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Processo Seletivo de Bolsa Remanescente

Consulte os prazos e procedimentos

Publicado em 05/11/2021
Última atualização em 05/04/2022

Concurso Vestibular PUC-Rio 2022

Processo Seletivo de Bolsas de Estudo Segundo Critérios Socioeconômicos tipos PUC e FILANTRÓPICA

A PUC-Rio, por intermédio da Vice-reitoria para Assuntos Comunitários, concederá até 50 bolsas de estudo integralizadas tipos FILANTRÓPICA e PUC para os candidatos elegíveis ao processo seletivo de bolsa por critérios socioeconômicos.

Apenas alunos calouros com matrícula efetivada poderão participar deste processo seletivo cumprindo os prazos e procedimentos descritos abaixo.

A concessão destas 50 bolsas integralizadas será designada por grupos de cursos (A a I), excluindo-se as bolsas destinadas aos cursos de Serviço social e Teologia.

As bolsas serão concedidas em percentuais entre 10% e 100% e serão distribuídas aos alunos da 1ª convocação do concurso vestibular 2022, aprovados dentro do número de vagas, pela via de ingresso - vestibular, para cada curso e turno, conforme quadro abaixo:

Grupos Cursos Candidatos elegíveis - Classificados até a posição: Quantitativo de Bolsas integralizadas
A Engenharia, Física, Matemática e Química (Ciclo Básico do CTC) 190 10
Ciência da Computação 27
B Administração Diurno
50 8
Administração Noturno 20
Ciências Econômicas 75
C Arquitetura e Urbanismo 35 2
D Artes Cênicas 5 2
Letras 20
E Ciências Biológica 20 6
Ciências Sociais 12
Filosofia 12
Geografia 12
História 20
Pedagogia 12
F Comunicação Social - Estudos de Mídia 60 6
Comunicação Social - Jornalismo 40
G Design 80 5
H Direito Diurno 110 7
Direito Noturno
35
Relações Internacionais 35
I Neurociências 20 4
Psicologia 70
J Serviço Social 12 12
K Teologia 6 6


Os candidatos elegíveis devem cumprir as INSTRUÇÕES GERAIS, enviando o Formulário Eletrônico e respectiva Documentação entre os dias 03 e 12/12/2021. Após esse período, os processos enviados não serão avaliados.

A ordem classificatória no vestibular apenas torna o estudante elegível a participar deste processo seletivo. As concessões serão distribuídas de acordo com critérios da avaliação socioeconômica e observando as situações de vulnerabilidades sociais.

Ressaltamos que a avaliação socioeconômica, realizada pela equipe técnica de serviço social, poderá resultar em deferimento ou indeferimento das solicitações após a análise da documentação encaminhada.

Caso as 50 bolsas integralizadas não sejam concedidas integralmente aos alunos elegíveis, eventuais bolsas remanescentes poderão ser concedidas aos alunos de 1ª convocação, classificados dentro e fora do número de vagas, em nova etapa do processo seletivo, independente do curso de inscrição.Se houver bolsas remanescentes, divulgaremos os prazos, a partir do dia 15 de janeiro.

Não poderá participar deste processo seletivo o aluno que:

  • Seja portador de diploma de nível superior;
  • Seja ingressante via ENEM.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


Processo Seletivo de Bolsas Remanescentes Concedidas Segundo Critérios Socioeconômicos tipos PUC e FILANTRÓPICA

Serão concedidas bolsas tipos FILANTRÓPICA e PUC, percentuais entre 10% e 100%, para todos os alunos classificados em 1ª convocação, desde que matriculados.

A ordem classificatória no vestibular apenas torna o estudante de todos os cursos elegível a participar deste processo seletivo e não será o critério utilizado para aplicação dos percentuais. As concessões serão distribuídas de acordo com critérios da avaliação socioeconômica e observando as questões de vulnerabilidades sociais.

Ressaltamos que a avaliação socioeconômica, realizada pela equipe técnica de assistentes sociais, poderá resultar em deferimento ou indeferimento das solicitações após a análise da documentação encaminhada.

Os alunos devem cumprir as INSTRUÇÕES GERAIS enviando o Formulário Eletrônico e respectiva documentação entre os dias 12 e 23/01/2022. Após esse período os processos enviados não serão avaliados.

INSTRUÇÕES GERAIS

Procedimentos e prazos do Processo Seletivo: Apenas os alunos elegíveis serão habilitados.

1. Documentação para validação das informações

a) Preenchimento do Formulário Eletrônico:

b) Organização e UPLOAD da Documentação:

  • Consultar a Relação de Documentos;
  • Digitalizar ou fotografar toda a documentação pertinente ao seu grupo familiar;
    • Atenção à qualidade do arquivo deve estar legível, porém a resolução deve ser ajustada para não sobrecarregar o envio.
    • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados, deve-se cumprir o estabelecido no item 5.6 da Relação de Documentos citada acima, ainda que não esteja mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
    • Quando necessário, utilizar os modelos de declarações;

      ATENÇÃO: Na falta de algum documento o processo NÃO será aceito.

    • Anexar Documentos nas caixas correspondentes (Arraste o arquivo e solte para uploud ou clique).

 

  • ATENÇÃO: Ao concluir o upload o formulário eletrônico será automaticamente enviado e você não deverá fazer qualquer alteração. Ao acessar o formulário após o envio dos anexos o candidato inviabiliza a avaliação da equipe técnica. Apenas serão avaliados para o processo seletivo os candidatos que encaminharem a documentação completa.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá encaminhar um protocolo eletrônico via “FALE CONOSCO” ou entrar em contato pelos telefones 3527-2213 e 3527-1356.

Os alunos que estão participando deste Processo Seletivo declaram estar cientes e de acordo com as “Normas e procedimentos para manutenção das Bolsas PUC e Filantrópica” divulgados no site.

Resultado

O resultado deste processo seletivo será encaminhado por e-mail. O aluno poderá solicitar revisão do resultado no prazo de até 7 dias corridos a contar da data da expedição do e-mail. Estes pedidos deverão apresentar dados novos e serem acrescidos de documentos comprobatórios.

Sendo observado, a qualquer tempo, que houve falsidade ou má fé na obtenção da bolsa de estudos, o benefício será cancelado e a cobrança das parcelas será efetuada em sua integralidade.


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