PUC-Rio - Página inicial
> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária
Foto ilustrativa
Atividades, Projetos e Unidades
Foto ilustrativa
   Estágios e Serviços Profissionais
Foto ilustrativa

Além do conhecimento acadêmico, é necessário que o aluno tenha oportunidades apropriadas para o seu desenvolvimento profissional, iniciando a prática dos conhecimentos que adquire no curso de graduação. Isto faz parte de sua jornada educacional e é preparatório para o seu ingresso no mercado de trabalho.

Para que isso aconteça em tempo hábil e propicie as melhores condições para a chegada dos alunos no mercado de trabalho, é necessário um canal efetivo de aproximação entre alunos e empresas.

A Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP) é a materialização dessa missão comunitária, divulgando oportunidades de estágios, programas de trainees e empregos.

Com um vasto cadastro de empresas interessadas, a CCESP tem por função receber as propostas de estágio e divulgá-las para os alunos através dos veículos internos de comunicação da Universidade. A CCESP mantém convênio com mais de 1.000 empresas que absorvem, em média, cerca de 2.500 alunos de todos os cursos oferecidos na PUC-Rio.

Mas a CCESP vai além e desenvolve projetos para estágios sociais, considerando que os alunos também devem passar por uma experiência que amplie a sua formação social, cultural e educacional. Os estágios sociais foram criados pela Coordenação de Cultura Religiosa, em 1986, como atividade de extensão de caráter interdisciplinar, na perspectiva de que não basta a experiência profissional nas empresas; é necessário promover a articulação comunitária e a participação solidária, no âmbito do corpo discente.

Com o intuito de dar a cada um dos alunos maior consciência social, independente da carreira escolhida, a idéia é usar o conhecimento científico adquirido por esses alunos na Universidade, para levar, às populações de baixa renda, mais qualidade de vida e um melhor aprimoramento profissional.

Assim, a CCESP coordena o projeto multidisciplinar UNICOM (integração UNIversidade-COMunidade), criado em 1978 por alunos da PUC-Rio e que promove, através dos estágios sociais, a participação cada vez mais efetiva da Universidade na vida de comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro, abrangendo uma média de atendimento, em 2000/2001, de 10.500 pessoas. Atualmente, os estágios sociais acontecem nas áreas de saúde, educação (reforço escolar), cultura, capacitação profissional, atendimento psicológico em grupo, atendimento médico e odontológico, assistência jurídica, etc.

Visando estender a disponibilização de seus canais de comunicação com as empresas, a CCESP realiza, anualmente, um evento de grande porte, a Mostra PUC, quando abre as portas da PUC-Rio a todos os estudantes universitários, não importando a sua instituição de ensino, dando a estes a oportunidade de candidatarem-se aos estágios diretamente nos estandes das empresas participantes. Paralelamente às atividades dos estandes para inscrições em estágios, a Mostra PUC realiza várias outras atividades de âmbito acadêmico, cultural, artístico e social, envolvendo o corpo docente e discente de todos os Centros da PUC-Rio.

Voltar

Imagem ilustrativa de rodapé