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   Coordenação Geral de Bolsas e Auxílios - CBA
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Concessão de bolsas de estudo comunitárias segundo critérios socioeconômicos tipos filantrópica e/ou PUC

As bolsas de estudo comunitárias, tipos Filantrópica e/ou PUC, são concedidas segundo critérios socioeconômicos e destinadas aos alunos aprovados no Concurso Vestibular 2019.

As bolsas tipo Filantrópicas poderão ser concedidas integrais (100%) ou parciais (50%), destinadas aos alunos, de primeira graduação, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio (bolsas de 100%) ou o valor de três salários mínimos (bolsas de 50%).

As bolsas tipo PUC são parciais e poderão ser concedidas de 20% a 80% do valor da mensalidade, destinadas a atender, a critério da instituição, aos alunos de classe média que apresentem vulnerabilidade socioeconômica, cuja necessidade desse auxílio deverá ser comprovada por meio de análise de renda e patrimônio do grupo familiar.

Os percentuais de bolsa concedidos são aplicados nos boletos de mensalidades de graduação, a partir do mês subsequente ao resultado do processo seletivo, cobrindo apenas o custo da mensalidade, não envolvendo, por exemplo, taxas, emolumentos, cursos de verão ou de extensão, etc.

O aluno bolsista gozará do benefício pelo tempo previsto de conclusão do curso, podendo ser acrescido, excepcionalmente, de 2 semestres adicionais para cursos de 3 a 4 anos de conclusão e 3 semestres para cursos em que a conclusão está prevista em 5 anos.

O aluno bolsista que desejar cursar um domínio adicional poderá solicitar a prorrogação de mais 1 semestre letivo, além dos acima mencionados, e deverá cumprir as disciplinas necessárias, antes da conclusão do curso, mantendo-se vinculado à sua matricula de origem.

O aluno bolsista que desejar cursar uma segunda habilitação poderá solicitar a prorrogação de mais 2 semestres letivos, além dos mencionados anteriormente, e deverá cumprir as disciplinas necessárias, antes da conclusão do curso, mantendo-se vinculado à sua matricula de origem.

O aluno bolsista que realizar intercâmbio pela CCCI terá o tempo de concessão de bolsa ampliado em número de semestres igual ao tempo em que o status de sua matrícula permanecer em convênio.

O aluno bolsista que realizar trancamento de matrícula, seguindo as normas e procedimentos da DAR, deverá informar a CBA o trancamento para que a bolsa seja suspensa e os referidos semestres letivos não sejam contabilizados no prazo de concessão do benefício.

O aluno bolsista que desejar realizar transferência interna deverá encaminhar e-mail para a CBA notificando sua intenção. Nestes casos a bolsa será concedida no curso de destino, desde que o aluno esteja cursando até o terceiro semestre letivo no momento em que for aprovada a transferência.

Dentro do prazo supracitado, a manutenção das bolsas comunitárias, concedidas segundo critérios socioeconômicos, está condicionada a obtenção semestral de 75% de aproveitamento acadêmico nas disciplinas em que o aluno estiver matriculado e a apresentação de documentação para reavaliação periódica de perfil, quando convocado para a reavaliação socioeconômica das bolsas. As bolsas tipo Filantrópicas, em qualquer percentual, serão reavaliadas anualmente, enquanto que as bolsas tipo PUC, em qualquer percentual, serão reavaliadas a cada dois anos.

Serão elegíveis ao processo seletivo de bolsas de estudo comunitárias tipos Filantrópica e/ou PUC os alunos calouros regularmente matriculados e que cumpram os seguintes requisitos:

  • Tenham sido aprovados na primeira convocação do Vestibular e na 1ª Classificação do Enem, desde que sua posição classificatória NÃO exceda o número de vagas oferecidas para o curso pretendido.
  • Tenham sido aprovados da 1ª a 8ª convocação do vestibular e no Enem, em qualquer posição classificatória, exclusivamente nos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Teologia e Serviço Social.

Alunos de 1ª Convocação, desde que sejam elegíveis diante os critérios expostos acima, que optaram por matrícula vínculo ou reserva de vaga, caso sejam chamados, em outras convocações para efetivarem suas matrículas, continuam a ser considerados como aluno de 1ª Convocação. Para participar do processo seletivo de bolsas comunitárias devem aguardar a efetivação de suas matrículas acadêmicas.

