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   Coordenação Geral de Bolsas e Auxílios - CBA
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Concessão de bolsas de estudo comunitárias segundo critérios socioeconômicos tipos filantrópica e/ou PUC

As bolsas de estudo comunitárias, tipos Filantrópica e/ou PUC, são concedidas segundo critérios socioeconômicos a partir da análise documental (rendas, despesas, patrimônio e vulnerabilidades sociais do grupo familiar do candidato) realizada por equipe técnica de serviço social que, após avaliação, emite um parecer social.

As bolsas tipo Filantrópicas poderão ser integrais (100%) ou parciais (50%), destinadas aos alunos, de primeira graduação, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio (bolsas de 100%) ou o valor de três salários mínimos (bolsas de 50%).

As bolsas tipo PUC são destinadas a atender os alunos de classe média que apresentem vulnerabilidade socioeconômica. São concedidas com percentuais parciais a critério da instituição.

O quantitativo de bolsas a serem concedidas está condicionado à disponibilidade orçamentária da universidade.

 

Cobertura da bolsa de estudo

Os percentuais de bolsa concedidos são aplicados nos boletos de mensalidades de graduação, a partir do mês subsequente ao resultado do processo seletivo, cobrindo apenas o custo da mensalidade, não envolvendo, por exemplo, taxas, emolumentos, cursos de verão ou de extensão, etc.

As bolsas são inerentes aos cursos para os quais foram concedidas.

 

Tempo de usufruto da bolsa de estudo

O aluno bolsista gozará do benefício pelo tempo previsto de conclusão do curso, podendo ser acrescido, excepcionalmente, de 2 semestres adicionais para cursos de 3 a 4 anos de conclusão e 3 semestres para cursos em que a conclusão está prevista em 5 anos.

O aluno bolsista que desejar cursar um domínio adicional poderá solicitar a prorrogação de mais 1 semestre letivo, além dos acima mencionados, e deverá cumprir as disciplinas necessárias, antes da conclusão do curso, mantendo-se vinculado à sua matricula de origem.

O aluno bolsista que desejar cursar uma segunda habilitação poderá solicitar a prorrogação de mais 2 semestres letivos, além dos mencionados anteriormente, e deverá cumprir as disciplinas necessárias, antes da conclusão do curso, mantendo-se vinculado à sua matricula de origem.

O aluno bolsista que realizar intercâmbio pela CCCI terá o tempo de concessão de bolsa ampliado em número de semestres igual ao tempo em que o status de sua matrícula permanecer em convênio.

O aluno bolsista que realizar trancamento de matrícula, seguindo as normas e procedimentos da DAR, deverá informar a CBA o trancamento para que a bolsa seja suspensa e os referidos semestres letivos não sejam contabilizados no prazo de concessão do benefício.

 

Critérios de manutenção das bolsas de estudo

Dentro do prazo supracitado, a manutenção das bolsas comunitárias, concedidas segundo critérios socioeconômicos, está condicionada a obtenção semestral de 75% de aproveitamento acadêmico nas disciplinas em que o aluno estiver matriculado e a apresentação de documentação para reavaliação periódica de perfil, quando convocado para a reavaliação socioeconômica das bolsas. As bolsas tipo Filantrópicas, em qualquer percentual, serão reavaliadas anualmente, enquanto que as bolsas tipo PUC, em qualquer percentual, serão reavaliadas a cada dois anos.

Não terá direito a Bolsa de Estudos Comunitária Tipos Filantrópica e/ou PUC o candidato que:

  • Deixe de efetuar a matrícula na PUC-Rio, na data de sua convocação, de acordo com o calendário estabelecido pela Coordenação do Vestibular;
  • Deixe de cumprir os prazos e procedimentos para solicitação de Bolsas de Estudo Comunitárias, conforme divulgado nesta instrução;
  • Seja portador de diploma;
  • Seja ingressante por Transferência Externa.

