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Foto ilustrativa Bolsas e Financiamentos da VRC
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Coordenação Geral de Bolsas e Auxílios – CBA

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Solicitações de Bolsas de Estudo tipos Filantrópica e/ou PUC

As bolsas de estudo, uma vez concedidas, cobrirão apenas os custos de mensalidades de graduação, não envolvendo, por exemplo, taxas, emolumentos, cursos de verão ou de extensão, etc.


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Vestibular PUC-Rio 2018

1ª a 8ª Convocação - Processo Seletivo

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO TIPO PUC E FILANTRÓPICA

Os alunos aprovados no Vestibular 2018 serão elegíveis ao processo seletivo de bolsas de acordo com os seguintes critérios:

  • 1ª Convocação - para todos os cursos; e
  •  2ª a 8ª Convocação - exclusivamente nos cursos de (Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras e Pedagogia), Teologia e Serviço Social.

A fim de participar do processo seletivo, deverão seguir as INSTRUÇÕES GERAIS, desde que já tenham o número de sua matrícula acadêmica.

A concessão de bolsas comunitárias estará condicionada à disponibilidade financeira da Universidade à época da matrícula.

Informações Complementares

- Alunos de 1ª Convocação, que optaram por matrícula vínculo ou reserva de vaga, caso sejam chamados, em outras convocações para efetivarem suas matrículas, continuam a ser considerados como aluno de 1ª Convocação, podendo participar do processo seletivo de bolsas comunitárias.
- Alunos que optarem por matrícula vínculo ou reserva de vaga devem aguardar a efetivação de suas matrículas acadêmicas para solicitarem bolsa de estudo, desde que sejam elegíveis diante os critérios expostos acima.

INSTRUÇÕES GERAIS
Para solicitar bolsa de estudo comunitária é necessário cumprir os seguintes passos, de acordo com as datas divulgadas na tabela do item 4 - Calendário:

  1. Preenchimento do Formulário Eletrônico:
    • Entrar como primeiro acesso para adquirir senha;
    • Preencher todos os campos do formulário;
    • Protocolar e imprimir; e
    • Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

  2. Organização da Documentação
    • Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico;
    • Consultar a Relação de Documentos para o Vestibular_2018 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
      • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos, ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
    • Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
  3. Entrega da Documentação
    • Portar os documentos, original e cópia, na ordem da “Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”, em envelope com nome do candidato, matrícula e curso, acrescido do formulário eletrônico impresso e assinado.
    • Será realizada a conferência da documentação apresentada e apenas serão recebidos envelopes com a documentação completa.

  4. Calendário
    • As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e para a entrega do envelope, constando o formulário eletrônico e a documentação completa, ocorrerão de acordo com as orientações constantes na tabela abaixo. Os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada, das 08:30h às 11:30h e das 13:30h às 16h.
CONVOCAÇÃO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO: 
A até K L até Z
1ª Convocação De 04 a 10/dez 11 e 12/dez 13 e 14/dez
2ª Convocação De 20/dez a 01/jan 02/jan 03/jan
3ª Convocação *a divulgar *a divulgar *a divulgar
4ª Convocação *a divulgar *a divulgar *a divulgar
5ª Convocação *a divulgar *a divulgar *a divulgar
6ª Convocação De 18 a 22/jul 23 a 24/jul 25 e 26/jul
7ª Convocação *a divulgar *a divulgar *a divulgar
8ª Convocação *a divulgar *a divulgar *a divulgar
* Aguardando a divulgação do calendário MEC: SISU, PROUNI e ENEM.

No dia do atendimento, solicitamos que o aluno esteja presente, caso o mesmo não possa comparecer, o responsável pela apresentação dos documentos deve portar cópia do RG do aluno, acrescido de procuração simples (não registrada em cartório), ainda que o aluno seja menor de 18 anos e o representante seja seu responsável legal.


As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e entrega da documentação dos alunos que realizarem reserva de vaga devem obedecer a convocação em que o aluno efetivou a matricula acadêmica, desde que sejam elegíveis pelos critérios explicitados acima.

O aluno que identificar-se elegível ao processo seletivo e não conseguir ter acesso ao Formulário Eletrônico deve nos comunicar pelo link (https://sgu.rdc.puc-rio.br/SGUWeb/protocolo/WLoginProtocoloAluno.aspx?p=&idCC=17&idTipoEvento=502) utilizando a senha do SAU que pode ser cadastrada no PUC online para alunos em (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas/#).

Indicamos que os alunos que desejam participar do Processo Seletivo estejam atentos à atualização do calendário e as datas divulgadas, pois não serão atendidos aqueles que perderem os prazos.

Os resultados deste processo seletivo serão encaminhados por e-mail.

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ENEM

1ª Classificação

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO TIPO PUC E FILANTRÓPICA

Os alunos convocados na 1ª Classificação do Enem, que estiverem com colocação dentro do número de vagas divulgado na página 12 do manual do candidato- vestibular 2018 em todos os cursos, poderão seguir as INSTRUÇÕES GERAIS para participar do processo seletivo de bolsas, desde que já tenham o número de sua matrícula acadêmica. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para (bolsas@puc-rio.br).

Desta forma, alunos que optarem por matrícula vínculo devem aguardar a efetivação de suas matrículas acadêmicas para solicitarem bolsa de estudo.
Alertamos que a concessão de bolsas de estudo está condicionada à disponibilidade financeira da Universidade.


