PUC-Rio - Página inicial
> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária > Eventos Institucionais e Cerimonial
Eventos Institucionais e Cerimonial

Cerimônias de Formatura

Formaturas 2017.2

Vice-Reitoria Comunitária/Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial é responsável pela organização das Cerimônias de Formatura da Universidade (turmas da Graduação).
Os formandos precisam ficar atentos à diferença entre Cerimônia de Formatura e Assinatura da Ata de Colação de Grau.

Cerimônia de Formatura (Responsabilidade da Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial):
É a cerimônia na qual acontece a outorga do grau. Os formandos vestem beca e comparecem para o juramento. Estarão presentes os representantes da Reitoria da Universidade, a Direção dos Departamentos das turmas formandas e os professores homenageados pelos alunos. As famílias poderão ser convidadas. Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "falta cursar” poderão se inscrever para participar da Cerimônia.

Assinatura da Ata de Colação de Grau (Responsabilidade da DAR):
A Ata de Colação de Grau é o registro oficial de formatura do aluno. Ou seja, é a assinatura da Ata o que permite a produção do Diploma, o registro profissional, etc.

A assinatura da Ata acontece nos Departamentos (ou em outros locais indicados pelas Coordenações de Graduação) e é bastante simples: os formandos a assinam, sendo liberados em seguida. É importante levar documentação pessoal. Não há tempo para fazer fotografias. Não vale a pena levar familiares, amigos, etc. Apenas alunos que tenham completado TODAS as exigências acadêmicas (incluindo as atividades complementares), que estejam quites com o ENADE e que tenham entregue toda a documentação exigida pela PUC-Rio (inclusive o Certificado de Quitação Eleitoral - obtido pela Internet) serão habilitados à Formatura e só estes poderão assinar a Ata de Colação de Grau. Alunos com qualquer tipo de exigência não serão habilitados à Formatura e não poderão assinar a Ata de Colação de Grau. Procuradores poderão ser nomeados, de acordo com as leis em vigor.

As datas para a assinatura oficial da Ata de Colação de Grau de 2017.2 são divulgadas pela DAR.

Inscrições Envio de fotos
e música
Fotos de
turma
Cerimônias
e Missas
Entrega de
convites
Orientações

Voltar




1. Inscrições

De 14/08/2017 a 25/08/2017!

ATENÇÃO!

- Neste prazo, os formandos interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no PUC Online;

- Ao efetuar a inscrição pelo PUC Online, o aluno deverá imprimir o formulário para que, caso necessário, possa comprovar os dados preenchidos junto à Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial;

- A participação na Cerimônia de Formatura é gratuita e opcional;

- Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "Falta Cursar” poderão se inscrever para a solenidade;

- A participação na Cerimônia de Formatura pode ser cancelada a qualquer momento, caso o aluno não tenha mais o interesse em participar;

- Os cursos que tiverem comissão de formatura devem cadastrá-la junto à Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial até o dia 25/08/2017, através do e-mail cerimonial@puc-rio.br;

A Cerimônia de Formatura dos formandos de Ciências Econômicas 2017.2 e de Ciências Sociais 2017.2 será realizada juntamente com os formandos do semestre 2018.1, ao término do mesmo. Entretanto, para participar, os formandos de 2017.2 precisam preencher o formulário de inscrição, disponível no PUC Online, até o dia 25/08/2017. As fotos de turma dos alunos destes cursos, bem como a execução dos demais procedimentos para participação nas solenidades (etapas 2 a 6) acontecerão em 2018.1, quando a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial  entrará em contato com aqueles que se inscreveram em 2017.2.     

 


Voltar




2. Envio de fotos e música

De 14/08/2017 até às 23h59 do dia 08/10/2017!

Cada formando poderá enviar duas fotos e uma música, para que este material seja exibido durante sua chamada nominal na Cerimônia.

