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Foto ilustrativa Bolsas e Financiamentos da VRC
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Solicitações de Bolsas de Estudo Comunitárias Considerando Critérios Socioeconômicos
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No âmbito do programa institucional de bolsas de estudo, a PUC-Rio, por meio da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC), poderá disponibilizar bolsas tipo FILANTRÓPICAS integrais (100%) ou parciais (50%). Estas bolsas são destinadas aos alunos, de primeira graduação, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio (para bolsas de 100%) ou o valor de três salários mínimos (para bolsas de 50%).

Além das bolsas tipo filantrópica e de outras bolsas concedidas a critério da Vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos, a VRC também poderá oferecer bolsas tipo PUC com o propósito de atender aos alunos, de primeira graduação, de classe média, com boa classificação no Vestibular e que comprovem a necessidade desse auxílio.

O processo seletivo consiste numa avaliação socioeconômica do grupo familiar do aluno, realizada por uma equipe técnica de serviço social que, após análise documental, emite um parecer social de acordo com os critérios estipulados pela PUC-Rio e as legislações vigentes.

De acordo com critérios de elegibilidade descritos a seguir, os alunos habilitados ao processo seletivo de bolsas, preenchem um formulário eletrônico e apresentam cópias dos documentos de renda e despesas de seu grupo familiar.

Uma vez concedidas, a renovação das bolsas está condicionada ao cumprimento das Normas e Procedimentos para manutenção de Bolsas de Estudos Comunitárias tipo PUC e Filantrópica.

Informamos que a concessão das bolsas tipo PUC e FILANTRÓPICA está condicionada à disponibilidade da Universidade na ocasião da matrícula e que para solicitá-las (não estão incluídas as da Vice-Reitoria Acadêmica), os alunos deverão seguir as instruções descritas no manual do candidato e neste site.


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Vestibular PUC-Rio 2017

1ª a 10ª Convocação - Viabilização de Matrícula

A viabilização de matrícula é o processo que autoriza o candidato a efetuar a matrícula antes do pagamento da primeira parcela. Entretanto, esta autorização NÃO anula a cobrança da referida parcela e nem garante a concessão de uma bolsa de estudo.

Poderão solicitar a viabilização de matrícula apenas os candidatos, de primeira graduação, com o perfil filantrópico integral (renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio) e somente para os cursos de Licenciatura (Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras e Pedagogia), Teologia e Serviço Social.

Os alunos que tiverem sua matrícula viabilizada devem atender aos prazos e procedimentos do Processo Seletivo de Bolsa de Estudos Comunitárias de acordo com sua classificação no vestibular da PUC-Rio 2017.

Em concordância com a sua convocação de matrícula, os interessados à viabilização devem comparecer na VRC, nas datas estabelecidas, sabendo que os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

VIABILIZAÇÃO DE MATRÍCULA MATRÍCULA VÍNCULO OU RESERVA DE VAGA MATRÍCULA (1º SEMESTRE)
(1º OU 2º SEMESTRE) A a F G a L M a Z
1ª Convocação 28/11/2016 29/11/2016 30/11/2016 01/12/2016
3ª Convocação 23/01/2017 24/01/2017 25/01/2017 26/01/2017
6ª Convocação 05/06/2017 06/06/2017 07/06/2017 08/06/2017


VIABILIZAÇÃO DE MATRÍCULA MATRÍCULA VÍNCULO OU RESERVA DE VAGA MATRÍCULA (1º SEMESTRE)
(1º OU 2º SEMESTRE) A a K L a Z
2ª Convocação 12/12/2016 13/12/2016 14/12/2016
4ª Convocação 06/02/2017 07/02/2017 08/02/2017
5ª Convocação 20/02/2017 21/02/2017 22/02/2017
7ª Convocação 26/06/2017 27/06/2017 28/06/2017
8ª Convocação 10/07/2017 11/07/2017 12/07/2017
9ª Convocação 24/07/2017 25/07/2017 26/07/2017
10ª Convocação --------- 08/08/2017 09/08/2017

Será necessário apresentar o boleto de pagamento e o Formulário – Grupo Familiar preenchido e assinado, acrescido da cópia simples dos seguintes documentos, exigidos para todos os membros do grupo familiar:

  • Documento de identificação, tais como, RG, Certidão de Nascimento, CNH, etc;
  • IRPF/2016;
  • Comprovante de residência

Alertamos que após os procedimentos de viabilização o aluno deve procurar diretamente na DAR para efetivar a matrícula.

