PUC-Rio - Página inicial

> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária >
> Bolsas e Financiamentos da VRC

Foto ilustrativa Bolsas e Financiamentos da VRC
Foto ilustrativa
FIES – Fundo de Financiamento de Estudantes do Ensino Superior
Foto ilustrativa

item AVISOS IMPORTANTES:

Informações importantes

  • Perda do benefício
    • Baixo rendimento
      Não obtenção de aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% das disciplinas cursadas a cada semestre. A CPSA poderá excepcionalizar até 2 (dois) semestres com baixo rendimento (mediante análise da justificativa do aluno). O aluno que tiver o 3º baixo rendimento perderá o seu benefício, tendo que arcar com as mensalidades.
    • Mudança de curso e/ou habilitação
      Mudança de curso e/ou habilitação por mais de 1 vez ou  Mudança de curso e/ou habilitação  após 18 meses do início de utilização do FIES.
    • Aditamento
      Não aditar o financiamento a cada semestre, dentro do prazo do MEC ou Dar início ao aditamento e não finalizar
    • Trancamento ou abandono de matrícula
      Trancar a matrícula sem suspender o benefício do FIES ou Abandonar a faculdade sem suspender o benefício do FIES
  • Aditamento
    É de inteira responsabilidade do aluno acompanhar as datas e os procedimentos estabelecidos pela CPSA para o aditamento do benefício, que são divulgados através do site da PUC-Rio, PUC Urgente, notificação via email e no mural da VRC. O aditamento é obrigatório a cada semestre. A perda de prazos ou a não finalização do aditamento implicam na perda do benefício. (Verificar prazos e procedimentos do Aditamento)
  • Redução de percentual
    O aluno poderá solicitar a redução do percentual do seu financiamento no momento do aditamento, a qualquer semestre. Não é permitido o aumento do percentual, nem tampouco a volta ao percentual anteriormente contratado.
    ATENÇÃO: quando o aluno realiza a redução do percentual, ele deve solicitar a 2º via dos boletos de todos os meses para que sejam reajustados os valores com a redução.
  • Transferência de curso e/ou habilitação
    Caso o aluno efetive a transferência de curso e/ou habilitação na DAR, ele deverá informar a troca no site do SisFies na época do aditamento.
    O prazo para a mudança é de até 18 meses do início de utilização do FIES. A não observância deste prazo, implica a perda do benefício. (Verificar prazos e procedimentos de Transferência)
  • Dilatação
    O aluno que não se formar no período mínimo do curso poderá solicitar a dilatação do financiamento por até dois semestres consecutivos.
    ATENÇÃO: Após a solicitação da dilatação, o aluno deverá solicitar o aditamento. Caso o aluno perca o prazo dos processos ele poderá perder o benefício. (Verificar prazos e procedimentos de Dilatação)
  • Trancamento de matrícula (suspensão do FIES)
    Caso o aluno efetive o trancamento de sua matrícula na DAR, ele deverá  solicitar a Suspensão do  Fies no site do SisFies para validação da CPSA. (Verificar prazos e procedimentos de Suspensão)
  • Encerramento
    O aluno poderá solicitar o encerramento antecipado do seu benefício a qualquer momento. É necessário, no entanto, que o aluno antes informe a CPSA e, em seguida, faça o encerramento - diretamente no site do SisFIES. (Verificar prazos e procedimentos de Encerramento)
  • Alunos matriculados em convênio (Ciência sem fronteira)
    O aluno deverá solicitar a Suspensão do semestre dentro do período estabelecido pelo MEC. Caso o aluno não esteja presente neste período, deverá designar um representante munido de procuração para fins  específicos  de procedimentos do FIES. A cada semestre que estiver no CSF o aluno deverá realizar nova solicitação. (Verificar prazos e procedimentos de Suspensão)
  • Alunos matriculados em convênio (Intercâmbio pela PUC-Rio)
    O aluno deverá solicitar  o seu aditamento dentro do período estabelecido pela CPSA. Caso o aluno não esteja presente neste período, deverá designar um representante munido de procuração para fins  específicos de (Verificar prazos e procedimentos do Aditamento) procedimentos do FIES.
  • Mudança de faculdade transferindo o FIES (da PUC para outra universidade)
    O aluno  acessa o site do SisFIES para fazer a solicitação da transferência  e comparece na CPSA apresentando a declaração de regularidade de matrícula da faculdade de destino junto com a solicitação de transferência impressa. A CPSA aprova a solicitação e o aluno comparece na faculdade de destino para finalizar o processo. (Verificar prazos e procedimentos de Transferência).
  • Mudança de faculdade transferindo o FIES (de outra universidade para a PUC)
    O aluno deverá estar regularmente matriculado. Faz-se a entrega da confirmação da Transferência realizada no site do SisFIES e  já aprovada pela faculdade de origem juntamente com uma cópia do CONTRATO DE FINANCIAMENTO. A CPSA deverá imprimir o Termo de Transferência e todos devem assinar. No mesmo dia o aluno  deverá realizar o aditamento que se dará Não Simplificado, tendo que comparecer ao banco junto com o fiador. Somente após a entrega do Termo Aditivo  é que a CPSA poderá cadastrar o benefício  do aluno. (Verificar prazos e procedimentos de Transferência)
  • Outro tipo de bolsa
    O aluno beneficiário do FIES que for contemplado por qualquer outro tipo de bolsa, a qualquer tempo, deverá se dirigir à CPSA PUC-Rio para receber orientações.
IMPORTANTE:

De acordo com a legislação do MEC, é de inteira responsabilidade do aluno acompanhar as datas e procedimentos necessários para manutenção de seu benefício. Os alunos PUC-Rio podem se manter atualizados através do site da PUC, do PUC Urgente e de e-mails enviados pela CPSA.

Os assuntos relacionados ao FIES deverão ser tratados pelo aluno diretamente à Coordenação do FIES. Os procedimentos em relação as atividades acadêmicas deverão ser tratados pela Coordenação de cada curso, já os administrativos são tratados pela DAR. É  importante que o aluno mantenha seus dados (telefones e e-mail) atualizados no PUC Online para facilitar a comunicação.

Links

Mec: www.mec.gov.br
Tel: 0800 616161

Contato

PUC-Rio: fies@puc-rio.br
Tel: 3527-1352


Voltar
Imagem ilustrativa de rodapé