Brasão da PUC-Rio
Do circo às cédulas, design de encher os olhos

Professores e alunos de Artes & Design têm trabalhos selecionados para a 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Por Renata Ratton
Assessora de Comunicação – Vice-Reitoria Acadêmica

Publicado em 29/05/2017

Cinco projetos desenvolvidos no Departamento de Artes & Design participarão da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, momento em que o Design Gráfico Brasileiro reflete suas conquistas, discute seus rumos e traça seus planos.

Os projetos selecionados foram:

 

- Circo Voa: Um Ensaio Sobre a Estética do Improviso, dos alunos Priscila Bodin, Lucas Luz e Julia Albuquerque, sob a orientação dos professores João Victor Azevedo, Nathalia Sá Cavalcante, Evelyn Grumach, Flávio Carvalho e Fabio Lopez.

Trata-se de publicação que explora a produção gráfica do Circo Voador entre as décadas de 1980 e 1990. O projeto identifica e documenta influências, referências, recursos gráficos disponíveis na época e busca compreender como tais fatores afetaram o processo criativo. Em paralelo à análise do material gráfico produzido no Circo, o livro traz ‘pílulas provocativas’ que relacionam características dessa produção com movimentos que aconteceram no design e na arte em âmbito internacional. O conteúdo complementar busca provocar uma expansão da pesquisa do leitor para além do livro.

 

- Batida: Novo Sistema de Identidade Visual para as Cédulas Brasileiras, da aluna Tatiana Frambach, orientado pelos professores Fábio Lopez, Flávia Nizia e Roberta Portas.

Trata-se de novo sistema de identidade visual para as cédulas brasileiras, a partir de uma interpretação gráfica pessoal em busca da essência brasileira, do que nos identifica e une como povo e nação.

Levando em consideração aspectos técnicos da plataforma, tais como a manuseabilidade e a presença de camadas de segurança, o projeto Batidas tem como desafio o desenho de uma nova figura representativa da identidade brasileira, abraçando um país múltiplo, dinâmico e colorido. As batidas homenageiam dez ritmos musicais, do norte ao sul, do samba ao funk. "É um desenho que quer abraçar o país inteiro", define a designer.

 

- Sistema Integrado para os Passaportes da América Latina, da aluna Luisa Bolívar, sob a orientação dos professores Fabio Lopez, Flávia Nizia e Roberta Portas.

Trata-se de um sistema de identidade visual para o conjunto de passaportes da América Latina, desde o México até a Argentina, o que permite criar uma integração, sem perder as características individuais de cada país.

O propósito do projeto é contribuir para a integração dos países latino-americanos, dando maior importância à cultura, abrindo novas portas e incentivando as pessoas a viajar e conhecer mais sobre a própria história. "Nesse sentido, se por um lado, se imprime uma homogeneidade ao conjunto da América Latina, proporcionando uma união dos países, por outro se almeja dar uma maior importância aos aspectos culturais de cada país", resume Luisa.

Com o sistema para passaportes, a designer conquistou, recentemente, o terceiro lugar do International Design Awards, realizado em Los Angeles (EUA).

 

- Mini Rio: 100 miniaturas da cidade do Rio de Janeiro, do professor Fabio Lopez.

O projeto é uma enorme coleção de pictogramas e ilustrações criados para apresentar visualmente o patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro. Iniciativa independente, o trabalho vem sendo desenvolvido há mais de dois anos e segue em expansão, mostrando-se uma excelente plataforma para novas oportunidades profissionais.

 

- Projeto Cinquentenário do Pererê de Ziraldo, do professor Guto Lins.

O projeto pretende revisitar, compreender e reconstruir, de forma lúdica, a trajetória deste personagem tão brasileiro e de sua turma, em suas diversas fases, em diferentes e importantes veículos e editoras do País ao longo de 55 anos, completados em 2015. Com identidade visual baseada na linguagem das histórias em quadrinhos, Pererê do Brasil explora o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens.


Fonte: Assessoria de Imprensa do DAD

VOLTAR