PUC-Rio - Página inicial
> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária
Eventos Institucionais e Cerimonial
 

Cerimônias de Formatura

 

Formaturas 2017.1


Vice-Reitoria Comunitária/Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial é responsável pela organização das Cerimônias de Formatura da Universidade (turmas da Graduação).

Os formandos precisam ficar atentos à diferença entre Cerimônia de Formatura e Assinatura da Ata de Colação de Grau.

Cerimônia de Formatura (Responsabilidade da Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial):

É a cerimônia na qual acontece a outorga do grau. Os formandos vestem beca e comparecem para o juramento. Estarão presentes os representantes da Reitoria da Universidade, a Direção dos Departamentos das turmas formandas e os professores homenageados pelos alunos. As famílias poderão ser convidadas. Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "falta cursar” poderão se inscrever para participar da Cerimônia.

Assinatura da Ata de Colação de Grau (Responsabilidade da DAR):

A Ata de Colação de Grau é o registro oficial de formatura do aluno. Ou seja, é a assinatura da Ata o que permite a produção do Diploma, o registro profissional, etc.

A assinatura da Ata acontece nos Departamentos (ou em outros locais indicados pelas Coordenações de Graduação) e é bastante simples: os formandos a assinam, sendo liberados em seguida. É importante levar documentação pessoal. Não há tempo para fazer fotografias. Não vale a pena levar familiares, amigos, etc. Apenas alunos que tenham completado TODAS as exigências acadêmicas (incluindo as atividades complementares), que estejam quites com o ENADE e que tenham entregue toda a documentação exigida pela PUC-Rio (inclusive o Certificado de Quitação Eleitoral - obtido pela Internet) serão habilitados à Formatura e só estes poderão assinar a Ata de Colação de Grau. Alunos com qualquer tipo de exigência não serão habilitados à Formatura e não poderão assinar a Ata de Colação de Grau. Procuradores poderão ser nomeados, de acordo com as leis em vigor.

As datas para a assinatura oficial da Ata de Colação de Grau de 2017.1 são divulgadas pela DAR.

Voltar



1. Inscrições

De 13/03/2017 a 24/03/2017

ATENÇÃO!

- Neste prazo, os formandos interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no PUC Online
;
- Ao efetuar a inscrição pelo PUC Online, o aluno deverá imprimir o formulário para que, caso necessário, possa comprovar os dados preenchidos junto à Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial;

- A participação na Cerimônia de Formatura é gratuita e opcional;

- Somente os alunos matriculados em todas as disciplinas do "Falta Cursar” poderão se inscrever para a solenidade;

- A participação na Cerimônia de Formatura pode ser cancelada a qualquer momento, caso o aluno não tenha mais o interesse em participar;

Os cursos que tiverem comissão de formatura devem cadastrá-la junto à Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial até o dia 17/03/2017, através do e-mail cerimonial@puc-rio.br;

- Os formandos de Ciências Econômicas 2016.2 e de Ciências Sociais 2016.2, que já estão inscritos desde o semestre passado, não precisarão fazer o processo de inscrição novamente, devendo atentar apenas para as demais etapas de produção das Cerimônias de Formatura (etapas 2 a 6);

 

Voltar



2. Envio de fotos e música

De 13/03/2017 até às 23h59 do dia 16/04/2017

ATENÇÃO!

Cada formando poderá enviar duas fotos e uma música, para que este material seja exibido durante sua chamada nominal na Cerimônia.

Instruções para o envio de fotos e de música:
- O formando poderá enviar uma foto de quando era criança e uma foto atual para o e-mail correspondente ao seu curso (vide lista a seguir);

- No assunto do e-mail, deve-se colocar o nome completo do formando (apenas isso);

- No corpo do e-mail, deve-se escrever o curso e a habilitação;

- As fotos devem ser enviadas no formato RETRATO (vertical). Caso envie no formato PAISAGEM (horizontal), serão cortadas as laterais para um melhor encaixe na tela.

- As fotos devem ser identificadas com o nome completo do formando, colocando o número 1 no final, para foto de criança, e o número 2, para a foto atual.