 
Vestibular PUC-Rio 2017

1ª a 10ª Convocação - Processo Seletivo de Bolsas Comunitárias

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO TIPO PUC E FILANTRÓPICA

Os alunos aprovados no Vestibular 2017 serão elegíveis ao processo seletivo de bolsas de acordo com os seguintes critérios:

  • 1ª Convocação - para todos os cursos exceto comunicação social; e
  •  2ª a 10ª Convocação - exclusivamente nos cursos de Licenciatura (Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras e Pedagogia), Teologia e Serviço Social.

A fim de participar do processo seletivo, deverão seguir as INSTRUÇÕES GERAIS, desde que já tenham o número de sua matrícula acadêmica.

A concessão de bolsas comunitárias estará condicionada à disponibilidade financeira da Universidade à época da matrícula.

Informações Complementares

- Alunos de 1ª Convocação, que optaram por matrícula vínculo ou reserva de vaga, caso sejam chamados, em outras convocações para efetivarem suas matrículas, que continuam a ser considerados como aluno de 1ª Convocação, podendo participar do processo seletivo de bolsas comunitárias para todos os cursos exceto comunicação social.
- Alunos que optarem por matrícula vínculo ou reserva de vaga devem aguardar a efetivação de suas matrículas acadêmicas para solicitarem bolsa de estudo, desde que sejam elegíveis diante os critérios expostos acima.
- Ainda que tenham realizado a viabilização de matrícula, os estudantes devem cumprir os procedimentos e prazos para solicitação da bolsa de estudos.

INSTRUÇÕES GERAIS
Para solicitar bolsa de estudo comunitária é necessário cumprir os seguintes passos, de acordo com as datas divulgadas na tabela do item 4 - Cale

ndário:

  1. Preenchimento do Formulário Eletrônico:
    • Entrar como primeiro acesso para adquirir senha;
    • Preencher todos os campos do formulário;
    • Protocolar e imprimir; e
    • Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

  2. Organização da Documentação
    • Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico;
    • Consultar a Relação de Documentos para o Vestibular_2017 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
      • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos, ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
    • Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
  3. Entrega da Documentação
    • Portar os documentos, original e cópia, na ordem da “Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”, em envelope com nome do candidato, matrícula e curso, acrescido do formulário eletrônico impresso e assinado.
    • Será realizada a conferência da documentação apresentada e apenas serão recebidos envelopes com a documentação completa.

  4. Calendário
    • As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e para a entrega do envelope, constando o formulário eletrônico e a documentação completa, ocorrerão de acordo com as orientações constantes na tabela abaixo. Os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada, das 08:30h às 11:30h e das 13:30h às 16h.
CONVOCAÇÃO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO* ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO: 
A até F G até L M até Z
1ª Convocação De 30/11 a 04/12 05/dez 06/dez 07/dez
3ª Convocação De 01/02 a 13/02 14/fev 15/fev 16/fev
6ª Convocação e Matrícula Vínculo De 21/06 a 02/07 03/jul 04/jul 05/jul

 

CONVOCAÇÃO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO: 
A até K L até Z
2ª Convocação De 20/12 a 08/01 09/jan 10/jan
4ª Convocação 06/03 20 e 21/03 22 e 23/03
5ª Convocação 06/03 20 e 21/03 22 e 23/03
7ª Convocação De 14/08 a 20/08 21/ago 22/ago
8ª Convocação De 14/08 a 20/08 21/ago 22/ago
9ª Convocação De 14/08 a 20/08 21/ago 22/ago
10ª Convocação De 14/08 a 20/08 21/ago 22/ago

 

No dia do atendimento, solicitamos que o aluno esteja presente, caso o mesmo não possa comparecer, o responsável pela apresentação dos documentos deve portar cópia do RG do aluno, acrescido de procuração simples (não registrada em cartório), ainda que o aluno seja menor de 18 anos e o representante seja seu responsável legal.


As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e entrega da documentação dos alunos que realizarem reserva de vaga devem obedecer a convocação em que o aluno efetivou a matricula acadêmica, desde que sejam elegíveis pelos critérios explicitados acima.

