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Bolsas e Financiamentos da VRC
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FIES - Inscrições
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Vagas Remanescentes 2017.1

As vagas Remanescentes, compreendidas como aquelas eventualmente não ocupadas no decorrer do Processo Seletivo regular do FIES referente ao primeiro semestre de 2017, serão ofertadas para inscrição de candidatos de acordo com o disposto no edital nº 19, de 9 de março de 2017.

Prazos e Critérios:

O candidato deve verificar no edital nº 19, de 9 de março de 2017, os prazos e critérios de inscrição, que deverá ser efetuada, exclusivamente, pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES – FiesSeleção

Após a realização de sua inscrição no FiesSeleção , o candidato deverá acessar o Sistema Informatizado do FIES- Sisfies  e concluir sua inscrição nos 2 (dois) dias úteis subsequentes.

O candidato que tenha concluído sua inscrição no SisFies, deverá validar suas informações na CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, nos cinco (cinco) dias subsequentes ao da conclusão da inscrição e cumprir os demais procedimentos e prazos definidos  na Portaria Normativa MEC n° 10 de 2010.

A realização da inscrição no FiesSeleção e sua conclusão no sisfies assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu  no processo de ocupação das vagas remanescentes, estando a contratação do Financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do FIES – SisFies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes da Portaria Normativa nº 10, de 2010, e da Portaria Normativa MEC nº 6, de 2017, observando ainda, no que couber, o disposto  na Portaria Normativa MEC nº 25, de 21 de dezembro de 2016.

Procedimentos:

Os candidatos às Vagas Remanescentes receberão e-mail da CPSA da PUC-Rio quanto aos demais prazos, procedimentos e critérios de validação na CPSA e de contratação do financiamento, assim que Pré-Selecionados pelo MEC.

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Processo Seletivo 2017.1

Os candidatos que desejarem se inscrever no Processo Seletivo do FIES, para as vagas PUC-Rio disponíveis para o primeiro semestre de 2017, devem estar atentos ao cronograma e demais procedimentos estabelecidos pelo MEC, conforme edital n°8, de 27/01/17, bem como as orientações da instituição, constantes neste site.
Conforme o disposto no item 3.6 do  edital nº 8, de 27/01/17, a pré-seleção dos candidatos assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no Processo Seletivo do FIES referente ao primeiro semestre de 2017, estando a contratação do Financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do FIES – SisFies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes da Portaria Normativa nº 10, de 2010.
ESTE PROCESSO SELETIVO COMPREENDE AS SEGUINTES ETAPAS:

    1- Inscrição – FiesSeleção

    2 -Divulgação dos Resultados – MEC – Chamada Única Pré-selecionados e Lista de Espera

    3- Conclusão da Inscrição no SisFies – Pré-Selecionados Chamada Única
    4 -Validação das informações na CPSA
      4.1 - Documentação necessária
      4.2 - Efetivação de matrícula para os candidatos NÃO matriculados na PUC-Rio
      4.3 - Emissão DRI

    5 - Contratação do Financiamento – Banco

    6 - Cadastro do Contrato – CPSA

    7 - Disposições Gerais


1 - DAS INSCRIÇÕES – FiesSeleção

As inscrições para o processo seletivo do FIES 2017.1 são realizadas pela internet, no site do FiesSeleçãoentre os dias 07 e 10 de fevereiro de 2017.

Consulte a Tabela de Vagas (contendo os códigos do curso) para saber quais os cursos de graduação da PUC-Rio estão sendo ofertados em 2017.1. Alertamos que ao realizar sua inscrição, o candidato deve observar os códigos dos cursos na PUC-Rio, a fim de evitar equívocos de habilitação e turno.

2- DIVULGAÇÃO DO RESULTADO – MEC
Chamada Única Pré-Selecionados e Lista de Espera

O resultado das inscrições será divulgado pelo MEC no site do FiesSeleção, no dia 13 de fevereiro de 2017 contendo os estudantes pré-selecionados em chamada única e a lista de espera.
Os Pré-selecionados em chamada única deverão proceder a conclusão da inscrição no SisFies conforme item 3.

Após a divulgação do resultado, os estudantes elencados na lista de espera devem acompanhar o FiesSeleção diariamente, pois a pré-seleção dos candidatos poderá ocorrer até o dia 03 de março de 2017.

O estudante participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá acessar o SisFies, e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de 5 (cinco) dias corridos, a contar da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção. Sendo pré-selecionado, o candidato deverá seguir as orientações contidas neste site.

3- CONCLUSÃO DA INSCRIÇÃO NO SISFIES
Pré-Selecionados Chamada Única

Os candidatos pré-selecionados na Chamada Única devem concluir a inscrição no SisFies para contratação do financiamento no período de 14 de fevereiro de 2017 até 20 de fevereiro de 2017 (antes da conclusão de inscrição no SisFies verifique o item 3.1 para orientações de preenchimento).  
Após a conclusão da inscrição no SisFies, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição.

A validação das informações na CPSA da PUC-Rio deverá ocorrer em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição. Não deixe para os últimos dias a fim de evitar filas e imprevistos.

