Instituição se organizou para adaptar os cursos presenciais para o formato online, de modo a atender as necessidades de nosso diversificado corpo discente.

A partir de levantamentos anteriores realizados pela Universidade, foram identificadas situações de alunos com dificuldades de acompanhamento das aulas online, devido à falta de computadores e/ou de acesso à internet.

Sensível a essas situações e a fim de auxiliar o aluno da Universidade regularmente matriculado em curso de Graduação, em situação de vulnerabilidade social e com necessidade de auxílio para inclusão digital, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna público o presente edital.

  1. DA CARACTERIZAÇÃO DO AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL
    1.1. O Auxílio Inclusão Digital busca promover o acesso a computadores e/ou pacotes de dados (internet) que atendam às necessidades acadêmicas do público-alvo. Serão disponibilizadas três formas de auxílio:
    (i) pacote de dados para acesso à internet;
    (ii) computador;
    (iii) pacote de dados para acesso à internet e computador.
  2. DOS REQUISITOS
    2.1. São requisitos essenciais para concessão do Auxílio Inclusão Digital:
    Ser aluno da PUC-Rio, REGULARMENTE MATRICULADO no semestre de 2021.1 em curso de Graduação, ou seja, não deverá estar em situação de MATRICULADO EM CONVÊNIO, TRANCADO, JUBILADO, ABANDONADO, FORMANDO OU HABILTADO À FORMATURA, com renda familiar mensal per capita bruta que não exceda o valor de 3 salários mínimos, considerando o patrimônio familiar, e necessitar de pelo menos uma das formas de auxílio para poder desenvolver as atividades de ensino remoto.
  3. DA CONCESSÃO E DURAÇÃO DO AUXÍLIO
    3.1. A concessão dos auxílios é condicionada à disponibilidade de recursos.
    3.2. O auxílio para o pacote de dados de acesso à internet de que trata o presente Edital refere-se ao semestre de 2021.1, podendo ser ou não renovado por mais um semestre.
    3.3. O auxílio relativo a computador de que trata o presente Edital refere-se ao semestre de 2021.1, podendo ser estendido, a critério da universidade.
    3.4. No caso de o aluno indicar a modalidade de auxílio (iii) subitem 1.1, não havendo disponibilidade de recursos para prover os dois tipos de apoio, será observada a ordem de prioridade indicada pelo aluno na ficha de inscrição.
  4. DAS INSCRIÇÕES
    4.1. As inscrições deverão ser feitas via ficha de inscrição online pelo aluno, no seguinte link: https://forms.gle/XgEyUAiahBKprByq5
    (i) O aluno dentro dos critérios de renda e patrimônio, atualmente com bolsas tipo Filantrópica ou Prouni, não precisará apresentar documentação atualizada em 2021.1;
    (ii) O aluno dentro dos critérios de renda e patrimônio que não tenha bolsa, ou possua bolsa diferente das citadas no item (i) acima, deverá,
    - preencher a ficha de inscrição online (ver link em 4.1);
    - preencher o formulário eletrônico disponível no link;
    https://sgu.rdc.puc-rio.br/sguweb/vrcom/loginformularioeletronico.aspx
    - enviar a documentação comprobatória (vide página Relação de Documentos).
    4.2. O aluno já contemplado com auxílio(s) na primeira ou segunda rodada do Edital que deseje manter o apoio NÃO deverá se inscrever novamente. A renovação do auxílio será feita automaticamente com base na resposta do Formulário de Avaliação e de Renovação, cujo preenchimento foi encerrado em 10/02/2021. Caso o aluno não tenha preenchido o Formulário deverá contactar a equipe de Inclusão Digital por e-mail dentro do prazo de vigência deste Edital.
    4.3. Este edital estará aberto entre 12/02/2021 às 20:00 horas e 21/02/2021 às 20:00 horas. Não serão aceitas inscrições fora deste período.
  5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
    5.1. Será analisada somente a inscrição do aluno que cumpra os procedimentos e prazos estipulados neste Edital e que satisfaça os requisitos apresentados no item 2.
    5.2. Será priorizado, de acordo com a disponibilidade de recursos, na ordem a seguir:
    (i) o aluno formando, cursando o último semestre da graduação em 2021.1 (que se matriculou em todas as disciplinas de seu “falta cursar”);
    (ii) o aluno não formando em 2021.1.

