PUC-Rio - Página inicial

> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária >
> Bolsas e Financiamentos da VRC > FIES

Foto ilustrativa
Bolsas e Financiamentos da VRC
Foto ilustrativa
FIES - Aditamentos
Foto ilustrativa


item ADITAMENTO DE 2020.1

A renovação do FIES para o 1º semestre de 2020 está disponível no SisFIES para solicitação da CPSA e validação dos estudantes até o dia 30/04/2020.

A CPSA da PUC-Rio iniciará os processos de aditamentos referente à 2020.1, a partir do dia 24 de março de 2020, quando o resultado final do ajuste de matrícula com alteração de carnê se encerra. Desse modo, os valores de semestralidade a serem financiados são informados corretamente ao MEC.

O aluno deve estar atento aos procedimentos do aditamento de renovação, conforme as etapas e alertas descritos abaixo, bem como aos demais aditamentos de suspensão, transferência externa, além do encerramento do Financiamento.

Aluno com letra inicial do nome

Preenchimento do Formulário Eletrônico

Comparecimento na CPSA para aprovação do aditamento de renovação

A a E

A partir do dia 24/03/20 até o dia 27/03/20

01/04/20 até 02/04/20

F a J

A partir do dia 24/03/20 até o dia 27/03/20

03/04/20 até 06/04/20

K a P

A partir do dia 24/03/20 até o dia 27/03/20

07/04/20 até 08/04/20

R a W

A partir do dia 24/03/20 até o dia 27/03/20

09/04/20 até 10/04/20

 

OBS: Ressalta-se que o prazo estipulado pelo MEC para a realização dos aditamentos referente a 2020.1 é curto, e que o aluno deve agilizar o processo, imediatamente, a fim de evitar possíveis transtornos.

Etapas:


1 - Formulário de Pré-Aditamento

1.1) O Formulário de Pré-Aditamento contém dados relacionados às informações pessoais e acadêmicas do aluno (curso, turno, habilitação, total de semestres do curso, total de semestres concluídos e baixo rendimento acadêmico), bem como informações financeiras (semestre de referência, nº de créditos e valores de semestralidade a serem financiados), dentre outras.

1.2) Instruções para confirmação do Formulário de Pré-Aditamento

A CPSA da PUC-Rio enviará, por e-mail, o link para o acesso do Formulário de Pré-Aditamento do FIES a partir do dia 24 de março, no qual o aluno deverá conferir todas as informações contidas e, estando de acordo, optar, imediatamente, por uma das solicitações de Aditamento, Suspensão, Encerramento ou Transferência Externa do financiamento.

Atenção: O prazo final da confirmação do Formulário de Pré-Aditamento pelo aluno é até o dia 30/03/2020.

O aluno deverá seguir o passo a passo abaixo para confirmação do Formulário de Pré-Aditamento:

1) Após o recebimento do link para acessar o o Formulário de Pré-Aditamento, o aluno deverá;

1.1) Efetuar o login informando o CPF e a senha de acesso utilizada no semestre anterior.

1.2) Após efetuar o login de acesso ao Formulário de Pré-Aditamento, o aluno deverá realizar a conferência dos dados e escolher o tipo de solicitação que deseja realizar (aditamento de renovação, suspensão, encerramento e/ou transferência externa );

2) Após efetuar a escolha do tipo de solicitação desejada, o aluno deverá confirmar a solicitação no Formulário de Pré-Aditamento e a CPSA receberá esta confirmação;

3) No caso da opção de “Aditamento de Renovação”, O ALUNO DEVERÁ COMPARECER NA CPSA DE ACORDO COM O QUADRO ABAIXO, SOMENTE DAREMOS INÍCIO AO PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DO ADITAMENTO NO SITE DO SISFIES NA PREENÇA DO ALUNO;

4) No caso das demais opções (suspensão, encerramento e/ou transferência externa) o aluno deverá solicitar o procedimento diretamente no SisFies e após este procedimento, deverá se dirigir ao guichê do FIES.

OBS: NÃO É NECESSÁRIO ENTREGAR O FORMULÁRIO DE PRÉ-ADITAMENTO NO GUICHÊ DO FIES, pois o mesmo será impresso pela CPSA da PUC-Rio.

Alerta: Caso o aluno não esteja de acordo com as informações contidas no Formulário de Pré-Aditamento deverá enviar uma notificação para fies@puc-rio.br ou comparecer ao guichê do FIES, com urgência.

Horários de atendimento no guichê:
De segunda a quinta-feira:09:00h às 11:00h | 14:00h às 18:30
E as sextas-feiras: 09:00h às 11:00h e 14:00h às 16:00h.


