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   Reavaliação socioeconômica das bolsas de estudo comunitárias
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A Reavaliação Socioeconômica das Bolsas de Estudo tipo PUC e/ou Filantrópica está prevista no Termo de Concessão de Bolsas e divulgada neste site nas Normas e Procedimentos para manutenção da bolsa.

Este processo tem por objetivo atualizar a realidade social e econômica dos alunos bolsistas, permitindo garantir a conformidade das concessões de bolsas de estudo e de seus percentuais à situação socioeconômica das famílias. Ressaltamos que o programa de bolsas é uma concessão da Universidade, a qual se reserva o direito de ajustar os critérios à disponibilidade orçamentária da Instituição.

A reavaliação consiste, inicialmente, em análise documental e, a critério da Instituição, pode ser seguida de entrevistas e/ou visitas domiciliares. A convocação será realizada através do Site da Universidade e do PUC Urgente, cabendo ao aluno manter-se informado acerca dos prazos e procedimentos para o cumprimento desta exigência. O aluno que não atender a esta norma terá a bolsa cancelada.

No quadro abaixo o aluno pode observar a previsão de quando será convocado ao processo de reavaliação periódica, formulado a partir do ano de seu ingresso na universidade:


DATA DA REAVALIAÇÃO INGRESSANTES EM:
1º Semestre de 2017 2013
2º Semestre de 2017 2009, 2011 e 2015
1º Semestre de 2018 2014
2º Semestre de 2018 2010, 2012 e 2016
1º Semestre de 2019 2015
2º Semestre de 2019 2011, 2013 e 2017



CONVOCAÇÃO 2017.1 – Alunos ingressantes em 2013

A Coordenação de Bolsas e Auxílios – CBA convoca todos os alunos, com bolsas Comunitárias tipo PUC e FILANTRÓPICA, que entraram na Universidade no ano letivo de 2013 para Reavaliação Socioeconômica. Estes alunos deverão atender a convocação seguindo as disposições de prazos e procedimentos divulgados de acordo com o seu tipo e percentual de bolsa. Alunos formandos 2017.1; àqueles cujo processo seletivo de bolsas foi realizado em 2016.2; e matriculados em convênio em 2017.1 devem seguir as instruções específicas.

Em caso de dúvidas, consulte seu tipo de bolsa através do PUC on-line / SGU e aproveite para atualizar seu e-mail e telefone, pois estes dados são fundamentais para seu contato com a VRC.

A divulgação dos resultados será realizada através do e-mail cadastrado pelo aluno no SGU, no mês de junho. Os percentuais de bolsa concedidos serão, a princípio, aplicados nas concessões a partir do mês de Julho de 2017.

INSTRUÇÕES GERAIS

BOLSA FILANTRÓPICA 50% E BOLSA PUC

Bolsistas parciais da filantropia e bolsistas tipo PUC em qualquer percentual devem cumprir os seguintes passos, de acordo com as datas divulgadas no item 3:

1) Preenchimento do Formulário Eletrônico a partir do dia 24/04/2017 ao dia 29/04/2017:

  • Entrar como primeiro acesso para adquirir nova senha;
  • Preencher todos os campos do formulário;
  • Protocolar e imprimir; e
  • Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

2) Organização da Documentação:

  • Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Reavaliação Socioeconômica de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico;
    • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos citada abaixo ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
  • Consultar a Relação de Documentos para cada item listado no Formulário Eletrônico;
  • Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
  • Organizar os documentos na ordem da Lista de Documentos a serem apresentados para Reavaliação Socioeconômica de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico, em envelope com nome do candidato, matrícula e curso. Apenas serão recebidos envelopes com a documentação completa.

3) Atendimento na secretaria do FESP: (térreo do ed. Cardeal Leme)

  • A partir do dia 24/04, agendar atendimento utilizando o Link – Agendamento – CBA para horários disponíveis do dia 02 a 08 de maio . Na data agendada o aluno deverá apresentar o Formulário eletrônico impresso e assinado acrescido da documentação exigida no item 2.  Comparecer com 10 minutos de antecedência evitando gerar atrasos na agenda.

 

BOLSA FILANTRÓPICA 100%

Bolsistas integrais da filantropia devem cumprir os seguintes passos, de acordo com as datas divulgadas no item 3:

1) Preenchimento do Formulário Eletrônico a partir do dia 30/03/2017 ao dia 05/04/2017:

  • Entrar como primeiro acesso para adquirir senha;
  • Preencher todos os campos do formulário;
  • Protocolar e imprimir; e
  • Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

2) Documentação:

2.1 - Alunos com bolsa 100% tipo FILANTRÓPICA que, após o preenchimento do Formulário Eletrônico, permanecerem no perfil da filantropia integral (até um salário mínimo e meio per capita) podem preencher a Declaração de Responsabilidade pelas Informações Prestadas e estão dispensados da apresentação de documentação comprobatória. Alertamos que esta documentação poderá ser exigida, a qualquer momento, se a Coordenação de Bolsas assim julgar necessário ou por solicitação de auditoria do Ministério da Educação (MEC).

2.2 - Alunos com bolsa 100% tipo FILANTRÓPICA que, após o preenchimento do Formulário Eletrônico, NÃO estiverem no perfil da filantropia integral precisam:

  • Providenciar a documentação descrita na Lista de Documentos a serem apresentados para Reavaliação Socioeconômica de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico.
    • Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos citada abaixo ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
  • Consultar a Relação de Documentos para Reavaliação Socioeconômica de Bolsa de Estudos_2016 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
  • Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
  • Organizar os documentos na ordem da Lista de Documentos a serem apresentados para Reavaliação Socioeconômica de Bolsa de Estudos, disponível na (s) última (s) folha (s) do Formulário Eletrônico, em envelope com nome do candidato, matrícula e curso. Apenas serão recebidos envelopes com a documentação completa.

3) Atendimento na secretaria de bolsas e auxílios: (sobreloja do ed. Cardeal Leme)

 

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS

- ALUNOS FORMANDOS 2017.1

Alunos que estejam concluindo a graduação em 2017.1, independente do tipo e percentual de bolsa poderão optar por não entregar a documentação atualizada. Contudo será necessário preencher o Formulário de Conclusão de Curso até o dia 05/05.

  • Os alunos formandos que não responderem o Formulário de Conclusão de Curso poderão ter a bolsa cancelada a partir de Junho de 2016.

 

- ALUNOS COM BOLSAS CONCEDIDAS EM 2016.2

Alunos que realizaram processo seletivo de bolsas e tiveram as bolsas cadastradas em 2016.2, ainda que sejam ingressantes na universidade no ano de 2013, devem notificar a CBA utilizando o “Fale Conosco através de Protocolo Eletrônico” disponível no site em (http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/bolsas.html) escolhendo o assunto Reavaliação Socioeconômica de Bolsas de Estudo Comunitárias, e informando a realização de análise socioeconômica em 2016.2. Estes alunos serão dispensados deste processo e devem atender a futuras convocações, de acordo com o calendário periódico de Reavaliação.

 

- ALUNOS MATRICULADOS EM CONVÊNIO 2017.1

Alunos ingressantes na universidade no ano de 2013, matriculados em convênio em 2017.1, devem notificar a CBA utilizando o “Fale Conosco através de Protocolo Eletrônico” disponível no site em (http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/bolsas.html) escolhendo o assunto Reavaliação Socioeconômica de Bolsas de Estudo Comunitárias, e informando a previsão de retorno à PUC-Rio. Estes alunos serão convocados pela CBA para Reavaliação Socioeconômica no semestre em que reingressarem na universidade.

 

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