Instruções para o envio de fotos e de música: 

- O formando poderá enviar uma foto de quando era criança e uma foto atual para o e-mail correspondente ao seu curso (vide lista a seguir);

- No assunto do e-mail, deve-se colocar o nome completo do formando (apenas isso);

- No corpo do e-mail, deve-se escrever o curso e a habilitação;

- As fotos devem ser enviadas no formato RETRATO (vertical). Caso envie no formato PAISAGEM (horizontal), serão cortadas as laterais para um melhor encaixe na tela;

- As fotos devem ser identificadas com o nome completo do formando, colocando o número 1 no final, para foto de criança, e o número 2, para a foto atual.

Exemplo:
JOÃO MARIA DA SILVA PEREIRA 1 (para foto de criança) 
JOÃO MARIA DA SILVA PEREIRA 2 (para foto atual)

No mesmo e-mail que o formando anexar as fotos ele deverá também enviar os dados da sua música. No corpo do e-mail, deve-se ACRESCENTAR, ALÉM DO CURSO E DA HABILITAÇÃO, OS DADOS DA MÚSICA(nome da música | nome do cantor | versão l trecho = tempo em que a música deve iniciar);

- No dia da Cerimônia de Formatura, a música tocará em torno de 30 segundos.

- O aluno também pode enviar o link da música do Youtube ou o arquivo em MP3 inteiro ou editado;

- Caso considere necessário, o aluno poderá escrever, no corpo do e-mail, o trecho da letra da música, correspondente aos 30 segundos que tocarão durante a Cerimônia.
Cursos e respectivos e-mails para envio de fotos e de música: 

Administração: pucadm@formaideal.com.br  

Arquitetura e Urbanismo: pucarquitetura@formaideal.com.br  

Artes Cênicas: pucartescenicas@formaideal.com.br  

Ciência da Computação: puccienciacomputacao@formaideal.com.br 

Ciências Biológicas: pucbiologia@formaideal.com.br

Comunicação Social: puccomunicacao@formaideal.com.br  

Design:
 pucdesign@formaideal.com.br 

Direito: pucdireito@formaideal.com.br  

Engenharia: pucengenharia@formaideal.com.br  

Filosofia: pucfilosofia@formaideal.com.br 

Física: pucfisica@formaideal.com.br 

Geografia: pucgeografia@formaideal.com.br  

História: puchistoria@formaideal.com.br 

Letras:  pucletras@formaideal.com.br  

Matemática: pucmatematica@formaideal.com.br 

Pedagogia: pucpedagogia@formaideal.com.br 
 
Psicologia: pucpsicologia@formaideal.com.br 

Química: pucquimica@formaideal.com.br

Relações Internacionais: pucri@formaideal.com.br  

Serviço Social: pucservicosocial@formaideal.com.br  

Sistemas de Informação: pucinformatica@formaideal.com.br  

Teologia: pucteologia@formaideal.com.br

 

Observações importantes para o envio de fotos e música: 

- Não será aberto um novo prazo;

- Não serão aceitos arquivos fora do prazo! Ou seja, a empresa FormaIdeal não aceitará arquivos enviados a partir de 00h (meia-noite) do dia 09/10/2017;

- Não será permitido substituir um arquivo já enviado! Por isso, antes de enviar o e-mail, confira se todos os arquivos necessários foram corretamente anexados;

- Não esqueça de preencher, no assunto do e-mail, o NOME COMPLETO;

- Não esqueça de colocar, no corpo do e-mail, o curso, a habilitação e os dados da música (nome da música | nome do cantor | versão l trecho = tempo em que a música deve iniciar);

- Caso tenha dúvidas sobre o envio das fotos e da música, o aluno deverá entrar em contato com a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (cerimonial@puc-rio.brdentro do prazo;

- O envio de fotos e de música não é obrigatório. Esse material aparecerá durante a chamada nominal do formando e, caso o mesmo não seja enviado, haverá uma imagem e uma música padrão para o referido momento;

- A empresa FormaIdeal tem até 15 dias úteis após o encerramento do prazo para confirmar o recebimento dos arquivos de cada formando, ou seja, até dia 30/10/2017. Caso a empresa não entre em contato, o formando deve enviar um e-mail para cerimonial@puc-rio.br e informar que ainda não obteve retorno. 


