Brasão da PUC-Rio
CCPG lança versão em inglês do site da pós-graduação

Iniciativa está alinhada com política de internacionalização da Universidade e diretrizes da Capes

Por Renata Ratton
Assessora de Comunicação – Vice-Reitoria Acadêmica

Publicado em 03/04/2017

Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Paulo Cesar Duque  Estrada Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Paulo Cesar Duque Estrada. Crédito: Renata Ratton

Alinhada à política de internacionalização da PUC-Rio e às diretrizes da Capes, que vem apostando suas fichas na abertura global dos programas de pós-graduação do País, a Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa (CCPG) lança a versão em inglês de seu site, a partir desta semana.

 – Ao longo de todo o ano passado, a CCPG proveu apoio financeiro aos programas para que cada um pudesse ter sua versão. Hoje, quase todos têm seus respectivos sites traduzidos. Foi um trabalho árduo para atender à especificidade da realidade acadêmica, informa o Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Paulo Cesar Duque Estrada.

Ele destaca, a propósito da avaliação quadrienal a ser realizada pela Capes, em 2017, que ter um site em inglês será uma condição essencial para que os programas possam atingir as notas 6 e 7 (máximas).

– Adicionalmente, o site dinamizará a cooperação com pesquisadores e facilitará ainda mais o acesso à informação para alunos interessados em vir estudar aqui. O site da CCPG complementa as páginas dos programas, na medida em que apresenta, além de informações sobre as áreas de concentração, linhas de pesquisa e corpo docente, o histórico e a apresentação geral dos objetivos acadêmicos e do enfoque adotado em cada programa, num retrato mais preciso e ao mesmo tempo mais amplo, observa o coordenador, assinalando que é também crescente, na Universidade, a tendência de se criar disciplinas ministradas em inglês.

Telas do site da Pós-Graduação em inglês

Paulo Cesar lembra que os alunos estrangeiros que desejarem realizar mestrado e doutorado na PUC-Rio poderão se beneficiar de programas de alto nível e gratuitos. Com relação ao site, avalia que o desafio, a partir de agora, residirá na permanente atualização de conteúdo pelos programas.

– As versões em inglês do site da CCPG e dos programas de pós-graduação, assim como a parceria com a Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI), representam um passo decisivo na efetivação da presença da Universidade no cenário acadêmico e científico internacional, e na manutenção da PUC-Rio em posição de destaque entre as universidades brasileiras no que se refere à internacionalização tanto da graduação quanto da pós-graduação.


Graduate and Research Central Coordination Office (CCPG)

http://www.puc-rio.br/english/departaments/ccpg

VOLTAR