O quantitativo de bolsas a serem concedidas está condicionado à disponibilidade orçamentária da universidade a época da matrícula.

Os processos de concessão de bolsas comunitárias, segundo critérios socioeconômicos, não preveem a participação de alunos veteranos ou candidatos calouros não elencados nos requisitos descritos acima.

Não terá direito a Bolsa de Estudos Comunitária Tipos Filantrópica e/ou PUC o candidato que:

  • Deixe de efetuar a matrícula na PUC-Rio, na data de sua convocação, de acordo com o calendário estabelecido pela Coordenação do Vestibular;
  • Deixe de cumprir os prazos e procedimentos para solicitação de Bolsas de Estudo Comunitárias, conforme divulgado nesta instrução;
  • Seja portador de diploma;
  • Seja ingressante por Transferência Externa.


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Viabilização de matrícula

A viabilização de matrícula é o processo que autoriza o candidato a efetuar a matrícula antes do pagamento da primeira parcela. Entretanto, esta autorização NÃO anula a cobrança da referida parcela e nem garante a concessão de uma bolsa de estudo.

Poderão solicitar a viabilização de matrícula apenas os candidatos, de primeira graduação, com o perfil filantrópico integral (renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio) aprovados no concurso vestibular de acordo com os seguintes critérios:

  • Vestibular 1ª Convocação e Enem 1ª Chamada*: para todos os cursos desde que a posição classificatória do candidato não exceda o quantitativo de vagas disponíveis; e
  • Vestibular 1ª a 8ª Convocação e Enem: independente do quantitativo de vagas disponíveis, exclusivamente nos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Teologia e Serviço Social.

*A listagem com os candidatos elegíveis a viabilização de matrícula poderá ser consultada no mural da VRC e neste link. Desta relação, só serão atendidos aqueles que estiverem no perfil da filantropia integral.

Em concordância com a sua convocação de matrícula, os interessados à viabilização devem comparecer na recepção da Vice-Reitoria Comunitária, nas datas estabelecidas, sabendo que os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

VIABILIZAÇÃO DE MATRÍCULA MATRÍCULA VÍNCULO OU RESERVA DE VAGA MATRÍCULA (1º SEMESTRE)
(1º OU 2º SEMESTRE) A até F G até L M até Z
1ª Convocação 03/12/2018 04/12/2018 05/12/2018 06/12/2018
3ª Convocação 28/01/2019 29/01/2019 30/01/2019 31/01/2019
VIABILIZAÇÃO DE MATRÍCULA MATRÍCULA VÍNCULO OU RESERVA DE VAGA MATRÍCULA (1º SEMESTRE)
(1º OU 2º SEMESTRE) A até K L até Z
2ª Convocação 17/12/2018 18/12/2018 19/12/2018
4ª Convocação 12/02/2019 13/02/2019 14/02/2019
5ª Convocação 26/02/2019 27/02/19
6ª Convocação 08/07/2019 09/07/2019 10/07/2019
7ª Convocação 29/07/2019 30/07/2019
8ª Convocação 08/08/2019

Será necessário apresentar o boleto de pagamento para a matrícula e o Formulário – Grupo Familiar preenchido e assinado, acrescido da cópia simples dos seguintes documentos, exigidos para todos os membros do grupo familiar:

  • Identificação (RG e CPF ou CNH);
  • Documentação de Renda Formal ou Informal (Exemplos: 3 últimos contracheques, declaração de renda informal/ autônomo, Pró-labore, extrato de beneficio do INSS, etc..);
  • Declaração de Imposto sobre a Renda Pessoa Física ATUALIZADO, com recibo de envio
  • Comprovante de residência.

Alertamos que após os procedimentos de viabilização o aluno deve procurar diretamente a DAR para efetivar a matrícula.

Após efetivação de sua matricula, os alunos devem seguir as orientações do processo seletivo de bolsa de estudos.

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Vestibular PUC-Rio 2019

Processo seletivo de bolsas de estudo comunitárias segundo critérios socioeconômicos

Os alunos aprovados no Vestibular 2019 serão elegíveis ao processo seletivo de bolsas de acordo com os seguintes critérios:

  • Vestibular 1ª Convocação e Enem 1ª Chamada*: para todos os cursos desde que a posição classificatória do candidato NÃO exceda o quantitativo de vagas disponíveis; e
  • Vestibular 1ª a 8ª Convocação e Enem: independente do quantitativo de vagas disponíveis, exclusivamente nos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Teologia e Serviço Social.