Voltar




3. Fotos de turma

A foto de turma, para a confecção do convite oficial de formaturas da PUC-Rio, será produzida no Pilotis do Edifício Kennedy, nas datas e nos horários mencionados abaixo:

Dia 02/09/2017 (sábado)
8h – Administração, Ciências Biológicas e Serviço Social
11h – Geografia, História e Relações Internacionais

Dia 03/09/2017 (domingo)
8h – Comunicação Social
11h – Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Sistemas de Informação e Teologia 

Dia 30/09/2017 (sábado)
8h – Engenharias, Física e Matemática
11h – Ciência da Computação, Design e Química

Dia 01/10/2017 (domingo)
8h – Filosofia, Letras, Pedagogia e Psicologia 
11h – Direito


Observações para o dia da foto de turma:

- Votação para homenageados e participantes do cerimonial: A votação, pelos alunos formandos, para eleger patrono, paraninfo, professor e/ou funcionário homenageado, orador, juramentista e o aluno que receberá a imposição de grau, será realizada no dia da foto de turma do respectivo curso;

- Traje: É recomendado o uso de camisa preta, calça preta e sapato preto para a fotografia (a cor preta visa não destoar da beca que os alunos usarão para a fotografia);

- Horário de chegada: A empresa FormaIdeal  começará a preparação para a foto no horário marcado;

- Foto montagem: Não haverá outra data para a produção de fotografia individual para a confecção de montagem. Caso o formando se atrase ou falte na data agendada para a fotografia de turma do seu curso, o mesmo não terá sua foto junto à turma no convite oficial de formatura.


Voltar




4. Cerimônias e Missas

As Cerimônias de Formatura da PUC-Rio de 2017.2 serão realizadas no período de 17 a 21/01/2018.

O local, a data e o horário da Cerimônia de cada curso serão divulgados em breve pela PUC-Rio.

As Missas de Formatura da PUC-Rio serão realizadas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no campus da PUC-Rio, às 19h, nas seguintes datas:

Dia 09/01/2018 (terça-feira): 
Turmas do Centro Técnico Científico (CTC) e do Centro de Teologias e Ciências Humanas (CTCH).

Dia 10/01/2018 (quarta-feira): 
Turmas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Sociais (CCS).

*Verifique qual é o Centro que seu curso faz parte:

http://www.pucrio.br/sobrepuc/admin/index.html#centros

Voltar




5. Entrega de convites

- Cada aluno receberá, gratuitamente, dois convites.

- A entrega deste material está prevista para aproximadamente um mês antes das datas das Cerimônias de Formatura, na Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (Edifício Cardeal Leme – Vice-Reitoria Comunitária).

- Caso haja algum imprevisto nos dias marcados para a produção das fotos de turma, a entrega dos convites será adiada.

- Os convites não limitam a entrada de convidados na Cerimônia. Entretanto, é aconselhável que cada formando leve, no máximo, 10 convidados.

- Os alunos que desejarem adquirir mais convites, para oferecer como lembrança a parentes e amigos, poderão comprá-los na Livraria Carga Nobre. O valor e o período de venda destes convites serão posteriormente definidos e divulgados pela PUC-Rio.

Voltar




6. Orientações

Missas de formatura

- Haverá uma empresa responsável por fotografar as missas e os alunos poderão contratar pacotes diretamente com essa empresa.

- Familiares poderão fotografar a missa, desde que permaneçam em seus lugares, para não atrapalhar a organização.

- Não será autorizada a contratação de serviços profissionais de fotografia que não os já oferecidos.

Cerimônias de Formatura

- Haverá uma empresa responsável por fotografar as Cerimônias e os alunos poderão contratar pacotes diretamente com essa empresa.

- O Centro Audiovisual da PUC-Rio fará as filmagens das Cerimônias e disponibilizará os vídeos no site da Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial da PUC-Rio (www.puc-rio.br/eventosecerimonial), após as solenidades.

- Familiares poderão fotografar o evento, desde que permaneçam em seus lugares na plateia, para não atrapalhar a organização da solenidade.

- Não será autorizada a contratação de serviços profissionais de fotografia e filmagem que não os já oferecidos.


Voltar

Outras orientações podem ser obtidas através do e-mail cerimonial@puc-rio.br.