INSTRUÇÕES GERAIS
Para solicitar bolsa de estudo é necessário cumprir os seguintes passos, de acordo com as datas divulgadas na tabela do item 4 - Calendário:

  1. Preenchimento do Formulário Eletrônico:
    • Entrar como primeiro acesso para adquirir senha;
    • Preencher todos os campos do formulário;
    • Protocolar e imprimir; e
    • Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

  2. Organização da Documentação
    • Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico;
    • Consultar a Relação de Documentos para o Vestibular_2018 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
      • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos, ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
    • Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
  3. Entrega da Documentação
    • Portar os documentos, original e cópia, na ordem da “Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”, em envelope com nome do candidato, matrícula e curso, acrescido do formulário eletrônico impresso e assinado.
    • Será realizada a conferência da documentação apresentada e apenas serão recebidos envelopes com a documentação completa.

  4. Calendário
    • As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e para a entrega do envelope, constando o formulário eletrônico e a documentação completa, ocorrerão de acordo com as orientações constantes na tabela abaixo. Os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada, das 08:30h às 11:30h e das 13:30h às 16h.


INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO: 
alunos com o primeiro nome de A até K alunos com o primeiro nome de L até Z
MATRÍCULA a divulgar* a divulgar* a divulgar*
MATRÍCULA VÍNCULO a divulgar* a divulgar* a divulgar*
* Aguardando a divulgação do calendário MEC: SISU, PROUNI e ENEM

No dia do atendimento, solicitamos que o aluno esteja presente, caso o mesmo não possa comparecer, o responsável pela apresentação dos documentos deve portar cópia do RG do aluno, acrescido de procuração simples (não registrada em cartório), ainda que o aluno seja menor de 18 anos e o representante seja seu responsável legal.

O aluno que identificar-se elegível ao processo seletivo e não conseguir ter acesso ao Formulário Eletrônico deve nos comunicar pelo link (https://sgu.rdc.puc-rio.br/SGUWeb/protocolo/WLoginProtocoloAluno.aspx?p=&idCC=17&idTipoEvento=502) utilizando a senha do SAU que pode ser cadastrada no PUC online para alunos em (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas/#).

Indicamos que os alunos que desejam participar do Processo Seletivo estejam atentos à atualização do calendário e as datas divulgadas, pois não serão atendidos aqueles que perderem os prazos.

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Vestibular de Inverno 2017

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO TIPO PUC E FILANTRÓPICA

Excepcionalmente, serão elegíveis ao processo seletivo de bolsas os alunos aprovados no Vestibular de Inverno 2017 para os cursos de:

  • Artes Cênicas;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Sociais;
  • Filosofia;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras;
  • Pedagogia; e
  • Teologia

A fim de participar do processo seletivo, os alunos deverão seguir as INSTRUÇÕES GERAIS, inclusive aqueles que tiveram sua matrícula viabilizada, desde que já tenham o número de sua matrícula acadêmica.

A concessão de bolsas comunitárias estará condicionada à disponibilidade financeira da Universidade.

INSTRUÇÕES GERAIS

Para solicitar bolsa de estudo é necessário cumprir os seguintes passos, de acordo com as datas divulgadas na tabela do item 4 - Calendário:

  1. Preenchimento do Formulário Eletrônico:
    • Entrar como primeiro acesso para adquirir senha;
    • Preencher todos os campos do formulário;
    • Protocolar e imprimir; e
    • Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

  2. Organização da Documentação
    • Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico;
    • Consultar a Relação de Documentos para o Vestibular_2017 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
    • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos, ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
    • Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
  3. Entrega da Documentação
    • Portar os documentos, original e cópia, na ordem da “Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”, em envelope com nome do candidato, matrícula e curso, acrescido do formulário eletrônico impresso e assinado;
    • Será realizada a conferência da documentação apresentada e apenas serão recebidos envelopes com a documentação completa.
    • Calendário
      • As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e para a entrega do envelope, constando o formulário eletrônico e a documentação completa, ocorrerão de acordo com as orientações constantes na tabela abaixo. Os atendimentos serão realizados no FESP, andar térreo do ed. Cardeal Leme, Vice-Reitoria Comunitária, por ordem de chegada, das 08:30h às 11:30h e das 13h às 16h.

INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO: 

Alunos com o primeiro nome de A até F

Alunos com o primeiro nome de G até L

Alunos com o primeiro nome de M até Z

1ª e 2ª Convocação

A partir de 14/08/17

23/08/2017

24/08/2017

25/08/2017

O aluno que identificar-se elegível ao processo seletivo e não conseguir ter acesso ao Formulário Eletrônico deve nos comunicar pelo link (http://sgu.rdc.puc-rio.br/SGUWeb/protocolo/WLoginProtocoloAluno.aspx?p=&idCC=17&idTipoEvento=502) utilizando a senha do SAU que pode ser cadastrada no PUC online para alunos em (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas/).

Indicamos que os alunos que desejam participar do Processo Seletivo estejam atentos à atualização do calendário e as datas divulgadas, pois não serão atendidos aqueles que perderem os prazos.

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Alunos veteranos

Bolsa tipo PUC

Destinada a atender estudantes com bom desempenho acadêmico, que apresentem vulnerabilidades sociais e comprovada dificuldade financeira.
Temporariamente suspensa

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Bolsa tipo Filantrópica

Concedida a estudantes com perfil filantrópico até o limite estabelecido pela LEI Nº 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009.
Temporariamente suspensa

Outras bolsas da VRC

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Transferência externa

O programa institucional de bolsas de estudo não contempla os alunos ingressos por meio de transferência externa.

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Portadores de diploma

O programa institucional de bolsas de estudo não contempla os alunos ingressos como portadores de diplomas.

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