Brasão da PUC-Rio
Cooperação Internacional
Site da CCCI completa 20 anos, de cara nova

Por Renata Ratton
Assessora de Comunicação, Vice-Reitoria Acadêmica

Publicado em 07/03/2017

Páginas do novo site da CCCI

O site da Coordenação Central de Cooperação Internacional, CCCI, completa 20 anos de operação totalmente reformulado. Ao longo desse período, tornou-se um importante canal de comunicação; entretanto, com o deslanchar do processo de internacionalização da Universidade, e o aumento da procura por intercâmbios e convênios e da oferta de serviços, foi preciso mais.

— Quando cheguei à CCCI, em 2014, havia uma demanda muito grande por melhorias no site, especialmente no sentido de localizar informações com mais agilidade e usufruir de uma interface mais amigável, lembrando que somos visitados continuamente por alunos brasileiros e internacionais, e por universidades de todo o mundo interessadas em convênios. Comecei, então, a conversar com a Divisão de Multimídia do RDC, uma equipe formada por designers e analistas de sistemas, e o projeto tomou corpo. Foram inúmeras reuniões, tanto com o RDC quanto com os diversos grupos que constituem a CCCI, intensa produção de textos e atualização de informações, lembra a professora Angela Randolpho Paiva, diretora da CCCI, à frente da iniciativa.

O projeto buscou otimizar a comunicação da coordenação com os usuários de diversos perfis que acessam o site: alunos da PUC-Rio, alunos internacionais e parceiros institucionais de convênios de cooperação internacional.

— Uma interface gráfica foi desenvolvida com detalhes nas cores da identidade visual da CCCI; o conteúdo foi reorganizado e funcionalidades implementadas. O site dispõe de serviços específicos para cada tipo de intercâmbio que a PUC-Rio oferece para sua comunidade, bem como veicula notícias em uma área de destaque, esclarece a webmaster Maria das Graças Chagas.

A professora Ângela assinala que os três setores de intercâmbio oferecidos pela Universidade podem ser visualizados logo na primeira página. ”Prazos importantes, procedimentos, processos seletivos e informações sobre palestras e cursos, como os Brazilian Seminars, estarão sempre em evidência”.

Entre as novas funcionalidades, Maria das Graças destaca a de Intercâmbio Acadêmico: uma ferramenta de pesquisa, com filtros por país e idioma, para facilitar a busca por vagas de intercâmbio nas universidades conveniadas. “O site segue os padrões de acessibilidade e usabilidade, podendo ser acessado em computadores desktop, tablets e celulares, acrescenta.

O coordenador central de internacionalização, professor Danilo Marcondes, ressalta o caráter incremental do site, que estará em constante alimentação e revisão: “Para nós que trabalhamos com instituições do exterior, ter um bom site é a base para tudo. Recebemos mensagens o tempo todo. Quanto mais o site for dinâmico, mais se tornará uma ferramenta essencial”, sublinha. Danilo destaca ainda a importância da ferramenta para aumentar a visibilidade e contribuir para o bom posicionamento junto aos rankings globais.

Lançamento do site da CCCI A partir da esquerda, no lançamento do site da CCCI: Daniel Castro, Assessor para alunos de programas de Curta Duração, Ricardo Alencar, Coordenador Central Adjunto de Cooperação Internacional, professor Danilo Marcondes, Coordenador Central de Internacionalização, professora Angela Paiva, Coordenadora Central de Cooperação Internacional, e professora Maria Das Graças Chagas, Coordenadora da equipe WEB do RDC

— O site fornece uma lista de instituições conveniadas para consulta. Priorizamos as solicitações de convênio de acordo com os interesses dos professores e alunos da PUC, sempre privilegiando instituições com perfil semelhante. A relação primordial e única é feita diretamente com outras universidades e institutos de pesquisa. A PUC-Rio também participa de redes como a Ausjal (Asociación de Universidades Confiadas a la a Compañía de Jesús en América Latina) e a Oducal (Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe), assim como em outras mais específicas, como uma rede dinamarquesa que está trabalhando em novas metodologias de ensino, esclarece Danilo.

Testemunhos de alunos do intercâmbio, em textos e vídeos, além de um blog, também estão disponíveis no novo site da CCCI, em http://www.puc-rio.br/ccci

VOLTAR