Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

PÁGINA INICIAL ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DESTAQUES ACADÊMICOS RANKINGS CAMPANHAS SOBRE A VRAC

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton
Assessora de Comunicação
Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos / PUC-Rio

Sete programas acadêmicos de pós-graduação da PUC-Rio têm padrão internacional de excelência, segundo resultado da Avaliação Quadrienal, da Capes

Outros quinze são considerados, pela agência, de excelência nacional



FOTO: Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa,
professor Paulo Cesar Duque Estrada
Crédito: Renata Ratton


Sete programas acadêmicos de pós-graduação da PUC-Rio, a saber, Informática, Economia, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Física, Engenharia Civil e Matemática, alcançaram as notas máximas (6 e 7) na Avaliação Quadrienal (2013-2016) da Capes, apresentando, portanto, um desempenho equivalente aos padrões internacionais de excelência. De 4.175 programas avaliados em todo o Brasil, apenas 11% alcançaram notas 6 ou 7. Além disso, outros quinze programas da PUC-Rio obtiveram a nota 5, que representa um nível de excelência em âmbito nacional. Na avaliação da Capes, apenas 18% conseguiram essa nota.



Os resultados da avaliação foram divulgados pela Agência no dia 20 de setembro e demonstraram um crescimento do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) de 25% no número total de programas, nos últimos quatro anos. Os mestrados profissionais apresentaram, neste mesmo período, um aumento de 77%. O mestrado acadêmico e o doutorado atingiram um percentual de aumento de 17% e 23%, respectivamente.



– Considerando a média entre o número total de programas de uma instituição, e suas notas, a PUC-Rio atingiu, nesta última avaliação, a média de 5,22, a quinta pontuação mais elevada de todo o SNPG. Isto é motivo de orgulho para todos nós, alunos, professores, pesquisadores e funcionários, afirma o Coordenador Central de Pós-graduação e Pesquisa, professor Paulo Cesar Duque Estrada.


Publicado em: 28/09/2017