PUC-Rio - Página inicial

> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária > CACC

Atividades, Projetos e Unidades


 

O Coral da PUC-Rio constitui-se um espaço de educação e cultura, de vivência e experimentação no plano da sensibilidade estético-musical, onde se desenvolvem habilidades específicas da área do canto coral.

 

Logo do Coral PUC-Rio

O coro visa reunir alunos e membros da comunidade PUC-Rio, que gostem de música e de cantar em conjunto. Ex-alunos que já faziam parte do Coral da PUC-Rio quando se formaram podem permanecer no coro, mantendo um bom desempenho e cumprindo os requisitos necessários.

Ao longo de sua história o Coral da PUC-Rio vem se dedicando a um repertório que abrange desde o canto gregoriano ao período contemporâneo, músicas nacionais e internacionais, erudita, folclórica, popular e sacra.

O coro canta geralmente a cappella, se apresentando, eventualmente, com orquestra e outros conjuntos.

Galeria de imagens Galeria de vídeos Galeria de músicas

Voltar


Histórico

O Coral da PUC-Rio foi fundado em 1967 pelo Pe. Raul Mendonça, S.J. e teve como primeiro regente o Prof. Raul Penna Firme. Estiveram à frente do coro os regentes Roberto Ricardo Duarte, Lydia Podorolski e Ricardo Bello. Em 2004, o regente Geraldo Leão assumiu a direção do Coral da PUC-Rio que, em 2005, passou a contar com a preparação vocal de Gláucia Henriques.

Voltar


Participações memoráveis

Com apenas um ano de existência, o Coral da PUC-Rio participou do 1º Festival Latino-Americano de Canção Universitária, em Santiago, Chile. Em 1988, foi finalista do 1º Concurso Nacional de Corais do Jornal do Brasil.

Também já realizou apresentações com várias orquestras do Estado do Rio de Janeiro, como a Orquestra da UFRJ, entre outras.

Já se apresentou em salas de concerto de relevo no Rio de Janeiro como a Sala Cecília Meireles, o Salão Leopoldo Miquez, além de espaços culturais, igrejas e universidades.

O Coral da PUC-Rio tem participado do Projeto Música no Museu, e, em 2008, lançou, no Parque das Ruínas, um CD em comemoração aos 40 anos de existência, gravado em 2007.

Em 2016, Coral da PUC-Rio participou do Show dos Rolling Stones, no Rio de Janeiro, durante a Latin American Olé Tour 2016, cantando a música “You Can't Always Get What You Want”.

Voltar


Regente Geraldo Leão das Oliveiras Filho

Estudou Regência-Coral e Análise Musical nos Seminários de Música Pró-Arte, sob a orientação do Maestro Carlos Alberto Figueiredo. É formado em Licenciatura - Habilidade em Música - e é Mestre em Musicologia pela UNIRIO. Atualmente é professor de música do Colégio Pedro II e regente do Coral da PUC-Rio.

Voltar


Preparadora vocal Gláucia Henriques

Bacharel em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, prosseguiu seus estudos no Conservatório Brasileiro de Música e especializou-se em Canto na UNIRIO, onde fez parte do Núcleo da Ópera, com a professora Eliane Sampaio. Especializou-se com o professor Nelson Portela e com os professores Bernard Deletré, Monique Zanetti, Maria Lúcia Valadão e Stanley Moore. Cursou Regência Coral nos Seminários de Música Pró-Arte com o Maestro Carlos Alberto Figueiredo, além de outros cursos com Gisa Wolkman, Lúcia Passos e Sônia Born. Atualmente é responsável pela preparação vocal e regência de diversos coros, como os Corais do Tribunal de Contas do Estado e do Município do Rio de Janeiro, Coral do Nova Iguaçu Country Club, Coral da PUC-Rio, entre outros.

Voltar


Ensaios

Semanalmente, o grupo se encontra e realiza dois ensaios, que visam à preparação vocal e ao aprendizado das músicas:

. Segundas-feiras: 20h às 22h - Auditório Del Castillo (2º andar do RDC).