2 - Alertas Importantes

  • Baixo Aproveitamento Acadêmico Por não obtenção de aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% das disciplinas cursadas a cada semestre. A CPSA poderá excepcionalizar até 2 (dois) semestres com baixo aproveitamento acadêmico (mediante análise da justificativa do aluno). O aluno que tiver o 3º baixo aproveitamento acadêmico perderá o seu benefício, tendo que arcar com as mensalidades

  • Mudança de curso e/ou habilitação

  • Por mudança de curso e/ou habilitação  após 18 meses do início de utilização do FIES.

  • Aditamento
    Por não aditar o financiamento a cada semestre, dentro do prazo do MEC ou dar início ao aditamento e não finalizá-lo.

  • TAXA TRIMESTRAL – O pagamento da taxa trimestral não pode estar em atraso. Caso esteja com pendencia deverá entrar em contato diretamente com a agência bancária.

  • COMPARECIMENTO AO BANCO – NO CASO DE DRM NÃO SIMPLIFICADO, aluno e fiador deverão comparecer no agente financeiro (banco) dentro do prazo estipulado pelo MEC. Se o fiador ou o aluno estiverem impossibilitados de comparecer ao agente financeiro, indicamos que seja verificado, com antecedência, diretamente com o agente financeiro, qual procedimento deverá ser realizado;

  • IMPEDIMENTO NA APROVAÇÃO DO ADITAMENTO NO SISFIES - O aluno que, ao aprovar o aditamento no site do SisFies, obtiver qualquer impedimento, deverá, imediatamente, entrar em contato através do email: fies@puc-rio.br, relatando o ocorrido e anexando o print de tela para que possa ser orientado pela CPSA com melhor precisão;

  • ÓBICE OPERACIONAL NO BANCO: – Os óbices operacionais motivados pelo agente financeiro (banco), deverão ser relatados imediatamente à CPSA da PUC- Rio através do e-mail fies@puc-rio.br para orientações e abertura de demanda junto ao MEC (único canal de comunicação). É de suma importância que o aluno esteja com documentos comprobatórios que justifiquem o óbice operacional como: prints de tela do sistema do banco ou , declaração do agente financeiro, etc, para serem encaminhados ao MEC no momento da abertura da demanda;

  • ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS NO SGU - É responsabilidade do aluno a atualização dos seus dados cadastrais, tais como e-mail e telefone, através do link: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas. Lembramos que todas as informações referentes ao FIES repassadas pela PUC são divulgadas por e-mail, notas no PUC Urgente e pelo site.

  • FIADOR - O aluno deverá verificar, com antecedência, se o seu fiador possui alguma restrição cadastral para que haja impedimento no momento da aprovação do aditamento de renovação.


3 - Solicitação da SUSPENSÃO de 2020.1

3.1) Procedimentos para a Suspensão do FIES para 2020.1:

Caso o aluno deseje solicitar a suspensão de 2020.1, deverá seguir as instruções abaixo:

  • Acessar o site do SisFies, optando pelo procedimento de suspensão;
  • Imprimir o comprovante de solicitação e apresenta-lo ao guichê do FIES, dentro do prazo estipulado pelo MEC (descrito na confirmação de suspensão);

 


4 - Solicitação de TRANSFERÊNCIA EXTERNA (saída) para 2020.1

4.1) Procedimentos para a Transferência Externa (saída) do FIES para 2020.1:

A Transferência de instituição de ensino poderá ser solicitada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do semestre cursado ou suspenso na instituição de ensino de origem até o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da transferência.

Caso o aluno deseje realizar Transferência Externa do FIES para outra universidade, deverá seguir os passos abaixo:

  1. Acessar o site do SisFies para a solicitação de “Transferência Externa”;
  2. Imprimir o comprovante de solicitação;
  3. Apresentar o comprovante de solicitação e declaração de matrícula ativa assinada pela IES de destino, no guichê do FIES;
  4. A CPSA aprova a Transferência Externa.
  5. Após esse processo, o aluno deverá comparecer a CPSA da IES de destino para a finalização da sua transferência. 

4.2) Outros procedimentos de Transferência – Mudança de Curso/habilitação

  1. Transferência de curso/habilitação - O aluno deverá comparecer ao guichê do FIES ou enviar um e-mail para receber as devidas orientações. Alertamos que de suma importância que o aluno não realize qualquer movimentação sem as devidas orientações da CPSA. Consulte as portaria de transferência no link https://www.fnde.gov.br/index.php/financiamento/fies-graduacao.   


5. Solicitação de Encerramento Antecipado do Financiamento

5.1) Procedimentos para o encerramento do FIES:

Caso o aluno deseje realizar o encerramento do financiamento, deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site do SisFies para a solicitação de “encerramento”;
  2. Imprimir duas vias do comprovante de solicitação;
  3. Apresentar uma via no guichê do FIES. A outra deverá ser apresentada ao banco, dentro do prazo estipulado no documento, e com a presença do fiador se for o caso;
  4. Após a conclusão do encerramento no banco, o aluno deverá entregar uma cópia do Termo de encerramento no guichê do FIES.

Voltar

Imagem ilustrativa de rodapé