Exemplo:
JOÃO MARIA DA SILVA PEREIRA 1 (para foto de criança) 
JOÃO MARIA DA SILVA PEREIRA 2 (para foto atual)

No mesmo e-mail que o formando anexar as fotos ele deverá também enviar os dados da sua música. No corpo do e-mail, deve-se ACRESCENTAR, ALÉM DO CURSO E DA HABILITAÇÃO, OS DADOS DA MÚSICA(nome da música | nome do cantor | versão l trecho = tempo em que a música deve iniciar);

- No dia da Cerimônia de Formatura, a música tocará em torno de 30 segundos.

- O aluno também pode enviar o link da música do Youtube ou o arquivo em MP3 inteiro ou editado;

- Caso considere necessário, o aluno poderá escrever, no corpo do e-mail, o trecho da letra da música, correspondente aos 30 segundos que tocarão durante a Cerimônia.

Cursos e respectivos e-mails para envio de fotos e de música:

Administração: pucadm@formaideal.com.br 

Arquitetura e Urbanismo: pucarquitetura@formaideal.com.br 

Artes Cênicas: pucartescenicas@formaideal.com.br 

Ciência da Computação: puccienciacomputacao@formaideal.com.br 

Ciências Biológicas: pucbiologia@formaideal.com.br

Ciências Econômicas: puceconomia@formaideal.com.br

Ciências Sociais: puccienciassociais@formaideal.com.br

Comunicação Social: puccomunicacao@formaideal.com.br 

Design: pucdesign@formaideal.com.br 

Direito: pucdireito@formaideal.com.br 

Engenharia: pucengenharia@formaideal.com.br 

Filosofia: pucfilosofia@formaideal.com.br 

Física: pucfisica@formaideal.com.br

Geografia: pucgeografia@formaideal.com.br 

História: puchistoria@formaideal.com.br 

Letras:  pucletras@formaideal.com.br 

Matemática: pucmatematica@formaideal.com.br 

Pedagogia: pucpedagogia@formaideal.com.br 

Psicologia: pucpsicologia@formaideal.com.br 

Química: pucquimica@formaideal.com.br

Relações Internacionais: pucri@formaideal.com.br 

Serviço Social: pucservicosocial@formaideal.com.br 

Sistemas de Informação: pucinformatica@formaideal.com.br 

Teologia: pucteologia@formaideal.com.br

Observações importantes para o envio de fotos e música:
- Não será aberto um novo prazo;
- Não serão aceitos arquivos fora do prazo! Ou seja, a empresa FormaIdeal não aceitará arquivos enviados a partir de 00h (meia-noite) do dia 17/04/2017;

- Não será permitido substituir um arquivo já enviado! Por isso, antes de enviar o e-mail, confira se todos os arquivos necessários foram corretamente anexados;

- Não esqueça de preencher, no assunto do e-mail, o NOME COMPLETO;

- Não esqueça de colocar, no corpo do e-mail, o curso, a habilitação e os dados da música (nome da música | nome do cantor | versão l trecho = tempo em que a música deve iniciar);

- Caso tenha dúvidas sobre o envio das fotos e da música, o aluno deverá entrar em contato com a Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (cerimonial@puc-rio.brdentro do prazo.

- O envio de fotos e de música não é obrigatório. Esse material aparecerá durante a chamada nominal do formando e, caso o mesmo não seja enviado, haverá uma imagem e uma música padrão para o referido momento.

- A empresa FormaIdeal tem até 15 dias úteis após o encerramento do prazo para confirmar o recebimento dos arquivos de cada formando, ou seja, até dia 09/05/2017. Caso a empresa não entre em contato, o formando deve enviar um e-mail para cerimonial@puc-rio.br e informar que ainda não obteve retorno. 

