Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

PÁGINA INICIAL ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DESTAQUES ACADÊMICOS RANKINGS CAMPANHAS SOBRE A VRAC

Sobre a VRAC

Vice-reitor: Prof. José Ricardo Bergmann

Vice-reitor acadêmico:
José Ricardo Bergmann
De acordo com o Regimento da PUC-Rio, a Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos é o órgão executivo que superintende, orienta, coordena e fiscaliza todas as atividades acadêmicas da Universidade. São atribuições do Vice-reitor Acadêmico:

I. Participar das reuniões do Conselho Universitário e de Desenvolvimento.
II. Presidir as reuniões do Conselho de Ensino e Pesquisa.
III. Presidir as reuniões da Comissão Central de Carreira Docente.
IV. Organizar o planejamento global e anual da vida acadêmica da Universidade, com base no Plano Diretor, no Orçamento-Programa e nos planos de trabalho dos Centros Universitários, encaminhando-o aos órgãos competentes para aprovação.
V. Analisar as propostas de currículos e suas alterações, encaminhando-as, com parecer, aos órgãos competentes, para aprovação.
VI. Elaborar normas para o funcionamento da Biblioteca da Universidade e superintender suas atividades.
VII. Promover a coordenação central das atividades de graduação e de pós-graduação de toda a Universidade, de acordo com as normas legais, estatutárias e regimentais.
VIII. Elaborar normas para a publicação de trabalhos didáticos e científicos da Universidade.
IX. Examinar as propostas de convênios com entidades que ofereçam campo de aplicação e de treinamento para as atividades de ensino e de pesquisa dos Centros, bem como para outros convênios propostos no setor acadêmico, emitindo parecer a ser enviado aos órgãos superiores.
X. Supervisionar, através do órgão próprio de admissão e registro, o planejamento e execução de serviços escolares, dos processos de admissão e matrícula e de controle dos assentamentos oficiais deles recorrentes.
XI. Expedir Atos Normativos no setor da vida acadêmica, tendo em vista o melhor rendimento das atividades universitárias.
XII. Estabelecer e supervisionar, por si ou através de órgãos especializados, o sistema de comunicações e de controle da vida escolar.
XIII. Exercer a ação disciplinar em sua esfera de competência.

 

Galeria Institucional

Vídeos