O aluno que identificar-se elegível ao processo seletivo e não conseguir ter acesso ao Formulário Eletrônico deve nos comunicar pelo link (https://sgu.rdc.puc-rio.br/SGUWeb/protocolo/WLoginProtocoloAluno.aspx?p=&idCC=17&idTipoEvento=502) utilizando a senha do SAU que pode ser cadastrada no PUC online para alunos em (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas/#).

Indicamos que os alunos que desejam participar do Processo Seletivo estejam atentos à atualização do calendário e as datas divulgadas, pois não serão atendidos aqueles que perderem os prazos.

Os resultados deste processo seletivo serão encaminhados por e-mail.

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Vestibular PUC-Rio 2017

ENEM

1ª Classificação

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO TIPO PUC E FILANTRÓPICA

Os alunos que obtiveram as melhores notas na 1ª Classificação do Enem, em todos os cursos exceto comunicação social, inclusive aqueles que tiveram sua matrícula viabilizada, poderão seguir as INSTRUÇÕES GERAIS para participar do processo seletivo de bolsas, desde que já tenham o número de sua matrícula acadêmica e estejam elencados na Listagem de alunos habilitados - Enem 2016/Melhores classificados. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para (bolsas@puc-rio.br).



Desta forma, alunos que optarem por matrícula vínculo devem aguardar a efetivação de suas matrículas acadêmicas para solicitarem bolsa de estudo.
Alertamos que a concessão de bolsas de estudo está condicionada à disponibilidade financeira da Universidade.


INSTRUÇÕES GERAIS
Para solicitar bolsa de estudo é necessário cumprir os seguintes passos, de acordo com as datas divulgadas na tabela do item 4 - Calendário:

  1. Preenchimento do Formulário Eletrônico:
    • Entrar como primeiro acesso para adquirir senha;
    • Preencher todos os campos do formulário;
    • Protocolar e imprimir; e
    • Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

  2. Organização da Documentação
    • Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico;
    • Consultar a Relação de Documentos para o Vestibular_2017 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
      • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos, ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
    • Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
  3. Entrega da Documentação
    • Portar os documentos, original e cópia, na ordem da “Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”, em envelope com nome do candidato, matrícula e curso, acrescido do formulário eletrônico impresso e assinado.
    • Será realizada a conferência da documentação apresentada e apenas serão recebidos envelopes com a documentação completa.

  4. Calendário
    • As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e para a entrega do envelope, constando o formulário eletrônico e a documentação completa, ocorrerão de acordo com as orientações constantes na tabela abaixo. Os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada, das 09h às 11:30h e das 13h às 16h.


INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO: 
alunos com o primeiro nome de A até K alunos com o primeiro nome de L até Z
MATRÍCULA 06/03 20 e 21/03 22 e 23/03
MATRÍCULA VÍNCULO De 21/06 a 02/07 03/jul 04/jul

No dia do atendimento, solicitamos que o aluno esteja presente, caso o mesmo não possa comparecer, o responsável pela apresentação dos documentos deve portar cópia do RG do aluno, acrescido de procuração simples (não registrada em cartório), ainda que o aluno seja menor de 18 anos e o representante seja seu responsável legal.

O aluno que identificar-se elegível ao processo seletivo e não conseguir ter acesso ao Formulário Eletrônico deve nos comunicar pelo link (https://sgu.rdc.puc-rio.br/SGUWeb/protocolo/WLoginProtocoloAluno.aspx?p=&idCC=17&idTipoEvento=502) utilizando a senha do SAU que pode ser cadastrada no PUC online para alunos em (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas/#).

Indicamos que os alunos que desejam participar do Processo Seletivo estejam atentos à atualização do calendário e as datas divulgadas, pois não serão atendidos aqueles que perderem os prazos.


VIABILIZAÇÃO DE MATRÍCULA

A viabilização de matrícula é o processo que autoriza o candidato a efetuar a matrícula sem o pagamento da primeira parcela. Entretanto, esta autorização NÃO anula a cobrança da referida parcela e nem garante a concessão de uma bolsa de estudo.

Poderão solicitar a viabilização de matrícula apenas os candidatos habilitados ao processo seletivo, de primeira graduação, com o perfil filantrópico integral (renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio) e somente para os cursos de Licenciatura (Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras e Pedagogia), Teologia e Serviço Social.