3.1 Preenchimento Formulário Eletrônico da PUC-Rio:
O Formulário Eletrônico da PUC-Rio contém informações acadêmicas (curso pretendido, habilitação e número de créditos) e financeiras (valores de semestralidades) do candidato, do qual constam dados precisos que podem ser copiados para o preenchimento de inscrição do SisFies. Desta forma, indicamos que o preenchimento do Formulário Eletrônico da PUC-Rio se dê anteriormente à conclusão de inscrição no SisFies.
Obs: Alertamos que erros no preenchimento de dados do SisFies acarretará em atraso do processo.
Para preenchimento do Formulário Eletrônico da PUC-Rio, considere as seguintes orientações:


• A partir do dia 14/02/2017;
• Entrar como “primeiro acesso” para adquirir senha,
• Escolher a opção “inscrição”;
• Preencher todos os campos do Formulário Eletrônico;
• Ao final “salvar”;
• Clicar em “Agendar atendimento”;
• Imprimir o Formulário Eletrônico da PUC-Rio
• Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Financiamento Estudantil, (disponível na(s) última(s) folha(s) do Formulário Eletrônico da PUC-Rio);
• Consultar a Relação de Documentos FIES 2017 para cada item listado no Formulário Eletrônico da PUC-Rio;
• Não grampear as cópias, nem recortá-las, deixar em tamanho A4.
• Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;

Obs: Na falta de qualquer documento o processo NÃO será aceito.


4 - VALIDAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NA CPSA

4.1 O candidato deverá comparecer em data e hora agendada, portando os seguintes documentos:

Caso necessário, o candidato poderá utilizar os modelos de declaração da PUC-Rio para compor a documentação.

O candidato passará pelo procedimento de triagem da documentação apresentada e somente será encaminhado para a validação se estiver com a documentação completa. Durante a validação, a assistente social realizará a análise da documentação comprobatória das informações socioeconômicas prestadas ao MEC. Ressaltamos que a CPSA da PUC-Rio poderá solicitar qualquer documentação pendente ou complementar, de acordo com o estabelecido na legislação (ver anexo III, item IV da Portaria Normativa nº 10, de 30/04/10).

Após a realização da avaliação socioeconômica, EM CASO DE APROVAÇÃO, será realizada a verificação das informações prestadas no SisFies e, havendo divergência da informação apurada pela CPSA, a inscrição será reaberta para alterações.

Caso o aluno seja REPROVADO na avaliação socioeconômica, estará desclassificado do Processo de Inscrição do FIES em 2017.1.

4.2 Matrícula na PUC-Rio, apenas para candidatos NÃO matriculados. Os candidatos já matriculados na PUC-Rio não precisam cumprir esta etapa.

Se aprovado, o candidato que NÃO possui matrícula na PUC-Rio será direcionado para efetuá-la na DAR, e deverá apresentar:

  • Comprovante do INEP com as notas do ENEM;
  • Ensino Médio: Certificado de Conclusão e Histórico Escolar (original e uma cópia);
  • Carteira de Identidade (original e uma cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e uma cópia);
  • Comprovante das obrigações militares, se do sexo masculino e maior de 18 anos (original);
  • Título de Eleitor e comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais (original);
  • CPF (original e uma cópia);


4.3 Emissão da Declaração de Regularidade de Inscrição (DRI);

  • Emissão e retirada da DRI
  • Orientações para formalização da contratação do financiamento no banco


5 - CONTRATAÇÃO DO FINANCIAMENTO – BANCO

O candidato deverá dirigir-se à instituição bancária, especificada no DRI (Documento de Regularidade de Inscrição), dentro dos prazos indicados no documento para formalizar a contratação do financiamento. Nesta etapa do processo não há participação da universidade.

O candidato deverá estar atento a:

  • Algumas agências bancárias exigem agendamento;
  • O fiador deverá ir junto do aluno ao banco;
  • O fiador deverá ter idoneidade cadastral;
  • Lista de documentos necessária do aluno e de seu fiador a ser apresentada no banco, podendo ser consultada na Portaria n°10 de 30/04/2010 (Capítulo III, At. 15).
  • O DRI deve ser apresentado no Banco
  • Verificar se o valor do contrato está correto, correspondente ao percentual do financiamento, antes da assinatura.

OBS: O candidato deverá comparecer ao agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações pela CPSA. Não deixe para o último dia a fim de evitar imprevistos.

6 - CADASTRO DE CONTRATO – CPSA

Ao retornar do agente financeiro, o candidato deverá dirigir-se à CPSA, imediatamente, para entrega do contrato assinado pelo banco.

  • Verificar se o contrato está com todas as vias rubricadas e assinadas.
  • Entregar o contrato em duas vias (1 original e 1 cópia).

Até o cadastramento do financiamento haverá emissão e cobrança de boletos com o valor integral dos créditos em que o aluno estiver matriculado. O cadastro do financiamento na PUC-Rio só será realizado após a entrega do contrato à CPSA.

7 - DISPOSIÇÕES GERAIS:

  • Prorrogação das Inscrições para 2017.2

Excepcionalmente, nos casos em que a matrícula do candidato pré-selecionado for incompatível com o período letivo da IES, o que pode resultar em sua reprovação por faltas, observados os prazos e procedimentos definidos no edital nº 8 de 27 de janeiro de 2017 e atendidas as condições de financiamentos apuradas pela CPSA, a Comissão deverá registrar a referida inscrição no SisFies para a sua conclusão no segundo semestre de 2017.
Nestes casos, a conclusão da inscrição no SisFies deverá ocorrer no período de 03 a 07 de julho de 2017.

  • DO CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO

O candidato poderá cancelar sua participação no processo seletivo até a validação de sua inscrição pela CPSA diretamente no site do FiesSeleção.

  • DA DESISTÊNCIA DA CONTRATAÇÃO DO FINANCIAMENTO

O candidato/aluno poderá desistir do financiamento, desde que não realize a contratação junto ao banco, para tal deverá procurar imediatamente a CPSA da PUC-Rio a fim de receber as devidas orientações.

  • DO ENCERRAMENTO DO FINANCIAMENTO

O aluno que, após a contratação do financiamento, desejar encerrar o contrato deverá procurar imediatamente a CPSA da PUC-Rio a fim de formalizar o encerramento e receber as orientações pertinentes, antes de encerrar no SisFies.

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