Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais - CACC

Coral da PUC-Rio

Inscrições processo seletivo 2024.1

Inscrições Encerradas
Observação: Acesse o SGU com seu login e senha. No item “assunto”, selecione “Coral da PUC-Rio”. No item “motivo” escolha a opção: “processo de seleção para ingresso”. Em seguida, preencha as informações do formulário.
As inscrições devem ser feitas até 31 de março de 2024. 

A 1ª fase dos testes será presencial nos dias 3 e 5 de abril. Os inscritos serão divididos e informados dos horários específicos por e-mail e através do protocolo eletrônico.
Informações completas em: Como ingressar


Logo do Coral PUC-Rio

O Coral da PUC-Rio constitui-se um espaço de educação e cultura, de vivência e experimentação no plano da sensibilidade estético-musical, onde se desenvolvem habilidades específicas da área do canto coral.

O coro visa reunir alunos e membros da comunidade PUC-Rio, que gostem de música e de cantar em conjunto. Ex-alunos que já faziam parte do Coral da PUC-Rio quando se formaram podem permanecer no coro, mantendo um bom desempenho e cumprindo os requisitos necessários.

Ao longo de sua história o Coral da PUC-Rio vem se dedicando a um repertório que abrange desde o canto gregoriano ao período contemporâneo, músicas nacionais e internacionais, erudita, folclórica, popular e sacra.

O coro canta geralmente a cappella, se apresentando, eventualmente, com orquestra e outros conjuntos.



Galerias

Galeria de Imagens Galeria de Vídeos


Histórico

O Coral da PUC-Rio foi fundado em 1967 pelo Pe. Raul Mendonça, S.J. e teve como primeiro regente o Prof. Raul Penna Firme. Estiveram à frente do coro os regentes Roberto Ricardo Duarte, Lydia Podorolski e Ricardo Bello. Em 2004, o regente Geraldo Leão assumiu a direção do Coral da PUC-Rio que, em 2005, passou a contar com a preparação vocal de Gláucia Mancebo.


Participações memoráveis

Com apenas um ano de existência, o Coral da PUC-Rio participou do 1º Festival Latino-Americano de Canção Universitária, em Santiago, Chile. Em 1988, foi finalista do 1º Concurso Nacional de Corais do Jornal do Brasil.

Também já realizou apresentações com várias orquestras do Estado do Rio de Janeiro, como a Orquestra da UFRJ, entre outras.

Já se apresentou em salas de concerto de relevo no Rio de Janeiro como a Sala Cecília Meireles, o Salão Leopoldo Miquez, além de espaços culturais, igrejas e universidades.

O Coral da PUC-Rio tem participado do Projeto Música no Museu, e, em 2008, lançou, no Parque das Ruínas, um CD em comemoração aos 40 anos de existência, gravado em 2007.

Em 2016, Coral da PUC-Rio participou do Show dos Rolling Stones, no Rio de Janeiro, durante a Latin American Olé Tour 2016, cantando a música “You Can't Always Get What You Want”.

Em 2017, o Coral completou 50 anos de existência, comemorando durante o 35º Encontro de Corais, realizado no Cine Odeon.

Em 2019, o Coral fez um concerto no Memorial Getúlio Vargas no evento Sarau do Getúlio.

Durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, o Coral se reinventou de forma digital produzindo as seguintes apresentações remotas: Canção da América, de Milton Nascimento, para os Calouros de 2020; Homenagem de Natal 2020, com interpretação das músicas Noite Feliz e Noite Azul; Santa Missa, em comemoração ao Dia de Santo Inácio de Loyola, em 2021; Apresentação do Hino Pontifício, em formato digital, para as Celebrações de Formatura remotas das turmas da graduação em 2021.


Regente Geraldo Leão das Oliveiras Filho

Estudou Regência-Coral e Análise Musical nos Seminários de Música Pró-Arte, sob a orientação do Maestro Carlos Alberto Figueiredo. É formado em Licenciatura - Habilidade em Música - e é Mestre em Musicologia pela UNIRIO. Atualmente é professor de música do Colégio Pedro II e regente do Coral da PUC-Rio.


Preparadora vocal Gláucia Mancebo

Bacharel em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, prosseguiu seus estudos no Conservatório Brasileiro de Música e especializou-se em Canto na UNIRIO, onde fez parte do Núcleo da Ópera, com a professora Eliane Sampaio. Especializou-se com o professor Nelson Portela e com os professores Bernard Deletré, Monique Zanetti, Maria Lúcia Valadão e Stanley Moore. Cursou Regência Coral nos Seminários de Música Pró-Arte com o Maestro Carlos Alberto Figueiredo, além de outros cursos com Gisa Wolkman, Lúcia Passos e Sônia Born. Atualmente é responsável pela preparação vocal e regência de diversos coros, como os Corais do Tribunal de Contas do Estado e do Município do Rio de Janeiro, Coral do Nova Iguaçu Country Club, Coral da PUC-Rio, entre outros.