    5.3. Não havendo disponibilidade de recursos para atender a todos os alunos de cada categoria definida nos subitens 5.2 (i) e 5.2 (ii), será priorizado o aluno com indicador socioeconômico mais baixo, caracterizado pela renda familiar mensal per capita bruta e patrimônio.
  6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
    6.1. A listagem dos alunos contemplados com o apoio será divulgada na página da Vice-Reitoria Comunitária (http://www.puc-rio.br/inclusaodigital).
  7. DO INDEFERIMENTO DA SOLICITAÇÃO
    7.1. Será indeferida a solicitação de Auxílio Inclusão Digital do aluno que:
    (i) Não estiver regularmente matriculado em disciplinas no período de 2021.1;
    (ii) Não preencher corretamente as informações obrigatórias na ficha de inscrição online no prazo indicado;
    (iii) Não preencher corretamente o formulário eletrônico citado no subitem 4.1 (ii);
    (iv) Não apresentar a documentação solicitada, como citado no subitem 4.1 (ii).
  8. DOS RECURSOS FINANCEIROS
    8.1. Os recursos financeiros para o custeio do Auxílio Inclusão Digital são oriundos de campanha de doação lançada pela Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, em conjunto com os Decanatos do Centro de Ciências Sociais (CCS), do Centro Técnico Científico (CTC), do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
  9. DO RECEBIMENTO E CANCELAMENTO DO AUXÍLIO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL
    9.1. O recebimento do auxílio está condicionado à assinatura de declaração exigida para cada tipo de apoio, disponível em www.puc-rio.br/inclusaodigital/, ou em outra forma a ser divulgada.
    9.2. O aluno que trancar matrícula ou todas as disciplinas nas quais tiver se inscrito no período letivo de 2021.1 terá o auxílio cancelado, o que, no caso de computador, implicará a devolução do equipamento cedido pela Universidade.
  10. DA MOBILIDADE DO AUXÍLIO
    10.1. Atos que envolvam mobilidade do auxílio, como viagens por motivos pessoais ou acadêmicos, devem ser previamente comunicados à equipe de Inclusão Digital por e-mail (inclusaodigital@puc-rio.br) para que seja analisado.
  11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
    11.1. É de responsabilidade do aluno a observância do prazo de inscrição, dos procedimentos indicados no texto do Edital, bem como o acompanhamento de informes relativos ao Projeto de Inclusão Digital, disponíveis na página (http://www.puc-rio.br/inclusaodigital/).
    11.2. Alunos cujos pedidos forem indeferidos poderão entrar com recurso até três dias contados a partir da data de divulgação dos resultados na página da Vice-Reitora para Assuntos Comunitários, por meio de envio de e-mail para inclusaodigital@puc-rio.br. Os recursos serão analisados na ordem de recebimento e respondidos no prazo de uma semana. Este prazo poderá ser ampliado em função do número de solicitações.
    11.3. É obrigatório, ao final do semestre, o preenchimento do Formulário de Avaliação da Campanha de Inclusão Digital da PUC-Rio.
    11.4.
    Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pelo comitê formado por 03 representantes dos Decanatos e 02 representantes da Vice-Reitoria Comunitária.
    11.5. Após o período de inscrição e divulgação de resultados, caso haja disponibilidade de recursos, será publicado aditivo deste Edital.

Edital para download
PDF

Instruções para concorrer aos Editais

O aluno da PUC-Rio regularmente matriculado em curso de Graduação em situação de vulnerabilidade social* pode se inscrever para concorrer ao Auxílio Inclusão Digital. Para tal, deve seguir os passos abaixo:

Passos para inscrição:

  • Ler o Edital e tomar conhecimento de seu conteúdo.

--> Alunos com bolsas tipo Filantrópica ou Prouni: 

--> Alunos NÃO bolsistas:

* com renda familiar mensal per capita bruta igual ou inferior a 3 salários mínimos, sendo também considerado o patrimônio familiar.

Em caso de dúvida, entre em contato via e-mail: inclusaodigital@puc-rio.br 

Editais passados

(PDF para download)