*A listagem com os candidatos elegíveis ao processo seletivo de bolsas comunitárias poderá ser consultada no mural da VRC e nos links: VESTIBULAR e ENEM

A fim de participar do processo seletivo, deverão seguir as INSTRUÇÕES GERAIS, desde que já tenham o número de sua matrícula acadêmica.

A concessão de bolsas comunitárias estará condicionada à disponibilidade financeira da Universidade à época da matrícula.


Informações Complementares

  • Alunos de 1ª Convocação, que optaram por matrícula vínculo ou reserva de vaga, caso sejam chamados, em outras convocações para efetivarem suas matrículas, continuam a ser considerados como aluno de 1ª Convocação, podendo participar do processo seletivo de bolsas comunitárias. Para tal devem aguardar a efetivação de suas matrículas acadêmicas para solicitarem bolsa de estudo, desde que sejam elegíveis diante os critérios expostos acima.


INSTRUÇÕES GERAIS

Para solicitar bolsa de estudo comunitária é necessário cumprir os seguintes passos, de acordo com as datas divulgadas na tabela do item 4 - Calendário:

  1. Preenchimento do Formulário Eletrônico:
    • Entrar como primeiro acesso para adquirir senha;
    • Preencher todos os campos do formulário;
    • Protocolar e imprimir; e
    • Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

  2. Organização da Documentação
    • Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico;
    • Consultar a Relação de Documentos para o Vestibular_2019 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
      • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos, ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
    • Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
  3. Entrega da Documentação
    • Portar os documentos, original e cópia, na ordem da “Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”, em envelope com nome do candidato, matrícula e curso, acrescido do formulário eletrônico impresso e assinado.
    • Será realizada a conferência da documentação apresentada e apenas serão recebidos envelopes com a documentação completa.

  4. Calendário
    • As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e para a entrega do envelope, constando o formulário eletrônico e a documentação completa, ocorrerão de acordo com as orientações constantes na tabela abaixo. Os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada, das 08:30h às 11:30h e das 13:30h às 16h.
CONVOCAÇÃO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO: 
A até F G até L M até Z
1ª Convocação De 07 a 10/dez 11/dez 12/dez 13/dez
2ª Convocação De 09 a 13/jan 14/jan 15/jan 16/jan
3ª Convocação e Enem 11/fev 25/fev 26/fev 27/fev
4ª Convocação 18/fev 25/fev 26/fev 27/fev
5ª Convocação 01/mar 25 e 26/mar
6ª Convocação 29/Jul 05 e 06/Ago
7ª Convocação 31/Jul
8ª Convocação 13/Ago 22/Ago

No dia do atendimento, obrigatoriamente o aluno deverá comparecer para entrega dos documentos, ainda que o mesmo seja menor de 18 anos e/ou necessite da presença de um dos seus responsáveis legais.

As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e entrega da documentação dos alunos que realizarem reserva de vaga devem obedecer a convocação em que o aluno efetivou a matricula acadêmica, desde que sejam elegíveis pelos critérios explicitados acima.

O aluno que identificar-se elegível ao processo seletivo e não conseguir ter acesso ao Formulário Eletrônico deve nos comunicar pelo link (https://sgu.rdc.puc-rio.br/SGUWeb/protocolo/WLoginProtocoloAluno.aspx?p=&idCC=17&idTipoEvento=502) utilizando a senha do SAU que pode ser cadastrada no PUC online para alunos em (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas).

Indicamos que os alunos que desejam participar do Processo Seletivo estejam atentos à atualização do calendário e as datas divulgadas, pois não serão atendidos aqueles que perderem os prazos.

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Resultado do processo seletivo de bolsas de estudo comunitárias segundo critérios socioeconômicos

O resultado deste processo seletivo será encaminhado por e-mail. Após a divulgação, os alunos terão um prazo de 15 dias corridos, a contar da data da notificação, para solicitação de revisão do processo.

Participamos que os documentos entregues não serão devolvidos ainda que o processo seja indeferido.

Sendo observado, a qualquer tempo, que houve falsidade ou má fé na obtenção da bolsa de estudos, o benefício será cancelado e a cobrança das parcelas será efetuada em sua integralidade.

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