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Bolsas e Financiamentos da VRC
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FIES - Inscrições
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Processo Seletivo 2017.1

Os candidatos que desejarem se inscrever no Processo Seletivo do FIES, para as vagas PUC-Rio disponíveis para o primeiro semestre de 2017, devem estar atentos ao cronograma e demais procedimentos estabelecidos pelo MEC, conforme edital n°8, de 27/01/17, bem como as orientações da instituição, constantes neste site.
Conforme o disposto no item 3.6 do  edital nº 8, de 27/01/17, a pré-seleção dos candidatos assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no Processo Seletivo do FIES referente ao primeiro semestre de 2017, estando a contratação do Financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do FIES – SisFies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes da Portaria Normativa nº 10, de 2010.
ESTE PROCESSO SELETIVO COMPREENDE AS SEGUINTES ETAPAS:

    1- Inscrição – FiesSeleção

    2 -Divulgação dos Resultados – MEC – Chamada Única Pré-selecionados e Lista de Espera

    3- Conclusão da Inscrição no SisFies – Pré-Selecionados Chamada Única
    4 -Validação das informações na CPSA
      4.1 - Documentação necessária
      4.2 - Efetivação de matrícula para os candidatos NÃO matriculados na PUC-Rio
      4.3 - Emissão DRI

    5 - Contratação do Financiamento – Banco

    6 - Cadastro do Contrato – CPSA

    7 - Disposições Gerais


1 - DAS INSCRIÇÕES – FiesSeleção

As inscrições para o processo seletivo do FIES 2017.1 são realizadas pela internet, no site do FiesSeleçãoentre os dias 07 e 10 de fevereiro de 2017.

Consulte a Tabela de Vagas (contendo os códigos do curso) para saber quais os cursos de graduação da PUC-Rio estão sendo ofertados em 2017.1. Alertamos que ao realizar sua inscrição, o candidato deve observar os códigos dos cursos na PUC-Rio, a fim de evitar equívocos de habilitação e turno.

2- DIVULGAÇÃO DO RESULTADO – MEC
Chamada Única Pré-Selecionados e Lista de Espera

O resultado das inscrições será divulgado pelo MEC no site do FiesSeleção, no dia 13 de fevereiro de 2017 contendo os estudantes pré-selecionados em chamada única e a lista de espera.
Os Pré-selecionados em chamada única deverão proceder a conclusão da inscrição no SisFies conforme item 3.

Após a divulgação do resultado, os estudantes elencados na lista de espera devem acompanhar o FiesSeleção diariamente, pois a pré-seleção dos candidatos poderá ocorrer até o dia 03 de março de 2017.

O estudante participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá acessar o SisFies, e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de 5 (cinco) dias corridos, a contar da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção. Sendo pré-selecionado, o candidato deverá seguir as orientações contidas neste site.

3- CONCLUSÃO DA INSCRIÇÃO NO SISFIES
Pré-Selecionados Chamada Única

Os candidatos pré-selecionados na Chamada Única devem concluir a inscrição no SisFies para contratação do financiamento no período de 14 de fevereiro de 2017 até 20 de fevereiro de 2017 (antes da conclusão de inscrição no SisFies verifique o item 3.1 para orientações de preenchimento).  
Após a conclusão da inscrição no SisFies, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição.

A validação das informações na CPSA da PUC-Rio deverá ocorrer em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição. Não deixe para os últimos dias a fim de evitar filas e imprevistos.

3.1 Preenchimento Formulário Eletrônico da PUC-Rio:
O Formulário Eletrônico da PUC-Rio contém informações acadêmicas (curso pretendido, habilitação e número de créditos) e financeiras (valores de semestralidades) do candidato, do qual constam dados precisos que podem ser copiados para o preenchimento de inscrição do SisFies. Desta forma, indicamos que o preenchimento do Formulário Eletrônico da PUC-Rio se dê anteriormente à conclusão de inscrição no SisFies.
Obs: Alertamos que erros no preenchimento de dados do SisFies acarretará em atraso do processo.
Para preenchimento do Formulário Eletrônico da PUC-Rio, considere as seguintes orientações:


• A partir do dia 14/02/2017;
• Entrar como “primeiro acesso” para adquirir senha,
• Escolher a opção “inscrição”;
• Preencher todos os campos do Formulário Eletrônico;
• Ao final “salvar”;
• Clicar em “Agendar atendimento”;
• Imprimir o Formulário Eletrônico da PUC-Rio
• Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Financiamento Estudantil, (disponível na(s) última(s) folha(s) do Formulário Eletrônico da PUC-Rio);
• Consultar a Relação de Documentos FIES 2017 para cada item listado no Formulário Eletrônico da PUC-Rio;
• Não grampear as cópias, nem recortá-las, deixar em tamanho A4.
• Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;

Obs: Na falta de qualquer documento o processo NÃO será aceito.


