PUC-Rio - Página inicial
> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária
Foto ilustrativa Bolsas e Financiamentos da VRC
Foto ilustrativa
   Coordenação Geral de Bolsas e Auxílios - CBA
Foto ilustrativa

Publicado em 07/10/2022
Última atualização em 07/11/2022

Concurso Vestibular PUC-Rio 2023

Processo Seletivo de Bolsas de Estudo Segundo Critérios Socioeconômicos

A PUC-Rio, por intermédio da Vice-reitoria para Assuntos Comunitários, concederá até 50 bolsas de estudo integralizadas, parciais e integrais de perfil filantrópico e não-filantrópico para os candidatos elegíveis ao processo seletivo de bolsa por critérios socioeconômicos.

Apenas alunos calouros com matrícula efetivada poderão participar deste processo seletivo, cumprindo os prazos e procedimentos descritos abaixo.

A concessão destas 50 bolsas integralizadas será designada por grupos de cursos (A a L), excluindo-se as bolsas destinadas aos cursos de Serviço Social e Teologia cujo quantitativo de concessões não está contido nas 50 bolsas citadas.

As bolsas serão concedidas em percentuais entre 10% e 100% e serão distribuídas aos alunos da 1ª convocação do concurso vestibular 2023, aprovados dentro do número de vagas, pela via de ingresso prova do vestibular da PUC-Rio, conforme quadro abaixo:

Grupos Cursos Candidatos elegíveis - Classificados até a posição: Quantitativo de Bolsas integralizadas
A Engenharia, Física, Matemática e Química (Ciclo Básico do CTC) 180 10
Ciência da Computação 40
B Administração Diurno 50 7
Administração Noturno 20
Ciências Econômicas 75
C Arquitetura e Urbanismo 30 2
D Artes Cênicas 5 2
Letras 20
E Ciências Biológica 20 6
Ciências Sociais 12
Filosofia 12
Geografia 12
História 20
Pedagogia 12
F Comunicação Social - Estudos de Mídia 60 6
Comunicação Social - Jornalismo 40
G Design 80 5
H Direito Diurno 100 7
Direito Noturno 30
Relações Internacionais 35
I Neurociências 20 4
Psicologia 80
J Nutrição 20 1
K Serviço Social 12 12
L Teologia 8 8

 

Os candidatos elegíveis estarão habilitados e deverão cumprir as INSTRUÇÕES GERAIS, enviando o Formulário Eletrônico e respectiva Documentação entre os dias 05 e 14/12/2022. Após esse período, os processos enviados não serão avaliados.

A ordem classificatória no vestibular apenas torna o estudante elegível a participar deste processo seletivo. As concessões serão distribuídas de acordo com critérios da avaliação socioeconômica e observando as situações de vulnerabilidades sociais.

Ressaltamos que a avaliação socioeconômica, realizada pela equipe técnica de serviço social, poderá resultar em deferimento ou indeferimento das solicitações, após a análise da documentação encaminhada.

Caso as 50 bolsas integralizadas não sejam concedidas integralmente aos alunos elegíveis, eventuais bolsas remanescentes poderão ser concedidas, aos alunos de 1ª convocação, classificados dentro e fora do número de vagas, em nova etapa do processo seletivo, independente do curso de inscrição. Se houver bolsas remanescentes, divulgaremos os prazos.

Não poderá participar deste processo seletivo o aluno que:

  • Seja portador de diploma de nível superior;
  • Seja ingressante por transferência externa;
  • Seja ingressante via ENEM.

Dúvidas podem ser esclarecidas, de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 12:00h e das 13:30 às 17:00h, pelo telefone 3527-1356/3527-2213 ou pelo Fale Conosco via Protocolo Eletrônico

Os alunos que participarem deste Processo Seletivo deverão estar cientes das “Normas e procedimentos para manutenção das Bolsas PUC e Filantrópica”.

Ressaltamos que, a participação no processo NÃO É GARANTIA DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO, continuando a ser de responsabilidade do aluno/responsável financeiro manter em dia o pagamento de suas mensalidades junto a esta Universidade.

Resultado
O resultado deste processo seletivo será encaminhado para o e-mail do aluno até o dia 15/01/2023. O estudante poderá solicitar revisão do resultado no prazo de até 7 dias corridos a contar da data da expedição do e-mail. Estes pedidos deverão apresentar dados novos e serem acrescidos de documentos comprobatórios.

Sendo observado, a qualquer tempo, que houve falsidade ou má fé na obtenção da bolsa de estudos, o benefício será cancelado e a cobrança das parcelas será efetuada em sua integralidade.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


Voltar

Imagem ilustrativa de rodapé