Voltar



3. Fotos de turma

A foto de turma, para a confecção do convite oficial de formaturas da PUC-Rio, será produzida no Pilotis do Edifício Kennedy, nas datas e nos horários mencionados abaixo:

Dia 01/04/2017 (sábado)
8h – Administração, Ciências Biológicas, Geografia e Serviço Social
11h – Ciências Econômicas, História e Relações Internacionais

Dia 02/04/2017 (domingo)
8h – Comunicação Social
11h – Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Sistemas de Informação e Teologia

Dia 08/04/2017 (sábado)
8h – Engenharias, Física, Matemática e Química
11h – Direito

Dia 09/04/2017 (domingo)
8h – Filosofia, Letras, Pedagogia e Psicologia
11h – Ciências Sociais e Design

Observações para o dia da foto de turma:

- Votação para homenageados e participantes do cerimonial: A votação, pelos alunos formandos, para eleger patrono, paraninfo, professor e/ou funcionário homenageado, orador, juramentista e o aluno que receberá a imposição de grau, será realizada no dia da foto de turma do respectivo curso;

- Traje: É recomendado o uso de camisa social ou com decote em “V” preta, calça preta e sapato preto para a fotografia (a cor preta visa não destoar da beca que os alunos usarão para a fotografia);

- Horário de chegada: A empresa FormaIdeal  começará a preparação para a foto no horário marcado;

- Foto montagem: Não haverá outra data para a produção de fotografia individual para a confecção de montagem. Caso o formando se atrase ou falte na data agendada para a fotografia de turma do seu curso, o mesmo não terá sua foto junto à turma no convite oficial de formatura.

 

Voltar



4. Cerimônias e Missas

As Cerimônias de Formatura da PUC-Rio de 2017.1 serão realizadas no Hotel Royal Tulip, à Av. Aquarela do Brasil, 75, São Conrado, Rio de Janeiro, no período de 19 a 23/07/2017.

A data e o horário da Cerimônia de cada curso serão divulgados em breve pela PUC-Rio.

As Missas de Formatura da PUC-Rio serão realizadas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no campus da PUC-Rio, às 19h, nas seguintes datas:


Dia 12/07/2017 (quarta-feira): 
Turmas do Centro Técnico Científico (CTC) e do Centro de Teologias e Ciências Humanas (CTCH).

Dia 13/07/2017 (quinta-feira): 
Turmas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Sociais (CCS).


*Verifique qual é o Centro que seu curso faz parte: http://www.pucrio.br/sobrepuc/admin/index.html#centros

 

Voltar



5. Entrega de convites

  • Cada aluno receberá, gratuitamente, dois convites.

  • A entrega deste material está prevista para aproximadamente um mês antes das datas das Cerimônias de Formatura, na Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial (Edifício Cardeal Leme – Vice-Reitoria Comunitária).

  • Caso haja algum imprevisto nos dias marcados para a produção das fotos de turma, a entrega dos convites será adiada.

  • Os convites não limitam a entrada de convidados na Cerimônia. Entretanto, é aconselhável que cada formando leve, no máximo, 10 convidados.

  • Os alunos que desejarem adquirir mais convites, para oferecer como lembrança a parentes e amigos, poderão comprá-los na Livraria Carga Nobre. O valor e o período de venda destes convites serão posteriormente definidos e divulgados pela PUC-Rio.

 

Voltar



6. Orientações

Missas de formatura

  • Haverá uma empresa responsável por fotografar as missas e os alunos poderão contratar pacotes diretamente com essa empresa.
  • Familiares poderão fotografar a missa, desde que permaneçam em seus lugares, para não atrapalhar a organização.
  • Não será autorizada a contratação de serviços profissionais de fotografia que não os já oferecidos.

Cerimônias de Formatura

  • Haverá uma empresa responsável por fotografar as Cerimônias e os alunos poderão contratar pacotes diretamente com essa empresa.
  • Familiares poderão fotografar o evento, desde que permaneçam em seus lugares na plateia, para não atrapalhar a organização da solenidade.
  • Não será autorizada a contratação de serviços profissionais de fotografia que não os já oferecidos.
  • O Centro Audiovisual da PUC-Rio fará a filmagem da Cerimônia e disponibilizará o vídeo para acesso no site da PUC-Rio. O link será divulgado quando os vídeos forem publicados.
  • Não será autorizada a contratação de serviços profissionais de filmagem que não os já oferecidos.

 

Voltar

Outras orientações podem ser obtidas através do e-mail cerimonial@puc-rio.br.