4 - VALIDAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NA CPSA

4.1 O candidato deverá comparecer em data e hora agendada, portando os seguintes documentos:

Caso necessário, o candidato poderá utilizar os modelos de declaração da PUC-Rio para compor a documentação.

O candidato passará pelo procedimento de triagem da documentação apresentada e somente será encaminhado para a validação se estiver com a documentação completa. Durante a validação, a assistente social realizará a análise da documentação comprobatória das informações socioeconômicas prestadas ao MEC. Ressaltamos que a CPSA da PUC-Rio poderá solicitar qualquer documentação pendente ou complementar, de acordo com o estabelecido na legislação (ver anexo III, item IV da Portaria Normativa nº 10, de 30/04/10).

Após a realização da avaliação socioeconômica, EM CASO DE APROVAÇÃO, será realizada a verificação das informações prestadas no SisFies e, havendo divergência da informação apurada pela CPSA, a inscrição será reaberta para alterações.

Caso o aluno seja REPROVADO na avaliação socioeconômica, estará desclassificado do Processo de Inscrição do FIES em 2017.1.

4.2 Matrícula na PUC-Rio, apenas para candidatos NÃO matriculados. Os candidatos já matriculados na PUC-Rio não precisam cumprir esta etapa.

Se aprovado, o candidato que NÃO possui matrícula na PUC-Rio será direcionado para efetuá-la na DAR, e deverá apresentar:

  • Comprovante do INEP com as notas do ENEM;
  • Ensino Médio: Certificado de Conclusão e Histórico Escolar (original e uma cópia);
  • Carteira de Identidade (original e uma cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e uma cópia);
  • Comprovante das obrigações militares, se do sexo masculino e maior de 18 anos (original);
  • Título de Eleitor e comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais (original);
  • CPF (original e uma cópia);


4.3 Emissão da Declaração de Regularidade de Inscrição (DRI);

  • Emissão e retirada da DRI
  • Orientações para formalização da contratação do financiamento no banco


5 - CONTRATAÇÃO DO FINANCIAMENTO – BANCO

O candidato deverá dirigir-se à instituição bancária, especificada no DRI (Documento de Regularidade de Inscrição), dentro dos prazos indicados no documento para formalizar a contratação do financiamento. Nesta etapa do processo não há participação da universidade.

O candidato deverá estar atento a:

  • Algumas agências bancárias exigem agendamento;
  • O fiador deverá ir junto do aluno ao banco;
  • O fiador deverá ter idoneidade cadastral;
  • Lista de documentos necessária do aluno e de seu fiador a ser apresentada no banco, podendo ser consultada na Portaria n°10 de 30/04/2010 (Capítulo III, At. 15).
  • O DRI deve ser apresentado no Banco
  • Verificar se o valor do contrato está correto, correspondente ao percentual do financiamento, antes da assinatura.

OBS: O candidato deverá comparecer ao agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações pela CPSA. Não deixe para o último dia a fim de evitar imprevistos.

6 - CADASTRO DE CONTRATO – CPSA

Ao retornar do agente financeiro, o candidato deverá dirigir-se à CPSA, imediatamente, para entrega do contrato assinado pelo banco.

  • Verificar se o contrato está com todas as vias rubricadas e assinadas.
  • Entregar o contrato em duas vias (1 original e 1 cópia).

Até o cadastramento do financiamento haverá emissão e cobrança de boletos com o valor integral dos créditos em que o aluno estiver matriculado. O cadastro do financiamento na PUC-Rio só será realizado após a entrega do contrato à CPSA.

7 - DISPOSIÇÕES GERAIS:

  • Prorrogação das Inscrições para 2017.2

Excepcionalmente, nos casos em que a matrícula do candidato pré-selecionado for incompatível com o período letivo da IES, o que pode resultar em sua reprovação por faltas, observados os prazos e procedimentos definidos no edital nº 8 de 27 de janeiro de 2017 e atendidas as condições de financiamentos apuradas pela CPSA, a Comissão deverá registrar a referida inscrição no SisFies para a sua conclusão no segundo semestre de 2017.
Nestes casos, a conclusão da inscrição no SisFies deverá ocorrer no período de 03 a 07 de julho de 2017.

  • DO CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO

O candidato poderá cancelar sua participação no processo seletivo até a validação de sua inscrição pela CPSA diretamente no site do FiesSeleção.

  • DA DESISTÊNCIA DA CONTRATAÇÃO DO FINANCIAMENTO

O candidato/aluno poderá desistir do financiamento, desde que não realize a contratação junto ao banco, para tal deverá procurar imediatamente a CPSA da PUC-Rio a fim de receber as devidas orientações.

  • DO ENCERRAMENTO DO FINANCIAMENTO

O aluno que, após a contratação do financiamento, desejar encerrar o contrato deverá procurar imediatamente a CPSA da PUC-Rio a fim de formalizar o encerramento e receber as orientações pertinentes, antes de encerrar no SisFies.

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