Em concordância com a sua convocação de matrícula, os interessados à viabilização devem comparecer na VRC, nas datas estabelecidas, sabendo que os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

VIABILIZAÇÃO DE MATRÍCULA RESERVA DE VAGA OU
MATRÍCULA VÍNCULO
MATRÍCULA (1º SEMESTRE)
(1º OU 2º SEMESTRE) A a K L a Z
DIAS 06/02/2017 07/02/2017 08/02/2017


Será necessário apresentar o boleto de pagamento e o Formulário – Grupo Familiar preenchido e assinado, acrescido da cópia simples dos seguintes documentos, exigidos para todos os membros do grupo familiar:

  • Documento de identificação, tais como, RG, Certidão de Nascimento, CNH, etc;
  • IRPF/2016;
  • Comprovante de residência

Alertamos que após os procedimentos de viabilização o aluno deve procurar diretamente na DAR para efetivar a matrícula.

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Vestibular de Inverno 2017

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO TIPO PUC E FILANTRÓPICA

Excepcionalmente, serão elegíveis ao processo seletivo de bolsas os alunos aprovados no Vestibular de Inverno 2017 para os cursos de:

  • Artes Cênicas;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Sociais;
  • Filosofia;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras;
  • Pedagogia; e
  • Teologia

A fim de participar do processo seletivo, os alunos deverão seguir as INSTRUÇÕES GERAIS, inclusive aqueles que tiveram sua matrícula viabilizada, desde que já tenham o número de sua matrícula acadêmica.

A concessão de bolsas comunitárias estará condicionada à disponibilidade financeira da Universidade.

INSTRUÇÕES GERAIS

Para solicitar bolsa de estudo é necessário cumprir os seguintes passos, de acordo com as datas divulgadas na tabela do item 4 - Calendário:

  1. Preenchimento do Formulário Eletrônico:
    • Entrar como primeiro acesso para adquirir senha;
    • Preencher todos os campos do formulário;
    • Protocolar e imprimir; e
    • Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

  2. Organização da Documentação
    • Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico;
    • Consultar a Relação de Documentos para o Vestibular_2017 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
    • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos, ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
    • Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
  3. Entrega da Documentação
    • Portar os documentos, original e cópia, na ordem da “Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”, em envelope com nome do candidato, matrícula e curso, acrescido do formulário eletrônico impresso e assinado;
    • Será realizada a conferência da documentação apresentada e apenas serão recebidos envelopes com a documentação completa.
    • Calendário
      • As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e para a entrega do envelope, constando o formulário eletrônico e a documentação completa, ocorrerão de acordo com as orientações constantes na tabela abaixo. Os atendimentos serão realizados no FESP, andar térreo do ed. Cardeal Leme, Vice-Reitoria Comunitária, por ordem de chegada, das 08:30h às 11:30h e das 13h às 16h.

INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO: 

Alunos com o primeiro nome de A até F

Alunos com o primeiro nome de G até L

Alunos com o primeiro nome de M até Z

1ª e 2ª Convocação

A partir de 14/08/17

23/08/2017

24/08/2017

25/08/2017

O aluno que identificar-se elegível ao processo seletivo e não conseguir ter acesso ao Formulário Eletrônico deve nos comunicar pelo link (http://sgu.rdc.puc-rio.br/SGUWeb/protocolo/WLoginProtocoloAluno.aspx?p=&idCC=17&idTipoEvento=502) utilizando a senha do SAU que pode ser cadastrada no PUC online para alunos em (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas/).

Indicamos que os alunos que desejam participar do Processo Seletivo estejam atentos à atualização do calendário e as datas divulgadas, pois não serão atendidos aqueles que perderem os prazos.

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Alunos veteranos

Bolsa tipo PUC

Destinada a atender estudantes em dificuldade financeira comprovada e com bom desempenho acadêmico.
Temporariamente suspensa

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Bolsa tipo Filantrópica

Concedida a estudantes com perfil filantrópico até o limite estabelecido pela LEI Nº 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009.
Temporariamente suspensa

Outras bolsas da VRC

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Transferência externa

O programa institucional de bolsas de estudo não contempla os alunos ingressos por meio de transferência externa.

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Portadores de diploma

O programa institucional de bolsas de estudo não contempla os alunos ingressos como portadores de diplomas.

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