. Quartas-feiras: 20h às 22h - Auditório Del Castillo (2º andar do RDC).

Aos sábados, de 16h às 18h, são realizados ensaios de naipes, que se revezam a cada semana.

Estes ensaios também acontecem no Auditório Del Castillo (2º andar do RDC).

Voltar


Como ingressar

A admissão ao Coral da PUC-Rio é feita mediante uma seleção. O candidato se submete a um teste vocal e a uma entrevista com o regente e a preparadora vocal, sendo, a partir de então, avaliado quanto a sua musicalidade, afinação, timbre, emissão vocal, tessitura, experiência de cantar em grupo e vivência musical. Além disso, é fundamental ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios e das apresentações do coro e para estudar o repertório. O cuidado com a saúde vocal também é um dos requisitos avaliados para o ingresso no grupo. É determinante, na escolha do candidato, a afinidade de sua voz com as características vocais do coro em exercício.

O ingresso no Coral só se efetivará com a convocação formal do candidato feita pelo regente do coro. Uma vez aprovado no processo seletivo, é de livre e espontânea vontade a entrada e permanência no coro. Todos os integrantes admitidos no coro estão aptos a apresentar um bom desempenho mediante os desafios musicais que enfrentarão.

Os interessados em ingressar no Coral da PUC-Rio devem enviar uma mensagem para o e-mail coral@puc-rio.br, informando nome e telefones para contato (residencial, celular e/ou comercial). A Monitoria do grupo fará contato para dar informações sobre a disponibilidade de vagas e sobre o agendamento de datas e horários disponíveis para a avaliação vocal.

No caso de não ser aprovado no primeiro teste, o candidato pode se submeter novamente a outra avaliação, desde que se candidate novamente.

Voltar


Concessão de bolsa

A Vice-Reitoria Comunitária disponibiliza vinte e quatro bolsas para os coristas. As bolsas são distribuídas equitativamente entre os naipes. Trata-se de bolsas por desempenho do coralista no grupo, cuja concessão é feita seguindo os critérios abaixo:

  • 1º semestre de ingresso: 0% de bolsa (período probatório);
  • 2º semestre de ingresso: 25% de bolsa;
  • 3º semestre de ingresso e seguintes: 50% de bolsa.

Presença e pontualidade nos ensaios e nas apresentações, estudo do repertório, qualidade e desenvolvimento vocal e o entrosamento com o grupo são quesitos avaliados pela Direção do Coral da PUC-Rio para a concessão de bolsas.

A bolsa é concedida somente ao aluno que estiver matriculado na Universidade e enquanto permanecer seu vínculo com o Coral da PUC-Rio, não podendo ser estendida a outras despesas, como emolumentos.

O período de vigência da bolsa é de janeiro a dezembro. Uma vez que o coralista tenha a bolsa concedida, isto não garantirá direito definitivo à mesma, ficando o aluno sujeito a permanente avaliação por parte da Direção do Coral.

Voltar


Encontro de corais

Desde 1984, a Vice-Reitoria Comunitária, através da Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais, e o Coral da PUC-Rio realizam, anualmente, o Encontro de Corais na Universidade.

O objetivo é criar o intercâmbio entre coristas e regentes, além de divulgar e incentivar a prática da música coral. O evento é aberto à exibição e experimentação de interpretações e performances que possibilitam a imbricação de múltiplas expressões artísticas integradas à música coral.

Os interessados em obter informações sobre o Encontro de Corais na PUC-Rio podem entrar em contato através do e-mail coral@puc-rio.br.

Voltar


Regulamento do Coral da PUC-Rio

regulamento_coral_da_puc-rio_2016.pdf (download)

Voltar

fim
Veja também:
PUC-Rio Digital PUC Urgente Estação Pilha TV PUC CACC no Facebook CACC no Twitter

Conheça o Coral da PUC-Rio