Ensaios

Semanalmente, o grupo se encontra e realiza dois ensaios, que visam à preparação vocal e ao aprendizado das músicas:

Segundas-feiras: 20h às 22h - Auditório Del Castillo (2º andar do RDC).

Quartas-feiras: 20h às 22h - Auditório Del Castillo (2º andar do RDC).

Aos sábados, de 16h às 18h, são realizados ensaios de naipes, que se revezam a cada semana.

Estes ensaios também acontecem no Auditório Del Castillo (2º andar do RDC).


Como ingressar

Para membros da comunidade PUC-Rio ingressarem no Coral, é necessário participar do processo seletivo composto de três fases, nas quais são avaliados quesitos como musicalidade, afinação, timbre, emissão vocal, tessitura, experiência de cantar em grupo e vivência musical. Além disso, é determinante, na escolha do candidato, a afinidade de sua voz com as características vocais do coro em exercício.

Disponibilidade de tempo para participar dos ensaios e das apresentações do Coro e para estudar o repertório também são fundamentais.

O cuidado com a saúde vocal é muito importante para o ingresso e a manutenção no grupo.

Uma vez aprovado no processo seletivo, é de livre e espontânea vontade a entrada e permanência no coro. Todos os integrantes admitidos no coro estão aptos a apresentar um bom desempenho mediante os desafios musicais que enfrentarão.

O ingresso no Coral só se efetivará com a convocação formal do candidato feita pela Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais da PUC-Rio, área subordinada à Vice-Reitoria Comunitária e responsável pela gestão do Coro.

No caso de não ser aprovado no primeiro teste, o candidato pode se submeter novamente a outra avaliação, desde que se candidate novamente.

Os interessados em ingressar no Coral da PUC-Rio podem acompanhar informações sobre o processo seletivo através do PUC Urgente e do Instagram @coralpucrio e Facebook (https://www.facebook.com/Coraldapucrio/).

Também é possível obter informações através do e-mail cacc@puc-rio.br.

Inscrições processo seletivo 2024.1 > https://sgu.rdc.puc-rio.br/SGUWeb/protocolo/WApresentaProtocolo.aspx?idCC=26

Observação: Acesse o SGU com seu login e senha. No item “assunto”, selecione “Coral da PUC-Rio”. No item “motivo” escolha a opção: “processo de seleção para ingresso”. Em seguida, preencha as informações do formulário.

As inscrições devem ser feitas até 31 de março de 2024. 

A 1ª fase dos testes será presencial nos dias 3 e 5 de abril. Os inscritos serão divididos e informados dos horários específicos por e-mail e através do protocolo eletrônico.


Concessão de bolsa

A Vice-Reitoria Comunitária disponibiliza bolsas para os coristas, distribuídas equitativamente entre os naipes e de acordo com o desempenho no grupo. Essa concessão é feita seguindo os critérios abaixo:

Presença e pontualidade nos ensaios e nas apresentações, estudo do repertório, qualidade e desenvolvimento vocal e o entrosamento com o grupo são quesitos avaliados pela Direção do Coral da PUC-Rio para a concessão de bolsas.

A bolsa é concedida somente ao aluno que estiver matriculado na Universidade e enquanto permanecer seu vínculo com o Coral da PUC-Rio, não podendo ser estendida a outras despesas, como emolumentos.

De acordo com as normas internas que regulamentam a concessão de bolsas de estudo da PUC-Rio, é vedado o acúmulo de benefícios. Caso o aluno já possua algum tipo de bolsa ou esteja cursando a segunda graduação, deve entrar em contato com a Vice-Reitoria Comunitária, para verificar as normas relacionadas à Bolsa Coral. Para ter acesso ao atendimento, clique aqui .

Protocolo Eletrônico - VRC

Escolha a forma de autenticação:

O período de vigência da bolsa é de janeiro a dezembro. Uma vez que o coralista tenha a bolsa concedida, isto não garantirá direito definitivo à mesma, ficando o aluno sujeito a permanente avaliação por parte da Direção do Coral.


Encontro de corais

Desde 1984, a Vice-Reitoria Comunitária, através da Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais, e o Coral da PUC-Rio realizam, anualmente, o Encontro de Corais na Universidade.

O objetivo é criar o intercâmbio entre coristas e regentes, além de divulgar e incentivar a prática da música coral. O evento é aberto à exibição e experimentação de interpretações e performances que possibilitam a imbricação de múltiplas expressões artísticas integradas à música coral.

Os interessados em obter informações sobre o Encontro de Corais na PUC-Rio podem entrar em contato através do e-mail cacc@puc-rio.br.


Regulamento do Coral da PUC-Rio

(RegulamentoCoral_Edição_julho_2023.pdf)