 

Candidatos elegíveis ao processo seletivo de bolsa:

I). Alunos matriculados para o primeiro semestre de 2020 para os cursos de Artes Cênicas, Ciências Sociais, Ciências Biológicas (somente licenciatura), Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social e Teologia (seguir as instruções gerais abaixo e o calendário divulgado para o mês de dezembro - item 4).

II) Alunos matriculados para o primeiro semestre de 2020 contemplados com bolsa parcial de desempenho acadêmico para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciclo Básico do CTC (Engenharias, Física, Matemática e Química), Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Cinema, Comunicação Social - Jornalismo, Design - Moda, Design - Mídias Digitais, Direito, Letras, Psicologia e Relações Internacionais e que precisem de um complemento de sua bolsa (seguir as instruções gerais abaixo e o calendário divulgado para o mês de dezembro - item 4).

III) Alunos matriculados para o primeiro semestre de 2020 para os cursos de Administração Diurno, Administração Noturno, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Cinema, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design - Comunicação Visual, Design - Mídia Digital, Design - Moda, Design - Projeto de Produto, Direito Diurno, Direito Noturno, Psicologia e Relações Internacionais deverão acompanhar novas informações nesse site, que serão divulgadas até o dia 20 de dezembro de 2019.

IV) Alunos dos cursos do Ciclo Básico do CTC (Engenharias, Física, Matemática e Química) e de Ciência da Computação, receberão orientações de seus departamentos



INSTRUÇÕES GERAIS

Para solicitar bolsa de estudo comunitária é necessário cumprir os seguintes passos, de acordo com as datas divulgadas na tabela do item 4 - Calendário:

  1. Preenchimento do Formulário Eletrônico:
    • Entrar como primeiro acesso para adquirir senha;
    • Preencher todos os campos do formulário;
    • Protocolar e imprimir; e
    • Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

  2. Organização da Documentação
    • Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico;
    • Consultar a Relação de Documentos - Ano_2020 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
      • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos, ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
    • Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
  3. Entrega da Documentação
    • Portar os documentos, original e cópia, na ordem da “Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”, em envelope com nome do candidato, matrícula e curso, acrescido do formulário eletrônico impresso e assinado.
    • Será realizada a conferência da documentação apresentada e apenas serão recebidos envelopes com a documentação completa.

  4. Calendário
    • As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e para a entrega do envelope, constando o formulário eletrônico e a documentação completa, ocorrerão de acordo com as orientações constantes na tabela abaixo. Os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada, das 08:30h às 11:30h e das 13:30h às 16h.
Aluno com letra inicial do nome Preenchimento do Formulário Eletrônico Entrega da documentação
A a F A partir do dia 07/12 10/12/2019
G a L A partir do dia 07/12 11/12/2019
M a Z A partir do dia 07/12 12/12/2019
A a Z que efetivaram matrícula atrasada A partir do dia 07/12 13/12/2019

No dia do atendimento, obrigatoriamente o aluno deverá comparecer para entrega dos documentos, ainda que o mesmo seja menor de 18 anos e/ou necessite da presença de um dos seus responsáveis legais.

O aluno elegível ao processo seletivo que não consiga ter acesso ao Formulário Eletrônico deve  enviar e-mail para bolsas@puc-rio.br informando o nome completo, número de matrícula e curso.

Indicamos que os alunos que desejam participar do Processo Seletivo estejam atentos as datas divulgadas, pois não serão atendidos aqueles que perderem os prazos.



Resultado do processo seletivo de bolsas de estudo comunitárias segundo critérios socioeconômicos

O resultado deste processo seletivo será encaminhado por e-mail.

Participamos que os documentos entregues não serão devolvidos ainda que o processo seja indeferido.

Sendo observado, a qualquer tempo, que houve falsidade ou má fé na obtenção da bolsa de estudos, o benefício será cancelado e a cobrança das parcelas será efetuada em sua integralidade.

 


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(Data de atualização: 02/12/2019)

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